.

sábado, agosto 09, 2014

Cachorro mais Inteligente.



Cachorro mais Inteligente: A Border Collie é uma raça que foi aprimorada e desenvolvida na Escócia e na Grã-Bretanha, e os cachorros desta raça são descendente dos antigos cães pastores de renas, que foram trazidos para a Escócia durante as invasões dos Vikings, e que depois se tornaram excelentes pastores de ovelhas. E o inicio da criação da raça dos Border Collie data, segundo referências literárias, aproximadamente do ano de 1570, e a palavra Border significa “fronteira” em inglês e Collie pode ter sua origem na palavra “Colley”, que era uma raça de ovelhas, ou na palavra “Coolie” que significa trabalhador em Inglês, e ainda a possibilidade de ter se originada da palavra Celta “Coalley” que significa preto. 

O Border Collie é considerado como o cachorro mais inteligente do mundo,nos quesitos obediência e trabalho, alem de uma possuir uma bela aparência e também um bom porte, com um tamanho que varia entre 40 e 52 cm, e seu peso entre 13 a 27 kg, sendo as fêmeas um pouco menor. E tem uma variedade de cores que podem ser o preto, marron, merle, sable, sadle, sendo porem a cor predominante o preto e branco. E duas variedades de pelagem, que pode ser o de pêlo longo, com cerca de 8cm de comprimento, ou o pelo curto ou liso com cerca de 2,5 cm de comprimento. Não é um cachorro indicado para ser criado em apartamentos, ou em casas pequenas, ou mantido confinado em pequenos espaços. 

Pois o Border Collie é um cachorro muito dinâmico, e que precisa de muito espaço para se exercitar, e preferencialmente deve ser criado em espaços amplos, pois necessita de constantes exercícios para poder dissipar sua energia, e caso seja criado em ambiente urbano, deve ser levado para passear e praticar atividades físicas de forma frequente e regular, inclusive um Border Collie ocioso e sem atividade física pode ficar neurótico, obsessivo e destrutivo. Pois o Border Collie por ser muito resistente, é um cachorro que não se cansa facilmente, já que foi aprimorado geneticamente durante séculos para a atividade de pastoreio, devido a estas suas caracteristicas, ele precisa estar sempre ativo e permanentemente ocupado necessitando de no mínimo 1 hora de atividade física diária. 

Para poder ser um cachorro equilibrado, tranquilo e feliz. e por seu alto gasto de energia, inclusive o seu consumo de ração diário varia entre 300 a 400 gramas. O Border Coliie é muito solicitado também na prática de esportes como agility, Frisbee, por muito ágil e resistente, é considerado um cachorro incansável. E é um otimo cachorro de companhia, pela sua inteligencia acima da media, disciplina, sensibilidade e obediência, e também pela sua tranquila e harmónica convivência com outros cachorros, inclusive de outras raças, se dando também muito bem com crianças, inclusive adorando brincadeiras.

Canil Publico - Cachorros.



Canil Publico - Cachorros: Tem sido muito frequentes os casos de maus-tratos para com os cachorros e outros animais, assim como os casos de abandono, negligência, indiferença e toda a espécie de atos que conduzem a consequências de flagrante desrespeito para com a vida principalmente dos cachorros, que devido a sua maior integração, proximidade e dependência para com as pessoas, e tambem pela sua capacidade de sentir e se emocionar com maior intensidade que outros animais de estimação, são os que mais sentem o trauma e a dor dos maus tratos e principalmente do abandono. E este tipo de atitude atroz e cruel é cometida frequentemente e em ritmo muito maior e mais rápido do que se imagina. Pois infelizmente, a uma legião de milhares de cachorros abandonados e carentes de tudo, largados e perdidos pelas ruas.

A espera de um simples gesto de carinho, de um pouco de alimento, ou de um lugar que os proteja de chuva e do frio. E esta realidade cruel e dantesca, só tem aumentado, principalmente se considerarmos a tendência crescente do número de recolhimentos de cachorros abandonados nas ruas que os canis municipais fazem, e que são mantidos nestes verdadeiros depósitos de cachorros, em condições miseráveis e indignas até chegar a hora do terrível destino que é a eutanásia, ou morte pelo abate.Em canis municipais do país encontram-se, não raras vezes, situações deploráveis de más condições de tratamento para com os cachorros, seja em questões mínimas e essenciais como a alimentação, higiene e espaço físico, pois é um numero muito acima da quantidade máxima aceitável de cachorros nesta situação deplorável e dividindo o mesmo espaço. e sentem o que qualquer um sentiria num lugar atroz, ameaçador e terrífico.

E os cachorros, são seres dotados de grande sensibilidade e também sentem ansiedade e, em um lugar abominável ,terrível e ameaçador onde os cachorros não têm o mínimo de atenção e carinho, eles pressentem que o destino que lhes aguarda é cruel. Sentem inclusive a ausência dos companheiros mais próximos que são levados para serem sacrificados, sentem o isolamento e a agonia de quando chegará a vez de tambem serem sacrificados, mais talves tambem nutram alguma esperança de poderem se salvar deste destino cruel e aterrador. Mas devido a incerteza que sentem, só lhes resta o desespero pois sabem que não tornarão a ver  seus companheiros que partiram, e a pessoa que os leva geralmente é fria e insensível, sem o menor gesto de carinho ou piedade para com eles. E os cachorros pressentem a fatalidade pelo faro, pelo tato, pela própria ausência de afeto.

Pois raramente recebem visitas e em seus pensamentos qualquer humano que seja diferente do habitual é um sinal de esperança, de salvação e liberdade. Mas tantas vezes essa esperança se torna vã, quando não vão com essa pessoa que está de passagem. E que por muitas vezes vai embora sem ficar com nenhum cachorro, pois de tão tristes e maltratados que estão, as pessoas acabam preferindo adquirir ou comprar um cachorro de melhor aparência e mais saudável em outro local.E tantas estes miseráveis e infelizes cachorros ladram sem parar, sendo-lhes apenas atirados indiferentemente os pratos de ração, e que por muitas vezes,nem os come, por estarem tristes e prostrados diante de sua cruel e inevitável realidade. Pois tal como as pessoas, os cachorros também tem sentimentos.

E sentem a frieza, e o vazio do ambiente, e sentem quando alguém os trata mal ou bem, ficam agradecidos com um simples gesto de afeto, mas sentem profundamente quando são ignorados e desprezados.E há muitas pessoas que trabalham nos abrigos de animais municipais , que até são sensíveis e se esforçam em dar condições, o mais dignas possíveis, aos cachorros até a chegada da hora fatal. Cuidam de seu agasalho, fazem-lhes gestos de carinho, demonstram piedade, e acompanham os cachorros até ao seu momento final, mas não tem o poder de mudar o triste e cruel destino que lhes é imposto. São impotentes para lutar contra um sistema legal que vigora em todos os abrigos municipais.  É que na realidade acabam funcionando como verdadeiros campo de concentração, para extermínio de cachorros que já foram vitimados anteriormente pelo abandono.

E agora recebem o golpe fatal do destino cruel que é a eutanásia. a não ser que alguém os adotem e os salvem deste destino aterrador. Infelizmente são poucas as pessoas que fazem está opção, preferindo comprar cachorros em pet-shops ou adquirir em outros locais e situações. Talves até porque desconheçam esta triste realidade e não tem as informações necessárias para saber da deplorável situação em que vivem os cachorros em um abrigo municipal. Que para piorar, inclusive, a grande maioria destes abrigos não revela sequer quantos cachorros tem em sua posse, e qual o estado deles, ou possuem registros de quantos foram adotados, demonstrando claramente que a cultura vigente e o propósito da existência destes abrigos é a captura para o posterior extermínio destes infelizes cachorros.

E não há a menor motivação e o mínimo interesse em promover a adoção dos cachorros ali reclusos ou "depositados" a espera do momento da execução. E os cachorros acabam refletindo este ambiente infernal, pesado e sinistro, demonstrando um abatimento e uma tristeza que estão explícitos em sua aparência. Sofrendo muitas vezes de emagrecimento súbito, de irritabilidade constante, de ansiedade extrema e até de fobias. E nestes casos os cachorros acabam ficando agressivos, pois é uma reação desesperada, porem impotente contra uma realidade cruel e inevitável. É está é umas das consequencias horríveis, entre tantas outras de efeito igualmente cruéis de se abandonar um cachorro nas ruas, e não afeta somente os cachorros. Mas tambem as pessoas e a sociedade em geral.

Pois enquanto não se parar os abandonos em massa e não se punir eficazmente as pessoas que abandonam e maltratam os cachorros e outros animais, a realidade nos abrigos municipais não mudara. E enquanto a lei do abate não for abolida, o destino dos cachorros capturados e confinados nos abrigos municipais não se alterará. É necessário mudar a cultura a mentalidade, denunciar atos de violência e de indiferença para com os cachorros e outros animais, pois isso viola claramente os Direitos Universais dos Animais, proclamados pela UNESCO!  Mas enquanto as próprias instituições publicas não mudarem as suas atitudes.

As proprias pessoas, ao verem os maus exemplos, irão achar que não fazem mal nenhum em largar abandonado o seu cachorro nas ruas., ou até amarrado a um poste, ou jogado em caixas de papelão no lixo. E tantos outros casos que se poderiam descrever, e que revelam a indiferença e a covardia das pessoas para com os cachorros e outros animais. E o mais dramatico, é que os cachorros são seres dotados de grande sensibilidade e emoção, e o trauma do abandono, é algo que os afeta profundamente e dramaticamente, sendo que muitos acabam não resistindo e acabam morrendo de malancolia. morrendo.  Por isto, nunca abandone o teu cachorro! E quando eventualmente pensar em adquirir um cachorro, não compre, adote um cachorro , de preferencia um que esteja num abrigo municipal. Pois alem de ser uma atitude extremamente gratificante, este cachorro lhe será fiel, amoroso e grato pelo resto da vida!



Higienização dos Cachorrinhos.



Higienização dos Cachorrinhos: A higienização do filhote e a limpeza do local onde ficam os mesmos inicialmente é feito caprichosamente pela própria cadela lactente, inclusive está tarefa já começa logo após o nascimento dos filhotes. E durante um determinado periodo a cadela se encarregará da mesma, mantendo tanto o filhote quanto o ambiente sempre limpos e higienizados. O que juntamente com os anti-corpos fornecidos por seu leite materno, impedirão os filhotes de adoecerem ou contraírem infecções ou problemas de pele. E tão logo a fêmea lactante cesse este procedimento de higienização autónoma dos filhotes. A pessoa responsavel já pode assumir está tarefa e começar a fazer o processo de higienização dos filhotes. e não somente por uma questão de limpeza, mas tambem para se evitar que os mesmos fiquem suscetiveis a doenças e infecções. 

A principio deve-se fazer a higienização dos filhotes utilizando-se uma toalha ou um pano macio com agua morna. E em um prazo médio de trinta aproximadamente dias do nascimento dos mesmos, já se pode banhá-los, devendo-se utilizar água morna e sabonete e xampu apropriados para filhotes, e de preferência em um ambiente fechado, para evitar que possam vir a sofrer com variações bruscas de temperatura. E durante o banho deve-se tomar alguns cuidados, principalmente com os ouvidos. pois a entrada de agua nos ouvidos pode consequentemente facilitar e propiciar a ocorrência de infecções e inflamações no canal auditivo. E para evitar que isso venha a acontecer, deve-se colocar um tampão de algodão embebido com produtos de limpeza específicos nos ouvidos dos filhotes. 

Pois este procedimento irá impedir a entrada de água, Inclusive não se deve colocar o algodão seco nos ouvidos do filhote, pois assim ele irá permitir que a água passe, podendo causar sérios problemas auditivos nos mesmos. E após este procedimento, pode-se dar banho tranquilamente e com toda segurança nos filhotes, somente tomando-se certos cuidados para que o xampu não entre nos seus olhos e possa vir causar alguma irritação. E o banho para uma higienização completa e correta do filhote, deve remover todas as impurezas e as gorduras naturais residuais contidas na pele e nos pêlos dos filhotes. E depois de se esfregar bem o pelo e a pele, deve-se então se enxaguar suficientemente para se tirar todo o sabão, e depois pode-se utilizar um xampu apropriado e especifico para filhotes. 

Existem no mercado diversos tipos de xampus para pêlo escuro, branco, longo, curto e todas as outras variações possíveis. Porem durante está fase de filhote lactante do cachorro, deve-se usar somente xampus específicos para filhotes, pois estes não possuem substancias que possam vir a causar alergias ou problemas cutâneos nos mesmos. E após o termino do banho, pode-se tirar o algodão dos ouvidos dos filhotes. inclusive pode-se perceber que a cera que havia dentro dos ouvidos já está amolecida, facilitando a sua remoção e consequentemente limpeza, que deverá ser feita com algodão seco e somente na parte externa e no inicio do canal auditivo. Não se deve em hipotese alguma tentar limpar dentro dos ouvidos, pois há um grande risco de se ferir o canal auditivo ou até de se perfurar os tímpanos. E após o termino da limpeza dos ouvidos e do banho nos filhotes, vem a seguir uma etapa tão importante quanto o próprio banho, que é a secagem. 

E deve-se usar uma boa toalha, e que seja bem absorvente para que possa retirar a maior quantidade de água possível dos pêlos. Caso somente a toalha não seja suficiente para a secagem total dos pelos e da pele. Pode-se utilizar um secador de cabelos para a finalização do processo de secagem, principalmente da pele dos filhotes, pois a pele úmida propicia a proliferação de fungos e bactérias, o que pode vir inclusive a acarretar a descamação na pele sensível dos filhotes. E quanto ao espaçamento ou intervalo entre os banhos nos filhotes, em regiões de clima quente, pode-se dar banho um vez por semana,já em regiões mais frias pode-se aumentar o prazo para a cada 15 dias. Porem é de fundamental importância que seja feita a higienização nos filhotes, principalmente para se proteger e preservar a saúde dos mesmos, evitando-se que estes fiquem vulneráveis e suscetiveis a contraírem doenças e infecções diversas devido a falta de limpeza e higienização.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado