.

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Pug - Cachorros.



Pug - Cachorros: O Pug é uma raça de cachorros de companhia originária da China, era uma das raças prediletas dos nobres e da realeza. O Pug tem características marcantes, como focinho achatado, o rabo em formato de espiral, com olhos redondos e proeminentes. Seu porte é pequeno e o seu peso médio ideal, varia entre os 6 a 11kg, porém devido a sua voracidade, a raça tende a ser obesa e alguns podem chegar a mais de 30 kg. A pelagem do seu musculoso e pesado corpo é fina, lisa, macia e curta. A cor é prateado, abricó-castanho, preto ou cor de sujeira. O Pug tem um grande charme e boa disposição, seus olhos são grandes e sedutores, de formato globular, sua expressão doce, porem sempre alerta., medindo em media entre 25 a 28 cm de altura. É também não suporta viagens longas e cansativas, pois seu focinho achatado dificulta a sua respiração, deixando-o propenso a ficar com renite alérgica, além disso é normalmente muito ofegante.


Devido a esta caracteristica de seu focinho, não resiste a ficar em locais quentes e abafados. Este cachorro charmoso, mascarado, de cara achatada, olhos saltados e cauda enroscada, pode mesmo encher a casa de alegria. Pois sua energia e simpatia são contagiantes.,e adora correr e pular sobre as pessoas, transformando qualquer momento numa verdadeira festa. Recebe as visitas como um verdadeiro anfitrião, animado e solícito, reunindo sobre si o foco das atenções, pois é impossível resistir a tanta empolgação. E por ser um cachorro de companhia, adora ficar junto das pessoas da casa, Entretanto pode ser também um ótimo cachorro de guarda, sendo ideal para lugares pequenos, pois é muito limpo e quieto e extremamente alerta com estranhos. Torna-se facilmente um companheiro inseparável, na verdade, acompanha seu dono para todos os lugares, chegando mesmo a ser chato e intrometido.


O Pug demonstra-se extremamente sociável e rapidamente se enquadra e se adapta a ambientes e pessoas estranhas, é considerado uma das raças mais dóceis. Outra característica diferenciada é o seu latido, e de acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pug encontra-se na 53ª posição entre as raças pesquisadas no quesito Inteligência adestramento e obediência. A expectativa de vida do Pug varia entre cerca de 13 a 15 anos, sendo também, um cachorro que perde muito pêlo o ano inteiro, intensificando ainda mais nas épocas de troca de pelagem. O Pug foi levado da China para a Holanda por volta do século XVI pela Companhia Mercante de Navegação Holandesa, dita Companhia das Índias, e foi bastante apreciado pelas damas da sociedade como cachorro de companhia. Depois chegou à Inglaterra que o adoptou e mais tarde redigiria o seu padrão, antes, porém, no início do século XVII, já era difundido em vários países europeus como Itália, França, Espanha e Alemanha. 


Sempre tido como cachorro de companhia da nobreza e alta sociedade, e sua trajectória remonta os episódios com Napoleão Bonaparte, o rei da Holanda: Guilherme o Silencioso, e mais recentemente com o Duque de Windsor. Sem o aviso de um pequeno Pug, Guilherme teria morrido nas mãos dos espanhóis. O latido de alerta do cachorro avisou sobre a invasão e salvou uma vida real. Após este episódio, o Pug tornou-se o cachorro oficial da corte, e o túmulo de Ghilherme exibe, além dele, o seu querido cachorro também. Contudo, há especulações de que sua origem seja de ascendência europeia, e o seu nome provavelmente pode se referir a um tipo de sagüi de aparência similar, que também é chamado de Pug. Possui também outros nomes como por exemplo: Mops do verbo "Moppen" que significa "de aspecto franzido", na Alemanha.Os ingleses o baptizaram-no Pug ou "Pug-Dog", o que significa "coisa diminuta" ou "cão diminuto".


O nome Carlino ou Carlini foi usado pela primeira vez em França, pelo aspecto cómico, curioso e mal-humorado ao mesmo tempo, que lhe conferem as rugas e a pigmentação particular do rosto, No Brasil a difusão da raça ainda é muito pequena, mas basta que seja um pouco divulgada para demonstrar seu potencial de carisma que há muito já foi descoberto pelo mundo. E também o Pug por sua pelagem curta não requer muitos cuidados com higiene, enquanto filhote um banho mensal é suficiente para a conservação da limpeza, inclusive o Pug não é um cachorro de cheiro forte, mas as rugas do seu rosto devem ser limpas com algodão embebido em água, uma vez a cada cinco ou seis dias. os ouvidos devem ser limpos semanalmente com cotonete umidecido em álcool. O Pug é um cachorro sem muita pelagem por baixo, por isso sente muito frio se for deixado a dormir ao relento, principalmente nas épocas de maior frio ou quando houver queda de temperatura.



Por ter o focinho extremamente curto, sua pré-disposição a má respiração faz com que sejam necessários certos cuidados com gripes e resfriados, para que depois, não possam vir a trazer maiores complicações, por isso mantenha-o longe de geladeiras e jamais dê a ele nada gelado. Porém, mesmo no inverno, não se deve agasalha-lo muito, pois ele pode ter sua resistência diminuída, e ficar propenso a pegar tosses e resfriados. Os Pugs são cachorros que geralmente apresentam uma excelente saúde, e que se for devidamente cuidada, lhe garantiram muita longevidade. pois é comum que os Pugs normalmente vivam mais do que 14 anos. No entanto, como todas os cachorros de raça pura, apresentam algumas vulnerabilidades e problemas de saúde que lhes são comum. E entre as principais vulnerabilidades estão os os seus olhos, que ficam muito expostos a acidentes, pois são proeminentes e não existe um focinho longo para atuar como "pára-choques".



E as suas vias aéreas superiores, que são curtas, ocasionando prejuízo no preparo e condicionamento do ar inalado. Um terceiro pode ser considerado: a pele. Os Pugs apresentam pré-disposição à dermatites, por isso é importante investir numa boa alimentação (ração super-premium), escovação diária e pouquíssimos banhos, acredite quanto menos melhor. Com relação aos olhos, deve-se ter muito cuidado com plantas espinhosas, gatos e suas unhas, e qualquer coisa pontiaguda que possa ferir os olhos do Pug se ele eventualmente vir esbarrar nela. Além disso, as unhas do Pug devem ser mantidas curtas, principalmente as do quinto-dedo (dedão da mão), pois ele pode se machucar ao esfregar a cara com as patas dianteiras. Deve-se também ter muita atenção com qualquer alteração nos olhos de um Pug, como secreções purulentas, áreas esbranquiçadas, manchas, etc, e. se for detectada qualquer alteração, o médico veterinário deve ser consultado imediatamente. Com relação ao problema respiratório, comum em todas as raças braquicéfalas, ou seja, que apresentam focinho muito curto, devem ser tomadas algumas precauções.


O principal problema ocorre porque o ar inspirado não é condicionado apropriadamente, como por exemplo, o ar frio não é suficientemente aquecido, e o ar quente não é suficientemente esfriado, antes de ir para os pulmões ("Síndrome do Cachorro Braquicefalo). E devido a esta "limitação" respiratória, os Pugs não são aptos a exercícios rigorosos, como corridas, porem,. podem e devem ser submetidos a exercícios moderados, como caminhadas, que devem ser gradativamente aumentados, para se acostumarem a elas. Além disso, sua dificuldade respiratória é agravada em dias muito quentes, quando podem apresentar o chamado "estresse do calor", que pode levar à morte por parada respiratória. Em dias quentes, os Pugs não devem ser exercitados e devem ser protegidos do calor. Um exemplo de estresse do calor que pode levar à morte, é o que acontece quando um Pug fica preso em um carro fechado, no sol, em um dia muito quente. Ele pode entrar em choque e morrer em apenas 30 minutos,. por isso, muito cuidado nesse sentido. Outro cuidado muito importante que deve-se ter com um Pug é durante a anestesia, pois os Pugs podem vir a morrer durante uma anestesia geral, dependendo do tipo de anestésico e da técnica utilizada. Detalhes estes que devem ser informados ao médico veterinário, caso seja necessário fazer-se um eventual procedimento cirúrgico.




12 comentários:

Anônimo disse...

eu acho lindo cachorros da raça pug

Marilisa disse...

Oi!!
Fui criadora dessa raça por 8 anos!
Uma raça fascinante e encantadora. Algumas informações que foram dadas acima não são verdadeiras. Se precisar de algumas dicas estou à disposição.
Como apaixonada por cães já virei tua seguidora.
Espero tua vista no meu blog.
Abraço

Junior Vinicius. disse...

Ola Marilisa, agradecemos a sua participação e orientação, e gostariamos de saber o endereço do seu blog, para que possamos visita-lo. Abraços da equipe do cachorrosblogs.

Anônimo disse...

o tenho um pug ( femea ) e tens 5 meses , mas eu nao a consigu controlar ta sempre a morder as maos agora nao sei se é por brincadeira mas gostava de uns conselhos

Junior Vinicius. disse...

Olá anônimo, com relação a sua pug, é necessário que você saiba educa-la e orienta-la de uma forma positiva e tranquila, porem com firmesa. Passe a orienta-la em voz serena e pausada, usando depois o recurso da recompensa, e a cada comando obedecido ofereça um biscoito canino, um floco de ração ou até mesmo um afago. Abraços...

juliana alves disse...

Oi!
Me chamo Juliana! Estou com um Pug macho que está com idade de 4-5 meses, e, nossa, estou para enlouquecer e, caso não consiga resolver os problemas que estou enfrentando terei que tomar uma atitude mais radical de liberá-lo para adoção. Claro que pelos sentimentos gostaria muito de conseguir superar os problemas. 1) O rapazinho (Juninho) vai deitar 22h e desde as 3h da madrugada começa a ficar choramingando, latindo, tentando sair de seu quartinho...fato que tem comprometido minhas noites de sono e, tão ruim quanto, comprometido também a noite de sono dos vizinhos. Problema 2) tenho tentado ensinar ele a urinar e defecar em tapete higiênico, no entanto, ele insiste em urinar e defecar em qq lugar do apartamento, e, como se não bastasse, ele pensa que o tapete higiênico é brinquedo e sai puxando por todo o apartamento, mesmo com minha tentativa de usar esparadrapo para ficar esse tapete ao chão. Ele também tem mania de unhar esse tapete ao meio, onde tem algodão, e sai mastigando o algodão como se fosse chiclete. Problema 3) adora roer todos os meus móveis. Com tudo isso estou quase enlouquecendo com o garotinho. Alguém sabe me dizer se é esse o padrão? Pensei que eram cachorros quietos e tranquilos mas, esse meu está longe disso. Desde já agradeço por orientações. Meu email é: ju.oliveira290679@gmail.com

Anônimo disse...

tenha paciencia com o bichinho. ele so quer brincar. vale a pena aguardar que ele vire um adulto educado. mas sempre sera brincalhao. é uma raça maravilhosa

Anônimo disse...

Esta raça é muito amável. E como sabem interagir.
São bons! Gostaria de fazer uma experiência com esta raça para tratamento com pessoas com dificuldades de relacionamento social, intelectual,depressão,TPM.

Anônimo disse...

tenho um pug macho com 05 messes, no começo ele tambem fazia xixi, em todo lugar acotdava de madrugada era bem impossivel, mas agora ele e obediente docil, carinhoso e muito educado.
o nome dele e biscoito, tenho mais c 05 caes que adotei, e eles agora convivem muito bem.

Policia em Noticia disse...

Eu tenho 5 Pugs! Todos ficam dentro de minha casa; eles são como crianças e tem um carinho muito grande com seus donos! Pra mim e minha esposa eles são filhos!Vou p/ o meu rancho e eles vão comigo! Vendi um filhote p/ um médico de Araraquara; ele esta super feliz pois viaja e leva o Pug junto!Att. Valtemir/Itápolis-SP Email: vtambafm107@hotmail.com

Anônimo disse...

BOM DIA!! MEU PUG ESTA COM 2 MESES!! ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS ELE ESTA RESFRIADO , ESPIRANDO COM SECREÇÃO NO NARIZ!! O QUE FAZER ESTOU MUITO PREOCUPADA!SERA QUE É GRAVE VOU LEVO-LO AO VETERINARIO!

Regina Remedio disse...

Agora que arrumei 2 pug eu não quero mais outros.
São uns fofos, tirando o ronco, de resto é tudo uma fofura só.
Nesse site bem aqui eu vi um monte de informações sobre a raça do pug e suas principais características, bem bacana de ler e saber mais.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado