.

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Não Compre Cachorros em Pet Shop.



Não Compre Cachorros em Pet Shop: Alem de não ser recomendável, há varias razões e motivos para que não se compre cachorros ou outros animais em lojas de animais ou Pet Shops. Pois muitos filhotes provenientes de alguns canis não são o resultado de uma criação cuidadosa e geralmente não são bem tratados antes de chegar à loja. Muitos já chegam com algumas doenças e condições adversas como problemas neurológicos, problemas nos olhos, a displasia da anca, doenças do sangue e Parvovirose Canina, problemas comportamentais. E como a reprodução é indiscriminada, os problemas comportamentais não são eliminados geracionalmente.

Você também vai descobrir que os funcionários de uma loja de animais de estimação, podem não ter qualquer formação. Em como lidar com questões de comportamento, quando os filhotes continuam a fazer as coisas erradas, que acabam se tornando um hábito. Problemas de socialização, muitas vezes os filhotes se afastam da ninhada muito precocemente, com apenas 4 ou 5 semanas de vida. Os filhotes só devem ser separado de sua mãe no mínimo em oito semanas, sendo a grande maioria dos criadores renomados dizem que o correto mesmo é pelo menos 10 semanas. Esta falta de tempo de socialização com seus irmãos significa que cachorro não vai desenvolver habilidades caninas importantes.

Um dono de loja de animais normalmente, não é um conhecedor ou especialista em cachorros de raça, e muitas vezes nem mesmo em cachorros SRD (Vira-Latas). A compra de um filhote de cachorro, de uma loja significa que você não vai saber tudo sobre essa raça. Como por exemplo, ele talvez não seja capaz de informa-lo e orienta-lo sobre problemas de saúde específicos que uma determinada raça é propensa. A maioria das lojas de animais ou pet shops oferecem uma garantia, se o cachorro apresentar algum problema, porém eles não tendem a dizer aos clientes qual será o destino do cachorro, uma vez devolvido. E o que lhes acontece, então? Será que serão descartados como uma peça defeituosa?

Pois muitas vezes não e rentável arcar com as despesas para o tratamento do cachorro. Cachorros de lojas de animais ou pet shop passam todo tempo em gaiolas, eles não têm a oportunidade de desenvolver o instinto natural de fazer suas necessidades longe de sua comida e cama. Isso causa problemas quando se tenta ensiná-los, entretanto o cachorro não teve oportunidades ou opções de aprendizado em fases anteriores e fundamentais de sua vida. Pois sua triste realidade se resumia a viver de forma desnaturada em uma gaiola. Comprando um filhote numa loja ou pet shop, você está incentivando a exploração dos cachorros que só servem para reprodução.

As cadelas procriadoras são exploradas infinitamente, e a cada cio logo são colocadas para cruzar para terem mais e mais filhotes, e esse ciclo de sofrimento não acaba nunca. Não dê dinheiro a quem quer ganhá-lo de maneira cruel e insensível, inclusive a maioria dos filhotes que estão em lojas de animais são provenientes de canis sem procedência. Você já parou para se perguntar ou questionar sobre como esses cachorros são criados? Pois a maioria dos filhotes revendidos em lojas ou pets, são frutos de reprodução em massa, tendo o lucro exorbitante como motivação principal. Você já se perguntou por que o preço de um filhote vai caindo quando ele vai ficando mais velho?

É porque ele está se tornando uma mercadoria encalhada, e já esta dando prejuízo, uma vez que não está no palco como um lindo cãozinho ou gatinho, seu valor está diminuindo. Já imaginou o que acontece com ele se não for vendido?  Há um número infinito de cachorros de todas as formas, tamanhos, idades e personalidades que necessitam de um novo lar amoroso, por que não adotar? No Brasil, há mais de 15 milhões de cachorros abandonados. Sem conseguir uma adoção, a maioria fica destinada a viver por toda a vida em total abandono nas ruas, ou acaba indo parar nos centros de controle de zoonoses, onde muitas vezes são eutanasiados.

Então, da próxima vez que você observar aquele cachorrinho adorável na janela, pare, pense e pondere. Estimular esse tipo de comércio é, na prática, apoiar os criadores de quintal e comerciantes cujo o bem estar do animal é o que menos importa. Somos contra a venda de animais, mas se for comprar um cachorro, procure um criador que tenha pelo menos boas referências, e vá até seu canil para conhecer as condições em que os animais são criados. A melhor opção e o melhor negocio mesmo é adotar um cachorro, pode ser até um vira lata abandonado, pois se estará resgatando um cachorro de uma existência deplorável de sofrimento e solidão, e eles também tem maior maior resistência a doenças, e se pararmos de comprar cachorros em lojas e pets, podemos diminuir e até acabar com essa exploração, e não  somente com cachorros, mas com animais domésticos em geral.

E também cachorros vendidos em lojas pets shops, frequentemente não tem pedigree, pois são oriundos de criações de fundo de quintal, e um cachorro sem pedigree, é um SRD, por mais lindo e parecido com um de raça, sem registro, ele é igual a qualquer cãozinho de rua que não se sabe a origem. E criadores sem registro, na maioria das vezes dão ração de péssima qualidade, mantém seus cachorros em cubiculos imundos e fétidos, deixando as pobres fêmeas dando cria sem parar até que morram. Se um pedigree não faz falta pra você, e você só quer um cachorro peludinho, opte por adotar um, existem milhares a sua espera. Mas se você quer um cachorro de raça, compre um de um criador idóneo que cuide com carinho de seus cachorrinhos, e inclusive também vai lhe fornecer os exames de saúde e o pedigree dos filhotes.

Fonte: Orkut/Fórum/Eu Adoro Cães e Gatos/Marcelo.


Aproveito a oportunidade para agradecer aos Leitores que prestigiaram o CachorrosBlogs com a sua Preciosa Visita, e desejar a todos um FELIZ NATAL com Muita Fraternidade, Paz e Saúde...

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado