.

sábado, agosto 16, 2014

Brigas de Cachorros.


                     Brigas de Cachorros.



Brigas entre Cachorros: Esse é um problema que ocorre frequentemente entre muitos cachorros, e que preocupa muitos aos responsáveis por cachorros, principalmente os que passam diretamente por este problema. Pois há alguns cachorros que simplesmente não podem nem cruzar com outros na rua, que já demonstram imediatamente uma atitude extremamente furiosa e agressiva, enquanto outros vivem em constante conflito com os demais cachorros da mesma casa. E tanto numa situação quanto na outra, é necessário entender onde se originou esta atitude comportamental para se poder corrigi-la, vamos então analisar melhor as situações mais comuns. 

                     Brigas de Cachorros.



-Em que uma delas é o caso de cachorros que brigam com quaisquer outros que encontram pela rua, este é o típico caso de cachorros que foram mal socializados, e com isso acreditam que a simples aproximação de outro cachorro significa um perigo real. Isto faz com que eles sempre reajam agressivamente quando confrontado com outro cachorro. E para resolver este problema, o responsável pelo cachorro tem que fazer um trabalho de modo a acostuma-lo à presença de outros cachorros por perto, ou seja, este cachorro precisa passar pelo processo de socialização. E quanto mais jovem for o cachorro, mais fácil será este processo, e melhores serão os resultados. Um cachorro adulto que passar por este aprendizado possivelmente nunca chegará a ser um cachorro super  sociável, mas é muito possível que se consiga fazer com que ele seja capaz de cruzar com outro na rua sem atacá-lo.

                     Brigas de Cachorros.



-E outra situação muito comum, mas que entretanto não requer qualquer preocupação por parte dos responsáveis. São os cachorros que reagem agressivamente sempre que outro passa pelo seu portão na rua. Pois esta é uma manifestações agressiva, que não é nada mais do que a forma do cachorro da casa mostrar ao cachorro passante que aquele território é dele, e por ele será bravamente defendido. Porem em alguns casos, esta situação pode gerar a chamada agressividade redirecionada, pois o cachorro por não conseguir ou ser impedido de atacar o outro que passa na rua, acaba por atacar outro cachorro da própria casa. Se esta situação, porém, provocar grandes problemas, o melhor é afastar estes cachorros do portão, ou adaptar o portão de forma que os cachorros de dentro da casa não possam ver a rua. , eliminando-se desta forma a origem da agressividade.

                      Brigas de Cachorros.



-E tem a situação de cachorros machos que brigam com outros machos em locais públicos, esta é uma briga que envolve dominância, e originada muitas vezes uma má socialização. Quando o macho se desenvolve sexualmente costuma disputar as posições hierárquicas mais altas com os demais machos da matilha. Pois os cachorros dominantes conquistam a prerrogativa de poder copular com as fêmeas no cio antes dos demais, assim como tambem ter acesso à comida também antes dos subordinados, portanto ocupar uma posição hierárquica alta é muito importante para os machos. E o problema ocorre principalmente porque certos machos muito dominantes não suportam conviver com outros machos, atacando-os sempre. Estes casos podem ser resolvidos com bastante facilidade, mas requer que o responsável saia da postura de mero espectador da briga, para tomar uma postura de líder, e fazer com que seu cachorro passe a obedecê-lo,  comportando-se melhor em público.  E este cachorro tem que ser vigiado bem de perto, e na menor demonstração de contrariedade, seu responsável deve reprimi-lo, e a liderança do responsável deve ser reforçada o tempo todo. Inclusive quando este tipo de cachorro não é brecado a tempo, ele se torna bastante inconveniente, passando a ser um cachorro de difícil obediência e quase incontrolável.

                     Brigas de Cachorros.



-E tambem de cachorros que brigam com os outros da mesma casa, e esta é uma situação cronica e bastante seria e delicada envolvendo cachorros briguentos,  e vários são os relatos de cachorros que se digladiam no quintal da casa, muitas vezes sendo inclusive necessário que tais cachorros fiquem em quintais separados definitivamente. Algumas vezes estes comportamentos podem acontecer até com as fêmeas, e ser desencadeados devido a alterações hormonais, pois algumas fêmeas quando no cio assumem uma atitude muito agressiva com outras fêmeas da mesma casa. Porem esta é uma situação provisória que dura enquanto durar o cio, ou ainda, dura enquanto durar a alteração hormonal. Nestes casos o melhor a fazer é optar pela castração da fêmea. Se ela não entra no cio, não terá esta mudança de comportamento, pois não terá alterações hormonais. Situações parecidas podem ser observadas também quando certas fêmeas logo após o parto, e no ímpeto de proteger sua ninhadas, tais fêmeas viram verdadeiras feras com os demais cachorros da casa, e até mesmo com humanos. O melhor aqui é evitar que outros cachorros tenham acesso aos filhotes, e que o menor número possível de humanos se aproxime da cria até que os filhotes tenham pelo menos 25 dias.

                      Brigas de Cachorros.



-Há tambem o caso de cachorros que brigam sempre, mas somente quando seus responsáveis estão por perto, trata-se claramente de um problema de hierarquia. O problema ocorre pelo fato dos responsáveis por tais cachorros se esforçarem sempre em trata-los igualmente, e então a confusão se instala definitivamente. Pois a sociedade canina é composta por posições hierárquicas muito rígidas e muito bem definidas, e por isso mesmo funciona perfeitamente. E quando os humanos resolvem tratá-los de forma igual, os cachorros recebem a mensagem de que seus responsáveis não entenderam quem é o líder canino, com isso eles brigam constantemente na frente do responsável para que este perceba quem é o líder, e o trate como tal. Outras vezes não há tratamento igual, mas os responsáveis privilegiam o cachorro subordinado, invertendo a hierarquia canina. E enquanto tais responsáveis não obedecerem a hierarquia que os cachorros naturalmente estabeleceram, jamais irão acabar com as brigas dos cachorros em casa. E para se resolver e se melhorar significadamente a convivência entre 2 cachorros em uma mesma casa, e evitar que estas brigas ocorram, deve-se procurar entender como funciona a estrutura hierárquica canina, como ela se desenvolve e como se pode agir para reforçá-la.

                      Brigas de Cachorros.



-A principio deve-se procurar e identificar quem é o cachorro líder, e a melhor maneira é se ficar muito atento ao comportamento dos cachorros. Entretanto não se deve esperar, e nem se usar critérios em que a definição da liderança seja feita segundo a lógica humana. Pois nem sempre o cachorro mais velho irá ser o líder, nem sempre o cachorro maior será o líder, e nem sempre o cachorro de guarda dominará o cachorro de companhia. A lógica canina é outra, e deve-se ficar bastante atento no acesso dos cachorros aos brinquedos, à comida, à água, etc...  Pois quando dois cachorros correm atrás de uma bolinha, e um deles recua na hora de abocanhar essa bolinha, para que o outro pegue, é por que o que pegou a bolinha é o líder.E tambem quando dois ou mais cachorros passam por uma porta, ou outra passagem qualquer, o líder sempre passará primeiro que os demais. Ou quando dois deles vão tomar água, o líder tomará água primeiro, e o subordinado irá esperar até que o líder termine, para se aproximar da água. E quanto mais clara for a hierarquia entre os cachorros da sua matilha, mais harmoniosa e tranquila será a convivência entre eles.

                      Brigas de Cachorros.






Cachorros que não Comem.


               Cachorros que não Comem.



Cachorros que não Comem: O que deveria ser uma atividade bem simples, fácil, natural e até prazerosa que é ato de alimentar o cachorro. Para muitos responsáveis entretanto, esta acaba sendo uma atividade bastante complicada, pois muitos são os cachorros que complicam bastante na hora de comer. No entanto, poucos são os responsáveis que sabem lidar com tais questões, acabando na maioria das vezes exagerando e superdimensionando o problema, e acabam dando ênfase, colaborando e só reforçando este mau comportamento. E são várias as situações relatadas pelos responsáveis pelos cachorros, que vão desde o cachorro que só come quando o seu responsável lhe dá comida na boca, até o cachorro que enjoa da ração a cada mês. 

                Cachorros que não Comem.



Mas antes de se aprender a lidar com tais comportamentos, é bom e necessário estar ciente de algumas situações. Pois não é à toa que a maioria dos cachorros que apresentam dificuldade na hora de comer é de pequeno ou médio porte. Devido a principalmente muitos responsáveis por cachorros destes porte terem uma tendência a tratarem estes cachorros como se fossem bebês.  Pois ao verem o seu "bebê" sem comer, isto acaba lhes provocando muito medo, angústia e receio de que ele possa ficar doente, ou até morra, por estar mal alimentado, ou ficar sem comer. Entretanto, cachorros não são bebês humanos, pois os bebês humanos são muito mais frágeis e indefesos que um bebê canino, ou mesmo um cachorro adulto. 

                Cachorros que não Comem.



E nunca se soube ou ouviu falar de um cachorro saudável que tenha tido inanição, e muito menos morrido devido a ela, ou outros problemas gerados pela subnutrição, estando com saúde e tendo comida à disposição. Pois se o cachorro tem fome e há comida, ele simplesmente come, porem o problema começa no momento em que este cachorro percebe a apreensão que causa em seu responsável o fato dele recusar comida. E tal responsável fará qualquer coisa para vê-lo se alimentar, é neste momento que ele percebe o trunfo que tem, e que começa a usar tal poder. Outra questão importante é a quantidade de ração a ser oferecida para o filhote, inclusive a maioria das rações coloca em sua embalagem uma tabela onde se pode achar qual a quantidade diária de ração que um filhote ou cachorro adulto deve comer. 

                Cachorros que não Comem.



Entretanto aqui também vemos alguns problemas, e o mais comum deles é o responsável achar que o indicado na embalagem é o que deve ser consumido a cada refeição, e com isso ele acredita que o filhote ou o cachorro adulto esteja comendo pouco, quando na verdade muitas vezes ele já está comendo bem além do que devia. Outro ponto em que se costumam “humanizar” os cachorros é quando se acredita que o cachorro não come a ração oferecida por ter “enjoado” do seu sabor, já que come a mesma ração sempre. Esta é outra visão humana e equivocada da questão, pois os cachorros não têm necessidade de variar o sabor de sua alimentação como nós humanos, pois eles não tem nenhum problema quanto ao padrão constante do sabor, pois para eles pouco importa o paladar, e eles podem comer e sem ter qualquer problema de enjôo de sabor, o mesmo alimento todos os dias. 

               Cachorros que não Comem.



E para se resolver estes problemas, e que inclusive são os mais comuns, como o cachorro que não come, ou que só come se o responsável lhe der comida na boca, e o que se vê aqui há uma “quebra de braço” na qual o cachorro já se habituou a sempre sair ganhando. Então, a rotina se estabelece, e este responsável passa a dar comida na boca do seu cãozinho, como se este fosse um bebezinho. E tal responsável sofre por estar “escravizado” por seu cachorro, mas ao mesmo tempo não tem coragem de enfrentar a teimosia deste, acreditando que isso causará grande sofrimento ao mesmo. Então, esta situação se estende indefinidamente, pois a menos que este responsável dê um breque nesta história, nada irá mudar com o passar do tempo. 
                Cachorros que não Comem.



E a principio a primeira coisa que se deve reparar quando um cachorro não come, é se ele apresenta qualquer sinal de problemas de saúde, então para experimentar a vivacidade do cachorro, deve-se jogar uma bolinha, ou outro brinquedo para ver se o cachorro está alerta e aceita a brincando, e se ele reagir e brincar, normalmente não há maiores motivos para preocupação. Depois disso, experimente dar um pedacinho de algum petisco que você sabe que ele gosta, e se ele comer, é um otimo sinal, porem se não comer, ai sim pode ser algum problema, deve-se então procurar o auxilio de um veterinário. Entretanto, caso não seja nenhum problema de saúde, deve-se inicialmente organizar as refeições em horários fixos, inclusive está é uma medida bastante eficiente. 

                Cachorros que não Comem



Porem se for um filhote, deve-se dividir a quantidade diária indicada na embalagem da ração em 3 refeições, preferencialmente de manhã, à tarde e à noite. E se for um cachorro já adulto, dependendo do porte, o mesmo deve comer no mínimo 2 vezes por dia, tendo-se cuidado para se evitar a torção gástrica, isto no caso de cachorros de porte médio a grande, e se for de raça pequena ou mini pode comer 1 ou 2 refeições diárias. E a ração deve ser colocada a disposição do cachorro, e retirado 10 minutos depois, tendo ele comido a ração, ou não. Se o responsável quiser, pode até voltar a oferecer a ração depois de uns 30 ou 40 minutos, porem da mesma forma. 

                Cachorros que não Comem



Deve-se colocar o comedouro, sem nenhum alarde ou pedidos para que ele coma, e depois simplesmente recolha o comedouro, também sem nenhum alarde, e independende de choros ou indiferença só volte a oferecer a ração novamente no próximo horário estabelecido para a refeição. E não se deve preocupar, pois nenhum dano será causado ao cachorro, e mesmo que ele se recuse a comer e faça pouco caso da ração, uma hora certamente e de forma natural ele ficará com fome, e nesta hora quando for colocado o comedouro na frente dele ele com toda certeza irá comer. E no caso de cachorros que só comem se o responsável misturar ração úmida, que geralmente é vendida em latas, ou outro alimento junto à ração. 

                 Cachorros que não Comem



Aqui o caso é um pouco mais complicado, o cachorro que quer ração junto com comida feita para humanos, do que o cachorro que só come quando há ração úmida. Até porque, a ração úmida, ou comida de latinha, é um alimento feito especificamente para cachorros, portanto, não acarreta em grandes problemas para a saúde do cachorro. E tambem é preciso ver se a ingestão da comida de latinha não está causando diarréia no cachorro, ou fazendo com que ele coma as próprias fezes (coprofagia). Inclusive a longo prazo, a ingestão de ração úmida pode aumentar a possibilidade do cachorro ter tártaro, porém nada que um bom dentista canino não resolva. 

                Cachorros que não Comem.



Portanto o uso da ração úmida pode ser feito, desde que não esteja causando nenhum mal ao cachorro, e que se saiba dosar a quantidade das duas rações (a úmida e a seca) para não se dar uma super alimentação ao cachorro, tornando-o consequentemente obeso, inclusive, devido ao acréscimo da ração úmida, deve-se diminuir a quantidade de ração seca. Já o problema do cachorro que come a comida humana junto à ração, é que a comida humana é preparada com uma grande quantidade de sal, gorduras e outros condimentos para os quais o organismo canino não está apto a lidar. E devido a isto, é bastante comum vermos cachorros que comem este tipo de alimentação tendo problemas de fígado, rim, estômago, entre outros problemas de saúde decorrentes. 
                 
               Cachorros que não Comem.



Neste caso, é até aconselhável que se comece a misturar a ração úmida junto á ração seca, no lugar da comida humana, e com o tempo ir aos poucos diminuindo a quantidade de ração úmida em relação à seca. Inclusive, para se parar de dar a comida úmida ao cachorro, o aconselhável é ir reduzindo a sua quantidade junto a ração seca gradativamente. É provável que na primeira ou segunda vez que se for oferecer só a ração seca ele não queira comer, neste caso, espere 10 minutos e retire o comedouro, mesmo que o cachorro não tenha comido. Pode-se voltar a oferecer a ração ao cachorro uns 30 ou 40 minutos mais tarde, e novamente retirar o comedouro dez minutos depois, e mesmo que ele não queira comer no momento. 

               Cachorros que não Comem.



Só se deve voltar a oferecer a ração novamente no próximo horário de refeição dele, pois podem acreditar, quando o cachorro tiver fome, ele não resistirá e terá que comer a ração. E na situação em que tem que se trocar a ração a cada dois meses, para que o cachorro volte a comer, inclusive é comum que um cachorro passe a não querer mais comer determinada ração. E quando isto acontece o cachorro muitas vezes começa a emagrecer e a comer muito menos, e se devido a isto o cachorro começa a emagrecer, é a hora de introduzir uma ração nova. Porém alguns cachorros enjoam de suas rações com muita frequência, neste caso não é recomendável que você dê uma ração nova a cada compra de ração, escolha então duas de sua preferência, e que o cachorro coma bem, e alterne as duas rações. 
                Cachorros que não Comem.



É sempre importante lembrar é que ideal é que se use duas rações do mesmo padrão, de preferência Premium ou Super-Premium.  E o caso de cachorros que só comem se seus responsáveis  ficarem junto deles, aqui o caso tanto pode ser de um cachorro fazendo manha, quanto o caso de um cachorro mais medroso, e que precisa se sentir seguro e estar perto do seu responsável para poder comer. E neste caso, se o responsável se incomoda em ter que ficar “de castigo” ao lado do cachorro enquanto ele come, deve começar a colocar o comedouro num local próximo, onde o cachorro possa vê-lo enquanto come,  desta forma o responsável fica-rá a vontade e seu cachorro tambem se senti-rá tranquilo.
                 
                 Cachorros que não Comem.



E as situações em que o cachorro não come se o seu responsável estiver próximo ou junto dele,  inclusive este é um tipo de atitude que é típico de cachorros muito tímidos ou submissos. E se eles vivessem numa matilha selvagem, seriam os últimos a comerem, pois os primeiros a comerem na matilha são sempre os líderes. E só depois que estes acabam de comer, é que os cachorros menos dominantes chegam perto da comida, isto quer dizer que os cachorros mais submissos são os últimos a terem direito à comida. E eles sabem disso, pois quando este cachorro vê seu responsável chegar perto de sua comida, e por acatar a sua liderança, não chega nem perto da comida por acreditar que este seja um direito do seu líder, e ele deve esperar até que chegue a vez dele. 

                Cachorros que não Comem.



E assim que o seu responsável se afasta da comida, o cachorro entende a mensagem, e ai sim come normalmente, Ou seja, e neste caso não há necessidade de se fazer algo para mudar este comportamento, simplesmente deve-se sair de perto do comedouro. Pois qualquer tentativa de se eliminar tal comportamento provavelmente irá só intimidar ainda mais o cachorro. E ha´casos tambem de cachorros que comem bem menos ração do que o estipulado na embalagem, e nestes casos o que vale é o bom senso, principalmente se o cachorro estiver saudável e ativo, não há problema algum. Pois muitos cachorros conseguem eles mesmos avaliar quanto devem comer, e quando há uma diminuição em suas atividades, por gastarem menos energia, eles consequentemente comem menos. 

                 Cachorros que não Comem.



Inclusive no calor, há cachorros que diminuem significadamente a ingestão de alimentos, pois no calor é normal que o cachorro passe o dia todo dormindo, e só comece a ficar ativo quando a noite vem e a temperatura fica mais amena. E como o cachorro passou o dia todo dormindo, e por ter gasto pouca energia, portanto é normal que ele tambem coma menos. E há a situação tambem em que o cachorro progressivamente passou a comer muito menos do que comia, inclusive e principalmente se estivermos falando de um cachorro com mais de sete anos é normal que isto aconteça, pois conforme o cachorro vai ficando mais velho, há uma tendência natural a se ter menos atividade física.  É o mesmo do caso da situação anterior, onde o cachorro por gastar menos energia, acaba em consequência precisando ingerir uma quantidade menor de ração. 

               Cachorros que não Comem.



E no caso de cachorros que comem muito rapidamente, pois há alguns cachorros que são esganados e devoram a comida em segundos, inclusive a explicação para tal comportamento remete à vida selvagem canina. pois os cachorros em estado selvagem apesar de serem predadores, tambem vivem de restos de caça de outros animais, ou seja são carniceiros. Pois por não ocuparem o topo da cadeia alimentar entre os predadores, estão sempre sujeito a que outros animais maiores cheguem e lhes tome a carcaça. Por conta disso, dependendo da situação eles são preparados naturalmente, para a engolirem a maior quantidade de comida possível, e no menor tempo possível. Inclusive cachorros que vieram de ninhadas grandes têm uma tendência a comerem mais rapidamente, e para que eles não engasguem pode-se umidecer um pouco a ração com água.

                Cachorros que não Comem.
















Nova Moradia - Cachorros.


             Nova Moradia - Cachorros.


Novo Local - Cachorros: A mudança de casa geralmente é uma situação bastante complicada para os cachorros, pois se para os humanos esta adaptação à nova casa já é difícil, imagine só para um cachorro. Até porque eles não tem a compreensão humana, e não entendem o porquê que de uma hora para outra ele passou a morar num local completamente estranho, e com todas as referências que ele tinha como sede da matilha sumindo repentinamente. Inclusive ele não reconhece este novo espaço,e não sabe como este novo espaço será preenchido, onde ele pode e deve fazer as suas necessidades fisiológicas, onde dormir. 

            Nova Moradia - Cachorros.



Ele tambem não reconhece os seus novos barulhos e cheiros, ou seja, o cachorro fica completamente desorientado e perdido. Além disso, os cachorros tem tambem a capacidade de percebem toda a dificuldade inicial por que passam os seus responsáveis, e o estresse que tudo isso causa. E isto reforça ainda mais neles a ideia de que esta é uma situação estranha e de certa forma vulnerável. E por conta de tudo isto, para a maioria dos cachorros esta fase pode ser bastante traumática, e se o seu responsável não tiver um pouco de sensibilidade, a coisa pode se tornar ainda mais complicada. Sendo que o ideal nestes casos é com muita tranquilidade re-educar o cachorro da mesma forma que foi feito quando ele ainda era filhote. 
   
                 Nova Moradia - Cachorros.



E mais uma vez temos aqui o responsável, tendo que exercer a liderança da matilha, e mostrando a ele como deve funcionar esta mesma matilha, porem em um novo local. E geralmente, a assimilação e o consequente novo aprendizado é muito mais rápido e simples, pois ele já passou por isso antes. E tambem a grande questão aqui é saber se o novo local é o mesmo tipo de imóvel, ou seja se foi de uma casa, para outra casa, ou de um apartamento para outro apartamento, ou de um apartamento para uma casa ou vice-versa. Pois quanto mais diferenças tiverem as duas situações, mais cuidados e paciência serão necessários para se poder ajudar o cachorro a se adaptar ao seu novo ambiente. Entretanto se este novo ambiente, seja ele casa ou apartamento, tiver um espaço bem menor que o ambiente anterior, deve-se prestar bastante atenção a este grande detalhe. 
                 
                  Nova Moradia - Cachorros.



Pois a situações que podem vir a se tornarem bastante problematicas,crônicas e até criticas. Pois raças de cachorros de grande porte, principalmente os mais novos, que estão com muita vitalidade, geralmente não se adaptam com facilidade em apartamentos. E com algumas excessôes, os cachorros mais velhos, que não tem tanta atividade e algumas raças, mesmo sendo de grande porte, porem calmas conseguem fazer esta transição com mais facilidade. Porem não espere que um labrador ainda novo e cheio de energia aos 2 anos acostume-se a não ter onde correr e desgastar sua energia, não irá demorar muito até que ele comece a roer os objetos e móveis do novo apartamento ou da nova casa para se distrair. Portanto se o espaço disponível do novo ambiente, seja ele casa ou apartamento, tiver um espaço menor para o cachorro. 

                 Nova Moradia - Cachorros.



Deve-se fazer uma analise dimensional e racional, sobre se o cachorro consegui-rá se adaptar e suportar esta diminuição em seu novo ambiente e consequentemente em seu ritmo e nível de atividade, sem grandes sofrimentos, traumas ou depressões. Pois, dependendo de como o cachorro irá reagir e se adaptar a este novo ambiente, muitas vezes doa-lo para quem tenha mais espaço, pode ser o maior ato de amor que se pode fazer a este cachorro. Pois se antes o cachorro ficava o tempo todo do lado das pessoas, não espere que de um dia para o outro ele vá se acostumar a ficar sozinho o dia inteiro num quintal. Devido a isto, se deve fazer esta transição de forma lenta e gradual. 

                  Nova Moradia - Cachorros.



Faça com que ele se acostume a ficar no quintal por 15 minutos sozinho, para então voltar para dentro de casa, depois 30 minutos, e assim sucessivamente, até que ele se acostume com o espaço de seu novo ambiente. Entretanto se ao contrário, o cachorro estava acostumado a ficar no quintal o tempo todo, e agora ele irá desfrutar da companhia de todos dentro de casa, ele provavelmente terá que ser ensinado a se comportar dentro de casa, pois provavelmente ele não sabe. E da mesma forma que nos demais itens, aqui também tudo dependerá do quão diferente será o novo ambiente em relação ao antigo. Se o ambiente for parecido, as coisas serão bem mais fáceis e simples. 

                  Nova Moradia - Cachorros.



E se o cachorro já souber que ele deve-rá fazer suas necessidades fisiológicas no lugar que lhe for determinado, o único trabalho ai é só mostrar a ele o novo local. E se já moravam num apartamento, e o cachorro já estava acostumado a fazer suas necessidades na rua, então não haverá nem necessidade de adaptação a está questão, pois tudo continuará igual a situação anterior. Sendo que os problemas normalmente acontecem quando existe uma mudança no tipo de ambiente que o cachorro vivia, e o seu cotidiano acaba se modifica de forma muito acentuada. Normalmente os cachorros que moravam em casas têm muita dificuldade em se adaptar a só fazer suas necessidades quando seus responsáveis têm tempo de levá-los na rua. 

                 Nova Moradia - Cachorros.



Pois na casa antiga eles faziam suas necessidades na hora em que tinham vontade, e isso nada tinha a ver com o seu responsável estar por perto ou não. Neste caso é preciso começar tudo novamente, e tentar educá-los a só fazerem suas necessidades na rua, porem a dificuldade aqui é proporcional à idade do cachorro. Pois quanto mais velho ele for, maior será a dificuldade dele em aprender os novos hábitos da casa. E não adianta achar que a culpa é do cachorro, pois não é, e também não é de seu responsável, pois simplesmente os cachorros não foram determinados geneticamente para mudarem de ambiente desta forma. E se não for possível conseguir que o cachorro só faça suas necessidades na rua, o melhor que se tem a fazer, é compreender, aceitar o fato e providenciar um “banheiro” para ele, inclusive jornais e caixas higiênicas, ajudam muito neste processo e dão ótimos resultados.  

                  Nova Moradia - Cachorros.



E neste quesito, também os cachorros de grande porte perdem, pois fazem uma quantidade maior que os cachorros de pequeno porte, e dependendo do espaço, pode ser bastante inconveniente. E o local de dormir também é um ponto importante, e se o ambiente no qual ele vai dormir é semelhante ao que ele já dormia na casa antiga, não haverá muito problema. E de preferência deve-se colocar o cachorro para dormir no local escolhido já a partir da primeira noite. Inclusive tente colocar o máximo de brinquedos, ossinhos e paninhos que ele já tinha na casa antiga para que ele possa ficar mais familiarizado com o novo ambiente, sentido o seu próprio cheiro. 

                  Nova Moradia - Cachorros.



Outra recomendação que tambem ajuda e o tranquiliza bastante é colocar lá algo como um pedaço de pano, com o seu próprio cheiro, no caso o cheiro do responsável pelo cachorro.  E basta esfregar um pano sobre o próprio corpo e coloca-lo junto às coisas do cachorro. E se o cachorro já estiver acostumado a dormir em uma caminha ou casinha, melhor. O simples fato de você colocar a casinha ou caminha em determinado local já será suficiente para ele entender onde deve-rá dormir. Se, no entanto, se há pretensão de se fazer alguma mudança nesta questão, será preciso ter um pouco mais de cuidado aqui. pois se seu o cachorro estava acostumado a dormir dentro de casa, e deve agora passar a dormir no quintal na nova casa, não se deve pensar que ele não estranhará tal diferença. 

                   Nova Moradia - Cachorros.



Inclusive se ele for colocado para dormir no quintal repentinamente e sem nenhuma adaptação, na primeira noite ele ficará assustadíssimo. Deve-se portanto, se fazer este processo de transição gradualmente, e antes de se colocá-lo para dormir no quintal, deve-se primeiramente se esperar que ele se acostume com o novo ambiente como um todo. Pois se ele morava num apartamento, o fato de ter que ficar sozinho no quintal, pode parecer para o cachorro que ele está sendo abandonado, ou mesmo apartado dos demais. E como ele não consegue entender o motivo do exílio, ele reclama-rá e pedirá socorro da única maneira que sabe se expressar, que é latindo, esperando que o seu responsável apareça para salvá-lo. 

                   Nova Moradia - Cachorros.



E para se evitar maiores problemas com a vizinhança, deve-se agir da forma certa, ou seja, tem que se acostumar gradualmente e em etapas o cachorro a habitar e dormir no quintal. Deve-se começar a deixar o cachorro a ficar alguns minutos sozinho no quintal, para que ele possa se habituar ao seu novo ambiente, e o ideal é que tambem se possa oferecer algum atrativo a ele. Como deixar no quintal um osso novo, ou algum brinquedo novo do tipo que ele gosta, pois desta forma ele ficará distraído, e não sentirá tanto o fato de estar sofrerá sozinho. E inclusive, de preferência só se deve aparecer por lá num momento em que ele estiver calmo, e jamais quando ele estiver latindo ou chorando. Pois a última coisa que se quer aqui, é que o cachorro se acostume a chorar e latir para te chamar a atenção de seu responsável.

                   Nova Moradia - Cachorros.



E tambem cachorros que anteriormente moravam em casas e que se mudaram para apartamentos costumam sofrer muito com os novos barulhos com os quais eles passam a ter que conviver. E devido a isto há cachorros que acabam latindo sempre que os vizinhos chegam, ou saem de suas casas, e no caso de apartamentos, outros ainda não conseguem deixar de latir toda vez que escutam o barulho do elevador funcionando em seu andar. Sendo que nestes casos, é necessário tentar repreender e reprimir este tipo de comportamento nos cachorros, com muita orientação, educação e tambem com carinhos e agrados nos casos positivos, antes que os mesmos se tornem habituas e crônicos. De maneira geral este é o momento ideal para se promover mudanças na rotina do cachorro. Já que se está mudando de ambiente, pode-se aproveitar e também mudar os hábitos e o cotidiano do cachorro. Porém, é fundamental se ter muita paciência e compreensão, e saber principalmente que não existem milagres, pois para se promover tais mudanças deve-se fazer um trabalho de re-educação intenso.

                 Nova Moradia - Cachorros.



















COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado