.

sábado, fevereiro 05, 2011

Veneno ( Chumbinho ) - Cachorros.



Veneno (Chumbinho) - Cachorros: Muitas pessoas tem como opinião, de que os cachorros devem ser criados livres, ou que para o cachorro ficar sossegado, deve-se solta-lo para que ele de umas voltas pelo quarteirão, você já deve ter ouvido essas frases e talvez até possa pactuar com elas. Pois saiba que esses passeios sozinhos, consentidos ou não, podem colocar a vida do cachorro em grande risco. Pois além da possibilidade de haver brigas e atropelamentos, as ruas tambem trazem o perigo da contaminação por venenos, principalmente por chumbinho, que é uma substância altamente toxica e mortífera, e vendida ilegalmente em todo o país, como veneno para ratos.


Constantemente chegam as clinicas veterinarias pessoas que tiveram seus cachorros envenenados por esta substanncia conhecida popularmente como chumbinho. Que é habitual causa de óbitos entre cachorros e demais animais de estimação, sendo responsável por milhares de entradas em setores de emergência de faculdades e clínicas veterinarias. Este veneno na forma do aldicarbe (um carbamato), é o principal componente do Temik 150, um agrotóxico produzido pela Bayer, que é uma multinacional de origem Alemã. Este produto que é caracterizado por sua forma de pequenos grânulos pretos, é proibido em diversos países, incluindo a própria Alemanha, e só poderia ser vendido em estabelecimentos credenciados, com receita emitida por um profissional agrônomo e em sacos de 20kg.


No entanto, é facilmente adquirido em pequenas quantidades e de forma clandestina em casas de produtos agropecuários, produtos veterinarios e até em camelos como raticida. Como resultado, não só cachorros e demais animais domesticos são intoxicados acidental e incidentalmente, mas crianças e adultos humanos também são vítimas. E o chumbinho é um veneno cruel, que age muito rápidamente, sendo altamente letal e não possui um antídoto específico. E mesmo que esta substância não fosse ilegal, o "chumbinho" tem pouca abrangência e eficiencia para acabar com infestações de roedores. Pois não é eficaz porque mata, quase que instantaneamente, apenas o roedor que se alimentou da substância, deixando livre todo o resto da colônia.

O correto e o ideal seria que a população se concientiza-se dos maleficios que este veneno causa ao meio ambiente, aos animais e inclusive aos seres humanos, e denuncia-se os pontos onde há venda deste veneno altamente tóxico para todo o ecossistema, e tambem informa-se as autoridades competentes os casos de contaminação. Pois informação e denúncia são o melhor caminho para se evitar a venda ilegal e a disseminação deste veneno letal, e consequentemente os envenenamentos. Os sintomas de envenenamento por chumbinho, são bem caracteristicos, deve-se prestar atenção quando o cachorro estiver vômitando, se há pontinhos pretos junto ao vomito, pois estes são sinais aparentes do veneno.


Entretanto podem háver casos, de o vomito não apresentar residuos do veneno. O cachorro tambem tende a ficar arqueado, com a barriga encolhida, e com fortes dores abdominais, fica cambaleante (atarexia) e com salivação intensa. E se o cachorro estiver apresentando estes sintomas, ele provavelmente foi contaminado por chumbinho, e é preciso correr urgentemente para o veterinário. E o próximo sintoma e efeito do veneno no cachorro, é o estado de convulsão e qualquer segundo pode ser decisivo para manter a sobrevivência e evitar ao morte do cachorro.


O Brasil é um dos últimos cinco países da América do Sul que continuam a comercializar o Temik 150, a campanha pela proibição da venda do agrotóxico é encabeçada pela Sentiens Defesa Animal por meio de procurações e ações junto ao Ministério Público. e também existe um projeto de lei com o mesmo objetivo (leia o PL 7586/2006), que no entanto está parado no "Congresso Nacional". Que é muito rapido em votar leis que aumentem seus proprios salarios e mordomias, ou tambem leis de interesse de mafiosos movidas a mensalão.


Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...



13 comentários:

Anônimo disse...

A-D-O-R-E-IIII o post, super informativo e atual.
É lamentável imaginar que existem "humanos" capazes de tal atrocidade...vergonhoso...ah se milhões de pessoas pudessem descobrir um pinguinho desse amor que nós já conhecemos né?! Amor verdadeiro, puro, fiel...anjos de 4 patas...amigos incondicionalmente! Cherim da tia.

Anônimo disse...

Na minha clínica 90% dos casos de intoxicação por chumbinho ocorrem por descuido dos proprietários do animal, e esses se forem reincidentes que preparem o bolso.
O último maldito que passou aqui oferecendo chumbinho a polícia pegou no quarteirão seguinte.
E se eu souber onde vendem,denuncio também.
Ass: Médico veterinário,trabalhando há 15 anos na periferia de São Paulo.

Anônimo disse...

Lamentável não é darem veneno para cachorro solto, lamentável é ter dono que deixa o cachorro solto, latindo o dia todo, fazendo tudo que é sujeira, destruindo jardins, enfim, falta é responsabilidade dos donos... no meu prédio tem uma vizinha com dois latindo dia e noite, perturbando o sono, o estudo, a paz, e quando vamos reclamar somos taxados de chatos, encrenqueiros,... até o dia que alguém matar as pragas dos cachorros.

Anônimo disse...

Tem mais é que matar esses cachorros soltos na rua, com veneno e ou fazer sabão com essa praga que infesta as ruas causando acidentes de transitos, crianças mordidas, ciclistas e motoqueiros derubados, cachorro deixou de ser amigo do homem e sim uma praga que deveria ser combatida.

"Se vc diz que tem cachorro, logo tem que ter canil"
"Ta na rua, atropelo com a caminhonete."

Anônimo disse...

Hoje vou moer mais duas garrafas de vidro para temperar a sobra do churasco e por no ppe de minha lixeira.

Anônimo disse...

eu queria que um dia todas as pessoas que desejam o mal tenha ele em dobro.os caes sao seres maravilhosos eles amam mais a nos do que a eles mesmos.sao eles quem nos animam quando nos temos um dia terrivel.SO OS CAES PODEM SALVAR O MUNDO !!!!!!!anjos de 4 patas....

Anônimo disse...

Não sei porque pessoas que não gostam de animais leem e acessam as repostagens referente ao animais.

Anônimo disse...

Concordo com vocÊ. Tenho o mesmo problema. Uma porcaria de Poodle da vizinha. Já estou pensando seriamente em dar um docinho pra ele. E foda-se. Pelo menos vou conseguir dormir.

Anônimo disse...

Eu acessei essa reportagem porque estava procurando onde comprar chumbinho no google, e acabei entrando nesse blog.

Anônimo disse...

Eu n aguento mais o cachorro da minha s...
To pensando seriamente da isso pra ele
so assim vou conseguir comer sem sentir aquele
Fedorenti perto de mim.

Marlene Freire disse...

Pois é. Por que será? Necessidade de afirmação talvez?

Marlene Freire disse...

Pois é. Por que será? Necessidade de afirmação talvez?

Anônimo disse...

Comverssar com o dono nunca adianta pois si acontecer algo depois com o bicho o primeiro culpado vai ser vc msm então si continuar me encomodando vou tacar veneno...quer ter seu bichinho então o lugar dele é na sua casa não na casa dos outros cachorro não gente taco veneno nestas pragas

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado