.

quinta-feira, outubro 28, 2010

Cachorros - Pelos/Escovação.



Cachorros - Pelos/Escovação: A escovação frequente nos cachorros alem de limpar, desembaraçar e melhorar o brilho, a macies e a saude dos pelos do cachorro, tambem ajuda a diminuir bastante o estresse causado por doenças, dores, em cachorros que são agressivos, em cachorros que tem medo de barulhos, em cachorros que têm medo ou não gostam de tomar banho, e também em cachorros que são hiperativos ou muito agitados. E tão importante quanto a freqüência com que se escova os cachorros, é saber introduzir este processo gradualmente, fazendo da escovação um habito prazeroso para o cachorro.



Os cachorros de pêlo longo precisam ser escovados preferencialmente todos os dias, e os de pêlo curto uma vez por semana, para auxiliar na eliminação dos pêlos mortos e tambem na diminuição dos pelos que ficam espalhados pelo ambiente. Devido a que naturalmente, os cachorros de pêlo curto soltam muito mais pêlo do que os cachorros de pêlo longo, além disso, o pêlo curto fica agarrado no tecido sendo portanto muito mais difícil de ser removido. E quanto ao local ideal para se fazer a escovação, deve ser um lugar preferencialmente que seja confortavel para ambos, e em uma posição em que o cachorro vá se sentir relaxado, e consequentemente ficar mais calmo e tranqüilo.


Para que se possa fazer uma escovação sem problemas e interrupções, facilitando e tornando todo o processo de escovação mais rapido e agradavel, tanto para quem estiver escovando quanto para o cachorro. E se o cachorro for calocado em cima de algum móvel, para que fique em uma altura mais confortável, para se evitar que o cachorro se acidente, caindo do móvel. Deve-se colocar então, um tapete de borracha antiderrapante embaixo do mesmo, e tambem o escovador deve de ter tudo o que for necerssario à mão, como a escova e todos os acessorios e produtos de higiene de quem estiver escovando o cachorro possa vir a precisar.



E quanto a escolha da escova apropriada para a escovação, depende do tipo de pelo do cachorro, pois geralmente os cachorros que possuem pêlo longo e sedoso devem usar uma escova do tipo rasqueadeira de aço.  Sendo que a característica desta escova é possuir, no lugar das cerdas, pequenos dentes de aço, bem finos, e com suas pontas dobradas que penetram fundo nos pêlos, e ajudam a desfazer os pelos embaraçados que se formam naturalmente. Se a escova for de boa qualidade, e a pessoa que estiver escovando o cachorro tiver o devido cuidado, as cerdas de aço não irão machucar a pele do cachorro, e tambem vão deixa-lo com os pêlos bem soltos, desembaraçados, e com uma otima aparência e brilho.



E as escovas tipo rasqueadeira de aço são indicadas para, Malteses, Yorkshires, Shih-Tzus, Lhasas Apso, Pastores de Shetland, Poodles, Bichons Frisé, Cockers Spaniel, Golden Retrievers, e até para os Terriers de pêlo mais longo e duro como os Westies, Schnauzers, e Scottish Terrier. E os cachorros de pêlos curtos e mais densos vão precisar mais da rasqueadeira de borracha, que auxilia na eliminação dos pêlos mortos, sem machucar a pele dos cachorros. Esta é a melhor escova para as raças Rottweilers, Labradores, Boxers, Pugs, Bulldogues, Leões da Rodésia, Beagles, Basset Hounds, Dachshunds, Pit Bulls e Weimaraner entre outros.


E para a escovação de cachorros idosos, que sentem desconforto com as escovas normais, ou filhotes que ainda ficam muito assustados, e cachorros arredios e agressivos, que não aceitam inicialmente uma escova comum, existe uma luva especial que tem pequenos dentes de borracha em um dos lados. E além de remover os pêlos mortos, esta luva escovadora/massageadora, é totalmente flexível e perfeita para escovar cachorros que sentem desconforto ou rejeitam as escovas tradicionais.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado