.

terça-feira, maio 31, 2011

Airedale Terrier - Cachorros.



Airedale Terrier - Cachorros: A Airedale Terrier, oriunda do Reino Unido, é a maior raça entre os Terriers, inclusive sendo grande o bastante para não caçar no subsolo. A raça foi criada através de cruzamentos entre o Old English Broken-Haired e o Cão de lontra, sendo este cachorro classificado como versátil e corajoso. Inicialmente chamado Waterside Terrier e, por seu tamanho, apelidado ainda de o rei dos Terriers, é usado como caçador de pragas como ratos por exemplo, cachorro de guarda e policial. Seu adestramento, é considerado de dificuldade moderada, e a sua teimosia e a tendência a brigas, o tornaram um cachorro pouco popular como companhia.


Fisicamente possui uma boa estatura e peso, podendo chegar aos 23 kg, tem a cauda alta e esticada para cima, e a pelagem, preta e castanha, é densa, dura e conhecida como de arame. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Airedale encontra-se na 29ª posição entre as 79 pesquisadas. A origem do Airedale é bastante nebulosa, mas de maneira geral, acredita-se que o Airedale tenha sido desenvolvido pelos ingleses do vale do rio Aire, no condado de Yorkshire no século 19, para a caça de grandes animais aquáticos, especialmente a lontra.


Pois para desempenhar esta função precisavam de um cachorro forte, ágil, com faro apurado e excelente nadador, e para chegarem ao cachorro ideal, cruzaram diversas raças existentes na época e, apesar de não haver consenso sobre todas elas, é certo que foram utilizados um antigo cão chamado English Black-And-Tan Terrier (atualmente extinto) e o Otterhound. Alguns historiadores sustentam ainda a presença de cachorros da raça Bull Terrier e Border Collie. Ainda hoje, existem associações internacionais que treinam e organizam provas de caça especialmente para os Airedales, e o primeiro padrão da raça foi redigido após 1860, mas o The Kennel Clube, que é a entidade inglesa que organiza a criação naquele país, só a reconheceu oficialmente como raça independente em 1886.


Sua atuação como cachorro de caça polivalente, capaz inclusive de apontar a presa e recuperá-la após ter sido abatida pelos caçadores, seu temperamento equilibrado e valente como qualquer Terrier. Fizeram com que este cachorro ganhasse logo uma grande popularidade, não apenas na Inglaterra, como nos demais países da Europa e também nos Estados Unidos. O presidente americano Warren Harding (1921-1923), tinha um Airedale de quem não se separava nunca e que tinha, na Casa Branca, seu próprio acompanhante e uma poltrona exclusiva. Outro dono famoso de Airedales foi o ator americano John Wayne, cujo apelido ‘Duke’ foi herdado do Airedale que possuía na juventude.


Graças à sua resistência física e capacidade de aprendizado, o Airedale foi uma das primeiras raças a serem utilizadas pelas polícias da Inglaterra e Alemanha. Durante as duas Grandes Guerras, muitos Airedales foram treinados pelos exércitos para exerceram as funções de mensageiro e atuarem na busca e salvamento de feridos nos campos de batalha.  No Brasil, talvez por seu tamanho, os Airedales são menos populares que outras raças ‘aparentadas’, como o Fox Terrier de Pelo Duro, Westie, York, entre outras. Dono de uma personalidade equilibrada, os Airedales costumam ser cachorros dóceis e bastante ativos, estão sempre dispostos para qualquer atividade e podem acompanhar seus responsáveis em praticamente qualquer situação.


Sua fama de ‘cavalheiro’ pode ser confirmada a partir do surgimento de uma gíria americana dos anos 20, quando se dizia que ‘tal pessoa era muito Airedale’ quando se queria elogiar a educação de alguém. Com as crianças, os Airedales são especialmente delicados e podem encarar mesmo as brincadeiras mais pesadas sem nenhum traço de agressividade, mas por serem cachorros de porte médio, as brincadeiras devem ser sempre supervisionadas. Seu tamanho e agilidade, aliados à sua valentia fazem deles tambem bons cachorros de guarda, apesar da docilidade com seus próprios responsáveis. Ao contrário de outras raças de Terriers, não são cachorros que latem à toa nem compulsivamente, e o relacionamento dos Airedales com outros cachorros vai depender, em grande parte do trabalho de socialização feito pelos seus responsáveis.


Pois cachorros que forem mal socializados, tendem a não aceitar a presença de outros cachorros, e eventualmente podem agir de maneira agressiva. É um cachorro que tem energia de sobra e que para conservar-se bem não apenas do ponto de vista físico, mas principalmente psicológico, precisa de exercícios constantes. Pode, eventualmente, morar em casas pequenas e até mesmo em apartamentos desde que obedeça a um infalível programa de exercícios. Os filhotes nascem pretos com marcações castanhas, que vão aumentando até chegar à sua coloração definitiva com aproximadamente 1 ano de idade. A cauda deve ser cortada entre 3 e 5 dias, porem na Alemanha e em outros países da Europa, o corte de caudas não é mais aceito e não figura mais no padrão da raça.


Assim como o cachorro adulto, o filhote é um poço de energia e de desejo de descobrir o mundo, por isso é bastante recomendável que participe desde cedo de aulas de obediência para que a convivência seja mais fácil e agradável para com todos. Se os cachorros em geral não devem receber treinamentos monótonos, no caso do Airedale essa recomendação é ainda mais importante, uma vez que podem ser facilmente distraídos durante atividades consideradas repetitivas. Não é o tipo ideal de cachorro para quem não quer, não tem tempo para educá-los ou ainda para quem deseje um cachorro que possa ficar o tempo todo longe do contato com a família.


Suas raízes de caçador, fazem com que esteja sempre procurando algo para fazer e, caso não encontrem nada ‘útil’, certamente poderão inventar brincadeiras que nem sempre serão aprovadas pelos seus responsáveis, como roer móveis, roubar roupas do varal ou escavar enormes buracos no jardim. A cor da pelagem do Airedale deve ser sempre castanha, com o manto preto ou grisalho, o pelo deve apresentar uma textura áspera, bastante adequada à sua função original que tambem é de proteger o cachorro. Os cachorros de exposição nunca podem ser cortados com tesoura ou mesmo com máquina, uma vez que essa prática muda a consistência da pelagem e até mesmo a tonalidade original do pelo.


Cachorros que frequentam exposições devem ter seus pelos arrancados à base do stripping, que consiste na retirada manual dos pelos com a ajuda de uma faquinha apropriada, inclusive este procedimento só deve ser realizado por profissionais competentes. Para os cachorros que não participam de exposições, a tosa deve ser feita a cada 45 ou 60 dias, mas a escovação deve ser, no mínimo, feita duas vezes por semana, para que os pelos mortos sejam retirados. Normalmente não são cachorros que costumam perder pêlo, a não ser na época da muda, que ocorre mais ou menos duas vezes por ano.


Outro cuidado importante é com relação aos banhos, além de serem apenas esporádicos, os cachorros devem ser muito bem secos para que não haja problemas de pele causados por fungos. No aspecto da saúde, os Airedales são cachorros bastante resistentes e não estão propensos à problemas específicos como outras raças, apesar disso, deve-se ter especial atenção para Dermatites e Eczemas, que são normalmente causados pelo aparecimento de fungos, a Displasia Coxo-femural, Otite que é causada por um ‘abafamento’ dos canais auditivos.







Um comentário:

Anônimo disse...

Quer comprar perfumes importados e pagar preço baixo por isso?
Miami perfumes tem os melhores contratipos...
Inspirados em marcas de perfumes famosas...
Temos mais de 500 fragrâncias.
Tudo a Pronta entrega..
Carolina Herrera -Armani - Animale ente outras.
Apenas R$ 65,00 o perfume....
Promoção 3 perfumes por R$ 100,00
Frete Grátis para todo o Brasil...
Parcele nos cartões de crédito...
Pague com pagseguro da uol...
ACESSE : www.miamiperfumes.cjb.net ou www.lojamais.com.br/miamiperfumes

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado