Páginas

terça-feira, dezembro 16, 2025

Nariz dos Cachorros.

O nariz do cachorro (trufa) é um órgão sensorial incrível, com um olfato muito superior ao humano, que também ajuda na regulação da temperatura e serve como "impressão digital" única, com suas ranhuras, e um indicador de saúde, sendo que alterações na cor, umidade ou textura (como ressecamento, rachaduras) podem sinalizar problemas como desidratação, alergias ou doenças, exigindo atenção veterinária.  

Funções e Características
Super Olfato: Cães têm milhões de células olfativas (até 300 milhões contra 5 milhões nos humanos), captando cheiros em concentrações mínimas, além de poderem farejar emoções. 
Regulação Térmica: O nariz molhado ajuda a dissipar calor; cães também transpiram pelo focinho e ofegam para se resfriar. 
Identidade Única: As ranhuras e padrões na trufa são como impressões digitais, exclusivas para cada cão. 
Comunicação: O cheiro no focinho fornece informações sobre outros cães (sexo, humor, etc.). 
Quando Prestar Atenção (Sinais de Alerta)

Cor: Perda de pigmentação (nariz de inverno/neve) é normal, mas manchas ou palidez podem indicar alergias ou problemas autoimunes. 
Textura: Nariz muito seco, rachado, com feridas, crostas ou descamação, junto com outros sintomas, pode ser desidratação, queimadura solar ou infecção. 
Secreções: Corrimento nasal, chiado ou espirros exigem investigação veterinária. 
O que é "Normal"?

Um nariz molhado e frio é comum, mas um nariz seco não é sempre um problema, especialmente após o sono ou em dias quentes, se o cão estiver bebendo água e se hidratando. 
Observe o comportamento geral do cão; alterações no focinho associadas a apatia, falta de apetite ou outros sinais clínicos devem ser investigadas por um veterinário. 

Nariz do cachorro mudando de cor: o que pode ser? - Petlove
20 de ago. de 2020 — Alterações brandas. Algumas alterações menos agressivas devem ser consideradas quando se observa uma despigmentação nasal, como a hipopigmenta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário