.

segunda-feira, junho 16, 2014

Benefícios Emocionais - Cachorros.


Benefícios Emocionais - Cachorros:   A presença de animais domésticos nos lares torna-se, a cada dia, mais habitual. Excelentes companheiros, trazem inegáveis benefícios emocionais e físicos aos seus tutores. Crianças desenvolvem a afetividade, a amorosidade, o senso de responsabilidade e o aprendizado em relação aos seus próprios limites. Pessoas solitárias, ao optarem pela criação de um animal doméstico, preenchem seu vazio existencial, tornando-se mais motivadas à vida com o afeto irrestrito e a atenção que ele exige.

Pesquisadores da USP avaliaram as taxas de sobrevivência em pessoas que sofreram infarto do miocárdio, no primeiro ano após a doença. Separaram os pacientes em dois grupos, um que possuía animais e outro não. Concluíram que a presença de um animal em casa contribuiu significativamente para a sobrevivência dos pacientes no período analisado. Doenças como depressão, hipertensão, diabetes, por vezes de difícil controle, passam a ser equilibradas quando o paciente desenvolve afetividade por um animal.

Idosos, quando hospitalizados, reduzem o tempo de permanência e, ao retornarem aos seus lares, obrigam-se a deixar o leito mais rápido para darem atenção ao seu animal.

Gestos simples, como acariciar o animal, podem trazer importantes efeitos ao sistema imunológico de pessoas de qualquer idade. O relaxamento emocional decorrente da carícia eleva os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas. Este evita a proliferação viral e bacteriana, prevenindo várias patologias. Contudo, ninguém deve se obrigar à adoção de animais, caso não aprecie. Eles exigem cuidados, carinho e trabalho. Desamor e falta de cuidado geram doenças, tanto no animal quanto no tutor.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado