.

segunda-feira, abril 11, 2011

Raça Chow Chow - Cachorros.



Raça Chow Chow - Cachorros:  O Chow Chow é um cachorro de constituição robusto com uma cabeça larga, porem com orelhas pequenas e arredondadas. A raça tem apresenta tambem um pêlo bastante denso, que é ao mesmo tempo liso e resistente, e a pele é particularmente grossa ao redor do pescoço, dando a aparência de uma juba. O pêlo pode ser um entre várias cores, incluindo marrom-avermelhado (descrito como "vermelho"), preto, azul, canela, creme (ou branco), porem nem todas as variedades de cores são reconhecidas e válidas em todos os países, e exemplares malhados ou multicoloridos são considerados fora do padrão da raça. Inclusive os Chow Chows tem algumas particularidades que lhes são inerentes.



E devido a isto são considerados cachorros originais e diferenciados principalmente por possuírem uma língua preto-azulada, e tambem pernas bastante retas que resultam em um andar caracteristico. Normalmente mantido como um cachorro de companhia, o Chow Chow tem uma reputação de ser uma raça independente, inclusive são bastante indiferentes com estranhos, e muito raramente se dão bem com outros cachorros, principalmente com os do mesmo sexo. Devido a o Chow Chow, muitas vezes é mal interpretado, devendo-se então  desde cedo, assim que liberado pelo veterinário, iniciar-se um trabalho de sociabilização, onde outras pessoas, cães e mesmo gatos devem fazer parte de seu convívio diário. Sendo que no caso de animais, principalmente no início, a convivência deve ser supervisionada. 


Vale ressaltar que assim como nos seres humanos, cada cachorro possui seu próprio e único temperamento, que deverá ser sempre levado em consideração. Os Chow Chows são cachorros que poderiam deixar-se morrer pelos seus responsáveis, porem não conseguem demonstrar explicitamente toda a sua devoção e lealdade. Enquanto a ficarem sozinhos, eles conseguem tranquilamente se virar sozinhos por um bom tempo, pois são cachorros bastante independentes, e tambem são cachorros de um só responsável, ou seja, demonstram confiança e manifestam sua alegria somente ao seu responsável e seus famíliares. E mesmo assim de maneira bem sutil e discreta, por isso, possuem um comportamento muito parecido ao de um gato. 


E consequentemente por serem muito limpos, podem ser criados em apartamento, além disso quase não latem. E apesar de ser um cachorro bastabte forte e resistente, o Chow Chow como muitos cachorros de porte grande, tem propensão a displasia da bacia, também pode ser suscetível à entropia, uma irritação no olho causada por uma anormalidade nas pálpebras, sendo assim necessária uma limpeza diária da região. E tambem o Chow Chow, apesar de ser um cão rústico, necessita de certos cuidados, principalmente com relação à sua pelagem, que incluem a escovação rotineira. E a escovação deve fazer parte da rotina do cachorro e seu responsável, além de manter o cachorro com um aspecto bonito, a escovação regular minimiza o risco de problemas de pele (hot spots), não muito raros na raça. 


A alimentação é outro fator essencial para a sua boa saúde, pois o ideal e recomendável é alimenta-lo apenas com ração de alta qualidade, pois este é um investimento que retornará em dividendos em forma de saúde para o Chow Chow, consulte sempre um veterinário e obtenha informações sobre a ração mais adequada a raça. E o Chow Chow é um tipo único de cachorro, pensa-se que é uma das mais antigas raças conhecidas, inclusive a raça é originária da Mongólia e não da China, como muitos supõe e imaginam, pois na invasão da Mongólia pela China, os chineses se admiraram com essa raça e pegaram exemplares para levar para a China. 


E em um baixo-relevo de 150 a.C. (durante a Dinastia Han), está estampada a figura de um cachorro de caça similar em aparência com o Chow Chow, inclusive análises de DNA recentes confirmam que é uma das mais antigas raças de cachorros. Sendo que os Chow Chows foram originalmente criados e desenvolvidos com o propósito de serem cachorros de pastoreio, caça, e guarda, porem a raça também foi muito usada para puxar trenós e pela carne e pele. E no Tibet o Chow-Chow foi um dos cachorros prediletos e mais apreciados pelos monges, ali eram criados nos mosteiros para a guarda, mais tarde o povo Ainú foi o primeiro a valorizar as suas qualidades, foi usado como cachorro para puxar trenó, guarda de pastoreio, de briga e até de refeição. 


E a origem do nome Chow-Chow, deve-se aos habitantes de Cantón, mas não é uma raça típica chinesa, segundo estudos provém da Sibéria e foi levado a China pelos tártaros durante as invasões. Até épocas bem recentes o Chow-Chow foi muito usado na China para guarda e caça, sabemos que a nobreza Chinesa mantinha seus Chows com o máximo conforto servidos por criados que estavam a sua disposição para satisfazer-lhes qualquer necessidade, entretanto atualmente infelizmente na China ainda se come a carne dos Chow-Chows como uma iguaria. Pois o hábito de se comer carne de cachorro era, e segue sendo comum em muitos países da Ásia, onde os cachorros são alimentados somente com grãos e sacrificados ainda jovens, para o aproveitando também de seu pêlo para se fazer roupas. 


E ainda no começo do século XX, a carne de Chow Chows jovens ou ainda filhotes podiam ser vistos na China sendo vendidos normalmente nos mercados. Porem pela política da China de portas fechadas, o Chow Chow só pode ser  reconhecido no Ocidente somente em torno de 1780, quando alguns marinheiros o levaram de contrabando para a Inglaterra e o exibiram no zoológico de Londres como um cachorro selvagem Chinês, até que a Rainha Vitória, que se tornou admiradora, amante e protetora da raça, levou um exemplar com ela. Inclusive os chineses têm uma lenda para explicar a boca e língua azuis dos Chow chows, eles dizem que, durante a criação do universo, quando Deus resolveu pintar o céu de azul, teria deixado cair algumas gotas de tinta no chão, então, um Chow Chow, que observava o trabalho lambeu as gotas e que devido a isto ficou com a sua língua azul.













3 comentários:

Anônimo disse...

adoreei o post,tenho uma chow chow ela eh linda e bm cuidada mas me odeia rsrs soh se da bm com a minha irma, eh braba qenem um leao mas linda qenem um coelho hehehe
bjss

Anônimo disse...

Gostei do documentário...
Bastante instrutivo para quem quer ter um como Eu...
Raphaela

Anônimo disse...

Tenho uma exatamente com essas caracteristicas... ''alma de gato'' descreve bem o que o chow chow é...Mas foi a melhor raça de cao que já tive.
Muito bom o post, mas tem uma foto que se nao me engano é de um spitz alemão e não um chow chow.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado