.

quinta-feira, julho 17, 2014

Beneficios da Escovação - Cachorros.



Beneficios da Escovação - Cachorros: Escovar o cachorro regularmente é uma ótima forma de massagear e também deixar a pele e os seus pêlos muito mais sedosos, brilhantes e saudáveis.  E também, através da escovação do cachorro pode-se diminuir sensivelmente um eventual comportamento inadequado, hiperativo, agitado, ansioso e agressivo, que pode causado por medo de barulhos, de trovões, de fogos, de tomar banho, ou por ficar muito tempo sozinho. E influenciando positivamente no processo de mudança no comportamento dos cachorros,  principalmente em cachorros  que são natural e crônicamente hiperativos e muito agitados. E é muito importante também tornar isto um habito, e iniciar com frequência mas gradualmente, fazendo com que todo o processo seja  confortável e agradável para os cachorros.  


Com os cachorros agressivos e muito dominantes, a escovação auxilia a se ter uma postura de maior liderança, sem que haja necessidade de violência nem uso de força física e psicológica sobre o cachorro. Os cachorros que demonstram comportamento muito ansioso, que chorão, e latem muito quando ficam sozinhos, ou destroem a objetos da casa, também irão se tranquilizar e aceitarão melhor a separação através da rotina de ser escovado. Cachorros que se assustam com barulhos de trovão, fogos, vento e outros sons  vão tambem aprender a se acalmar com o inicio do processo de escovação. Cachorros hiperativos aprendem a relaxar, a ficarem contidos e quietos enquanto são escovados, e aprendem que são valorizados quando ficam calmos. Cachorros que precisam passar por banho e tosa em pet shops também se beneficiam, pois aprendem a se comportar com os donos e acabam relaxando na mão do banhador e tosador, facilitando a vida dos profissionais e consequentemente a deles também. 


Filhotes aprendem a relaxar e apreciar o contato com humanos, cachorros idosos se beneficiam com a melhora na circulação periférica, e muitos demonstram uma melhora nos sintomas das dores que aparecem com as doenças típicas desta faixa etaria. Um cachorro que é escovado todos os dias, se sente muito mais apreciado, valorizado e amado por seu dono. E tudo isto com certeza, não nos deixa dúvidas sobre todos os benefícios proporcionados pelo habito de se escovar os cachorros. Existem três tipos de escovas principais que atendem as características e o tipo de pelo da grande maioria de raças de cachorros de pelo curto a pelos longos, pois é muito importante a utilização da escova correta. Normalmente os cachorros que possuem pêlos longos e sedosos, devem usar uma escova do tipo rasqueadeira de aço. 


E a característica principal desta escova, é possuir no lugar das cerdas, pequenos dentes de aço bem finos, e com suas pontas dobradas em um ângulo de 20 graus, que penetram fundo nos pêlos, e ajudam a desfazer os embaraços que se formam naturalmente. Se a escova for de boa qualidade, e a pessoa que estiver escovando o cachorro tiver paciência e cuidado para não escovar com muita força, sempre no mesmo ponto, as cerdas de aço não irão machucar a pele do cachorro e vão deixar os pêlos bem soltos e desembaraçados.  A rasqueadeira de aço é indicada para os cachorros das raças Malteses, Yorkshires, Shih-Tzus, Lhasas Apso, Pastores de Shetland, Poodles, Bichons Frisé, Cockers Spaniel, Golden Retrievers, e até para os Terriers de pêlo mais longo e duro como os Westies, Schnauzers, e Scottish Terrier. 


Porem para os cachorros de raças que tem pêlos curtos e mais densos, o mais indicado é a utilização da rasqueadeira de borracha, que ajuda a eliminar os pêlos mortos, sem machucar a  pele dos cachorros, pois esta é a melhor escova para as raças Rottweilers, Labradores, Boxers, Pugs, Bulldogues, Leões da Rodésia, Beagles, Basset Hounds, Dachshunds, Pit Bulls e Weimaraner entre outros. Existe também um tipo de luva especial que tem pequenos dentes de borracha em um dos lados, e além de remover os pêlos mortos a luva massageadora é totalmente flexível, perfeita para massagear cachorros idosos que sentem desconforto com a escova, filhotes que ainda ficam muito assustados, cachorros arredios e agressivos, que podem não aceitar de inicio uma escova. Outro aspecto importante neste processo e a frequência da escovação, a principio cachorros de pêlo longo precisam ser escovados todos os dias, e os de pêlo curto uma vez por semana para ajudar a eliminar os pêlos mortos. 


Ao contrário do que se pensa, o pêlo curto pode ser muito mais difícil de limpar do que o pêlo longo, isso porque normalmente cachorros de pêlo curto soltam muito mais pêlo do que os  de pêlo longo, além disso, o pêlo curto é mais difícil de ser removido. E em relação à frequência de escovação, a proposta não é só cuidar do pêlo do cachorro, mas tambem criar uma rotina de contato físico, o que é muito importante para o cachorro, e neste caso o ideal é se for possível escovar os cachorros todos os dias, nem que seja somente por alguns minutos. A saúde da pele e do pêlo dos cachorros é muito mais importante do que simplesmente a aparência,  e a pele e o pêlo do cachorro são uma importante barreira contra agentes agressores externos, e são uma proteção importante. Uma dieta equilibrada e de qualidade, banhos com produtos próprios para as necessidades do cachorro, e a escovação feita com frequência e de forma correta, fazem o cachorro ficar muito mais feliz, bonito e saudável.

Lanchinhos pra Cachorros.



Lanchinhos pra Cachorros: Existe uma grande diversidade de lanchinhos ou petiscos produzidos para cachorros e que são oferecidos nas lojas de animais ou pet-shops, que vão desde lanchinhos imitando o sabor de chocolate, refrigerantes, bifinhos, palitos, barra de cereais, donuts, panetones, biscoitos, ossinhos coloridos e snacks (salgadinhos) nacionais e importados. Entretanto os lanchinhos ou petisco feitos para cachorros devem conter baixos teores de gordura, sal e açúcares.




Pois se forem oferecidos principalmente em excesso, causaram obesidade, alergias, diarreias e diversos outros problemas de saúde bucal, dermatologicos, gastro-intestinais e cardio-vasculares nos cachorros. Outro grande problema apresentado pelos lanchinhos/petiscos é os cachorros se habituarem com o seu sabor agradável e deixarem de se alimentar com a ração, isso ocasiona-ra uma grave carência nutricional, principalmente em cachorros filhotes o que prejudica-ra o seu crescimento.



O lanchinho/petisco não deve nunca ser usado como um complemento alimentar, mas somente como um aperitivo ou agrado, pois as rações de qualidade são preparadas e balanceadas com matéria prima de alto valor biológico e possuem todos os nutrientes que os cachorros precisam. Quando for oferecer lanchinhos/petiscos aos cachorros faça a opção por petiscos que tenham nenhum ou um reduzido teor de corantes, sal e gordura. E não ofereça constantemente, mas somente em situações especiais e esporádicas para que o petisco não possa interferir na alimentação completa e equilibrada que e fornecida através das rações aos cachorros. 




É muito agradável ver o cachorro saborear um petisco com satisfação, mas e importante lembrar que estas guloseimas em excesso vão deixá-lo mal nutrido e obeso, pode-se ate oferecer petiscos aos cachorro esporadicamente, mas nunca devemos deixar que o petisco substitua a refeição completa e balanceada, que somente uma ração de qualidade pode oferecer.



Rações Diet - Cachorros.



Rações Diet - Cachorros: A ração diet/lighit é indicada para os cachorros que possuem ou são pré-dispostos a terem problemas de obesidade, pois este excesso de gordura corporal pode ser extremamente prejudicial à sua saúde e à sua longevidade. E a alimentação inadequada pode fazer com que o cachorro desenvolva a obesidade prematuramente, o que é perigoso para seu desenvolvimento e o predispõe à obesidade na fase adulta. A ração diet/lighit auxilia positivamente na retenção do ganho excessivo de peso e pode ser oferecida aos cachorros a partir de um ano de idade, possuindo teor de gordura reduzido e baixa quantidade de calorias, favorecendo na formação da massa muscular magra e atuando efetivamente no controle da obesidade.





Tendo em sua formulação ingredientes específicos como a L-Carnitina, nutriente que auxilia na queima de gordura. e são balanceadas para atendenderem completamente as necessidades nutricionais dos cachorros, não sendo necessário a utilização de nenhum tipo de suplementação. Pesquisas sobre nutrição canina indicam que o excesso de peso pode causar, também além de obesidade, doenças articulares, cardíacas e dermatologicas, pois a obesidade diminui de forma significativa a qualidade de vida dos cachorros e inevitavelmente também compromete a sua expectativa de vida. São muitas as consequências negativas do excesso de peso sobre a saúde dos cachorros.






A sobrecarga nas estruturas articulares e a dificuldade respiratória são as mais evidentes, causando ainda mais sobrepeso por dificultarem a locomoção e o exercício. Alterações metabólicas afetam o sistema circulatório, fígado e inclusive as células imunológicas, e em termos comportamentais cachorros com excesso de peso tendem a ser mais ansiosos e impacientes, e com o tempo, esses cachorros entram em um ciclo vicioso, que distancia cada vez mais o consumo do gasto calórico, agravando a obesidade e diminuindo a sua qualidade de vida. O cuidado com os cachorros acima do peso deve ser redobrado, sobretudo na alimentação, seja por pré-disposição genética para a obesidade ou mesmo por uma rotina de pouca atividade física.




E a opção pelo uso da ração light que possui um baixo teor calórico e ingredientes que atuam na queima da gordura e uma excelente alternativa para auxiliar no controle obesidade. A escolha da utilização da ração lighit é essencial no controle do peso do cachorro, e foi criada especialmente para proporcionar uma alimentação saudável e leve aos cachorros obesos, ou que tenham tendência a obesidade. Entretanto tão importante quanto a atenção à alimentação especial que os cachorros com obesidade necessitam e também evitar o seu sedentarismo.

Cachorros - Indicações de Uso.





Cachorros - Indicações de Uso: O peitoral e uma boa opção, porem somente para cachorros de pequeno porte, pois o peitoral estimula o cachorro a puxar, e quanto maior for o cachorro, maior será a dificuldade para conduzi-lo utilizando o peitoral. E há tambem mais alguns inconvenientes com relação a utilização deste acessório, como em que alguns cachorros passam a andar de forma torta, devido ao mal estar causado em certas ocasiões pelo uso do peitoral. E ainda, cachorros de pêlo longo, costumam frequentemente ter seus pêlos emaranhados pelo peitoral, fazendo com que estes pêlos tenham que ser cortados em função de ficarem muito embaraçados. Ou seja, apesar dos inconvenientes causados pelo uso do peitoral em determinadas situações, relacionadas principalmente como o porte e o tipo de pelagem dos cachorros. Pois tirando-se estas questões, o uso do peitoral em cachorros de pequeno porte, leves e com pelo curto, não traz nenhum inconveniente ou desconforto para os cachorros. 

Tipos de Almofadas - Cachorros.



Tipos de Almofadas - Cachorros: Ha uma diversidade bastante grande de tipos e modelos de almofadas disponíveis no mercado, e podem ser nacionais ou tambem importadas. E inclusive possuem uma grande variedade de decoração em seus tecidos, e tambem com muitos estilos diferenciados. E são confeccionadas em tecido ou couro, e com espuma de otima qualidade, para poderem proporcionarem aos cachorros todo o conforto e comodidade.  

                                        

Podem Machucar o Cachorro.



Podem Machucar o Cachorro: O enforcador tem a função de provocar no cachorro, um desconforto sempre que ele for tentar puxar a guia, e sair do controle do condutor. Existem vários modelos e tipos de enforcadores disponíveis no mercado, sendo os mais comuns os enforcadores com elos de metal, de corda, de couro e nylon. Eles funcionam de forma bastante eficiente, mas se não forem utilizados corretamente, podem acabar ferindo o cachorro. Além disso, como na maioria das vezes, os enforcadores são utilizados sem uma orientação profissional adequada. E o que acontece, é que o cachorro se habitua com o desconforto causado pelo enforcador, e tenta constantemente mudar o ritmo e a direção do passeio, sem respeitar o comando do condutor. Existem vários tipos de enforcadores, como por exemplo o enforcador com garras, entretanto é desaconselhável o seu uso, pois podem facilmente machucar o cachorro.


Os enforcadores mais recomendados para serem utilizados são os de corda, nylon ou de couro, pois são os mais confortáveis e seguros para os cachorros. O enforcador, deve estar bem ajustado no pescoço do cachorro, e a largura deve ser compatível com o seu porte, nem muito fino e nem muito largo. Há também a opção, inclusive a mais recomendada, pelo tipo enforcador ajustável com limitador. Pois ao contrário dos enforcadores comuns, esses enforcadores podem ser ajustados, para pressionar o cachorro apenas até um determinado ponto, sendo assim o mais confortável e seguro para os cachorros. Além do limitador, a pressão ocorre em dois pontos diferentes do pescoço do cachorro na parte de cima, minimizando a possibilidade de feri-lo. Com certeza, essa é uma otima opção, pois é a que proporciona mais segurança e conforto aos cachorros.



COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado