.

quinta-feira, abril 21, 2011

Golden Retriever - Cachorros.



Golden Retriever - Cachorros: A Golden Retriever é uma raça canina, que teve a sua origem na Inglaterra, sendo historicamente criados e desenvolvida para serem utilizados como cachorros de caça especializados em caçar aves aquáticas e selvagens. Sendo criados inicialmente em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e bem elaborados pelo pai da raça, o Sr. Lord Tweedmouth. Pois ele usou para a formação da raça, raças como o Tweed Water Spaniel (hoje extinta), Terra-nova, Setter Irlandês e segundo alguns (não comprovado), o Bloodhound. E até 1952 a história mais aceita sobre o início dos Golden Retrievers, que se contava era que em 1858, o escocês Sir Dudley Majoribanks, mais tarde conhecido como Lord Tweedmouth, estava em visita à cidade inglesa de





Quando viu em um circo uma troupe de cachorros pastores Russos executando truques e performances que o encantou, ao qual de imediato tentou comprar um casal. O instrutor dos cachorro não venderia um par, reivindicando que este quebraria a troupe, assim sendo Majoribanks comprou o lote todo, composto por oito cachorros. Levando-os posteriormente para a sua propriedade em Guisachan na Escócia, dando assim o início da raça, sendo esta história  públicada em 1952, seus descendentes apresentaram registros produzidos de 1835 a 1890, mas não entretanto não tendo nenhuma menção dos cachorros Russos. E o senhor Tweedmouth iniciou o desenvolvimento do Golden em sua propriedade, perto de Inverness, na Escócia, bem perto do famoso Lago Ness.







E ai ele desejou desenvolver um cachorro que fosse leal e amável, contudo espirituoso e esperto, silencioso para não espantar a caça, que gostasse da água e com grande habilidade de recuperar sem dilacerar a presa. E Lorde tweedmouth foi em seu tempo um dos grandes entusiastas da caça em seu país, ao qual, encontrou no Golden a união de várias qualidades de outras raças de cachorros, que através de cruzamentos sistematizados alcançou esta raça. E ao longo do decorrer dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que se chega-se ao Golden Retriever como o conhecemos hoje. E no Brasil, o primeiro Golden chegado ao país tinha sido comprado em um canil na Califórnia pela Sra. Yvette Tobião, chamava-se Patrick, e teve o seu nome registrado como Eldorado of Gold Leaf.





A partir de então a raça começou a se introduzir no Brasil por mais dois canis no Rio de Janeiro e hoje por todo o país, sendo que a raça foi reconhecida oficialmente em 1911. E o seu temperamento e de um cachorro calmo, dócil e muito brincalhão, pois se caracteriza por ser um dos cachorros mais dóceis e amigaveis que existem. E é excelente tambem para a pratica de atividades físicas como o agility, que é uma das formas que os responsáveis tiveram para uma maior integração com seus cachorros, que estão sempre prontos a agradar e obedecer. E por ter um excelente olfato, tambem é muito utillizado para farejar drogas e como guia de cegos.





Por ser um cachorro de temperamento equilibrado, pode facil e tranquilamente ser criado em apartamentos apesar de ser um cachorro de porte grande. Para tanto sempre é necessário adquirir um Golden de um criador sério, e tambem deve ser feito um trabalho de orientação e socialização para que se possa ter um melhor controle de temperamento. Além disso, certa dose de exercício diário é importante e bastante recomendavel para a raça. Também pode ser criado para a terapia, é atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel. E quanto a doenças caracteristicas da raça, há uma grande incidencia de tumores e cânceres, sendo o mais comum o hemangiossarcoma, seguido pelo linfoma, mastocitoma e osteosarcoma.





Pois o câncer foi a causa de morte de mais de 7o% dos Goldens Retriever dos Estados Unidos de acordo com um estudo da saúde de 1998 realizada pelo Golden Retriever Club of America, sendo então a maior causa de obitos na raça. E tambem a Displasia dos quadris e cotovelos, doenças dos olhos, incluindo catarata (a doença ocular mais comum nos Goldens), atrofia progressiva da retina, glaucoma, distichiasis, entrópio, distrofia corneana e displasia da retina. E tambem é suscetivel a doenças do coração, especialmente a estenose aórtica subvalvar e cardiomiopatia, e doenças de pele, como alergias (muitas vezes levando a dermatite úmida aguda ou "hot spots"), alergias especialmente à pulgas, sendo está a mais comum. Outros incluem seborréia, adenite sebácea, granuloma e Hemofilia.






Um comentário:

Anônimo disse...

Adoooorei o post (:
tenho um Golden Retriver em casa, e realmente essa raça é muuuuuuito dócil, além de ser intenligentissíma! Se alguem estiver pensando em comprar um Golden Retriver, nao pense duas vezes!Com certeza voce terá um amigo que não irá te abandonar por momento algum... e a felicidade é garantida!
beeijo galera!

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado