.

segunda-feira, novembro 01, 2010

Cachorros - Sarna de Ouvido/Otodecica.



Cachorros - Sarna de Ouvido/Otodecica: A sarna de ouvido é uma doença cutânea muito comum nos cachorros. Muitos responsáveis por cachorro, ao observarem que o seu cachorro esta se coçando em demasia na região da cabeça, associam este fato à infestação por pulgas ou carrapatos, o que tambem não deixa de ser grave, mas relevam o fato. Entretanto há grandes possibilidades de os ouvidos do cachorro estarem com uma grande quantidade de cera de cor castanha escura em seu interior. E este excesso de cera,  é causado por uma reação do conduto auditivo em decorrência da presença de uma grande quantidade de ácaros, que são os agentes ecotoparasitas causadores da sarna.




E a irritação (prurido), constante e cronica é um sinal característico da presença do acaro, e consequentemente da sarna no ouvido. O cachorro sofre bastante, e se incomoda muito com a irritação nas orelhas, chegando até a gemer e a chacoalhar a cabeça insistentemente.  A sarna de ouvido fica restrita, e acomete somente o conduto auditivo do cachorro, não se espalhando ou causando lesões no resto do seu corpo. E tambem, por não ser uma zoonose, as pessoas que convivem com o cachorro não correm o risco de se contaminarem, devido a isto, a sarna  otodécica e a sarna de ouvido otodécica contagiam exclusivamente os animais.




E o excesso de cera nos ouvidos, e o traumatismo causado pelo ato de se coçar de forma constante e até violentamente com as patas traseiras, fazem com que o cachorro desenvolva uma inflamação nos ouvidos que causa muita dor, agravando o desconforto. A sarna de ouvido otodecica e a sarna otodécica por ser altamente contagiosa entre os cachorros, quando há mais de um cachorro na casa, mesmo que apenas um apresente e manifeste os sintomas, todos devem ser tratados.
E o tratamento da sarna de ouvido consiste basicamente em se fazer a devida aplicação de medicamentos parasiticidas específicos no conduto  auditivo dos cachorros.




E para a obtenção de um melhor e mais rápido resultado, deve-se fazer a aplicação de preferência diariamente, por um período de tempo prolongado, porem com a devida prescrição e o acompanhamento de um veterinário. E o ácaro causador da sarna de ouvido mesmo não causando lesões fora do conduto auditivo, normalmente se encontra presente na pelagem dos cachorros, e assim além do tratamento especifico no conduto auditivo e nos ouvidos, deve-se tambem dar banhos parasiticidas para a eliminação dos acaros da sarna de ouvido que se alojam e se espalham  na pelagem dos cachorros.




Além da desinfecção dos objetos usados por eles e tambem do local onde eles habitam e dormem. E mesmo após a cura, que pode ser observada através da interrupção da irritação cronica (prurido), e do desaparecimento da cera escura e do odor desagradável, o cachorro pode vir a se reinfestar novamente caso entre em contato com outros cachorros acometidos pela doença ou com ambiente contaminados. Para maiores orientações e informações, consulte um veterinário.            


                                                                                                    


                                                                  

2 comentários:

Anônimo disse...

vocês só tem isso so isso ?

Anônimo disse...

Muito bom, minha cadela tem todos esses sintomas, e quando a levei à veterinária ela disse que podia ser alergia a algum produto, sequer cogitou a possibilidade de ser essa infestação de sarna de ouvido. Agora a levarei em outro veterinário para ter certeza de que se trata disso.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado