.

domingo, outubro 24, 2010

Banho - Cachorros.


Cachorros - Banho: O banho no cachorro é muito importante, pois alem de fazer a higienização do mesmo, ajudar tambem a eliminar os parasitas. E para se manter o cachorro limpo, cheiroso e saudável, os cuidados com a pele e o pêlo são fundamentais, pois a pele do cachorro produz uma oleosidade, que absorve resíduos e poeira. E e junção dos resíduos e da poeira, com a oleosidade da pele e do pêlo facilitam o aparecimento e o desenvolvimento de bactérias. Tornando-se a causa frequente, do odor desagradável nos cachorros que não são banhados com regularidade. E a frequência do banho nos cachorros, depende da raça e do estilo de vida. 


Pois cachorros que vivem em apartamentos ou dentro de casa sedentários, ou que tem o pêlo curto, necessitam de um menor número de banhos do que aqueles que ficam no quintal, fora de casa, são ativos e possuem pêlos longos. Depende também da raça, pois tem algumas raças que precisam de banho uma vez por semana, porque exalam um odor caracteristico bastante percepitivel, outras tem que ser duas vezes por semana. Depende também do lugar onde o cachorro reside, se é um lugar muito quente, ou é muito frio. para alguns cachorros, poucos banhos por ano podem ser suficientes, enquanto para outros são necessários banhos semanais. 


Deve-se tambem utilizar um shampo especifico para cachorros, e de preferencia secar o cachorro com uma toalha macia. E depois leve-o para se aquecer, e acabar de secar ao sol, ou utilize um secador de cabelos na temperatura média, deve-se também ter-se cuidado com os olhos e os ouvidos do cachorro. Existem diferenças significativas entre a pele humana e a do cachorro, devido a isto, o cachorro deve ser banhado com produtos formulados especificamente para eles. Pois o uso de um xampu inadequado, pode ser danoso para a saúde do cachorro. Muitos xampus contém substâncias químicas muito agressivas para a pele dos mesmos. Destruindo as células cutâneas e removendo componentes que mantém a pele macia e elástica. 

- Ao banhar o cachorro, deve-se seguir algumas orientações básicas:


1- Antes de iniciar o banho lembre-se de ter próximo a você xampu; toalha e uma coleira para prender o cachorro, e depois escove-o cuidadosamente removendo pêlos embaraçados ou nós.


2- Molhe bem o pêlo, exceto a cabeça, e caso esteja frio utilize agua morna, e use um xampu especifico recomendado para cachorros ou xampu neutro, o mesmo utilizado por bebês. Faça espuma, massageando suavemente a pele do cachorro, para remover as células cutâneas mortas e a sujeira.


3- Molhe cuidadosamente a cabeça do cachorro, massageando com xampu, tenha cuidado para não espirrar espuma nos olhos ou deixar água nos ouvidos. 


4- Cuidadosamente enxague a cabeça e o corpo, não deixando nenhum resíduo de xampu para evitar alguma irritação de pele. 


5- Seque se cachorro com uma toalha grande, ou se preferir, utilize um secador de cabelos, numa temperatura baixa para não queimar a pele do mesmo. Cachorros com pêlo longo, devem ser escovados até que o pêlo seque.


6- O banho deve ser dado com água morna se estiver frio, e com água quase fria se estiver calor. Deve-se evitar excessos, pois a agua quente resseca o pêlo e tira o brilho. Além de eventualmente, causar problemas de saúde no cachorro em virtude de uma eventual mudança brusca na temperatura.


7 - E no caso de filhotes na fase de pós-lactação, recomenda-se dar o primeiro banho somente após os 45 dias de vida e também de preferência com o acompanhamento e orientação veterinária.

3 comentários:

Anônimo disse...

gostei do post
tenho um pet shop e amo muito cachorros
bem especifico suas explicações só um detalhe que eu acrescentaria que o cão de pelo longo
sempre ser secado pra tras ou para baixo pois assim facilita na hora de pentear e não enozar

beijO Cati

Milonga disse...

-Também acrescentaria que ao secar o cão com secador, tente ter cuidado para não colocar o vento quente dentro do ouvido, pois é fatal para a proliferação do ácaro da Otite. Deve-se secar os ouvidos do cão, com um algodão enroladinho em uma pinça ou qualquer objeto fino sem ponta que o dono dispor em casa. Vale lembrar que é para eliminar a umidade e não agredir o canal auricular.
- Outro detalhe importante para a higiene e embelezamento do animal é, não exagerar no condicionador. Condicionadores não modificam a fisiologia do pêlo, ele somente diminui o atrito entre os fios. Portanto basta colocar um pinguinho na palma da mão (dependendo do tamanho do animal), esfregar as duas mãos e distribuir uniformemente sobre o corpo inteiro!

Abraços!

Anônimo disse...

Otimo post, muito explicativo, objetivo e simples. Parabens.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado