.

domingo, junho 03, 2012

Cachorros - Hipoalergia.



Cachorros - Hipoalergia: Existem muitas pessoas que adoram cachorros, mas que devido a sua alergia não podem nem sonhar em chegar perto, pois o seu contato ou proximidade com um cachorro, pode desencadear vários processos alérgicos. Entretanto saiba que existem várias raças de cachorros que podem ser considerados como hipoalergênicos ou “não alérgicos”, que segundo especialistas, devido o fato dos cachorros pertencentes a estas raças trocarem seus pelos com mais frequência. Esta caracteristica dos mesmos acaba possibilitando e permitindo a sua convivência com pessoas alérgicas.  Ou seja, cachorros que trocam pelos com mais frequência tendem a prejudicar menos as pessoas que sofrem de alergia. 

E as raças que possuem estas caracteristicas e tambem mais indicadas para pessoas alérgicas são as seguintes, Bedlington Terrier, Cão d’água Português, Bichon Frisé, Cristado Chinês, Maltês, Kerry Blue Terrier, Soft Coated Wheaten Terrier, Schnauzer, Pelado Mexicano e Spaniel D´água Irlandês. Entretanto não basta simplesmente escolher uma dessas raças e levar pra casa sem nenhuma preocupação, pois por mais que sejam indicados para pessoas alérgicas, deve-se levar em consideração que existem casos e casos. O que pode fazer mal pra uma pessoa, as vezes, pra outra pessoa talvez não faça. e vice-versa.Por isso, pessoas que tenham pré-disposição a alergias devem sempre consultar um médico e um veterinário antes de adquirir um cachorro, mesmo que este cachorro seja de uma raça considerado hipoalêrgicas, para evitar que haja qualquer tipo de complicação posteriormente.

Cachorros - Castração Coletiva.



Cachorros - Castração Coletiva: Todas as pessoas envolvidas e que analisam e convivem com esta questão, como veterinários, especialistas de Ongs e protetores de animais. Tem plena consciência e experiência do dia a dia, para poder afirmar com toda certeza, que a castração é o método mais pratico e efetivo. Para controlar o crescimento descontrolado da população de cachorros e gatos, e se evitar os consequentes abandonos. Pois os dados são claros e explícitos, em um prazo de seis anos, uma cadela principalmente as abandonada nas ruas ou mesmo as que tenham um responsável, porem sem o devido controle.

Pode normalmente gerar aproximadamente 64.000 descendentes, e este número é ainda maior em relação às gatas, devido a esta triste e real estatística, é de fundamental importância o controle populacional de cachorros e gatos. Para que haja uma redução no numero, de cachorros e gatos sofrendo abandonados nas ruas. E a defesa da esterilização cirúrgica (castração) é feita por este grupo de pessoas de forma atuante e constante. O que é um passo muito importante para a concientização da população, e tambem uma forma de pressionar e cobrar uma maior participação positiva por parte do poder publico.


Pois já existe uma participação efetiva que gera resultados positivos, na questão da raiva canina que esta praticamente erradicada e sob controle nas principais cidades do Brasil. Entretanto somente depois de métodos crueis,erróneos e precipitados como a pratica do extermínio nas décadas anteriores. Em nome de um suposto controle da doença, de que nada adiantou, pois o numero de cachorros e gatos continuou a crescer e se multiplicar, e a população de cachorros e gatos abandonados nas ruas acabou aumentando ainda mais. E somente após a cobrança e a intervenção das Ongs, das Sociedades Protetoras dos Animais e das pessoas que se dedicam e defendem a causa animal.

É que o poder publico mudou a extrategia de extermínio em massa, para a vacinação em massa, e que resultou em uma politica com um programa altamente abrangente, satisfatoria e eficiente. No entanto, a política adotada pelo poder público para controlar o número de cachorros e gatos abandonados nas ruas, ainda guarda resquícios dos métodos empregados anteriormente para a erradicação da raiva. E é uma herança do modelo anterior, ou seja, continuou a mesma de antes, que é a pura e simples eliminação dos cachorros e gatos recolhidos das ruas e entregues aos CCZs.


E a castração, ou a esterilização cirúrgica é uma solução viável e efetiva, para a médio prazo minimizar e diminuir de forma considerável e significativa o cruel e gravíssimo problema, que são os cachorros e gatos abandonados nas ruas. E acabar definitivamente com a pratica da eliminação ou eutanásia, que é o sombrio e triste destino dos cachorros e gatos que são recolhidos nas ruas e entregues as CCZs, em decorrencia tambem de os abrigos de cachorros e gatos abandonados estarem superlotados. E há um consenso entre as ongs, os veterinários, a midia em geral e a própria sociedade.

De que a castração cirúrgica é o meio mais eficaz de se evitar a procriação sem controle, e o consequente abandono e dramático sofrimento de cachorros e gatos nas ruas. Falta somente a vontade politica, e a participação e a atuação concreta e efetiva do poder publico, lançando campanhas nacionais de esterilização de cachorros e gatos com atuação conjunta do governo federal, estados e municípios, assim como é feito com a campanha anti-rabica. Pois o problema dos cachorros e gatos abandonados nas ruas, não afeta e faz sofrer somente os mesmos, por ser tambem um serissimo problema de saúde publica.

E já está mais do que provado, que o método puro e simples do recolhimento e eliminação, através da eutanazia dos cachorros e gatos não ameniza, muito menos resolve o problema. Pois alem de ser um método cruel e ineficaz, tambem perpetua um ciclo de sofrimento de gerações e gerações de cachorros e gatos abandonados nas ruas. Faz-se então necessário uma maior pressão e cobrança por parte da midia e da sociedade em geral, já que que está atitude já existe através das Ongs, das Sociedades Protetoras dos Animais, veterinários e ativistas da causa animal.

De ações publicas preventivas desta magnitude, como campanhas nacionais de castração de cachorros e gatos através do poder publico em suas três esferas, federal, estadual e municipal. Para resolver definitivamente este grave problema de saúde publica, e tambem acabar com o drama do abandono e sofrimento por que passam cachorros e gatos cruel e covardemente largados nas ruas.





COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado