.

quinta-feira, janeiro 01, 2015

Cachorro de Madagascar.



Cachorro de Madagascar: Coton de Tulear é uma raça nativa do Madagascar, e descendente de cachorros Franceses da época colonial. E alem de ter se originado na Ilha de Madagascar, na costa da África, ainda é a raça oficial de Madagascar. Os ancestrais do Coton de Tulear chegaram em Madagascar por volta do século XVI, a bordo de navios mercantes e piratas, onde estes haviam estabelecido uma colônia. Os cachorros viajavam nos navios para caçar ratos e tambem para fazer companhia. E a raça preferida era a Maltês, pois podia ser trocada por favores com as mulheres do porto de Toliara (Tulear), e o cruzamento desses Malteses com outros cachorros levados à ilha originaram a raça Coton de Tulear, que muito se assemelha ao Bichon Tenerife e ao Tenerife Terrier.

Também são próximos do Bichon Frise e Bichon Havanês, todos esses descentes da raça Maltês, inclusive o Coton de Tulear antigo era muito apreciado pelas mulheres da tribo Merina de Madagascar. Através dos sucessivos cruzamentos, aprimoramentos e talvez de alguma mutação surgiu a exuberante pelagem do Coton de Tulear que hoje é uma das características da raça. E o Coton de Tulear pela sua beleza, temperamento dócil e cativante logo conquistou a nobreza da Ilha de Madagascar, inclusive com o tempo foi proibido a pessoas que não pertencessem à nobreza ter um Coton de Tulear.

No ano de 1970 começaram ser levados para a França, porem só após permissão especial, e em 1973 foi permitido ao Dr. Robert Jay Russel levar alguns exemplares da raça para os Estados Unidos. No Brasil a raça chegou oficialmente em 2001 importada pelo Canil Royal Windsor, sendo que a raça ficou conhecida no mundo como “O cachorro da nobreza de Madagascar”. E quanto a aparência, o Coton de Tulear normalmente são descritos como uma “bola de algodão” , de pelo macio, olhos expressivos e com um nariz negro e proeminente.

Sua pelagem é integralmente de cor branca, podendo ter manchas ao redor dos olhos, nas orelhas e no dorso das cores preta, marrom ou creme, e o seu comprimento varia de 10 a 15 cm. E tambem a raça é hipoalergênica, ou seja não causa alergia, não perde pelos além de não possuir um odor, como acontece na grande maioria das outras raças. E o seu tamanho, porte e peso são de altura variando entre 22 à 29 cm, e o seu peso é de 4 a 6 kg.

No Brasil a principal entidade de registro da raça é a CBKC (Confederação Brasileira de Kennels Clubs). O Coton de Tulear é uma raça extremamente recomendada para crianças por causa de seu temperamento dócil, cativante e amigavél. A família canina Bichon consiste em várias raças distintas, inclusive o Coton de Tulear. Em ordem de popularidade da família Bichon nos EUA, estão em ordem crescente estas raças, Maltês, Bichon Frisé, Havanese, Löwchen, (Pequeno Cão Leão) Bichon Havanês e o Bolonhês.




COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado