.

sábado, abril 09, 2011

Raça Pastor Alemão - Cachorros




Raça Pastor Alemão - Cachorros: As origens do Pastor Alemão remotam ao Paleolítico, época em que os homens, durante as caçadas, eram acompanhados por matilhas de cachorros selvagens que se alimentavam dos restos de alimentos na região da Turígia. Depois, no neolítico, já com a criação de ovelhas, os povos germanos que habitavem a região onde atualmente é a Alemanhaa necessitavam de um cachorro forte, resistente, robusto e rápido, e que tambem tivesse todos estes atributos e os  desempenha-se com um mínimo gasto de energia, além tambem de precisar ter uma inteligência excepcional, para poder proteger o rebanho de animais selvagens ou invasores, e impedir que o próprio rebanho destruísse as plantações. 


E para poder desempenhar estas funções foi criada e desenvolvida toda uma família de cachorros pastores, e durante mais 3 mil anos, estes cachorros foram sendo  desenvolvidos e aprimorandos para o pastoreio ninhada por ninhada, até a seleção definitiva, em 1882, padronizada e registrada por Max von Stephanitz. E atualmente alem de continuar com as suas otimas qualidades para o pastoreio, tambem é considerada uma das melhores raças de cachorros para a função de vigia, guarda e defesa. E é um cachorro muito habil  rápido, agil, forte e muito facil de ser treinado e preparado para varias funções, sendo considerado um dos cachorros mais inteligentes, foi eleito inclusive 3 vezes o melhor cachorro para se adestrar. 


E tambem foi considerado um dos melhores cachorros de guardas durante a segunda guerra mundial, recebendo inclsuive a alcunha de 'el diablo', que lhe foi dada pelos soldados aliados. Porem o responsavel pelo aprimoramento definitivo da raça, inclusive como a conhecemos hoje foi o capitão da Cavalaria Alemã Max von Stephanitz, que selecionou os melhores exemplares de cachorros pastores da Alemanha, tendo feito cruzamentos até com lobos para aumentar o seu tamanho e tambem a sua agilidade, chegando praticamente ao o que eles consideraram o cachorro perfeito, criando inclusive o primeiro exemplar do Pastor Capa Preta, Horand von Grafath, conhecido também como Hektor von Nürburgring, que foi apresentado pela primeira vez ao público numa feira de novidades 1882, em Hanôver, Alemanha. 


E os descendentes de Horand mostraram todas as qualidades desejáveis num cachorro, e com isso, a raça ganhou rapidamente um grande número de exemplares em um curto periodo de tempo. Em 1899 Max fundou a Verein für Deustcher Schaferhund, que é a associação que hoje é considerada a maior do mundo reunindo cachorros de uma só raça. Inclusive o Pastor Alemão foi intensamente utilizado pelos alemães nas duas grandes guerras mundiais, tendo tido um excepcional desempenho como cachorro de vigia, guarda e defesa, mas tambem como mensageiro, motivo pelo qual chegou a ser temido e odiado principalmente pelos soldados ingleses e franceses, sendo inclusive, apos o termino da Segunda Guerra Mundial proibida a sua presença em alguns países por um bom tempo. 


E teve posteriormente até que ter o seu nome trocado para Pastor Alsaciano, pois a simples menção de seu nome evocasse lembranças de seu passado como um excepcional e terrivel auxiliar das forças nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. E somente em 1930 o kennel club autorizou novamente a volta do nome original Pastor Alemão. E inclusive atualmente a raça está entre os três cachorros com maior número de registros de pedigree em quase todos os países que possuem registros formalizados e integrados internacionalmente com os padrões e normas da cinofilia. E é tambem a raça mais conhecida e difundida em todo mundo, e de acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pastor Alemão encontra-se na 3ª posição entre as 79 raças pesquisadas. 


E nascem quase todos com a cor preta dominante, peludos e com orelhas para baixo, que devem estar naturalmente eretas até os 6 meses de idade. Caso não se alcem, tal fato pode dar indício de deficiência nutricional, geralmente vitaminas, sendo recomendavel então se levar o cachorro ao para que possa ser indicada uma ração e vitamicos adequados ao desenvolvimento do cachorro. Inclusive Max von Stephanitz jamais selecionou cachorros apenas por razões estéticas ou aparência e porte físico, a não ser que as belezas externas refletissem as belezas internas. Por estes motivos, o Pastor Alemão é uma das poucas raças que conseguem reunir tantas aptidões e qualidades.



como cachorro de pastoreio, cachorro de busca e salvamento, cachorro guia de cegos. E também cachorro farejador, graças ao seu olfacto extremamente desenvolvido, e pela sua inteligência, fidelidade e docilidade, tambem é um excepcional cachorro de companhia, principalmente por sempre estar querendo proteger e agradar seus responsáveis e seus familiares, atua tambem eficientemente como cachorro de polícia, cachorro de guerra e, finalmente, como um dos melhores e mais eficazes cachorros de guarda e defesa devido principalmente a sua inteligencia, porte, coragem, força e agilidade no ataque e tambem um latido ameaçador e prolongado.



Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...







2 comentários:

Rafael Ferreira disse...

Eu tenho um... esqueçeram de informar que é a raça mais leal, e muito dócil, um dos melhores cachorros pra quem tem crianças em casa.

Unknown disse...

É uma raça sensacional. Tenho saudades do que eu tinha em minha infância. Hoje não tenho espaço pra poder ter um, mas ele não sai da minha cabeça. Mas mesmo não tendo um cachorro em casa, tenho um site que fala sobre cães. Pode visitar clicando aqui .

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado