Cachorros - Verminoses (Toxocariase Humana/Larva Migrans Visceral): A Zoonose Larva Migrans Visceral é causada pelo parasita Toxocara Canis, e se manifesta nas pessoas acometidas em sua forma extra-intestinal. As larvas do parasita Toxocara Canis se deslocam invadindo o tecido de diversos orgões como rins, fígado, coração, pulmões, músculos e inclusive medula óssea. Podendo lhes causar graves lesões que geralmente se manifestam sob forma de inflamações glanulomatosas, e se a pessoa estiver com o seu sistema imunológico enfraquecido, e não fizer o tratamento adequado para o controle e cura desta zoonose. Estes granulomas podem se generalizar nos orgões infectados, comprometendo seriamente a saúde da pessoa acometida, e a predominancia de ocorrência da Zoonose Larva Migrans Visceral, acontece com maior frequência em crianças, devido a sua maior facilidade de adquirir a infecção. Em adultos também há manifestação da doença, porem na maioria das vezes nos adultos a Larva Migrans Visceral é assintomática, ou seja fica inativa no organismo.
E os sintomas apresentados pela Zoonose Larva Migrans Visceral, e que se manifestam nas pessoas acometidas, são relativos e dependem de varias circunstancias, como resistência imunologica, quantidade e desenvolvimento des larvas no organismo, faixa etaria e ate reinfecçoes, sendo portanto a manifestaçao sintomatica variavel. Geralmente a Larva Migrans Visceral tem como predominancia um quadro assintomatico, ou apresenta uma sintomalogia leve nas pessoas adultas que possuam um sistema imunologico sadio e ativo. Sendo que nas crianças na faixa etaria de um a tres anos, os sintomas se manifestam com maior gravidade e intensidade, como febre alta, tosse cronica, crises asmaticas, perda de apetite e peso acentuados, dores nas articulaçoes (artralgias), dores musculares (mialgias), edema hepatico (hepatomegalia), edema nos gangrios linfaticos (linfadenpatia), edemas subcutaneos ou angioneurotico. Nos casos que apresentam sintomologia leve ocorrem febre e tosse de maneira irregular, nauseas e falta de ar (dispneia), e mesmo que estes sintomas se manifestem de forma branda se nao for feito um tratamento adequado esta sintomologia podera persistir por varios meses.
E o diagnóstico da Zoonose Larva Migrans Visceral é feito a principio através de exames histológicos, com a biopsia do tecido dos orgões infectados através de observação visual microscopica e utilizando o método de transparência. Para uma confirmação e constatação visual da presença ativa de larvas do parasita Toxocara Canis no tecido dos orgões afetados. O diagnontico pode ser feito também através de exames sorologicos sanguíneos, para uma analise do nível de anticorpos e antigenos existentes no sangue da pessoa supostamente acometida pela zoonose. Devido a dificuldade causada pela instabilidade nos resultados para a confirmação da presença de larvas no organismo, faz-se necessário a utilização conjunta de vários tipos de exames para um diagnóstico preciso sobre a existência da Zoonose Larva Migrans Visceral.
E o tratamento empregado na Zoonose Larva Migrans Visceral, consiste na utilização de medicamentos anti-helmiticos, e quanto mais rápido for iniciado o tratamento, menores serão os efeitos da Larva Migrans Visceral no organismo da pessoa acometida. E os medicamentos comumente utilizados, e que apresentam um bom resultado terapeutico são o Albendazol e a Ivermictina. Entretanto só devem ser utilizados com prescrição e acompanhamento medico.
3 comentários:
A que fofo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
boa noite, tenho uma cadelinha com cerca de 1 ano e meio e de ontem para hoje ela deixou de andar....começou por ter movimentos descordenados e logo de seguida deixou de andar, não tem febre nem nada....já foi tres vezes ao veterinario que não detectou nada nas analises e suspeita de uma infecção na medula.....receitou antibioticos ...e se não passar? alguém tem alguma suspeita do que possa ser para me ajudar? obrigada . Marta
Olá Marta, lamentemos muito pelos problemas de saúde apresentados por sua cadelinha, porem seria no minimo anti-ético sem um exame minucioso determinar um diagnostico ou fazer suposições sobre os problemas manifestados pela mesma. Inclusive ela já foi consultada por um veterinário e fez varios exames, e foi diagnosticado uma provável infecção na medula. Então a principio siga as orientações do veterinário e procure administrar corretamente os remedios prescritos por ele. E caso não haja evolução na solução do problema, procure então uma segunda opinião, consultando outro veterinário. Deseja-mos melhoras para sua cadelinha, abraços e disponha.
Postar um comentário