Cachorros - Rações Femêas Lactantes: A utilização de uma ração especifica para auxiliar a cadela durante todo o período critico do seu processo de gestação e amamentação é de fundamental importância. Tanto para a saúde e o desenvolvimento perfeito dos filhotes, como para proporcionar a fêmea gestante lactante uma alimentação de qualidade balanceada e com nutrientes de alto valor bilogico e nutricional, que permita a cadela alimentar os filhotes e suprir as necessidades nutrícionais de seu próprio organismo. A produção de leite é uma das etapas que apresentam maiores necessidades nutricionais, e é imprescindivel o fornecimento de uma ração de qualidade, completa e balanceada, para a gestação e o desenvolvimento dos filhotes e para proporcionar a nutrição de que a fêmea precisa durante o período de gestação e lactação.
A necessidade de leite dos filhotes que estão mamando continuará a aumentar durante cerca de 20 a 30 dias, consequentemente as necessidades de alimento da fêmea aumentaram também durante este período, e no pico da lactação a ingestão de alimento da fêmea pode ser duas a quatro vezes maior do que sua ingestão de alimento normal. A mesma dieta utilizada durante o período de gestação pode ser dada durante a lactação, a fim de manter um bom estado corporal e fornecer amplas quantidades de leite aos seus filhotes, as fêmeas lactantes devem receber todo o alimento que quiserem. Uma cadela em gestação engorda mais durante as últimas quatro semanas antes do nascimento dos filhotes, e alimentação excessiva no início da gestação pode levar a obesidade e consequentemente a problemas no parto.
Normalmente a quantidade de comida oferecida a uma cadela gestante deve aumentar entre 10% e 15% por semana da quinta semana ate o nascimento dos filhotes, próximo ao parto ela deve estar comendo cerca de 50% a mais do que comia antes da gestacão. À medida em que os filhotes começam a comer mais alimento sólido, a necessidade de produção de leite da fêmea diminui, e normalmente os filhotes são desmamados entre seis e oito semanas de idade. E na época do desmame, o consumo de alimento pela fêmea deve ser de menos de 50% acima do de sua alimentação normal, e deve ir diminuído gradualmente ate atingir a quantidade normal.
As rações recomendadas para serem utilizadas por fêmeas no período de gestação e amamentação, e que possuem uma otima qualidade nutricional e com ingredientes como proteínas, carboidratos complexos, vitaminas e sais minerais de alto valor biológico. São as rações do tipo super premium filhotes, pois este é o tipo de ração que apresenta uma melhor qualidade, digestibilidade e quantidade percentual de proteína animal, cálcio e vários outros minerais e vitaminas que são fundamentais durante todo o processo de gestação e lactação, proporcionando todos os nutrientes necessários tanto para a cadela quanto para os filhotes. Para maiores informações e orientações consulte um veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário