.

terça-feira, dezembro 02, 2014

Micoses e Sarnas - Cachorros.



Micoses e Sarnas - Cachorros:   Entre os principais problemas dermatológicos, que acometem os cachorros podemos citar as dermatites alérgicas, as dermatites parasitárias que desencadei-am e consequentemente desenvolvem e causam os diversos tipos de sarnas, as micoses superficiais e as piodermatites. E inclusive, entre as alergias, a mais frequente no Brasil é a alergia à picada de pulgas, isto ocorre devido às condições climáticas favoráveis à procriação deste inseto, ocorrendo consequentemente uma grande incidência desta alergia nos meses mais quentes. Atualmente, existem diversas maneiras e possibilidades de se controlar esse problema, desde drogas antiparasitárias e especificas para pulgas, para uso topico (Pomadas, Gel ou Cremes).





Ou dados aos cachorros e aos gatos por via oral, até inseticidas dotados de prolongada ação residual. A atopia, que é a alergia desencadeada por inalantes (ácaros, bolores e pólen), é o segundo tipo mais frequente de alergia em cachorros, e pode ser diagnosticada através de exame de sangue específico. Em terceiro lugar situa-se a alergia alimentar, sendo os alimentos de origem proteica (carne bovina e frango) os principais causadores. Deve-se lembrar inclusive, que a maioria das rações comerciais são constituídas basicamente por esses ingredientes, não estando, portanto, excluídas como potenciais causadoras de alergia alimentar. 




E entre as sarnas, existem 2 tipos principais, que é a escabiose, que inclusive é contagiosa, sendo transmissível a outros animais e ao homem, e a sarna negra ou demodécica, transmitida apenas da mãe para os filhotes nas primeiras horas de vida. Entretanto, apesar de não ser contagiosa, a sarna demodécica causa lesões geralmente mais graves do que aquelas desencadeadas pela escabiose, e inclusive só pode ser controlada, mas não curada totalmente. Portanto, fêmeas que apresentam ou apresentaram quando filhotes a manifestação da sarna negra, não devem procriar a fim de evitar-se maior disseminação desta doença. Curiosamente, a escabiose felina pode ser transmitida ao cachorro e vice-versa, e inclusive ambas (felina e canina) podem ser transmitidas ao homem. 




E quanto as micoses, as superficiais são mais frequentes em cachorros e gatos jovens (menores de 1 ano de idade) e são adquiridas através do contato com a terra, fômites contaminados (pentes, toalhas, tapetes...) e com outros animais. Sendo estas também são potêncialmente transmissíveis aos seres humanos. E as Piodermites, que são infecções bacterianas na pele, podem aparecer como consequência de qualquer uma das doenças acima citadas, sendo portanto, extremamente frequentes. Porem muitas vezes são confundidas com micoses ou alergias pelo clínico geral não especialista, pois assumem aspectos diversos e variados, assemelhando-se a outras dermatites. 




Além de diagnosticar e tratar a piodermite, é fundamental tambem que se investigue as suas causas a fim de se evitar que ela reapareça. E tambem os problemas hormonais como os Diabetes mellitus, hipotireoidismo, que é a diminuição da atividade das glândulas tireoides, e o hiperadrenocorticismo, que é o aumento da atividade das glândulas adrenais), podem levar a piodermites crônicas e recidivantes, que são as que melhoram e posteriormente reaparecem. Que além de causar queda do pelo e alteração na cor da pele e do pelo, pode tambem ainda estar estar associado a obesidade. 




E a melhor forma de se prevenir a maioria dos problemas de pele que acometem e se manifestam nos cachorros, se dá através da escovação diária de seus pelos e de banhos cuja frequência ideal (semanal, quinzenal ou mensal) depende do tipo de pelagem, das condições climáticas e de manejo nas quais o cachorro é criado. Já os gatos, extremamente asseados, dispensam os banhos frequentes, exceto quando apresentam dermatites, a exemplo da sarna, da micose e das piodermites.





















Cachorros de Pastoreio.



Cachorros de Pastoreio:   Já faz bastante tempo que os cachorros assumiram um lugar especial e de importância na vida do homem, seja como simples companheiro para caminhadas, seja como guardião de propriedades ou, ainda, utilizando-se de seus instintos ancestrais de caça para auxiliar eficientemente aos homens no pastoreio de seus rebanhos. Inclusive houve no decorrer do tempo, muitos aprimoramentos e muitas raças foram desenvolvidas e se mostraram muito aptas para atuar no trabalho com o rebanho, como o Collie, o Pastor de Sheatland, o Old English Sheepdog e, claro, o Pastor Alemão. No entanto, com o passar do tempo e com a tendência a serem utilizadas como cachorros de companhia ou guarda, muitas de suas qualidades e aptidões naturais de seus instintos primarios para o trabalho foram sendo disperdiçadas e ficando inativas.



Por outro lado, outras raças mantiveram-se na ‘ativa’ e por isso se destacam atualmente como excelentes cachorros de trabalho, como o Border Collie, que é um cachorro com uma imensa capacidade de trabalho, inclusive já intensamente testada e aprovadacomprovada, tanto no trabalho com ovelhas quanto com bois. E o Australian Cattle Dog, que é chamado também de Blue Heeler ou Red Heeler, de acordo com a variedade, e que é especialista no trabalho com rebanhos bovinos. A eficiência destes cachorros é diretamente proporcional à conservação do instinto de pastoreio de seus antepassados, os lobos, que na caça apartavam os membros mais fracos dos grupos de herbívoros e depois os caçavam e abatiam para se alimentarem.



E foi a através do estudo e da compreensão da forma como os cachorros e os lobos caçavam, que o homem pode iniciar a seleção dos exemplares que melhor se adaptavam a este estilo e, a partir deles, produziu raças com caracteristicas e qualidades especificas com o objetivo de que trabalhassem arrebanhando, conduzindo e, principalmente, não agredindo os rebanhos, já que o seu alimento já erá fornecido pelo homem. E no caso das raças pastoras, menos importante do que os padrões estéticos, as criações buscam produzir filhotes saudáveis e com um extremo potencial voltado para o trabalho. E a seleção dos reprodutores é feita basicamente levando-se em conta o histórico familiar de aptidão ao trabalho de pastoreio.



E o treinamento, que começa aos doze meses, consiste em se fazer um perfeito entrosamento e parceria com o cachorro, para que ele possa desempenhar o melhor trabalhe com a maxima eficiencia possivel. Porem, antes de se iniciar o trabalho com o rebanho, e isto se aplica para qualquer cachorro ou o rebanho, é fundamental que o cachorro não receba o adestramento básico de obediência tradicional. Antes disso, o cachorro vai ser submetido a alguns testes para vetificar suas aptidões de pastor e no máximo, será ensinado a atender alguns comandos basicos. Pois cada raça tem o seu proprio ‘estilo’ de pastoreio, no caso do Border, os exemplares têm como principal característica de trabalho o "trazer", ou seja, ele dá a volta e coloca naturalmente, o rebanho entre o proprio cachorro e o condutor.



Já no caso do Blue Heeler, a principal característica é de atuar como "empurrador", ou seja, ele se coloca naturalmente voltado para o rebanho e de costas para o condutor. E o perfeito e adequado adestramento, consiste em se colocar "comando" nos movimentos naturais destes cachorros para que, sob a ordem do condutor o cachorro leve o rebanho ao lugar desejado, não se importando se é empurrando o rebanho ou trazendo o rebanho. Sendo que os cachorros devem ser ensinados a executar os movimentos básicos, como cercar o rebanho no sentido horário e anti-horário, deitar, parar, andar, morder. Porem para que o cachorro execute corretamente cada um desses comandos, há a necessidade de um intensivo treinamento.



E não apenas do cachorro, mas também de seu condutor, já que é fundamental que ambos saibam exatamente o seu papel durante a jornada de trabalho. E como o tamanho do rebanho pode variar muito, já existe inclusive uma raça especializada em latir, no trabalho com grande rebanhos, para avisar aos animais da frente, que existem cachorros pastores trabalhando lá atrás. O cachorro de pastoreio pode ser encarado como um bom, barato e eficiente implemento agrícola, ou tambem, um otimo e indispensável funcionário que não falta ao serviço, não tem férias, não tem encargos sociais, não reclama e que ainda ama e é fidelissimo ao seu patrão.









COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado