.

segunda-feira, outubro 25, 2010

Doenças de Ouvido - Cachorros.




Cachorros - Doenças de Ouvido: As doenças de ouvido nos cachorros são frequentes, mesmo não tendo o mesmo grau de incidência em todas as raças, pois há raças que tem uma maior predisposição para desenvolver estas doenças. E os cachorros com orelhas maiores e pendentes, têm uma maior propensão para manifestar doenças nesta região, principalmente devido ao ambiente úmido proporcionado pela própria anatomia de suas orelhas. E os cachorros com excesso de pêlos no interior das orelhas, também costumam ter uma maior sensibilidade a doenças nos ouvidos. E para se prevenir da ocorrência de doenças no ouvido dos cachorros, é muito importante se fazer uma higienização semanal em suas orelhas.

 

Os sinais caracteristicos mais comuns indicando de que há problemas ou doenças nos ouvidos dos cachorros são,  odor desagradável com prurido (irritação) nas orelhas, inchaço com pele avermelhada nas orelhas e ouvidos, sangramento com acumulo e saída de cera amarelada ou escura, inclinação e movimentação da cabeça para um dos lados, sensibilidade ao toque e dor na região do ouvido, perda de equilíbrio e desorientação juntamente com alterações comportamentais como depressão e irritabilidade. E as principais doenças e problemas de ouvidos mais comuns nos cachorros são descritos abaixo. 


Otite externa, sendo que as infecções na região externa do canal auditivo dos cachorros são normalmente causadas por bactérias e fungos, mas a acumulação de cera, o excesso de pêlos e o acumulo de poeira e sujeiras também podem provocas estas infecções. A ocorrência de otite geralmente e facilitada pela presença de elevada umidade na orelha, então é recomendável que sempre que se for dar banho no cachorro, deve-se limpar e principalmente secar muito bem as suas orelhas. As otities também podem se originar  de outros problemas ou doenças como alergias ou alterações hormonais, estas duas ocorrências causam  alterações no ambiente do ouvido,  propiciando o desenvolvimento de bactérias e fungos. As otites são de fácil tratamento em sua fase inicial, e geralmente o veterinário prescreve um antibiótico no caso de infecção por bactérias ou antifúngico se a infecção for causada por fungos. 


A Sarna de ouvido ou Sarna Otodécica, é uma parasitose causada por ácaros da espécie otodectes cynotis, que vivem na superfície da pele. E estes acaros provocam muito prurido (irritação) na região das orelhas, e também o aparecimento uma de grande quantidade de cera marrom escura dentro do ouvido, sendo que estes acaros habitam todo o conduto auditivo externo, inclusive a pele em volta deste.  A Sarna de Ouvido ou Otodécica é altamente contagiosa, entretanto acomete somente os animais. E a sarna de ouvido, se não for tratada principalmente com o auxilio veterinário, pode facilmente evoluir para uma otite, e o tratamento desta infecção consiste basicamente em o interior do ouvido ser inspecionado e limpo por um veterinário, que prescreverá a aplicação de um anti-parasitário no ouvido e na região das orelhas do cachorro.


Corpos estranhos, objectos estranhos tambem podem entrar nas orelhas dos cachorros e causar diversas infecções, sendo os objetos mais comuns a causarem estes problemas são pedaços de plantas, madeiras ou plásticos que dependendo do formato e do tamanho podem penetrar profundamente no ouvido, podendo inclusive ser complicado a sua retirada, por isto é recomendável inspecionar sempre as orelhas do cachorro.


Doenças hereditárias, existem varias doenças hereditárias que se manifestam aparecendo na região das orelhas dos cachorros, como  é o caso da Dermatomiosite, de inflamações dos músculos da pele, ou Seborreia. 


Lesões, a presença de um destes problemas ou doenças nos ouvidos dos cachorros, pode ser agravada com lesões produzidas pelos próprios cachorros durante o ato de se coçarem em busca de um alívio contra o prurido (irritação). E inclusive, coçar e balançar as orelhas pode causar danos irreparáveis, não é  raro surgirem graves hematomas na orelha, com grande acumulação de sangue devido ao bater das orelhas. Para maiores informações e esclarecimentos consulte um veterinário.


16 comentários:

Anônimo disse...

meu cachorro ficou ´perto de uma bomba e o ouvido dele esta sangrando o que pode ser

Junior Vinicius. disse...

Olá anônimo, obrigado por sua participação, e independente do que possa ter ocasionado a hemorragia no ouvido do seu cachorro. Você deve Leva-lo imediatamente a um veterinário. Abraços e Disponha.

Anônimo disse...

eu tenho um cão da raça labrador de 7 anos. ele estar comigo há 3 anos ,e ele veio pra mim ja com historico de otite cronicas .
sempre cuide dele td mes ele começava de novo com as infecção. agora estou desepregada e não estou tento como cuida..
mais so que agora as coisa ficaram piorem .. os ouvido pulga muito e com sangue ele chora muito ,e estar com um mla cheiro horrivel.
não sei o que fazer..
ele ainda tem chance de viver?
assinado anonimo

Junior Vinicius. disse...

Olá anônimo, a raça do cachorro Labrador é excelente em todos os aspectos, porem infelizmente tambem é muito vulneravel e suscetivel a varios tipos de problemas de saúde. Entretanto isto não significa, que a grande maioria destes problemas se forem tratados correta e adequadamente não possam ser curados ou ao menos minimizados e controlados. Leve então o seu cachorro ao veterinário para que possa ser feito um procedimento de limpeza e aplicação de um anti-parasitário ou qualquer outro remédio similar. Procure tambem reforçar o sistema imunológico do seu Labrador dando-lhe um ovo ao dia por um periodo inicial de 30 dias, e posteriormente 3 vezes na semana. Abraços e disponha...

Anônimo disse...

O meu cão é uma pastor branca que atente por Branca, que tem um enorme problema com essa questão de dor e inflamação nos ouvidos, intercalando de um pro outro nunca nos dois e fico aflito com isso. tem um cara que veio aplicar vacina e disse que pomada vaginal é muito bom e já curou vários casos como o da branca.Devo?

Aquele Amigo Para Todas As Horas disse...

Tenho um terra nova filhote e ta saindo uma erupiçao proximo a barihuinha dela oque pode ser?
Meu nome e marco e sou de porto alegre

Anônimo disse...

ola tenho um filhote da raça pity bull e apareceu uma bolsa de pus em uma das orelhas e começamos passar uma pomada mas não teve jeito e por sinal muito dolorida ele reclamava toda vez que triscavamos e eu tentava tirar o maximo de pus não é fino e sim uma crosta amarelada que é dificil tirar e ele sofre muito o que é isso agora passou pra outra orelhinha não ta mais dolorida mas esta aumentando sem pus agora e os pelos não caem ficam so arrupiados aparencia de cabelo com muito creme seco e não tem fedor não consigo entender pode me dizer o que fazer e o que é isso??? agradeço desde já um grande beijo otimo dia, GM RONDONIA LEO

Anônimo disse...

o meu cachoro não para de balançar a cabeça, deve ter algo no ouvido incomodando .O que Faço?

alex disse...

bom dia meu nome é Viviani o meu cachorro esta com um caroço nas orelhas e esta saindo muito pus do ouvido esquerdo e cheira mal o que deve ser isso?como posso fazer para ajudar ele acho que ele sente muita dor,ja estou dando antibiotico mas não sei qual é o problema dele o que faço.

Anônimo disse...

Tenho um poodle , e a orelha dela esta muito irritada , ela fica se debatendo o tempo inteiro , ja usei remedio mas nao melhora , tem algum pra me indicar ?

Anônimo disse...

as doenças de ouvidos dos cachorros p-ega nas pesoas. e transmitido..

Anônimo disse...

Minha cachorra que peguei na rua a quase uma semana apareceu com dores perto do ouvido , parece um caroço ou algo enxado isso atrapalha ela a comer certos tipos de ração tive q comprar ração de filhote pra ver c ela conseguia ingerir ... até pensei q era otite mais n parece ser .. será oq é ??

Anônimo disse...

minha cachorra é uma chow chow, não sei se ela brigou com meu outro cachorro, mas a orelha dela começou a sangrar e estava machucada igual se tivesse cortado, ai passei aqueles "azulão" pomadas, fiz remedios caseiros, e nada adiantou está cada vez pior, agora caiu a orelha e ta horrivel, e cheira muito mal como se estivesse morta, o problema q estou desempregada e não tenho como levar no veterinario, e estou gravida, agora não aguento mais ver ela assim e sentir o cheiro, passo mal só d ver, e ela coça ainda. agora ta um buraco ali e já não tenho oque fazer, oque podia eu fiz, e agora me ajuda, oq faço? ela vai sarar? isso é doença? ela teve filhotes e tive q trazer p dentro d casa e cuidar pois ela não cuidava e as moscas vinham nos filhotes. me sinto muito mal por isso por não ter como ajudar ela mais. ninguem quer ela assim, e agora pra ser sincera estou esperando ela curar ou morrer, é uma pena pois ela é um amor, muito querida mesmo, e agora ta tão machucada.

Unknown disse...

A senhora tem de dar o cachorro a quem o trate e não ficar com ele aí a sofrer é uma vergonha😡

Unknown disse...

Olá,minha pinscher está com coisas no ouvido, parece grão de arroz bem pequeno isso apareceu depois que limpei com algodão umedecido de água com vinagre de maçã, acho que estava com pus né , a veterinária mandou pingar otilon porque está com otite mas por causa da alimentação já que não come ração e está com baixa imunidade

Unknown disse...

Olá.. minha cachorra saiu um caroço no ouvido e parece como uma herrmorroida.. tipo dessa forma sabe ai ela começou a coçar e coçar de dor e saiu sangue pq feriu e n sei lá fazer pq me disseram que se for bicheiro não pode lavar

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado