.

quarta-feira, janeiro 07, 2015

Sarna Vermelha - Cachorros.



Sarna Vermelha - Cachorros:  É vulgarmente conhecida também como Sarna Negra dos Cachorros ou Sarna Vermelha e e transmitida pelo ácaro Demodex canis, e ao contrario da Sarna Sarcoptica (Escabiose) não e uma Zoonoze, ou seja não e transmissivel dos cachorros para os seres humanos. O ciclo de vida do acaro Demodex canis possui vários estágios, semelhantes ao acaro Sarcoptes Scabiel canis(Sarna Sarcoptica - Escabiose) que começa na fase ovular (ovo) passa pelas fases de larva e ninfa e fecha o ciclo na fase adulta ( Macho/Fêmea). A conclusão Total destes ciclos leva em media de 18 a 25 dias. O Demodex canis em todas as suas fases vive nos folículos pilosos dos cachorros parasitados (hospedeiros). Onde inclusive as fêmeas põem seus ovos e onde também todos os ácaros(larvas/ninfas/adultos) se alimentam das secreções sebaceas e das células epteliais do folículo piloso.

E devido as lesões causadas no hospedeiro pela ação parasitaria do Demodex canis ao se alimentar das células epteliais dos folículos pilosos pode haver a possibilidade de infecções por fungos ou bactérias. Estas lesões podem ser locais como no dorso, nas partes internas das patas, entre os dedos e em volta da boca do cachorro. Ou generalizadas que acometem geralmente cachorros idosos, anémicos ou com baixa imunidade. A Sarna Demotica ou demodicose, pode produzir dois tipos de lesões que são a Carcinoma, que provoca queda de pelos (alopecia) e espessamento da pele e a Pustulosa que é o pior tipo e o mais grave,e que causa infecções de vários tipos (fungos/vírus/bactérias), e produz lesões com secreções pústulosas na pele.

A Sarna Demodecica e uma doença cronica, ou seja pode ser tratada mas não curada, e através do tratamento consegue-se controla-la, e com o cachorro após o tratamento podendo ter uma vida plena. Existem também teorias de que Sarna Demodecida seja hereditária, entretanto não há qualquer tipo de prova concreta que confirme que a Sarna Demodecica seja transmitida pelo sangue ou pelo leite da fêmea genitora para seu filhote, nem de que a Sarna Demodecica seja uma doença hereditária. Como a transmissão ocorre principalmente pelo contato direto entre os cachorros.

A proximidade constante e intensa da fêmea genitora infectada com seu filhote propicia condições para que o filhote logo após o nascimento seja contagiado pela doença. Principalmente durante a amamentação, passando a impressão e criando a teoria de que o filhote herdou geneticamente a doença, teoria esta que carece de comprovação  cientifica e consequente credibilidade. Evite a auto-medicação e tratamento sem acompanhamento veterinário, pois isto poderá agravar a doença e retardar o tratamento adequado. O diagnóstico, o tratamento e a medicação devem ser feitos com a prescrição e o acompanhamento de um veterinário.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado