.

terça-feira, maio 31, 2011

Buldogue Campeiro - Cachorros.



Buldogue Campeiro - Cachorros: O Buldogue campeiro, podendo também Bulldog Campeiro é uma raça que nasceu a partir do antigo Buldogue Inglês (raça já extinta), que sendo selecionado na lida com o gado por peões nas regiões sul e centro-oste do Brasil, se tornou um cachorro de trabalho muito bem adaptado às condições regionais. Esta raça já foi extremamente comum no Estado do Mato Grosso do Sul e no sul do Brasil até o fim da década de 60, onde desempenhava largamente o papel de cão boiadeiro em fazendas e em matadouros, capturando e dominando o gado ou suíno que havia se desgarrado do grupo ou os mais ariscos. Na década de 70 esteve em via de extinção devido à introdução de novas leis e medidas sanitárias (e sua aplicação mais efetiva).



Mas voltou a ter expressividade após um duro trabalho de resgate liderado pelo cinófilo Ralf Schein Bender. O antigo Buldogue Inglês foi bastante comum, encontrado em boa parte da Europa Ocidental durante a segunda metade do século XIX, ao ponto de em estados como o Vaticano existir legislação própria para regulamentar o trânsito desse tipo de animal em vias públicas. Simultaneamente, despertava em setores abastados da sociedade européia o interesse no desenvolvimento sério da criação e conformação de várias raças distintas e todas derivadas do antigo buldogue inglês, como o Buldogue Inglês moderno e o Bulldog Francês. No Brasil a imigração européia (alemães, italianos, poloneses, etc.).



Que foi incentivada em vários momentos durante o início do século XIX e meado do século XX, trouxe além de seres humanos, muitos animais, dentre estes, cachorros, certamente muitos do tipo Buldogue, como o próprio antigo Buldogue Inglês. Ao passo que nesta época, na Europa, com algumas exceções, a orientação em busca da padronização da maior parte das raças pautava-se principalmente na beleza, já os animais trazidos para o novo mundo tinham que provar na labuta diária sua eficiência e excelência física, além do ótimo temperamento que deveriam conservar e desenvolver, sendo portanto selecionados e procriados de maneiras diversas, gerando raças distintas daquelas que surgiam na Europa na mesma época.



Assim, esse tipo de cachorro Buldogue em terras brasileiras se preservou, sobretudo, graças ao seu talento para a guarda e o trabalho com gado, os melhores cachorros para o trabalho de submeter bois e porcos eram os mais apreciados, e também aqueles que sabiam guardar a carroça e o cavalo do tropeiro enquanto este descansava. Conservou os traços funcionais de seu antecessor, o antigo Buldogue Inglês, podendo arrastar porcos pelas orelhas até o local do abate ou dominar sozinho um boi arisco de até 400 kg, esta aptidão foi muito utilizada em antigos abatedouros da região sul e da região onde hoje é o Estado do Mato Grosso do Sul, nestes estabelecimentos, foram utilizados para subjugar gado e porcos no momento do abate.



Porém com o desenvolvimento destas atividades, medidas da vigilância sanitária impediram o uso de cachorros nestes estabelecimentos, e com o também desenvolvimento da pecuária, estes cachorros tiveram seu uso cada vez menor, e com isto chegaram a quase extinção.
E no final da década de 70, este cachorro estava em via de extinção, então o cinófilo Ralf Schein Bender começou um trabalho de resgate da raça, que veio a ser concretizado em 2001 quando a CBKC passou a reconhecer a raça Buldogue Campeiro.  E quanto o porte e a aparencia o Buldogue Campeiro é um cachorro de compleição média, muito robusto e ligeiramente pesado para sua altura (atarracado).



Tem um focinho curto (devendo ter 1 / 3 do comprimento do crânio), orelhas pequenas, pendentes, inseridas altas na cabeça e voltadas para trás, com uma cauda curta e torta.  O seu pelo é liso, curto, e todas as cores são aceitas, inclusive há cachorros inteiramente brancos, mas isto o desfavorece quando utilizado para o trabalho. Pesa entre 35 a 45 kg, aproximadamente, e tem uma altura variando entre 48 a 58 cm na cernelha. E no seu temperamento destaca-se pela fidelidade ao seu responsável, pela facilidade de adaptação e principalmente pela afetuosidade com  crianças. Sua rusticidade e coragem o tornam ótimo guardião, porem pelo seu amor às pessoas de sua convivência, pode ser um pouco ciumento.
Desconfiado com estranhos, tranquilo, não é conhecido por latir sem necessidade, porem necessita de algum exercício diário, se não utilizado diretamente na lida com gado ou outro tipo de trabalho, aliás a lida rural é uma função em que tem excelente destaque.



O Buldogue Campeiro é uma raça rústica que desfruta de uma otima saude, e, apesar de muitos exemplares apresentarem displasia coxofemural severa, poucos são os que apresentam algum tipo de incômodo por serem portadores desta condição. Até a pouquíssimo tempo atrás a displasia não era sequer conhecida por muitos criadores e proprietários, que só vieram a começar o controle desta doença genética após a incrível constatação de que esta doença não era rara ou incomum. Exceto por isto, que no Buldogue Campeiro nem mesmo chega a ser um problema, não há outras doenças específicas do Buldogue Campeiro que o acometam em larga escala. Recomenda-se a prevenção de parasitas externos e internos através da vermifugação e de doenças infecto-contagiosas através da vacinação.







Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...




2 comentários:

Anônimo disse...

Quer comprar perfumes importados e pagar preço baixo por isso?
Miami perfumes tem os melhores contratipos...
Inspirados em marcas de perfumes famosas...
Temos mais de 500 fragrâncias.
Tudo a Pronta entrega..
Carolina Herrera -Armani - Animale ente outras.
Apenas R$ 65,00 o perfume....
Promoção 3 perfumes por R$ 100,00
Frete Grátis para todo o Brasil...
Parcele nos cartões de crédito...
Pague com pagseguro da uol...
ACESSE : www.miamiperfumes.cjb.net ou www.lojamais.com.br/miamiperfumes

Anônimo disse...

seu blog tem esse problema grave... faz o post sobre uma raça e coloca fotos de várias raçs diferentes.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado