.

domingo, setembro 26, 2010

Cachorros - Giardia Lamblia/Giardiase.


Cachorros - Giardia Lamblia/Giardiase: A Giardiase e uma infecção intestinal que é causada pelo protozoário Giardia Lamblia, e por ser também uma Zoonose pode contaminar tanto os cachorros quanto as pessoas. Nos cachorros a Giardinose se apresenta sob a forma de trofozoitos ou cistos, e provoca diarreia cronica com odor intenso, falta de apetite, letargia, anêmia com perda e consequente carência acentuada de vitaminas e minerais, e também fortes dores na região do intestino provocado por cólicas intestinais. 

E os sintomas apresentados pela doença infecciosa Giardiase se manifestam nos cachorros contaminados por fortes dores na região abdominal devido as cólicas intestinais, diarreia intermitente, anemia e consequente perda de peso, desidrataçao devido a diarreia cronica, avitaminose devido a má absorção de vitaminas e sais minerais pelo organismo do cachorro acometido. Porem, dependendo do grau de infecção, a Giardiase pode até ser assintomática no caso de contaminações leves. 


E o diagnóstico da Giardiase, é feito geralmente por exames laboratoriais das fezes do cachorro para constatação da presença do protozoário Giardia Lamblia no intestino delgado do cachorro com suspeita de infecção. Geralmente, faz-se exames de no mínimo três amostras em dias alternados para a confirmação da existência do parasita, e também para se avaliar o grau da infecção e a quantidade de cistos presentes no intestino delgado. 


E o tratamento da infecção Giardiase, consiste na utilização de medicamentos anti-infecciosos com propriedades anti-bacteriana, anti-protozoarias e anti-fungicidas. E que possuem como principio ativo substancias como Benzoil do metronidazol e Nitrato de Miconazol. E na versão genérica os medicamentos comumente utilizados são o Metronidazol e Tinidazol uso veterinário e em forma de comprimidos. Entretanto, somente use medicamentos com prescrição e orientação veterinária, pois eles podem acarretar graves efeitos colaterais.












Um comentário:

Anônimo disse...

Como posso aliviar as dores/cólicas do meu filhote?

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado