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sexta-feira, maio 02, 2014

"Morte sem Sofrimentos" - Cachorros.


"Morte sem Sofrimento" - Cachorros:  Depois de alguns anos de prática na clínica de pequenos animais, foi-se desenvolvendo em mim uma crescente inquietude acerca deste tema. Sempre achei necessário ter uma posição, uma atitude coerente e sobretudo honesta frente a esta situação onde tantas vezes me vi envolvido. Em muitas destas vezes, o resultado mecanicamente escolhido estava de acordo com os “usos e costumes” social e profissionalmente aceitos.

Passaram-se uns tantos anos: acumulei experiência, observei com cuidado e atenção, incorporei informação e atualmente creio poder expressar uma opinião.

Antes de tudo, devemos esclarecer o significado da palavra eutanásia, com o propósito de que todos saibam a que nos referimos quando a mencionamos. Pessoalmente acho que é empregada de forma incorreta uma vez que, segundo sua etimologia, significa “boa morte” ou “bem morrer” e o dicionário a define como “morte sem sofrimento”. Raramente aquele que a pratica se detém para pensar se está provocando algum tipo de sofrimento em sua vítima. Recordemos, como exemplo, o tristemente difundido uso de miorrelaxantes que, simplesmente, matam por asfixia.

Vou tratar apenas da situação limite que ocorre na relação entre paciente, tutor e médico veterinário, na prática diária da clínica de pequenos animais, excluindo aqui todas as outras circunstâncias, razões e meios pelos quais chega-se a decidir que um ou vários animais devem morrer. A análise das motivações culturais, sociais, sanitárias e econômicas implica em um conhecimento técnico amplo e profundo de cada um desses campos e não me parece prudente tratá-los superficialmente. De todo modo, qualquer que seja o ponto de partida, a meta é a reivindicação de um princípio ético fundamental: o respeito pela vida em todas as suas formas.

Da mencionada relação entre paciente, tutor e médico veterinário, tentarei analisar, primeiro, as diversas atitudes de dois de seus membros. Deste modo, sigo o costume estabelecido em nosso meio: prescindir da opinião do terceiro. Deixarei para o final a observação da situação e a atitude deste terceiro personagem que é, obviamente, o paciente.

É imprescindível que o médico veterinário e o tutor coincidam em sentido afirmativo para que o fato aconteça.

Por que o tutor decide que seu animal deve morrer?

1-Porque está muito velho, surdo, quase cego e caminha com dificuldade e “ele não pode suportar” vê-lo nestas condições, recordando os momentos felizes que passou vendo-o brincar quando era jovem.

2-Porque, ainda que seja jovem, “ele não tolera” vê-lo com esse aspecto horrível da enfermidade da pele, crônica e tão rebelde aos tratamentos e que, por outro lado, produz um cheiro tão desagradável, “pobrezinho”(?).

3-Porque a enfermidade é grave, com poucas possibilidades de ser superada e “ele sofre muito” pensando que, após tanta luta e dor, de qualquer forma seu animalzinho pode morrer.

4-Porque a situação familiar derivada da preocupação pela enfermidade do animal, “tornou-se insustentável”.

5-Porque, sinceramente, crê que existe uma possibilidade de poupar sofrimentos supostamente inúteis em um animal que ama de verdade.

6-Porque aceita o conselho do médico veterinário.

Os quatro primeiros casos – cujos argumentos tenho ouvido, quase textualmente, com muita frequência – são o resultado de uma atitude absolutamente egoísta, referindo-se à preocupação que o tutor tem pelo seu próprio bem-estar e esquecendo de considerar quem de fato necessita.

Quem nos deu tantos momentos felizes durante muitos anos, merece que dediquemos alguns meses de esforço e alguma preocupação para ajudá-lo a transitar sem dor pelos últimos momentos de sua vida.

O ser que nos orgulhou com sua beleza não merece ser condenado à morte porque momentaneamente não satisfaz às necessidades estéticas de nossa vaidade.

Nossa própria dor pelo enfermo que sofre não pode ser contemplada antes da dor do enfermo, porque é ele quem necessita de ajuda.

E a situação familiar? Muitas vezes se invoca a presença das crianças, para as quais a situação resultaria uma experiência desagradável. Por que não aproveitar para brindá-las com um exemplo de solidariedade para com aquele que sofre e de amor pela vida?

Os motivos expressados nos casos 5 e 6 merecem ser incluídos nas considerações gerais. Seria bom pensar se por trás desse “poupar sofrimento” não se oculta a intenção de livrar-se de um verdadeiro peso ou se o conselho do profissional não é apropriado e oportuno para aliviar um sentimento de culpa pela consumação de um ato que não se poderia levar a cabo sem a presença de um cúmplice.

Por que o médico veterinário decide que seu paciente deve morrer?

1- Porque o considera incurável.

2- Porque as escassas possibilidades de cura não justificam os esforços de todo tipo que deveriam ser realizados.

3- Para poupar seu paciente de sofrimentos “ supostamente inúteis”.

4- Porque o tutor pede.

O prognóstico de incurabilidade é pronunciado com frequência de forma muito chamativa, a tal ponto que caberia questionar a utilidade de tantos anos de estudos realizados por veterinários, uma vez que, aparentemente, só são “atendíveis” as enfermidades que não apresentam verdadeira gravidade.

Como médico veterinário, devo confessar que o prognóstico de incurabilidade, sobretudo se o diagnóstico vem acompanhado de alguns exames complementares e a sentença é pronunciada em tom acadêmico, é uma saída elegante cheia de vantagens. A saber:

1- Libera da responsabilidade de enfrentar um tratamento com probabilidades de fracassar. Os fracassos, ainda que em casos gravíssimos, sempre provocam certa perda de prestígio.

2- Alivia o esforço de trabalho e dedicação que significa um enfermo grave.

3- No caso da morte induzida ser aceita pelo tutor (coisa muito provável ), acaba-se prontamente com um “caso problema”, dispondo-se de mais tempo para as vacinações e casos sem gravidade, que são a fonte mais importante de ingressos fáceis.

Pessoalmente, quando, diante de um caso muito grave, me requerem um prognóstico definitivo, costumo responder que só podemos estar seguros daquilo que conhecemos com certeza, porém este tipo de conhecimento certeiro é muito escasso entre os homens. O que conhecemos é ínfimo em relação ao que não conhecemos. Deste modo, ninguém, ninguém em absoluto, pode ter a certeza, a segurança de que um paciente indefectivelmente morrerá. Dito de outra maneira, só poderemos assegurar a incurabilidade de um paciente quando este estiver morto.

Todos os milagres são simples evidências de nossa ignorância. Continuo assombrado cada vez que presencio a cura de um caso que, de acordo com o diagnóstico da entidade clínica, perfeitamente realizado, deveria ser considerado como perdido. Da mesma forma, me assombro diante do fatal desenlace de casos que aparentemente estavam bem controlados.

Sendo assim, podemos nos perguntar: devemos condenar um animalzinho à morte simplesmente porque ignoramos a forma de curá-lo?

Nossa missão como médicos é lutar pela vida do enfermo, tratando sempre de curá-lo ou ao menos aliviá-lo, com todos os meios disponíveis, colocando-nos ao seu lado e não ao lado da enfermidade e da morte. Todo ser vivo tem o direito de ser favorecido pelo “milagre” e não podemos negar-lhe esta oportunidade.

Com frequência, esquece-se de consultar outros profissionais e especialmente evita-se recorrer a outro tipo de medicina não convencional ou a métodos considerados mágicos ou curandeiros, como se o dogma científico fosse mais importante que a vida do paciente.

Como podemos trair aquele que nos pede ajuda e confia em nós? O orgulho pessoal, a necessidade de prestígio, consideração e, inclusive, o interesse material, valem mais que a vida e o bem-estar de nosso paciente?

Aprofundando um pouco mais, afirmo que os homens, qualquer que seja o grau de autoridade científica, social ou cultural alcançado, não temos o direito de destruir aquilo que somos incapazes de criar e cujo profundo mistério desconhecemos: a vida.

Na situação analisada, quando falo de vida, refiro-me especificamente à vida do paciente.

Tratarei agora da condição do “terceiro personagem”, a quem considero o mais importante.

Se ele pudesse falar e lhe perguntássemos sua opinião, o que diria?

Se ele pudesse… porém… não pode? Quantos de nós e, quantas vezes, nos detivemos a escutar sua voz?

Todos os animais são capazes de fazer-nos saber o que querem, o que sentem, especialmente se convivemos com eles. No caso de animais doentes, esta expressividade conserva-se e até exalta-se em alguns, resultando quase óbvio que, além da expressão e da atitude, cada sintoma é um pedido de ajuda.

Além disso, foi observado que os animais são capazes de certo “voluntarismo” com relação a sua vida, tal é o caso de cães que, por terem morrido seus tutores, “decidem” morrer também” (cada leitor deve conhecer uma história semelhante).

Apresento a seguir um episódio arrepiante de sobrevivência voluntária, a mim relatado por uma pessoa próxima dos protagonistas da história, da qual foi testemunha ocular. Tratarei de resumi-lo.

Um homem, por razões de trabalho, deve viajar e ausentar-se por um período bastante longo. Seu cão, já velho, permanece em sua casa em companhia da família. Na ausência do tutor, o cachorro adoece gravemente e o médico veterinário que o atende prognostica um desenlace fatal em curto prazo, chegando, inclusive, a propor a morte induzida para evitar o que considerava uma agonia inútil.

Os familiares preferem não tomar nenhuma decisão sem o consentimento do tutor que, ao ser comunicado do fato, decide regressar para casa.

Enquanto isso, passam os dias e o cachorro permanece em um estado de estupor comatoso, não come nem bebe, apenas respira. Ninguém, nem mesmo o médico veterinário, consegue explicar como é possível que continue vivendo. Já deveria estar morto.

Permanece nessas condições por quase uma semana. Finalmente o tutor regressa e o cachorro, que tinha permanecido “inconsciente” todo esse tempo, ao entrar o tutor, levanta a cabeça e olha para ele. O tutor aproxima-se e, chorando, o acaricia.

No momento em que recebe a carícia, o cachorro morre.

Como é possível que tutor e veterinário decidam, às vezes tão superficialmente, o destino de uma vida como esta?

Alguém poderia dizer e, de fato tenho ouvido isso muitas vezes, que é “desumano” permitir a dor “inútil” de um cão que nem tem esperanças de salvação.

Tenho mencionado a relatividade e subjetividade do conceito de incurabilidade, de modo que agregarei outra afirmação: creio que não existe nenhuma dor física que supere aquela que produz a certeza da morte artificial iminente produzida com a cumplicidade de quem se tem amado tanto.

Poucas pessoas ignoram que os cães percebem nossa atitude, ainda que não façamos absolutamente nada, de maneira que é evidente que “sabem” o que vamos fazer e quando começamos a fazê-lo. Quando chamamos nosso cachorro para sair para passear, ele vem imediatamente, porém quando o chamamos para tomar banho (quando não gosta de banho) ele se esconde, ainda que nosso tom de voz possa ser igual. Quando o levamos ao consultório do veterinário, resiste a passar por este lugar, ainda que o caminho seja o mesmo que fazemos para levá-lo à praça. Há ainda muitos outros exemplos.
Como podemos pensar, então, que ele não sabe que vamos matá-lo?

Ele sabe disso e nenhum sofrimento físico é comparável com a angústia que este fato lhe produz.

Quem já olhou nos olhos de um cão neste momento, não esquecerá jamais este olhar. Eu nunca o esquecerei. Como também não esquecerei nunca o último caso de “eutanásia” que cheguei a praticar.

Tratava-se de uma cadela com uma encefalite em período depressivo, que encontrava-se em coma havia quarenta e oito horas. Quando, em cumplicidade com o dono, convencidos de que era o melhor, tomamos a nefasta decisão, preparei a seringa e, ao inclinar-me sobre meu paciente para injetá-la, começou a sacudir-se tentando, ainda inconsciente, levantar-se como para escapar.

Estou absolutamente convencido de que ela sabia o que eu ia fazer.

E, se eles conhecem as nossas intenções, como vamos abandoná-los justamente quando mais necessitam de nós? Não somos capazes de dedicar-lhes alguns dias, horas ou semanas, enquanto eles foram capazes de dedicar-nos toda sua vida?

Estou me referindo principalmente aos cães porque é uma das espécies que têm maior contato com o ser humano e, portanto, nos sentimos familiarizados com eles. Todos, absolutamente todos os seres vivos, sofrem a morte e digo “a morte” e não exclusivamente sua própria morte. Como exemplo disso bastaria remeter-se às extraordinárias experiências relatadas no famoso livro A vida secreta das plantas.

O único que conhecemos da vida são suas manifestações: uma das principais características observadas na substância viva é sua luta constante pela conservação da vida. Cada célula, cada ser unicelular, cada partícula do protoplasma está lutando para conservar-se viva, para dispor do maior tempo possível para alcançar suas “metas biológicas”.

Então, este animalzinho que estamos planejando matar, não se sentiria feliz, apesar das dores de uma enfermidade que o está derrotando, em saber que estamos ao seu lado, lutando pela sua vida até o último momento?

Cada ser vivo tem seu tempo. Seu tempo para nascer e seu tempo para morrer.

Não conhecemos as leis que regem a infinidade de circunstâncias que conduzem ao nascimento de um novo ser, de um ser único, inédito, irreproduzível, e a infinidade de circunstâncias que determinam o final desta vida única e inédita.

Matar é apenas isso: matar, destruir a vida. Jamais devemos admitir que a morte artificial, provocada, possa produzir algum benefício.

Todo ser vivo tem o direito de viver até seu último instante, de dispor de todo seu tempo e de alcançar “seu próprio fim”, sua morte natural e esta é a única, a verdadeira eutanásia. Todo o resto é assassinato.

“Não matarás”, nos diz um dos Mandamentos, e isto quer dizer também “ não matarás em teu coração”, que significa a profunda e verdadeira atitude vital de respeito pela maravilhosa Criação na qual estamos incluídos. Em outras palavras, só o amor pode salvar-nos.





"Os Animais Podem ser Seres Morais" - Cachorros.


"Os Animais Podem ser Seres Morais" - Cachorros: Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

Animais tem Vida Emocional Rica Profunda - Cachorros.


Animais tem Vida Emocional Rica e Profunda - Cachorros: Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

Compreender as Emoções Animais - Cachorros.


Compreender as Emoções Animais - Cachorros:  Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

Ainda Argumentam que os Animais não Sentem Emoções - Cachorros.


Ainda Argumentam que os Animais não Sentem Emoções - Cachorros:  Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

"Cão Guia" Para seu Amigo Canino Cego - Cachorros.


"Cão Guia" Para seu Amigo Canino Cego - Cachorros: Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

Comportarem-se de Forma Adaptável e Flexível - Cachorros.


Comportarem-se de Forma Adaptável e Flexível - Cachorros:  Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

Como as Emoções nos Animais Evoluíram - Cachorros.


Como as Emoções nos Animais Evoluíram - Cachorros:  Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

"Qual a Sensação de Ser um Cão ou um Lobo" - Cachorros.


"Qual a Sensação de Ser um Cão ou um Lobo" - Cachorros:  Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

Os seus Olhos - Cachorros.


Os seus Olhos - Cachorros:  Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

"Claro que Eles Tem" - Cachorros.


"Claro que Eles Tem" - Cachorros:  Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

Basta Olhar para Eles - Cachorros.


Basta Olhar para Eles - Cachorros:  Uma das perguntas mais quentes do estudo do comportamento animal é: “Os animais têm emoções?” E a resposta simples e correta é: “Claro que eles têm.” Basta olhar para eles, ouvi-los e, se tiver coragem, sentir os odores que espalham quando interagem com amigos e inimigos. Olhe para os seus rostos, caudas, órgãos e, mais importante, os seus olhos. O que vemos do lado de fora nos diz muito sobre o que está acontecendo dentro das cabeças e dos corações dos animais . As emoções animais deixaram de ser um mistério.

Quando comecei meus estudos há três décadas atrás, a pergunta era: “Qual é a sensação de ser um cão ou um lobo?”-Pesquisadores , quase todos céticos, , passavam o tempo se perguntando se os cães, gatos, chimpanzés e outros animais sentiam, mas sentimentos não se encaixam sob um microscópio .

Mas agora há muito menos céticos; revistas científicas de prestígio publicam ensaios sobre a alegria em ratos, a dor em elefantes e a empatia em camundongos e ninguém pisca. A questão de real importância não é se os animais têm emoções, mas como as emoções nos animais evoluíram. Simplificando, as emoções têm evoluído como adaptações em numerosas espécies. Elas servem como uma cola social de relacionamento uns com os outros animais e também catalisam e regulam uma grande variedade de encontros sociais entre amigos e inimigos.

Emoções permitem aos animais comportarem-se de forma adaptável e flexível, utilizando vários padrões de comportamento em uma grande variedade de locais. A pesquisa mostrou que os ratos são roedores empáticos, mas acontece que eles são amantes da diversão também. Também lemos relatos de iguanas na busca do prazer; baleias amorosas; babuínos irritados; elefantes que sofrem de flashbacks psicológicos e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT-elefantes têm um enorme hipocampo, uma estrutura cerebral no sistema límbico, que é importante no processamento de emoções ; pode ser observado o luto em lontras, gralhas e burros; o peixe é sensível e foi possível encontrar um cão com visão que serve como um “cão guia” para seu amigo canino cego.

Hoje o paradigma mudou a tal ponto que o ônus da “prova” agora recai sobre aqueles que ainda argumentam que os animais não sentem emoções.

Muitos pesquisadores também reconhecem que devemos ser antropomórfico (atribuir características humanas a animais) quando discutimos as emoções animais, mas que, se fizer isso com cuidado, ainda podemos dar a devida consideração os pontos de vista dos animais. Não importa o que podemos chamá-lo, os pesquisadores concordam que os animais e os seres humanos compartilham muitas características, incluindo emoções. Assim, não estamos inserindo algo de humano em animais, mas sim, estamos identificando semelhanças e, em seguida, usando a linguagem humana para comunicar o que observamos. Ser antropomórfico está fazendo o que é natural e necessário para compreender as emoções animais.

Poderíamos esperar encontrar relacionamentos íntimos, duradouras e cativantes emocionais entre os membros da mesma espécie, mas os relacionamentos improváveis ocorrem também entre animais de espécies muito diferentes, mesmo entre os animais que são normalmente predador e presa! Tal é o caso de Aochan, uma cobra rato, que fez amizade com um hamster anão chamado Gohan em Mutsugoro Okoku Zoo de Tóquio, e uma leoa no norte do Quênia, que adotou um bebê órix (geralmente um aperitivo antes de uma refeição maior) em cinco ocasiões diferentes.

É pouca biologia para argumentar contra a existência de emoções animais. A investigação científica em biologia evolucionária, etologia cognitiva (o estudo da mente animal) e neurociência social, apoiar a visão de que numerosos e diversos animais têm vida emocional rica e profunda. (Aqui eu me concentro em mamíferos, embora haja dados mostrando que os pássaros e, talvez, peixes demonstram várias emoções, bem como dor e sofrimento).

Idéias bem aceitas de Charles Darwin sobre a evolução de continuidade que as diferenças entre as espécies são diferenças de grau e não de tipo, argumenta fortemente para a presença de emoções animais, empatia e comportamento moral.

Continuidade nos permite ligar os “pontos evolutivos” entre espécies diferentes para destacar semelhanças nos traços evolutivos, incluindo sentimentos e paixões individuais. Todos os mamíferos (incluindo os humanos) partilham estruturas neuroanatômicas, como a amígdala e vias neuroquímicas no sistema límbico, que são importantes para os sentimentos.

Os neurônios-espelho ajudam a explicar sentimentos como empatia. Pesquisa sobre esses neurônios apóia a noção de que os indivíduos podem sentir os sentimentos dos outros. Os neurônios-espelho nos permitem compreender o comportamento de outra pessoa, imaginando-nos realizar o mesmo comportamento e, em seguida, projetando-nos mentalmente no lugar da outra individuais.

Até que ponto várias espécies compartilham esta capacidade continua a ser visto, mas não há evidências de que os seres humanos não são os únicos a possuí-lo. Macacos e Diana ajudam um ao outro  a adquirir alimentos e elefantes consolam outros em perigo. Os neurônios-espelho também ajudam a explicar as observações de macacos rhesus que não aceitam alimentos se outro macaco sofre quando eles o fazem, e ratos empáticas que reagem mais fortemente a estímulos dolorosos após observaram outros ratos com dor.

As fronteiras entre “eles” e “nós” são obscuras e permeáveis, e o estudo das emoções animais ajuda a informar a grande questão de quem somos. Outra questão importante para que as respostas são reveladas pelo estudo das paixões animais: “Os animais podem ser seres morais?” No meu desenvolvimento do fenômeno que eu chamo de “justiça selvagem”, defendo que eles podem. Muitos animais distinguem o certo do errado e vivem de acordo com um código moral.

As emoções são os dons dos nossos antepassados. Nós as temos, assim como outros animais. Nunca devemos nos esquecer disso. Quando se trata de bem-estar animal, podemos sempre fazer melhor. Na maioria das vezes, “o bem-estar” não é bom o suficiente.

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