terça-feira, março 17, 2015

65 Estatisticas Sobre Marketing de Conteúdo.


[EBOOK] 65 ESTATÍSTICAS SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO PARA VOCÊ CONQUISTAR SEUS LEITORES.

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Marketing de conteúdo ou inbound marketing não é uma ferramenta de vendas nova, muito pelo contrário. Ainda em 1900, a Michelin desenvolveu o Guia Michelin, que tinha, acima de tudo, o objetivo de estimular o uso do carro ao fornecer dicas de restaurantes por todo o país.
Em 1962, a Nestlé inovou trazendo receitas de doces nas embalagens de Leite Moça. O sucesso foi tão grande, que a marca não teve concorrentes para esse produto até os anos 80 e, ainda hoje, muitos falam “leite moça” para se referir a leite condensado.
Hoje, a estratégia continua basicamente a mesma: você atrai e cativa potenciais clientes através de conteúdo relevante, constrói uma relação de confiança com eles e então é possível estimulá-los a agir, comprando um produto ou serviço.
Mas, embora não seja algo novo, foram nos últimos 3 anos que o marketing de conteúdo cresceu de forma exponencial. O uso de posts em blogs e redes sociais, ebooks, vídeos, artigos e infográficos para atrair a atenção de consumidores em potencial começou a fazer parte da agenda de diferentes segmentos empresariais.
No Brasil, o marketing de conteúdo ainda tem muito o que crescer. Para ser melhor aproveitado, as empresas precisam ter uma visão menos imediatista. Uma estratégia de inbound marketing requer dedicação e paciência, afinal, confiança não se ganha da noite pro dia.
Mas é essa a principal diferença entre o velho e o novo marketing! Relações pautadas em confiança tendem a ser muito mais sólidas e duradouras e, dessa forma, os resultados são muito mais expressivos.
Para não restarem dúvidas sobre a importância de adotar um plano de marketing baseado em conteúdo, baixe o ebook com 65 estatísticas que certamente vão chamar a sua atenção.

CONFIRA 7 ESTATÍSTICAS (E UMA DE BÔNUS!) QUE VÃO TE DEIXAR CURIOSO PARA VER AS OUTRAS:

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1. Empresas que possuem blogs geram 67% mais leads que as empresas que não possuem.
2. Sites corporativos com blogs tem 434% mais páginas indexadas e 87% mais links indexados nos buscadores.
3. Leads que vêm de busca orgânica tem uma taxa de conversão de 14.6%, enquanto leads outboundtem taxa de conversão média de 1.7%.
4. Clientes que recebem ofertas por email marketing gastam em média 83% mais nas compras online.
5. O consumidor final gasta mais de 50% do seu tempo online consumindo conteúdo.
6. 70% dos consumidores afirmam que marketing de conteúdo cria uma aproximação com a empresa.
7. Empresas que utilizam inbound marketing têm uma economia média de R$36 por novo cliente.
Esse artigo é uma pequena amostra do conteúdo que o eBook irá oferecer a você.
Se você quiser saber ainda mais sobre marketing de conteúdo, baixe o eBook agora mesmo.
Eu adoraria saber a sua opinião sobre o eBook através de um comentário logo aqui abaixo.
E caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo ou amiga que precise de dicas como essas para melhorar seu planejamento de marketing e assim conquistar seus leitores.
Até o próximo artigo!

Como Escrever um Artigo Perfeito.


COMO ESCREVER UM ARTIGO PERFEITO: 10 REGRAS DE OURO PARA UM POST MEMORÁVEL

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(crédito das imagens: shutterstock.com)
Você já passou por isso?
Você escreve um novo artigo. Todo orgulhoso, clica no botão “publicar”. Mas após uma semana, o número mais frustrante não sai da sua cabeça. Zero. Zero comentários.
Parece familiar?
Não se preocupe. Todos nós já passamos por essa frustração. Mas essa história não precisa terminar assim…
Logo, vou ensinar a você como escrever um artigo perfeito, através de simples, mas poderosas 10 regras de ouro.
Você aprenderá várias dicas práticas que mais de 6 anos escrevendo para a web me ensinaram sobre o que funciona, e o que não.
Ah, e eu aposto que a regra de ouro #9 irá surpreender você. Por quê? Bom, ela é ignorada pela maioria dos sites com publicações na web. E sim, ela faz toda a diferença.
Preparado? Então continue lendo esse artigo.

REGRA DE OURO #1: DEFININDO O TEMA E ENCONTRANDO A PALAVRA-CHAVE PERFEITA 

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Eu aposto que você possui várias ideias e histórias para compartilhar com seus leitores.
Mas… Você se pergunta se é realmente isso que eles querem ou tem dúvidas sobre como atrair mais leitores a partir desse seu artigo.
Quer saber a boa notícia? Você pode entrar na mente dos seus visitantes e entender o que eles querem que você escreva.
Para facilitar a sua vida e tornar esse artigo extremamente prático, vou utilizar um exemplo real aqui do Viver de Blog.
Usaremos o artigo já publicado sobre escrever bem.
O Viver de Blog é um site que ensina marketing digital para você ter um blog profissional, gerando mais tempo e liberdade, um estilo de vida que só depende da sua força de vontade.
Sabendo disso, um dos possíveis temas para artigos é sobre como escrever melhor. Afinal, se o seu conteúdo é memorável, mais leitores voltarão ao seu site e irão acompanhar seu trabalho de perto.
Logo, com um esboço do tema, precisamos validá-lo. Precisamos encontrar a palavra-chave perfeita para esse artigo, assim como outras que servirão de suporte.
Está na hora de visitar o melhor leitor de mentes do universo: O Google.

Duas janelas para análise no Google

Eu gosto de usar duas janelas com o Chrome aberto. Na primeira, utilizo a extensão MozBar para avaliar métricas básicas dos primeiros resultados. Falo mais sobre elas em um instante…
Na segunda janela, entro como anônimo (new incognito window), para garantir que nenhum resultado seja influenciado pela minha conta no Google, mesmo a extensão permitindo esse tipo de pesquisa não-personalizada.
Nesse exemplo, utilizaremos o termo “escrever bem”. Você pode ver os resultados na imagem abaixo.
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A extensão MozBar me mostra uma dificuldade de 35% para essa palavra, assim como as seguintes métricas para o resultado #1:
  • PA (Page Authority) de 33.
  • DA (Domain Authority) de 23.
  • 12 domínios, no total, linkando para essa página.
  • 386 links apontando para essa página. 
O que isso quer dizer? (rápida explicação)
Page Authority (PA) é um número que varia de 0 (pior) a 100 (melhor), numa escala logarítimica, buscando a autoridade de uma página específica. Logo, é mais fácil conseguir um salto de 20 para 30, do que de 70 para 80.
Domain Authority (DA) é um número que varia de 0 (pior) a 100 (melhor), numa escala logarítimica, buscando a autoridade de um site como um todo.
Gosto também de olhar quantos domínios estão apontando links para essa página. No caso 12, o que não é muito.
Finalmente, 386 links apontam para essa página no total. Links que podem ser internos (do mesmo domínio), como externos (de outros domínios).
Quanto maiores esses números, melhor tende a ser o ranking de uma página.
Essas são 4 métricas básicas para avaliar o que torna uma página popular no Google e são um bom indicativo para você investigá-la com mais detalhes.
Ok. Após essa parte técnica, vamos ao planejamento da palavra-chave.
Precisamos de mais palavras-chave relacionadas para verificar qual é o termo “perfeito” para abordarmos no artigo, com o intuito de rankear bem no Google e atrair muitas visitas orgânicas, sem pagar um centavo por elas.

Entrando na mente dos visitantes

como-escrever-um-artigo-perfeito-mente-visitante
Você já fez alguma pesquisa de palavra-chave? Ela é extremamente importante para você crescer as visitas orgânicas do seu blog e criar artigos memoráveis demandados pelos leitores.
Usaremos o Keyword Planner, do Google Adwords para fazer essa pesquisa.
Antes do colocar o termo atual “escrever bem” para garantir uma lista de novas ideias, veja quais são as palavras-chave relacionadas a esse termo no final da pesquisa no Google.
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Olha só quantos termos para explorar…
Com todos esses termos em mãos, procuro seguir os seguintes passos:
  • Selecionar os resultados mais atrativos (maiores pesquisas mensais e menor concorrência).
  • Colocar os termos em uma planilha – Uso o Google Drive para isso.
  • Organizo a planilha pelas colunas (termo / pesquisas mensais exatas / concorrência / PA / DA / Links / Domínios.
  • Faço uma nova pesquisa no Google com a extensão MozBar funcionando para todos esses termos selecionados.
  • Salvo cada uma dentro de uma pasta nos favoritos (para facilitar uma possível busca futura como referência)
  • Preencho a planilha dado por dado.
  • Faço a análise dos resultados e escolho a palavra-chave principal e as secundárias.
No final desse processo, tenho uma planilha com os seguintes resultados:
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Como você pode ver, o termo “escrever bem” não é o mais atrativo.
O termo “como escrever bem” foi eleito o campeão para a proposta desse artigo pela maior demanda. (2.400 contra 320 do “escrever bem”)
No final, temos os seguintes termos para explorar no artigo:
  • Como escrever bem (principal).
  • Como escrever melhor.
  • A arte de escrever.
  • Escrever bem.
Após entrar na mente do visitante e saber qual é a palavra-chave “perfeita” para o artigo, podemos fazer uma pesquisa sobre os melhores resultados já encontrados no Google.

REGRA DE OURO #2: ANÁLISE DA “CONCORRÊNCIA” 

como-escrever-um-artigo-perfeito-mente-analise-concorrencia
Você pode ser um gênio sobre o assunto, mas se prender apenas as suas próprias ideias é um grande erro.
Analisar o que já está funcionando é uma das melhores formas de você garantir um conteúdo épico, memorável para seu site.
Nessa parte #2, gosto de olhar rapidamente os 10 primeiros resultados sobre a palavra-chave, escolhendo 3-5 deles para uma análise mais profunda.
Leio os artigos escolhidos e deixo um bloco de anotações ao lado com apenas 2 simples campos:
  • Pontos positivos
  • Pontos negativos
No primeiro, anoto tudo o que me atraiu atenção no artigo e, no segundo, tudo o que não gostei. Parece simples, e é, mas você irá se surpreender com esse aprendizado.
Pontos que procuro ficar atento:
  1. Design (o site possui pop-ups, tem uma combinação de cores e utiliza fontes agradáveis, ajudando na leitura?)
  2. Quantas palavras o artigo possui (menos de 500? Mais de 2000?)
  3. Quebra do texto em pequenos blocos (é fácil escanear o texto?)
  4. Como o autor usa os compartilhamentos sociais (e se o artigo é bem popular nas redes sociais)
  5. Qual é o tipo de linguagem utilizada (formal? Informal?)
  6. Uso de imagens (quantas? De onde o autor as coleta?)
  7. Qual foi a call to action utilizada no artigo?
Ao final dessa parte #2, você deve ter em mãos algumas ideias do que usar e não usar no seu artigo.

REGRA DE OURO #3: INSPIRAÇÃO (PESQUISA DE CONTEÚDO)

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A parte #3 é um complemento da parte #2. Se na parte #2 você analisou os pontos fortes (e fracos) da “concorrência”, agora você irá atrás de conteúdos épicos que sustentem o seu artigo.
A primeira dica que recomendo é pesquisar por referências em inglês sobre a palavra-chave que você irá escrever.
Como o mercado internacional costuma estar alguns anos à frente do nosso, o conteúdo publicado por lá tem grandes chances de oferecer a qualidade que você precisa para se inspirar.
A segunda dica é revirar suas próprias anotações sobre esse assunto.
Se você é minimamente organizado, é capaz que você já tenha salvo alguns artigos para referência futura.
Gosto de usar duas ferramentas para isso.

Ferramenta #1: Pocket

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Pocket. Ele permite a você:
  • Salvar artigos na internet para ler depois (online ou offline);
  • Organizar sua lista de artigos por tags e favoritos;
  • Ler esses artigos em um layout sem propagandas e com uma melhor experiência de leitura.
Uso esse aplicativo praticamente todo dia para ler artigos que já estavam na minha lista de leitura, assim como salvar novos artigos e procurar referências de ideias para os artigos que escrevo aqui no Viver de Blog.

Ferramenta #2: Evernote

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Evernote. Todas as suas ideias e anotações em um só lugar.
Ao invés de guardar tudo em sua mente e esquecer a maioria de suas ideias apenas um minuto depois, você pode usar o Evernote para guardar e procurar rapidamente qualquer ideia.
Gostou dessas ferramentas e quer saber todas as ferramentas que utilizo para manter o Viver de Blog rodando “automagicamente”? Nessa página, você encontrará todas elas. (são mais de 50!)
A terceira dica é a melhor delas.
Ao invés de pesquisar por novos artigos, você pode encontrar ótimos conteúdos sobre o seu tema através de diferentes formatos de publicação, como:
  • Vídeos (Youtube)
  • Infográficos (Pinterest)
  • Imagens (Google, Pinterest)
  • Slides (Slideshare)
Você pode ir além pesquisando por livros, eBooks, webinários, etc. O importante é você ganhar mais conhecimento sobre o tema para que seu artigo fique o mais completo possível.

REGRA DE OURO #4: CRIE UM MAPA MENTAL 

como-escrever-um-artigo-perfeito-mapa-mental
Escrever um artigo “perfeito” necessita de um olhar clínico sobre cada detalhe.
Estudos que compartilhei nesse artigo sobre geração de trágeo, mostram que a maioria dos artigos presentes na primeira página do Google possuem mais de 2.000 palavras.
Portanto, você precisa de um mapa mental para organizar toda essa informação, antes mesmo de escrever sua primeira palavra.
Veja, por exemplo, o mapa mental desse post sobre como escrever um artigo perfeito:
como-escrever-um-artigo-perfeito-mapa-mental-mindnode
Ele permite transformar um artigo complexo com mais de 2.000 palavras em uma simples visualização através da ramificação de assuntos.
O software (para Mac) que utilizo aqui é o Mindnode. Porém, se você não tem um Mac ou quer um aplicativo diferente, a versão online do Mindmeister é bem interessante.
Dicas rápidas para um bom mapa mental: 
  • A ideia central deve estar destacada para que seja visualizada e identificada com rapidez.
  • Trabalhe com hierarquia. Não ligue pontos desconexos.
  • Procure adotar 3 níveis de ramificações a partir da ideia central. A primeira será o seu subtítulo (H2). A segunda, o H3 e, a terceira, algum ponto que você precise lembrar dentro dos subtítulos.
  • Use cores diferentes para ramificações diferentes. Do mesmo, modo, use cores iguais para uma ramificação igual.
  • Atenção para a ordem dos textos. Arrume o texto de uma forma que faça sentido para você.

REGRA DE OURO #5: ESCREVA O ARTIGO 

como-escrever-um-artigo-perfeito-escrever-artigo
Você já percebeu que estamos na metade das dicas e até agora você não escreveu nenhuma palavra?
Acredite, essa será a grande diferença entre você escrever apenas mais um artigo e um artigo memorável, épico.
Um artigo que cria autoridade, atrai milhares de visitantes e gera vários compartilhamentos para o seu site.
E se, por acaso, você tiver alguma trava na hora de escrever, não se preocupe… Através da metodologia desse artigo, você já terá todo o planejamento pronto quando chegar ao 5º passo.
Agora é o momento de dar vida as suas pesquisas, preenchendo os subtítulos que você definiu com palavras e parágrafos envolventes.
Darei 3 dicas rápidas para ajudá-lo nesse processo de escrever um texto.
Se você desejar ver 19 regras “infalíveis” sobre como escrever bem, esse artigo possui tudo o que você precisa.

Dica #1 para escrever melhor: Conheça o seu público 

Escreva com uma imagem muito nítida da audiência que irá ler o seu artigo.
Para entender melhor o seu avatar ou público-alvo, faça as seguintes perguntas:
  • Qual é o tipo de linguagem mais adequado para esse público: Formal ou informal?
  • O que irá se conectar melhor com esse público: Dicas práticas? Frases inspiracionais? Histórias que geram reflexão?
  • Por que eles devem ler o seu artigo? Qual é a proposta única de valor do seu artigo?
  • Quais são os maiores sonhos e medos do seu público-alvo? 
Caso deseje simplificar, use uma simples fórmula para descrever seu público e o objetivo do seu artigo.
“X que desejam Y.”
Por exemplo:
  • “Blogueiros que desejam mais tráfego para seu site”.
  • “Coachs que desejam ser reconhecidos como autoridade no seu nicho de mercado”.
  • “Artistas que ganham pouco com suas habilidades únicas e desejam gerar mais valor percebido aos seus trabalhos”.

Dica #2 para escrever melhor: Crie introduções poderosas 

Qual é o objetivo da introdução de um artigo?
Criar expectativa no leitor para ele continuar lendo o artigo. Perguntas são uma ótima forma de capturar a atenção do leitor rapidamente.
“Você já passou por isso?” é uma pergunta vaga, que desperta curiosidade.
Perguntas como essas abrem loops emocionais que precisam ser fechados.
E para achar uma resposta para fechar esses loops, o leitor precisa continuar lendo as próximas palavras, a próxima frase, o próximo parágrafo.
Nosso objetivo como produtores de conteúdo pode ser resumido em 3 etapas:
  1. Despertar o interesse para ele começar a ler nosso artigo;
  2. Envolvê-lo com um texto tão bom que ele continuará lendo os próximos parágrafos;
  3. Fazê-lo agir no final do artigo, usando uma ótima call-to-action.

Dica #3 para escrever melhor: Quebre o seu texto em vários pedaços. 

Quantas vezes você desistiu de um texto porque ele era parecia enorme? 
A verdade é que não existe texto longo, vídeo longo ou áudio longo. Existem apenas conteúdos chatos, mal construídos e organizados.
Para você escrever um texto melhor, elimine os grandes blocos de texto.
Procure quebrá-los em parágrafos de até 4 linhas. Facilite a leitura e diminua o cansaço visual do seu leitor.
Veja alguns exemplos que separei abaixo para você deixar seu texto mais escaneável:
  • Listas. Sim, você está lendo uma lista nesse exato momento. São eficientes porque transmitem a necessidade de ler o próximo item.
  • Subtítulos. Use os cabeçalhos (subtítulos) 1, 2 e 3 no seu WordPress para quebrar partes do seu texto.
  • Enfatize os principais pontos. Procure usar palavras em negrito ou em itálico para destacar partes importantes do seu texto.
  • Imagens. O casamento de imagens com subtítulos funciona muito bem para definir transições entre determinadas partes do seu texto.
  • Pensamentos e frases. São fortes, inspiradores e capturam a atenção do leitor através de uma conexão emocional. Veja 101 exemplos aqui.
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REGRA DE OURO #6: UTILIZE IMAGENS PARA ILUSTRAR CADA SUBTÍTULO 

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Uma imagem vale mais do que mil palavras. Sim, você já leu isso mil vezes…
Mas a realidade está na sua porta. Estamos em uma era de conteúdo cada vez mais visual.
A popularidade de vídeos, infográficos e imagens chegou para ficar.
Recentes estudos mostram que o Youtube recebe em torno de 1 bilhão de visitas por mês.
Redes sociais com foco em imagens, como o Instagram, Pinterest e Snapchat se tornaram parte do dia-a-dia de muitos usuários ao redor do mundo.
Logo, escolha bem as imagens para ilustrar o seu artigo. Você pode olhar esse artigo aqui no Viver de Blog com 19 sites para encontrar a melhor imagem para o seu artigo.
E se você tiver uma conta no Instagram (o que todo negócio/site deveria ter), recomendo fortemente esse infográfico aqui.
É um dos nossos mais populares com estatísticas fantásticas, como o fato de o aplicativo receber 1,1 milhão de curtidas por minuto.

REGRA DE OURO #7: REVISE O TEXTO EM BUSCA DE ERROS 

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Você quer irritar o seu público? Então deixe de lado a hortografia do seu texto.
Concerteza, pra mim escrever bem, fazem 10 anos de prática, mais, derrepente, este seje um dos melhores textos escrevidos des de o início. Porisso, agente deve sempre continuar aprendendo.
Com tantas regras e mudanças na língua portuguesa, as chances são grandes que o seu texto tenha um erro aqui ou ali, principalmente quando ele é bem extenso.
Erros pequenos que são perdoáveis…
Porém, cometa alguns dos erros graves ilustrados acima e seu leitor sairá correndo do seu site ou blog.
Veja 3 dicas práticas para você tirar o melhor proveito de uma revisão em busca de erros de ortografia e concordância.
  • Dica #1: Revise o texto em um outro dia.
  • Dica #2: Peça a alguém para ler o rascunho do artigo para você.
  • Dica #3: Leia em voz alta o texto. (essa dica é matadora)

REGRA DE OURO #8: MELHORE A LEITURA DO TEXTO 

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Nenhum texto nasce “perfeito”. O melhor indicativo que você pode ter de um artigo memorável é a quantidade de revisões que você fez.
Esse artigo, por exemplo, é o recordista do Viver de Blog com 50 revisões.
Talvez esse número explique os mais de 400 comentários e mais de 4.000 compartilhamentos. A correlação é forte.
Portanto, não escreva um artigo na véspera de sua publicação. Programe-se e procure corrigir cada detalhe com o qual não esteja satisfeito.
Vou colocar 7 fortes dicas para você melhorar a leitura do seu artigo, tornando-o memorável.

Dica 1: Corte trechos, parágrafos, palavras… 

Elimine 25% o tamanho do texto original. Essa frase define bem como escrever melhor:
“Escrever é a arte de cortar palavras”.
Explique seu ponto uma única vez, de modo claro e objetivo.
Evite redundâncias como essa:
“Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes”.

Dica 2: Melhore frases que ficaram confusas 

Quando você escreve um artigo acima de 2.000 palavras, verá que algumas frases não fazem sentido algum relendo-as.
Portanto, se você notar alguma parte confusa no seu texto, que dê a mínima chance para vários julgamentos, procure se expressar de modo mais simples, indo direto ao ponto.

Dica 3: Use palavras mais simples 

Algumas pessoas acreditam que usar palavras mais difíceis automaticamente fazem os leitores as incluírem na categoria “inteligentes”.
Mas como elas estão erradas… O uso de palavras difíceis, que possuem um sinônimo simples, torna a pessoa arrogante, além de dificultar o entendimento da mensagem.
Se você quer convencer alguém de alguma coisa, o melhor é deixá-lo chegar à conclusão sozinho, em vez de você impor a sua.
Dica: Utilize o site sinonimos.com.br para descobrir sinônimos, evitando usar palavras repetidas, assim como para procurar o significado de uma palavra mais complicada e transformá-la em uma explicação mais simples.

Dica 4: Conte histórias 

Por mais informativo que um texto seja, você pode prender melhor a atenção do seu leitor com emoções, simples ligações mentais e senso comum.
Uma boa história é autêntica, criativa, faz uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e leva o público a uma jornada de mudanças e transformações.
Utilize histórias para criar uma forte conexão com seu público. Eles irão se identificar mais profundamente com seus valores, sua missão de vida e a forma como você vê o mundo.
Mesmo que o assunto do artigo seja “chato”, você pode explorar histórias para dar mais vida ao seu texto. Um exemplo foi o uso do meu filme favorito (Batman: O Cavaleiro das Trevas) para falar sobreprodutividade.

Dica 5: Use analogias, metáforas e comparações 

Analogias, metáforas e comparações são atalhos mentais que nosso cérebro usa para entender rapidamente um conceito.
Uma analogia que gosto bastante é “Quando a maré sobe, todos os barcos sobem junto”.
Ou seja, para nós que trabalhamos com marketing digital, quanto mais esse mercado cresce, melhor é para todos nós.
Portanto, ao invés desmerecer ou criticar o trabalho de um companheiro, porque não indicá-lo, se ele é realmente muito bom?
Todos podem sair ganhando.
Veja outro exemplo com a expressão “afiar o machado”.
O Lenhador – Mestre e Aprendiz
O aprendiz achava que podia cortar árvores muito mais rápido que o mestre e propôs um desafio para ver quem seria o vencedor.
Ele começou como um louco, buscando cortar o mais rápido que podia enquanto olhava para o mestre e ele estava ali, praticamente parado.
Após o final da tarefa, o mestre havia ganho o aprendiz, cortando muito mais lenha do que ele.
Surpreso, o aprendiz perguntou ao mestre como ele conseguiu cortar tanta lenha, se ele parecia estar o tempo todo ali sentado?
O mestre respondeu que enquanto ele estava gastando sua energia cortando loucamente as árvores, ele estava afiando o seu machado.
Muitas vezes, planejar minuciosamente é mais importante do que executar algo de qualquer maneira.
Esse é um dos mantras desse post sobre como escrever um artigo perfeito.
Somente no ponto #5 começamos a escrever o artigo. Nos outros 4 pontos, estávamos afiando nosso machado.

Dica 6: Ressalte frases  de efeito poderosas 

“Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não deixe que a opinião dos outros cale a sua voz interior. – Steve Jobs. Universidade de Stanford (2005)”
Você pode utilizar uma frase poderosa de uma pessoa com enorme autoridade para reforçar alguma informação e torná-la memorável.
Uma frase surpreendente ou até mesmo polêmica também poderá ajudar você, já que tendem a gerar um maior número de compartilhamentos.
Um exemplo é a frase “dinheiro compra felicidade” usada no título desse artigo do Rafael Seabra, no site Quero Ficar Rico. Em apenas 2 meses, o artigo recebeu mais de 200 comentários.

Dica 7: Acrescente links internos e externos 

Links são uma ótima maneira para guiar seus leitores. Recomende um texto relacionado com seu artigo, seja ele no seu próprio blog ou em outro site.
Algumas pessoas acreditam que se linkarem para fora, irão perder os leitores que estavam lendo seu artigo, favorecendo o outro site.
Porém, além de egoísta, esse é um pensamento que não o levará muito longe.
Primeiro, porque alguns estudos já mostraram que um link externo pode aumentar sua chance de rankear para o termo desejado.
Além disso, você fortalece a conexão com outros blogueiros e sites, podendo ativar o princípio da reciprocidade, recebendo um link deles na próxima vez.

REGRA DE OURO #9: TESTE DIFERENTES TÍTULOS PARA O SEU ARTIGO 

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Quantos títulos você testa para um artigo? (não me diga que você simplesmente coloca o primeiro que veio a sua cabeça…)
Um dos sites de maior crescimento em visitas, o Upworthy, possui uma regra que muitos consideram uma perda de tempo.
Cada artigo deve ter, pelo menos, 25 diferentes títulos.
Desses 25 títulos definidos pelo autor, 4 são escolhidos por curadores.
Finalmente, desses 4, apenas 1 é escolhido pelo editor-chefe.
Você acha loucura?
O título de um artigo é como um paraquédas.
Se ele não abrir, tudo estará perdido.
Logo, você precisa dedicar um bom tempo na escolha do título para o seu artigo.
Essa pode ser a diferença entre um artigo viral e apenas mais um artigo na web.
Escrever um título forte, que chame atenção e faça as pessoas clicarem e lerem um artigo não é tarefa fácil.
Mas não se preocupe. Aqui no Viver de Blog, temos um artigo sobre como escrever títulos impossíveis de serem ignorados.
Você saberá mais sobre a técnica AIDA, exemplos de títulos matadores e templates para você adaptar no seu próprio site.
Alguns meses depois de publicar esse artigo, meu amigo Marcos Rezende, do site Insistimento, publicou um artigo com um título formidável, baseado em um desses templates.
Esse artigo viralizou na web, com mais de 15.000 compartilhamentos sociais e mais de 600comentários.
Dica rápida: Você sabia que é possível escrever um título para os seus leitores e outro para o Google?
Através de um plugin para SEO, como o WordPress SEO by Yoast, você faz essa tarefa facilmente. Veja a minha lista dos melhores 17 plugins grátis para WordPress aqui.

Otimizando a Meta-Descrição 

Acha que seu trabalho acabou no título?
Se você realmente quiser escrever um artigo “perfeito”, você também precisará se concentrar na meta-descrição do seu artigo.
Aquele pequeno texto em torno de 156 caracteres que aparece abaixo do link nas pesquisas do Google. Esse aqui:
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Por que otimizar a meta-descrição?
Quando o usuário pesquisar pelo termo que você busca rankear, ele terá que decidir qual é o link que soa mais interessante e relevante.
Logo, escrever uma boa meta-descrição é estar alguns passos à frente dos demais resultados.
Existem 3 dicas que podem ajudar você a escrever meta-descrições melhores.
  • Dica #1: Faça uma pergunta que mostre empatia. Ex: Procurando uma comparação honesta entre X e Y?
  • Dica #2: Use o termo (palavra-chave) dentro do contexto. Ex: carros usados.
  • Dica #3: Diga o formato no qual o usuário irá achar a resposta, além dos benefícios. Ex: Veja nesse guia completo os preços mais baratos…
O resultado final: Procurando por uma comparação honesta sobre carros usados entre X e Y? Veja nesse guia completo os preços mais baratos…

REGRA DE OURO #10: QUAL SERÁ A CTA (CALL TO ACTION) DO ARTIGO? 

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Qualquer conteúdo que você gere no seu site deve ter um objetivo principal, uma ação que você deseje que o leitor tome após ler seu artigo.
Você pode explorar uma série de objetivos como:
  • Comentar
  • Compartilhar
  • Entrar na sua lista de email
  • Clicar em um link específico
Você deve pensar qual é o seu principal objetivo com o conteúdo gerado.
Nesse artigo, por exemplo, nosso principal objetivo é o número de compartilhamentos.
Se você está gostando desse artigo e quer ajudar mais pessoas a escreverem um artigo perfeito, clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgá-lo.

CONCLUSÃO (COMO ESCREVER UM ARTIGO PERFEITO)

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Como diria Thomas Edson, “Talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Por isso, lembre-se: nenhum artigo nasce perfeito. Ele é resultado de muitas horas de trabalho e dedicação.
E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.
Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.
E lembre-se: Um artigo “perfeito” não nasce da noite para o dia. Ele precisa ser lapidado, assim como um diamante.
Portanto, na próxima vez que você olhar para a ausência de comentários no seu site ou o pequeno número de visitantes, pense: “Agora será diferente!”
Agora é o melhor momento para você transformar o seu futuro. Faça do seu próximo texto o mais claro, persuasivo e memorável que você já escreveu.
É hora de liberar suas ideias aprisionadas.
Um mundo inteiro aguarda ansioso pelas suas palavras.
Ultrapasse obstáculos, especialmente mentais, e faça acontecer.
Você é capaz de muito mais do que imagina, acredite!

Mudança da Mente se Reflete em Ações Praticas.


Mindset Empreendedor a Mudança da Mente Se Reflete em Ações Práticas

TEMPO DE LEITURA: 3 MINUTOS
Tive a honra de contribuir com um grupo de mais de 400 empreendedores no último fim de semana. Estive lá no Ijumper Summit, evento ministrado pelo Conrado Adolpho, um dos grande ícones do Internet Marketing brasileiro e que chegou a ser meu professor quando estava iniciando nesse mercado.
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Sempre digo que nossa vida é feita de marcos e processos e acredito que poder estar ali no palco compartilhando um pouco dos resultados que tenho alcançado e da minha história de vida foi mais um marco em minha carreira e vida.
Busquei conduzir o grupo a reflexão através das experiências que tenho tido ao longo dos últimos 4 anos trabalhando ativamente com internet marketing e busquei conduzir todos em um reflexão que gere resultados práticos em suas vidas.
O que importa no fim das contas é o quanto nós executamos ou seja, o nosso nível de execução é que determinará o quanto aprendemos de fato. O não o nosso acúmulo de informações.
Aproveitando esse gancho vou compartilhar com você leitor do Mentalidade Empreendedora o que tem ardido em meu coração a respeito do mercado e dessa nova onda de produtos digitais que vemos no Brasil.

MindSet Empreendedor Chegou a Sua Hora

Sonho com um dia poder proporcionar algo que de forma vivencial, ajude outras pessoas a mudarem sua mentalidade e com experiências práticas mudarem a realidade de suas vidas, enquanto esse dia não chega me atenho a escrever aqui e elevar os níveis de contribuição a medida que o tempo passa.
Mudança de mentalidade ou mindset isso é algo que sempre mexeu comigo, não é por acaso que o site que você está agora se chama Mentalidade Empreendedora. É possível mudar sua mentalidade só que existe algo que precisa romper para que sua mentalidade mude. O que precisa romper é o seu padrão antigo de pensamento.

Já Ouviu Essa História?

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Na antiguidade quando os produtores de vinho faziam seus vinhos eles os reservavam em vasilhas de couro. Não se podia colocar vinho novo em vasilhas de couro velhas, pois assim que começasse o processo de fermentação do vinho novo ele arrebentaria a vasilha de couro velha.
Assim o vinho novo precisava ser posto em vasilha de couro nova, quando a vasilha de couro nova recebesse o vinho novo ela aguentaria o processo de fermentação por conta da flexibilidade do couro novo.
O que essa história fala a cerca de nossa vida? Que se você ficar preso aos velhos padrões, se sua cabeça for uma cabeça presa aos formatos antigos, antigos formatos de fazer negócio, antigos formatos de se fazer marketing você acabará arrebentando (não suportará o que está vendo).
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Já consigo perceber essa crise em alguns grandes profissionais que não estão conseguindo alcançar resultados mais expressivos por conta do seu preconceito a esse novo formato. Se você é um desses meu apelo a você é, esteja aberto as mudanças e ouse mudar sua mente.

Como Sei Que Mudei Minha Mente?

Esse pode parecer uma pergunta abstrata, mas é muito simples de responder. Você sabe que mudou sua mente quando suas atitudes são diferentes das atuais.
Se você continua praticando as mesmas atitudes de antes, isso só prova que sua mente continua a mesma.
A mudança de mente e provada através dos resultados que você produz em seu negócio e em sua vida..


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