.

terça-feira, março 01, 2011

Mordidas / Prevenção - Cachorros.



Mordidas / Prevenção - Cachorros: E embora as mordidas de cachorros sejam de ocorrência mais frequente, elas uma menor possibilidade de infeccionar, e são muito menos perigosas do que as mordidas de outros animais domésticos, como por exemplo os gatos, que tem os seus dentes mais afiados e penetram mais profundamente na pele. Porem as mordidas dos cachorros e outros animais domésticos, podem causar uma variedade de problemas, que vão desde infecções leves na pele até doenças mais graves, como tétano e raiva. Devido a estas graves consequencias, não é recomendável se prevenir e não se expor a risco de acidentes, principalmente com cachorros ou outros animais estranhos.


Mas caso ocorra algum acidente, como arranhados e mordidas, lave imediatamente e de forma cuidadosa o local ferido com sabão e agua abundante por alguns minutos, e depois ponha algum antisseptico ou álcool na ferida. E logo após procure procure auxilio medico, principalmente se a mordida ou o arranhão, for nas mãos ou nos dedos, pois mordidas nestes locais são mais propensas a desenvolverem infecções graves, e precisam ser tratadas mais rápido e cuidadosamente. E mesmo que após a consulta medica, nada tenha sido constatado a principio, Se nos próximos dias houver manifestação de febre e/ou inchaço progressivo, vermelhidão e dor no local da mordida, deve-se retornar ao medico imediatamente.


Para que sejam feitos os exames necessários para confirmar e se assegurar de que não houve contaminação e não se contraiu nenhuma infecção através da mordida. Pois há um grande número de bactérias, vírus e germes que podem ser encontrados na boca dos cachorros e outros animais domésticos. Como bactérias estafilococos, estreptococos, e Pasteurella multocida, que podem levar a infecções serias e potencialmente perigosas, que podem se espalhar por todo o organismo como tendões, ossos e corrente sanguínea. e vírus como o Clostridium tetani, que causa de tétano e o vírus Rhabdovirus RNA que causa raiva, que é uma infecção que afeta todo o sistema nervoso e o cérebro e em 99% dos casos é fatal.


E as crianças são as que estão mais propensas a estes acidentes e consequentemente correm um maior risco de serem mordidas ou arranhadas, por cachorros ou outros animais domésticos. Por elas não tem conciencia ou noção de como se deve proceder e tratar e o perigo que representa a possibilidade de uma eventual reação agressiva principalmente por parte dos cachorros a uma brincadeira bruta ou incomoda feita pelas crianças. e crianças do sexo masculino, ou seja meninos com idades variando entre 5 e 9 anos estão mais propensos a sofrerem este tipo de acidente e apresentam um maior risco de serem mordidos por cachorros.


Sendo que a grande maioria dos acidentes são reativos por parte dos cachorros, pois os cachorros apenas reagem ou se defendem de uma brincadeira bruta, ação agressiva ou provocação por parte das crianças. E as medidas e formas mais efetivas de se prevenir estes acidentes e as eventuais infecções é é saber controlar e conter em uma abordagem dupla tanto o comportamento da criança, quanto o comportamento do cachorro. Educando e orientando as crianças de como devem proceder ao lidar com os cachorros e outros animais, e treinar, orientar e conter os cachorros em relação a seu comportamento com as pessoas, principalmente com as crianças da família.


Os cachorros que estão habituados a viver cercados por muitas pessoas são menos propensos a se tornarem agressivos ou se envolverem em acidentes deste tipo. porem cachorros que passam muito tempo sozinhos, e tem pouco contato com crianças, tem um tendência a serem mais impacientes e agressivos, tanto com estranhos, quanto com situações que os incomodem ou os provoquem. Se necessário treine ou contrate um adestrador para ensinar o cachorro a controlar a sua tendência agressiva. E tambem ensinar as crianças que não deve-se brincar ou provocar cachorros ou outros animais estranhos. Pois mesmo um pequeno gatinho, pode reagir com um arranhão ou uma mordida, que podem ser ter graves consequencias.


E principalmente que as crianças evitem provocar os cachorros, com chutes, empurrões, puxões ou ou perseguições. E tambem a nunca incomodar um cachorro que está comendo ou dormindo. E mantenha a vacinação em dia, principalmente a vacina contra raiva, e caso haja algum acidente, não exista a possibilidades de infecção por este vírus fatal. Neutralize tambem a propenso comportamento agressivo do cachorro através do procedimento da Castração, pois cachorros e outros animais castrados são mais calmos e menos propensos a reagirem agressivamente. Se informe com o seu veterinário, sobre as vantagens deste procedimento, e o momento mais apropriado para se fazê-lo.



Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...





9 comentários:

Anônimo disse...

um cachorro da raça sharpei mordeu o braço de uma criança 09 anos em goiania praticamente triturou o braço da criança teve que fazer cirugia . essa raça e violenta?

Junior Vinicius. disse...

O Sharpei mesmo sendo normalmente um cachorro tranquilo, pacifico e leal, nos primordios era uma raça inicialmente utilizada para o combate, guarda e proteção, e tambem para a caça de javalis e outras presas de grande porte. E é um cachorro naturalmente destemido, independente, porem calmo ,silencioso e muito fiel e dedicado a seu responsável e a sua familia, inclusive as crianças. Entretanto é territorial, dominante, teimoso e muito reservado e introvertido com estranhos, podendo ser até agressivo e não aceitando sequer afagos ou brincadeiras por parte destes. Sendo então, no caso especifico, a criança vitimada era da familia, ou era uma criança estranha? Logica e naturalmente, independente da raça do cachorro e de suas tendências comportamentais, depende muito tambem a forma como o mesmo foi orientado e socializado. Porem deve-se respeitar sempre o seu temperamento, e as suas caracteristicas comportamentais, principalmente com estranhos. Abraços da equipe do CachorrosBlogs...

Anônimo disse...

levei uma mordida e tá um pouco doendo mais ainda o corte ñ fechou e foi na mao. este site foi muito bom

Unknown disse...

eu tomei uma mordida de minha propria cadelinha enquanto eu me esticava para dormir e ela estava dorindo em minha cama bom isso foi a alguns minutos e a mordida tirou alguns centimetros da pele eu estanquei mo sangramento isso é agrave?

ch@y disse...

Levei uma mordida profunda na mao, e nao consigo mexer os dedos, o medico disse q pode ter pego o nervo tenho 25 anos e morrendo de medo de perder os movimentos da mao direita e o pior sou destra....

ch@y disse...

Levei uma mordida profunda na mao, e nao consigo mexer os dedos, o medico disse q pode ter pego o nervo tenho 25 anos e morrendo de medo de perder os movimentos da mao direita e o pior sou destra....

Anônimo disse...

que dó tenho cinco cães nenhum de raça mas eu os amo muito qdo chego eles vem me receber com todo amor e carinho se a casa fosse minha com certeza eu teria muito mais pois moro em um terreno junto com os proprietarios da casa

Anônimo disse...

ontem minha cadela veio me receber e com todo carinho q todo animal tem aos 6 meses ela acabou me ferindo mas acabei de tomar a vacina anti-rabica mesmo q ela esteja saudavel a mordida foi na mão

Anônimo disse...

Otimo post, muito explicativo, objetivo e simples. Parabens.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado