.

quinta-feira, setembro 30, 2010

Cachorros - Leptospirose Canina/Tratamento.



Cachorros - Leptospirose Canina/Tratamento: A Leptospirose Canina É uma doença infecciosa provocada por uma bactéria aerobia do genero Leptospira, que tem o corpo em formato cilíndrico e se movimenta de forma ondulante semelhante a um parafuso (espiroquetas). E a leptospira se reproduz exclusivamente em seu hospedeiro, e sua existência fora do hospedeiro só e possível em condições ambientais bastante propicias, como locais com muita umidade ou com agua parada, e em meio a está situação ambiental favorável a bactéria leptospira consegue sobreviver por ate 190 dias. E a Leptospirose Canina acomete comumente os cachorros atigindo orgões vitais como os rins e fígado, mas pode também dependendo do grau de infecção, se disseminar e atingir outros orgões como baço, sistema nervoso central e até os olhos. E em todos as situações pode deixar sequelas graves nos orgões afetados, podendo inclusive, até mesmo dependendo do grau e da extensão da infecção causar o óbito do cachorro. 

E a contaminação, geralmente ocorre pela penetração da bactéria pelas mucosas ou por uma eventual lesão cutânea no cachorro sadio, através do contato com cachorros contaminados, ou em ambientes infectados pela bactéria Leptospira. E os sintomas apresentados pela Leptospirose, e que se manifestam nos cachorros infectados pela bactéria Leptospira, são muito relativos e dependem de alguns fatores como a idade e a capacidade imunológica do cachorro infectado, como tambem a intensidade e o grau de virulência da infecção. E a Leptospira após penetrar no organismo do cachorro, em um prazo médio de 5 a 11 dias já consegue alcançar a corrente sanguínea (bacteremia). E a partir dai, migra e infecciona vários orgões, se multiplicando de forma muito rápida e exponencialmente. 

E criando um quadro de leptospiremia aguda, que em cachorros com baixa resistência imunológica pode levar rapidamente a septicemia ou a insuficiência renal ou hepática e consequentemente ao óbito. No inicio da fase de leptospiremia ocorrem febre, aumento do numero de glóbulos brancos na corrente sanguínea (leucocitose), perda de proteína que é eliminada pela urina (albuminuria), hemorragias em vasos sanguíneos e hematomas com manchas vermelhas e roxas na pele (petequias/equitomoses), alterações na pigmentação  da pele e dos olhos causando uma coloração amarelada da pele e um branco total nos olhos (ictericia) devido a colestase. E estes sintomas são ocasionados pela invasão da bactéria Leptospira em varios orgões como rins, fígado, baço, sistema nervoso central e olhos. 

E na fase final da leptospiremia, que ocorre de 6 a 11 dias do inicio da infecção, os sintomas se abrandam e a bactéria é eliminada da corrente sanguínea pelo sistema imunológico, e o cachorro que conseguir sobreviver a está fase critica, mesmo ficando com sequelas, geralmente se recupera. E esta recuperação se processa de forma mais rápida e abrangente, quanto menores forem os danos causados nos orgões pela bactéria Leptospira. Entretanto as bactérias que invadiram e se fixaram em orgões onde o sistema imunológico não atinge como as córneas e os tubulos renais, podem provocar uma uveite (inflamação dos olhos) crônica e um quadro de leptospiruria. E o diagnóstico da doença infecciosa Leptospirose Canina, é feito através de exames laboratoriais de sangue ou de urina, para a detecção da presença da bactéria Leptospira no organismo do cachorro com suspeita de infecção. E os exames laboratoriais incluem hematologia, sorologia e urinalises completas, e também exame dos tecidos (biopsias) para uma definição do grau, intensidade e variedade da infecção. 

É o tratamento da doença infecciosa Leptospirose Canina, é feito com medicamentos a base de antibióticos, com o propósito de se evitar a multiplicação da bactéria Leptospira. E para se prevenir ou minimizar-se as lesões e complicações nos orgões infectados, principalmente rins e fígado e também tentar extinguir a leptospiruria, utiliza-se simultâneamente um conjunto de antibióticos como a penicilina, ampicilina, amoxicilina, doxiciclina. Para aumentar seu poder anti-bacteriano e viral, visando a eliminação do quadro agudo de leptospiremia e leptospiruria. Entretanto o melhor tratamento para a Leptospirose é o preventivo através da vacinação, pois apesar de todos os medicamentos e tratamento empregados, são altas as percentagens de óbito e sequelas deixadas pela doenças nos cachorro infectados. Entretanto somente utilize medicamentos nos cachorros, com a prescrição e a orientação veterinária.                                                                  



                                                                                                                              

24 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente perdi meu cachorrinho com essa terrivel doença está sendo muito dificil pra mim, pois o amava bastante mas tenho certeza que ele foi muito amado e bem cuidado fazia todos os gostos dele, ele era idoso tinha uns 12 anos, pretinho, esperto, inteligente, amoroso, alegre,meigo. Levei pro veterinario na segunda de manha ficou internado fiquei arassada de deixa-lo lá internado sem ninguem da familia mas ia visita-lo de manha e a tarde o tratamento era esse queria salva-lo mas ontem pela manha quando fui ve-lo tava deitado no soro nem balançou o rabinho pra mim só mexeu os olhos estava fraquinho mesmo e sua idade ja avançada bem magro. To muito triste ter voltado sem meu amor pra casa foi duro. Saudades eternas do meu amor kiko, kikiko, vivemos momentos muito felizes e são esses momentos que eu quero lembrar e vou sempre lembrar. Lorena.

Anônimo disse...

Para ti meu querido pantufa porque mereçes esta minhã homenagem.
Esta doença manifestou-se tão rapidamente que já não fomos a tempo para o veterinário, nunca estiveste doente, ainda não acredito que tenhas partido tão de repente. Nestes 13 anos deste-me muito amor e carinho e muitas alegrias.
A tua alegria e a tua vivacidade eram conhecidas pela vizinhança.
Nunca serás esquecido,Serás para sempre o meu cão. Sinto muito a tua falta, a casa ficou deserta sem a tua presença.

Patricia

Jonnata disse...

O meu Pluck esta hoje bravamente lutando contra esta doença, ele está la internado, mas eu acredito nele acredito na força dele, ele ja foi meu campeão e sempre seras, e sei que logo ela estará aqui comigo pra pular na cama de casa... como ele sempre fazia ... neh papai..??

Jonnata disse...

O meu Pluck esta hoje bravamente lutando contra esta doença, ele está la internado, mas eu acredito nele acredito na força dele, ele ja foi meu campeão e sempre seras, e sei que logo ela estará aqui comigo pra pular na cama de casa... como ele sempre fazia ... neh papai..??

Anônimo disse...

estou muito triste meu cachorro e amigo esta morrendo ele faz minha familia muito feliz ja tentei de tudo obrigado curitiba 21/01/13.

Anônimo disse...

Minha cachorra sempre tomou as vacinas da lepto em dia, mas adorava tomar banho em açudes, ela era labradora. Pegou essa maldita doença em um açude com ratos, morreu aos 5 anos. Aconselho quem teve seu bichinho com essa maldita doença fazer o exame para lepto, nós fizemos e o resultado não foi nada bom, estamos tomando antibióticos, com prescrição médica.

deive disse...

hje faz 10 dais que o meu cão tão especial e amigo esta com essa maldita doença, esta a 4 dias internado e cada vez mais amarelo, todas vez que vou visita-lo, choro, pois penso na possibilidade de não ter ele mais em minha casa são dez anos de muita alegria, e quando olho nos seus olhos e como se reconhece-se o verdadeiro sentimento de quem me amou verdadeiramente e de quem me disse-se que sempre estará comigo. o tratamento aqui é muito caro a internação é de 150 por dia, o meu carro ja esta até a venda para poder pagar o tratamento, queria poder ter a oportunidade de sentir todo o seu carinho de novo meu amigo BYRON,Deus te abençõe e que tudo seja de vontade dele.

Anônimo disse...

Hoje levei minha Lola para o veterinário e ela esta com essa maldita doença,muito fragilizada teve que ficar internada mas eu acredito e estou torcendo pela sua recuperação

Anônimo disse...

no domingo perdi meu rex,meu querido amoigo ele tinha 12 anos e acho que estava com essa doença maldita pois esta com ytodos os sintomas.a veterinaria nao fez o exame deu um medicamento para ele e mandou para casa e depois de 5 horas ele estava morto foi muito duro ter que aceitar a morte dele.hoje vivo so de lembranças boas claro pois ele era muito amigo e carinhoso.te amo meu amigo rex e sempre vou lembrar de voce com carinho.ivonete

Larissa. disse...

Minha belinha está com essa maldita. Fui viajar, e na volta ela estava muito fraquinha e debilitada. Ela tem apenas 3 aninhos e está sendo muito dificil encarar isso, o vet veio aqui ontem, e ela deu uma melhorada de 10%. Que Deus abençoe a todos, e que tenha misericórdia de todos os nossos amados e amigos cãezinhos. Aos que perderam seus grandes xodós, meu sentimentos.

Anônimo disse...

Minha cachorra a Panda,é uma Vira-Lata e tem 6 anos ela matava ratos desde que chegou aqui.Agora depois desse tempo todo ontem no dia 15/11/13,percebi ela meio parada(ela late demais e não latiu)...Hoje ofereci uma ração ela não quis,eu fui pega um amendoim e dei pra ela daqueles sem sal sem nada ela simplesmente comeu,depois dei um osso de frango pra ela e ela tambem comeu,um tempo depois ela vomitou.Eu tenho medo dela pegar essa doença por que não temos dinheiro para tratar,espero que ela aguente por que ela é forte e vai superar por que eu estou rezando para que ela não tenha um fim doloroso de ter dor com essa doença...Quero ficar com ela ate ela envelhecer e morrer bem velhinha.Por favor peço que rezem pela Panda continuar comigo tenho ela desde os 9 anos de idade não posso perder ela agora.

Unknown disse...

É meus amiguinhos, estamos na mesma batalha para salvar a vida dos nossos amados animais.
Meu " hulk" está doente com essa terrível doença, tomou muitos remédios e melhorou, mas depois de quase um mês ele volta a ficar amarelado, como é um cachorro grande, eu deveria ter dado mais remédios.
Hoje estou aqui próximo a virada de ano na luta com ele e espero que ele melhore novamente e escape dessa.
Não sei o que seria do pessoal da minha casa sem esse companheiro.
Lamento pela perda dos seus cachorros.

brendah disse...

Sábado meu cachorro Théo apresentou sintomas estranhos, e se agravou muito. Fiz muitas pesquisas, ontem ligamos para um veterinario que disse parecer com Virose o caso, mas hoje quando acordei fui vê-lo e deparei com ele deitado sem poder levantar e rodeado de uma possa de sangue. Esse sangue devido a sua urina, que iniciou no domingo. Tô arrasada, e sinto-me um tanto culpada por tudo isso. Cachorro dócil, saudável, tenho ele a 4 anos e nunca ficou doente e na primeira doença já está na beira da morte. Ele está internado desde o meio dia de 13/01/2014, mesmo estando abalada emocionalmente e pedindo a Deus constantemente a melhora dessa criatura que faz feliz todos os meus dias, uma dor dentro do peito diz que amanhã quando eu acordar não vou vê-lo de novo, sinto que vou receber a notícia de seu óbito. Amo tanto aquele cachorro! Cada um sabe o amor que obtemos por nossos animais com o passar do tempo, o amor que permanece. Gente, um conselho.. Vacinem seus animais, não sofram como eu tô sofrendo agora. Ele é um Cocher Spaniel, terrível a dor que estou e a que ele deve estar sentindo lá, já que não tem como nem dizer o que sente! :/

Anônimo disse...

iniciei hj a aplicação de amox no spike depois que constatei a gengiva dele amarelada... vou lutar junto dele contra esta doença. se ele morrer ... e espero que não... tenho fé que ele vai melhorar... mas se ele morrer ele saberá que lutei junto dele até o final.... juliano franco ... Curitiba 05/03/2014

Anônimo disse...

hj é um dia muito triste... meu spike faleceu.
fiz tudo que estava ao meu alcance....mas infelizmente ele não resistiu.
foram 4 anos de muita alegria... e quase 1 semana de sofrimento... agora ele esta descansando em paz no céu .. um dia vamos nos encontrar spike e vamos voltar a ficar juntos meu grande companheiro. sempre te amarei. Juliano franco - Curitiba - 08/03/2014

Regiane disse...

Infelizmente, estou passando por essa situação. Ontem meu cachorro matou um rato e na hora já liguei pra veterinária, hj vou levá-lo pra uma consulta, mas aparentemente ele está bem, espero q continue assim. Não quero nem imaginar perdê-lo, ele é a minha vida e farei tudo para q ele fique bem!!! Ele tem apenas 4 aninhos e tem mto pela frente.... assim espero :'(
Meus sentimentos por todos os q perderam os seus grandes amigos!!! Regiane Teixeira. 22/03/14

Ana lucia disse...

E ai galera,meu cachorrinho Pakato tbm pegou essa terrível doeça,ficou 4 dias internado,hj teve alta mais ainda não esta nada bem,esta sendo tratado c antibiótico,fico a pensar:sera q ele vai resistir?Tenho pedido a Deus tds os dias p q ele supere esse momento ruim,só sabe quem ama,ele é pinthiar e só tem 5 aninhos,gosto muitoo de ver ele feliz e agora vejo ele sem ter forças nem almenos p abanar o rabo...

Anônimo disse...

sei bem o que sentes..pq tbém perdi o meu MAX faltando apenas um mes pra completar 4 anos!tomuio chateada,tbém fiz o que pudemas õ foi o suficiente pra salva lo!

Unknown disse...

Boa noite pessoal, eu estou muito triste. Cuidamos de uma bb rotweiller desde o 1¤ dia de vida(a mae matava os filhos) Alimentacao de 3 em 3 horas. Temperatura controlada. Cha para gases. Lufital. Arrotar. Estimular os orgaos para xixi. Florax qdo o coco tava mole. Colocar para arrotar. Fizemos tudo com muito amor. Ela sobreviveu ate os 3 meses. E de repente ela ficou muito triste. Mas ela comia, so nao queria brincar. Depois de 3 dias ela amanheceu de triste para dificuldade de respirar e completamente mole. Levei imediatamente no.veterinario. ela tinha 40 graus de febre. A dra disae que ela estava com o baço inchado e q provavelmente ela tinha sofrido uma batida violenta na barriga. Como um primo meu estava cuidando dela antes da sua tristeza eu fiquei na duvida se foi um a batida ou se foi leptospirose. Minha Bb morreu. Estou completamente desolado. Nao consigo assimilar a dor. P mim ela era uma pessoa(um bb). Ela me amava muito. Quase falava. No ultimo dia minha esposa tocava na patinha dela e ela tirou. Eu cheguei e fiquei coladinho c ela. Pronto. Mesmo c dor ela tentava falar comigo. Um choro diferente. Me dizendo algo. Ela ficou internada e morreu de madrugada. Eu sempre terei essa duvida qto a sua morte. Te amo olly, mais do que meu coração pode aguentar. Nunca ninguem podera substituir vc p mim.

Ana lucia disse...

Passando so p dizer q meu Pakato morreu hj as 14:30,parece q perdemos uma pessoa da família,o clima aq é de tristeza...Adeus Pakato,todos nos te amamos muitoo!!!

Anônimo disse...

MInha cadelinha,sempre com a vacinação em dia, também foi infectada por Leptospira, e dentro de minha casa, provavelmente proveniente de ratos de esgosto. Levei-a ao vet dia 28/03/2014 com vomitos de sangue e ectericia. Por opção minha não a internei, todos os dias durante 15 dias a levava no vet para tomar a ingeção de antibiotico, e em casa cuidei pra que ela não desitratasse nas crises de vomitos e logo que foi possivel introduzir uma alimentação a ela. Não foi facil não, precisei ficar 24h por conta dela, durante 10dias... são filhos....Mas graças a Deus ela venceu esta doença, e um mês depois esta sorrindente e brincalhona como antes....acredito que se tivesse deixado ela internada, sozinha no vet, ela teria desistido e não teria superado a doença. Juliana

Unknown disse...

Bom, vai fazer uma semana que perdi minha filha de quatro meses, ainda choro quando vejo suas fotos.
Tudo começou assim, de um dia pro outro ela amanheceu muito triste e com febre,
No sengundo dia com vômitos e fraqueza e sem vontades de se alimentar, foi então que levei ela ao veterinário e foi lá que foi diagnosticado leptospirose,não quis perguntar as chances de cura, nossa fiquei sem chão, ela tomou 3 vacinas e foi passado 4 medicamentos,comprei todos gastei oq não tinha.
No terceiro dia as coisas foram ficando pior, ela tava ficando muito debilidade, todos os dias quando eu chegava do trabalho eu chorava ao ver a situação q ela estava..
No quarto dia ela já nem me olhava, parece que me me reconhecia mais.
No quinto dia ela ainda ficou em pé, foi o dia da minha folga onde eu pudi ficar o mais tempo,
ela já ficava mais fraca e meu coração já não aguentava, quando foi às 19:00 na hora do remédio dela a cabeça cabeça dela já n se aguentava, às 20:14 ela começou a se debater, às 20:16 o coração dela parou..:( nunca sorrir tanto na minha vida, meu sofrimento foi mais em ver ela sofrendo.

Unknown disse...

Bom, vai fazer uma semana que perdi minha filha de quatro meses, ainda choro quando vejo suas fotos.
Tudo começou assim, de um dia pro outro ela amanheceu muito triste e com febre,
No sengundo dia com vômitos e fraqueza e sem vontades de se alimentar, foi então que levei ela ao veterinário e foi lá que foi diagnosticado leptospirose,não quis perguntar as chances de cura, nossa fiquei sem chão, ela tomou 3 vacinas e foi passado 4 medicamentos,comprei todos gastei oq não tinha.
No terceiro dia as coisas foram ficando pior, ela tava ficando muito debilidade, todos os dias quando eu chegava do trabalho eu chorava ao ver a situação q ela estava..
No quarto dia ela já nem me olhava, parece que me me reconhecia mais.
No quinto dia ela ainda ficou em pé, foi o dia da minha folga onde eu pudi ficar o mais tempo,
ela já ficava mais fraca e meu coração já não aguentava, quando foi às 19:00 na hora do remédio dela a cabeça cabeça dela já n se aguentava, às 20:14 ela começou a se debater, às 20:16 o coração dela parou..:( nunca sorrir tanto na minha vida, meu sofrimento foi mais em ver ela sofrendo.

Daniela Souza disse...

Minha bolinha estava triste sem apetite,oque comia vomitava,com olhos É o nariz c secreção transparente,eu a levei p o veterinário achando q era reação do remédio baytril,porq peiram p ela tomar porcausa de uma secreção c sangue q estava saindo de sua vagina porq quando a castraram deixaram ainda pedaço do ovário esquerdo dela,mas enfim,fiquei assustada quando o doutor disse q estava c doença de rato peço a meu Deus cuida dela p mim,faz três meses só q estou c ela mais já me apaixonei por ela,O doutor aplicou ampicilina nela,aguardar agora q ela melhore q te fique bm,sendo q tbm tem q operar p tirar resto do pedaço do ovário q deixaram nela só por Deus porq doutor disse q corre risco de vida,só Deus por ela.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado