.

sábado, outubro 22, 2011

Cachorros - Mitos e Especulações/Zoonoses.




            

Cachorros - Mitos e Especulações/Zoonoses: Existem muitas duvidas e especulações a respeito das doenças que são tranmitidas, principalmente por animais domesticos como cachorros e gatos, e tambem a forma de como elas são propagadas por estes, e consequentemente como contaminam as pessoas. Descrevere-mos então a seguir, algumas das mais comentadas e discutidas teorias e mitos a respeito das zoonoses mais comuns, ou seja as principais doenças transmitidas pelos cachorros e outros animais domesticos ou não aos seres humanos.


1. "A mordida ou a baba do cachorro transmite a raiva"
Está afirmação está apenas parcialmente correta, pois os cachorros afetados pela raiva salivam bastante, ou seja "babam" por não conseguirem engolir a própria saliva, e devido à paralisia que a doença causa. A mordida desses animais transmite a raiva, porém, um cachorro só pega raiva se for mordido por outro animal doente. Inclusive a grande maioria dos cachorros não é portadora do vírus da raiva, principalmente aqueles que são vacinados. Sendo assim então, realmente apenas a saliva ou a "baba" proveniente da mordida de um animal contaminado e consequentemente doente, pode sim transmitir a raiva.




2. "Cachorro que baba ou espuma, com toda a certeza está contaminado pela raiva"
Está afirmação está totalmente equivocada, e quase que totalmente errqada, pois nem todo cachorro que saliva, espuma ou "baba" pode estar contaminado pelo virus da raiva. pois inclusive os cachorros quando intoxicados, podem apresentar intensa salivação, assim como cachorros ou gatos que ingeriram medicamentos de sabor desagradável tambem podem espumar, e tambem animais submetidos a um forte estresse também podem salivar.




3. "Cachorro que corre em volta do rabo está louco"
Afirmação totalmente errada, pois muitos cachorros correm atrás do rabo por costume, ou tambem por uma manifestação de ataque convulsivo. E obviamente o cachorro que corre atrás do rabo, não está louco, nem com raiva.




4. "O gato com toda certeza, transmite determinadas doenças para mulher grávida"
É uma afirmação parcialmente correta, pois os gatos domésticos podem contrair a toxoplasmose através da carne crua ou ingestão de pombos e outras aves contaminadas. Inclusive os gatos não apresenta sinais clínicos da toxoplasmose, e eliminam o parasita pelas fezes, na forma de oocistos, e que podem levar até 5 dias para se tornarem infectantes. E a mulher que contrair toxoplasmose durante os três primeiros meses da gestação poderá ter sérios problemas com o feto. Antes de engravidar, caso ela possua ou tenha contato com animais, deve fazer um exame para detectar se já tem a doença, mas não apresenta sintomas. Se tiver toxoplasmose, deverá ser tratada antes de engravidar. Caso contrário, deverá evitar o contato com fezes de gatos, nos três primeiros meses de gestação. Entretanto a família não precisa-rá absolutamente se desfazer do seu gato de estimação, no caso de gravidez na família. Pode-se inclusive se fazer um exame sorológico (no sangue) no gato para se saber se ele é portador da doença, ou simplesmente, se evitar o contato da mulher grávida com os dejetos do gato. E a ingestão de carne mal cozida ou crua pela gestante, tambem deve ser evitada, pois está é a principal forma de se contaminar e se adquirir a doença. pois a carne ou os seus derivados como linguiça, salshicha e outros embutidos podem eventualmente estarem contaminados e, sem o devido cozimento, consequentemente transmitir a toxoplasmose.




4. "Cachorro na praia transmite doenças"
Está afirmação está parcialmente correta, pois nem todos os cachorros podem transmitir doenças às pessoas se freqüentarem a praia. Porém, se o cachorro estiver com vermes, e defecar na areia, os ovos microscópicos desses parasitas poderão se transformarão em larvas. E estas larvas consequentemente podem penetrar na pele das pessoas, causando o "bicho geográfico". Os cachorros que são vermifugados, ou seja, tomam remédio para vermes regularmente, certamente não transmitirão as larvas às pessoas. De qualquer forma, deixar o cachorro fazer suas necessidades na areia da praia, com o sem vermes, é uma ato totalmente errado, anti-social e irresponsável.




5. "Os gatos podem transmitir asma para as pessoas e principalmente para as crianças"
Está tambem é uma afirmação totalmente errada, pois a asma, também conhecida como bronquite, bronquite alérgica, bronquite asmática ou asma brônquica é uma doença alérgica, e portanto não é transmissível. E crianças ou pessoas que sofrem de asma, podem ter crises quando em contato com os pêlos de gatos e outros animais. Pois os pêlos do gato ou os ácaros presentes na pelagem (o mesmo ácaro existente na poeira), em algumas pessoas, podem vir a desencadear as crises.




6. "O gato também tem AIDS"
Outra afirmação totalmente errada, pois a FAIDS é uma doença que causa imunodeficiência em felinos, mas que não tem nada a ver com a AIDS humana. É sua transmitição ocorre unicamente entre os gatos. Pois em absoluto não se trata da mesma doença, nem é transmitida aos seres humanos.





7. "A urina dos ratos pode transmitir doenças"
Está é uma afirmação apenas parcialmente correta, pois os ratos são transmissores da leptospirose, que é uma doença que atinge o homem e animais através da urina desses roedores. Porém, nem todo os ratos estão potêncialmente infectados com a leptospirose. E em caso de dúvida, evite o consumo de alimentos ou o uso de rações para animais, que possam vir a estar contaminados pela urina de ratos. Assim como tambem, o contato com águas de enchentes, que podem estar contaminadas pela urina desses roedores que vivem nos esgotos.








sexta-feira, outubro 21, 2011

Cachorros - Insuficiência Renal.



Cachorros - Insuficiência Renal: Todo o líquido que é ingerido pelos cachorros, e tambem  outros animais, assim como acontece no organismo humano, é absorvido e depois passa para o sangue. E através do sangue, a água passa por dois filtros bastante seletivos, e estes filtros são exatamente os rins. Inclusive a função desses órgãos é muito importante, pois são os rins que se encarregam de regular a quantidade de urina formada, que liberam as toxinas para fora do organismo e retem os compostos importantes, e que não devem ser eliminados, como as vitaminas, proteínas, sais minerais etc... E quando a capacidade de filtragem dos rins, apresenta-se insuficiente, prejudicada ou alterada, são a principio sintomas de que o cachorro possa vir a estar com insuficiência renal. 



Pois quando os rins ou "filtros" não estão funcionando adequadamente, o reflexo mais importante é a alteração consequente e imediata na quantidade de urina formada. E dependendo do tipo e do grau de lesão apresentada nos rins, o cachorro pode até vir a parar de urinar, ou passar a urinar em grande quantidade e com freqüência. E estas alterações, consequentemente, irão tambem desequilibrar o seu organismo como um todo. Nas lesões agudas, normalmente causadas por infecções urinárias que atingem os rins, o cachorro urina muito pouco ou até mesmo chega a não urinar por um ou vários dias. Quando isto ocorre, as toxinas que deveriam ser liberadas pela urina vão sendo retidas em seu organismo. 



Causando intoxicação, e o cachorro passa então a ter sintomas gerais como vômitos, inapetência, apatia, etc.. Entretanto há outros fatores que tambem podem vir a causar diminuição na quantidade de urina tais como, cálculos urinários (nesse caso a urina é formada, mas não pode ser eliminada pela obstrução causada pela pedra), desidratação grave, hemorragias severas, etc.. E quando é formada pouca urina, esta se apresenta bastante concentrada, de coloração amarelo forte ou escurecida. Sendo que o tratamento consiste em basicamente eliminar as toxinas do organismo, administrando medicamentos que "estimulem" os rins. 


Associado a isso, é preciso combater a causa principal da falta de formação de urina. Ou seja, combater a desidratação ou a hemorragia, combater uma possível infecção renal, etc.. No caso de lesões renais crônicas, os rins perdem a capacidade seletiva e permitem que a água, vitaminas e proteínas, tão importantes ao organismo, sejam eliminadas em quantidade. Ao mesmo tempo, permitem que a uréia e a creatinina, compostos tóxicos, sejam retidos. E o cachorro passa a urinar a todo o momento, em quantidade exagerada e tambem passa a beber muita água. Apresenta tambem vômitos, falta de apetite, desidratação e emagrecimento. 



Inclusive a anemia tambem ocorre frequentemente em cachorros com insuficiência renal crônica, já que os rins produzem fatores que estimulam a formação de sangue pela medula óssea. Outras doenças também podem fazer com que o animal urine muito e constantemente, como a diabetes, ou medicação a base de cortisona por longos períodos, etc.. E o tratamento visa a restabelecer o equilíbrio orgânico, com uma dieta apropriada, com baixo teor de proteína, suplementos vitamínicos e até anabolizantes, na intenção de aumentar a capacidade dos rins. Inclusive nas lesões crônicas, que muitas vezes se manifestam quando grande parte dos rins já perdeu suas funções, não é possível a recuperação do órgão, mas apenas controle da doença. 



E o diagnóstico da doença renal é feita através de exames laboratoriais (exames de sangue), radiografias e ultra-sonografia. O transplante de rins tambem já é feito em cachorros e outros animais, porém, não é uma cirurgia rotineira, e é necessário haver um doador compatível. porem a hemodiálise já é um tratamento realizado em cachorros e gatos, e com bastante sucesso. E tambem é fundamental e muito importante, se ficar atento às alterações significativas no hábito de urinar dos cachorros e tambem outros animais domesticos. Pois a prevenção e o socorro imediato e a tempo é o tratamento mais eficaz.











quinta-feira, outubro 20, 2011

Cachorros - Testes e Vivissecção.




Cachorros - Testes e Vivissecção: A utilização de animais ainda vivos em cirurgias e experimentos nos cursos de medicina, medicina veterinária, biologia, psicologia e odontologia, dentre outros, é uma prática ainda comum no Brasil. Pois cachorros, gatos e tambem outras espécies como cavalos, coelhos, camundongos entre outros são submetidos constantemente a cirurgias e testes, na maioria das vezes extremamente dolorosos, sob o pretexto de "ensino didático" ou "pesquisa científica". Os procedimentos são indescritíveis e é preciso ter coragem para conhecer detalhes e ver fotos dos animais submetidos a tamanha crueldade. E a procedência dos animais que são submetidos a toda está crueldade desnecessaria, e que lhes acomete um doloroso e indiscritivel sofrimento. 


São geralmente vira-latas ou de cachorros ou gatos de raça, que foram abandonados por seus responsáveis ou encontrados vagando pelas ruas. E eles aguardam resignados pela hora do sacrifício nos centro de zoonoses, e muitos ainda são vendidos, em um comércio macabro por algumas prefeituras às universidades. Estressados e muito assustados, são enviados aos institutos de ensino para servirem de cobaias em aulas práticas. Alguns são operados e mortos em seguida, outros são colocados em canis ou gatis, em condições precárias, sem assistência adequada no pós-operatório (analgésicos, principalmente), onde ficam aguardando uma próxima cirurgia ou experimento, são submetidos a desumanos e brutais sofrimentos. 


Onde os animais são cegos, escaldado, eletrocutado, paralisados, queimados, enlouquecido e transformados em viciados em drogas entre outras situações extremamente dolorosas, desesperadoras e agonizantes. Sem contar tambem os experimentos, e são incontaveis as experiências, onde Animais são utilizados para testar uma ampla gama de substâncias, tais como herbicidas, tabaco, cosméticos, pomadas, sprays e diversas drogas. E cachorros são envenenados até a morte para testar a dosagem letal de produtos, tais como limpadores de forno. E muitas empresas fazem testes com animais que são alimentados à força, onde são injetadas uma quantidade excessiva de alimentos com um determinado percentual do produto testado. 


E onde chegam a morrer por hemorragia mais de 50% dos animais submetidos aos testes, no prazo de alguns dias.  E para testar alergia a detergentes e outros produtos domésticos, são pingados amostras nos olhos de coelhos e tambem esfregada na pele previamente raspada das cobaias, e tudo "em nome e pelo bem da ciência". Felizmente em muitos países da Europa e tambem nos Estados Unidos, os experimentos com animais, assim como o seu uso didático foi abolido. No Brasil, embora exista uma "lei que os proteja", os animais ainda continuam a ser intensamente utilizados, e submetidos a torturas indescritiveis. A lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Meio ambiente e ecologia), é bem clara: "Incorre nas mesmas penas (detenção de 3 meses a um ano, e multa) quem realiza experiências dolorosas ou cruéis em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.". 


Embora existam muitas e variadas alternativas, inclusive já amplamente utilizadas em outros paises, Infelizmente no Brasil, para a grande maioria das universidades, pesquisadores e professores destas areas especificas é mais comodo, barato e mais "pragmatico e realista", se utilizar animais vivos, e afinal qual é o problema em submete-los a tamanha crueldade e sofrimento, afinal quem se importa, são só animais. Porem apesar de toda está cultura morbida e indiferença existentes no Brasil, felizmente a Faculdade de Medicina Veterinária da USP, está dando um belo e memoravel exemplo, e já não utiliza mas animais vivos em suas aulas de técnica cirúrgica. Em vez disso, utiliza cadáveres, especialmente preparados, de animais que tiveram morte natural em clínicas e hospitais veterinários. 


E os alunos também praticam cirurgias de castração em cães e gatos levados pelos proprietários. Isso sem falar na ampla utilizaçaõ de recursos substitutivos que envolvem modelos e manequins simuladores, filmes e vídeos interativos, simulação computadorizada e realidade virtual, provando as mentes medievais, atrazadas e primitivas que é possivel, que haja estudos e evolução cientifica com o uso respeitavel e digno de animais, sem a necessidade de submete-los a tratamentos experimentos crueis, desumanos, barbaros e primitivos. Então pare-mos já com está cultura morbida e com estas estas praticas abominaveis, covardes, crueis e sanguinárias. Pois se existem alternativas, não há razão para se continuar cometendo-se tamanha crueldade, tortura e sofrimento aos animais em aulas praticas, estudos e experimentos. 


Deve-mos Lutar para que seja banida a prática de vivissecção nas escolas de ensino e que seja de conhecimento público as empresas que utilizam animais como cobaias na indústria farmacêutica e cosmética, através de especificação no rótulo dos produtos. Assim, é possível o boicote às empresas que ainda se utilizam destas práticas abominaveis, sanguinárias e cruéis contra os animais. Pedimos desculpas pelo conteudo forte, cruel, desumano e até macabro das fotos apresentadas. Porem foi a forma que encontramos de mostrar a realidade dantesca e o terrivel e cruel sofrimento que é imposto aos inocentes e indefesos animais. Durante as aulas praticas nas universidades. 


Fazendo vivissecção em animais vivos, ou atrás de portas trancadas no mundo secreto dos laboratórios que fazem e promovem pesquisas da forma mais fria, desumana, cruel e sanguinária utilizando-se de animais, e sendo totalmente insensiveis aos sofrimentos que lhes infringidos , sob a hipocrita alegação, de que é tudo em prol da ciência e para o beneficio da humanidade.  Portanto uma imagem vale por mil palavras, e essas fotos mostram uma pequena parte da frieza, da desumanidade, da indignidade, da covardia e da crueldade com que são tratadas e sacrificadas estas pobres e vulneráveis criaturas, que nada podem fazer para se defender para evitar este dantesco e macabro destino.












quarta-feira, outubro 19, 2011

Cachorros - Corte Cauda/Orelha.




           

Cachorros - Corte Cauda/Orelha: O corte da cauda e das orelhas dos cachorros já era praticado antes mesmo das raças serem organizadas em clubes e possuírem um padrão oficial. E as justificativas para se realizar essas amputações eram de que serviam para minimizar as lesões e machucados em cachorros do tipo Bracos, Terries, Weimarers entre outros, decorrentes de sua intensa utilização na caça. Pois inclusive ferimentos neste local, podiam causar um grave e intenso sangramento. porem,os outros motivos, são de ordem puramente estética, que é para poder conferir um aspecto mais leve e compacto a algumas raças de trabalho, como a rottweilers, dobermans e boxers. 




Inclusive atualmente, o corte da cauda e das orelhas tem motivo apenas e unicamente estético, não estando ligado à nenhuma funcionalidade pratica que possa eventualmente conferir quaisquer beneficio ao cachorro. E felizmente, muitos países já aboliram a prática destas cirurgias com intuito meramente estético, inclusive o Brasil. Pois em 19 de março de 2008, o Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil, proibiu os veterinários de realizarem o corte de orelha ou cordas vocais de cachorros para evitar que latam, assim como a amputação das garras dos gatos para que eles não "destruam os móveis". E a resolução diz que "Ficam proibidas as cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie. 




Sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicações clínicas". E tambem a cirurgia de corte de cauda foi desaconselhada, porem ainda não foi proibida. E o padrão para o corte de cauda depende da raça, podendo ser bem curto ou amputado parcialmente. Inclusive a cauda é uma 'extensão' da coluna vertebral dos cachorros, sendo formada por várias pequenas vértebras. E apresenta inúmeras terminações nervosas, por isso é uma parte bastante importante e sensível do corpo do animal. Entretanto no Brasil ainda persiste este ato de mutilação inutil e cruel, que é feito somente para atender aos desejos de vaidade dos responsáveis pelos cachorros, que acabão sendo desnecessariamente mutilados.  




E já há muitos anos, a caudotomia passou a ser proibida em quase toda a Europa, por ser considerada uma cirurgia extremamente cruel para os cachorros, inclusive existem países que chegam a proibir a entrada de cachorros com cauda amputada em seu território. E a caudotomia é feita por volta de 3 dias de idade no filhote, embora o padrão de muitas raças recomende o corte, ela não é obrigatória. Podendo inclusive um cachorro com cauda íntegra, obter pedigree e participar perfeitamente de exposições. E tambem a cauda do cachorro é muito importante e muito utilizada por eles, como um efetivo meio de comunicação entre os proprios cachorros e tambem com outros animais. 




Pois além de tambem ajudar no equilíbrio, através da posição da cauda, os cachorros conseguem demonstrar as suas intenções. Por exemplo, a cauda abaixada pode significar submissão ou medo, a cauda alta abanando de um lado para outro significa alegria, porem pode ter o sentido de agressividade ou dominância se o movimento for apenas leve, ou seja, através da cauda, o cachorro consegue expressar-se. Felizmente atualmente, já começa a haver uma concientização entre os responsáveis, inclusive com muitos já optando por não fazer a caudotomia em seus cachorros, e reservando um filhote antecipadamente com o criador, e solicitando que o rabo não seja cortado. Inclusive há pessoas que, quando compram seu cachorro com o rabo curto. 




E por desconhecimento acham até que "ele já nasceu assim", mas são raros os casos de cachorros que nascem com a cauda bem curta ou com a ausência dela. E é preciso analisar a real necessidade de amputar-se uma parte do corpo de um cachorro ou qualquer outro animal, pois se for apenas por motivo estético é algo totalmente questionável e até condenável. E mesmo que algumas raças de cachorros aparentemente possam parecer ficarem mais bonitos com a cauda mutilada, embora a beleza seja algo muito subjetivo para ser analisado. Trata-se de uma questão meramente cultural, pois já há o costume e o habito de se  ver muitas raças com o rabo cortado. E os mesmo cachorros, de cauda longa e natural, podem a principio até causar uma certa estranheza. 




Porem a mutilação de cachorros puramente por motivos esteticos e de vaidade é algo inaceitavel, em uma sociedade que quer se dizer civilizada. Entretanto existem casos onde há necessidade de que seja feita a amputação, como por exemplo quando o cachorro morde insistentemente a ponta do rabo, fere com frequência a extremidade ao bater em objetos, podendo consequentemente causar ferimentos e sangramentos cronicos, e dependendo da situação até tumores. Pois devemos sempre considerar e priorizar o bem-estar dos cachorros, antes de qualquer capricho ou vaidade estética, e principalmente saber respeitar o direito que os cachorros têm de poderem expressar-se e comunicar-se naturalmente conosco e com a sua própria espécie.













COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado