.

domingo, abril 29, 2012

Dentição - Cachorros.



Dentição - Cachorros: Os cachorros incluindo todas as raças independente de tamanho possuem 42 dentes definitivos, sendo 12 incisivos, 4 caninos, 16 pré-molares e 10 molares. Nos cachorros selvagens principalmente os dentes caninos tem a função de abater a presa, e os molares e pré-molares que ficam nas laterais e no fundo da boca tem como função mastigar e destroçar a sua carne. Nos cachorros domésticos não há mas a necessidade de caçar, entretanto eles mantém este instinto quando atacam pequenos animais como ratos, galinhas, gambas ou ate mesmo gatos. Nos filhotes os dentes começam a aparecer aproximadamente no vigésimo segundo dia de vida, e são dentes temporários que são chamados dentes de leite. E entre o quarto e o sexto mês caem cedendo o lugar aos dentes definitivos, que são estruturalmente mais robustos e resistentes.

Os dentes dos cachorros com o passar do tempo também estão propícios a apresentarem problemas como tártaro devido ao acumulo de resíduos alimentares. O que causa também placa bacteriana e consequente proliferação bacteriana, inflamações na gengiva(gengivite), amolecimento da raiz dos dentes, mau-hálito e dores nas gengivas e nos dentes principalmente ao se alimentarem. Existe também a possibilidade e o risco de uma infecção proveniente da flora bacteriana bucal do cachorro em outras partes ou outros orgões de seu organismo como rins, garganta e ate o coração. Devido a estes graves problemas, ao se notar qualquer anormalidade na boca, nas gengivas ou nos dentes do cachorro, deve-se buscar imediatamente auxilio veterinário.

As vitaminas que compõem o grupo das vitaminas hidrossolúveis são as vitaminas do complexo B (B1-tiamina/B2-riboflavina/B6-piridoxina/B12-cobalamina), acido pantoneico (niacina/biotina), acido folico (folato), vitamina C (acido ascorbico). As vitaminas hidrossoluveis tem como funções principais no organismo atuar positivamente no metabolismo digestivo e celular, no sistema nervoso, muscular, cutâneo e imunológico e também promovendo o desenvolvimento e a multiplicação celular. Agindo também preventivamente e protegendo o organismo contra varias infecções e enfermidades que vão de anemia a doenças cardivasculares. Somente utilize medicamentos com prescrição e acompanhamento veterinário. 


Vitaminas Tipo Lipossolúveis - Cachorros.



Cachorros-Vitaminas Lipossoluveis: As vitaminas liposoluveis são solúveis em ambientes lipidicos, ou seja, que contenham gordura em seu meio. E são absorvidas no intestino pela ação dos ácidos biliares produzidos pelo fígado,  sendo depois levadas pelo sistema linfático para varias partes do organismo. E ao contrario do que ocorre com as vitaminas hidrossoluveis, o excesso de vitaminas lipossoluveis e armazenado pelo organismo, sendo as vitaminas A e D acumuladas no fígado, a vitamina E nos tecidos adiposos e orgões reprodutores. E as vitaminas que compõem o grupo das vitaminas lipossoluveis são a vitamina A (retinol), vitamina E (tocoferol), vitamina K (k1/k2/k3), vitamina D (calciferol), e vitamina F (acido linolico). As vitaminas lipossoluveis proporcionam vários benefícios ao organismo, atuando no sistema digestivo, sistema nervoso, sistema cutâneo, sistema ocular, sistema renal, sistema urinário e no sistema glandular. Somente utilize medicamentos ou vitaminas com prescrição veterinária.                                 

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado