.

sábado, outubro 01, 2011

Cachorros - Fabricas de Filhotes.



Cachorros - Fabricas de Filhotes: Mesmo depois de tudo que já se sabe a respeito de criadores ilegais, abandono, super população de animais abandonados, maus tratos, centros de controle e zoonoses e abrigos que são verdadeiros depositos e campos de concentração, eutanazia em massa entre outras atrocidades. Entretanto mesmo assim, continua-se a se comercializar e a se comprar vidas, seja por status, por estar na moda, por causa do porte, do temperamento destemido, da cor da pelagem, do formato da orelha, do rabo, do focinho ou qualquer outra futilidade ou capricho. Então, para impedir ou amenizar este circulo vicioso e cruel que só gera sofrimento e abandono, ao menos antes de comprar um cachorro ou gato da raça de sua preferência, conheça a sua procedência e as suas matrizes, ou seja, os criadores e a mãe e o pai dos filhotes.



Porque entre os cachorros e gatos resgatados do sofrimento e do abandono uma grande maioria são provenientes de de criadores ilegais. Pois 99% dos cachorros e gatos vendidos através de jornais, em muitos pet shops das grandes cidades, agroveterinárias, praças e esquinas não são de criadores serios e conceituados. E são animais procriados sem nenhuma seleção criteriosa, e devido a isto na sua maioria são portadores de problemas genéticos, e quando não, são filhotes de pais que foram oriundos deste mesmo processo desumano de produção de filhotes em serie, ou seja são vitimas de criadores de fabricas de filhotes. E para entender como funciona uma fabrica de filhotes, tudo começa naqueles lindos filhotes de cachorros e gatos, fofíssimos, que ficam nas pet shops à venda, que inclusive são muito difíceis de resistir.



Porem basta uma rápida olhada em como essas lojas obtem estes filhotes, para se revelar um sistema na qual o preço que o consumidor paga pelo "cachorrinho na vitrine" é muito pouco perto do sofrimento a que são submetidos principalmente os reprodutores e as matrizes destes filhote. Pois aquele adorável filhotinho, provavelmente veio de uma "fábrica de filhotes", um lugar onde não se há nenhuma preucupação ou consideração para com as minimas condições de bem estar dos animais, ou controle algum sobre a sua reprodução. E não é difícil de se encontrar um lugar assim, pode ser um vizinho que tem uma cadela "linda" e quer acasalá-la para "ganhar dinheiro", resultando geralmente em filhotes que não têm nenhum controle genético, e que podem carregar algumas doença hereditárias e inerentes a raça.



E a propria cadela mãe que não tem direito a nenhum descanso, pois é colocada para acasalar em todos os cios, ou seja, duas vezes por ano. Algumas até permanecem trancafiadas, muitos sequer levam os animais ao veterinário, e a maioria dos animais sejam filhotes ou adultos, não são sequer socializados. E o triste e dramatico resultado disto, é que muitos filhotes acabam sendo abandonados depois de semanas ou meses, pois os seus responsáveis acabam ficando frustados e sem saber como lidar com o filhote que adquiriram, e consequentemente por conveniência, diga-se covardia e crueldade, os abandonandonam, aumentando ainda mais a população de animais abandonados nas ruas, tornando-os expostos a todo os tipos de sofrimento como maus-tratos, fome, frio e outros sofrimentos.



Entretanto não se sabe o que é pior, se o o sofrimento do abandono nas ruas ou o sofrimento que lhes é imposto e as condições em que os animais ficam confinados nestas verdadeiras "fabricas de filhotes". Pois são gaiolas minusculas feitas de madeira ou arame, sem as minimas condições de higiene, totalmente sujas e imundas, ou em carcaças de carros velhos e cabines de pick-ups ou simplesmente amarrados a uma corda. E como já foi dito anteriormente, as cadelas acasalam duas vezes ao ano e geralmente são sacrificadas ou abandonadas nas ruas quando não conseguem mais procriar e ter filhotes, e tambem tanto as cadelas e suas crias tambem sofrem de má nutrição.



E muitas não tem sequer um abrigo, e tambem não têm atendimento veterinário nenhum, e os filhotes inclusive geralmente são separados precocemente da mãe, para serem vendidos mais rapido, sendo então imediatamente colocados em gaiolas e levados às pet shops. E estas viagens podem ser de centenas de quilômetros em pick-ups, trailers, caminhões e até em aviões, sem nenhuma comida, água, ventilação, abrigo e espaço para se exercitar, inclusive muitos filhotes chegam a ficar superaquecidos e morrem de calor. E há até mesmo a possibilidade de um pet shop não adiquirir proposital e conciêntemente os animais  em fábricas de filhotes, porem há grandes chances de que compre de pessoas que têm ligação com essas fábricas, e acabam sem saber revendendo estes filhotes.



E os filhotes que sobrevivem às pessimas condições anti-higiênicas das "fábricas de filhotes" e ao sofrimento ocasionado pelo transporte até os pet shops, raramente tiveram contato amistoso e carinhoso com as pessoas, e conhecem muito pouco o contato com seres humanos, que tanto é necessário para se tornarem bons animais de estimação. Inclusive por não investirem o dinheiro necessario para fornecer uma alimentação adequada, tanto aos reprodutores, matrizes e filhotes, ou forneçe-lhes abrigo e cuidados veterinários, as fábricas de filhotes têm um lucro altíssimo. E tambem as condições não melhoram muito quando os filhotes chegam às pet shops, pois tambem são mantidos em pequenas gaiolas sem poderem fazer nenhum exercício, sem amor e contato humano.



E tendem em consequencia a desenvolverem comportamentos indesejáveis, como latir excessivamente ou se tornarem destrutivos e anti-sociais. Pois diferentemente de sociedades protetoras, as pet shops não se preocupam com o futuro dos filhotes, e a falta de leis nesse sentido permitem que as pet shops continuem a vender animais doentes, embora a polícia em raras ocasiões consiga fechar essas lojas quando se descobre e constata que os animais sofrem de abusos e maus-tratos. Enquanto isto as Fábricas de Filhotes e seus "corretores" seguem fazendo grandes negócios, mesmo com toda a exploração e o sofrimentos impostos aos animais, onde os cachorros não têm sequer um local decente ou uma minuscula cama para dormir, e nenhuma proteção contra o frio ou contra o calor.



Alguns possuem feridas que não foram medicadas, infecções na orelha e abscessos nas patas, e o confinamento e a solidão, muitas vezes, levam as cadelas a ficarem loucas. E existem milhares de "criadores" e de negociadores em todo o Brasil, o que gera um negocio milionario, as custas do martirio e do sofrimento de animais inocentes e indefesos. E no impulso consumista ditado pelo status de poder possuir um cachorro ou gato que esteja na  moda, muitas pessoas compram cachorros de determinadas raças por impulso e na maioria das vezes nem sequer se informam ou lêem a respeito desta raça, ou estão prontos para o compromisso e as responsabilidades de se ter um animal de estimação. Filmes como 101 Dálmatas e Beethoven, programas de TV como Frasier e comerciais como o do Taco Bell causaram um boom de popularidade de certas raças.



E, ainda, a grande maioria dos responsáveis não sabem sequer quais são os cuidados minimos necessários adequados a raça que eles comproram. Pois, já está constatado, que toda vez que Hollywood faz um filme com um cachorro de determinada raça, os cachorros daquela raça acabam virando verdadeiros "bibelos da moda" e os exemplares da raça, sofrem a consequencia deste modismo e acabam se dando mal". Pois quando aumenta a procura por determinada raça, as fábricas de filhote entram em ação e se concentram em produzir milhares de filhotes em serie daquela raça determinada. Mas, quando o Jack Russell Terrier não é nada parecido com o "Eddie" de Frasier ou o São Bernardo não age como o "Beethoven", os abrigos e CCZs acabam consequentemente ficando lotados de cachorros dessas raças, que foram abandonados cruel e covardemente por seus responsáveis.



Pois nas fábricas de filhotes, os cachorros são criados para quantidade, e não qualidade, então doenças genéticas e problemas de comportamento que passam de geração para geração são quase um padrão, sendo extremamente comuns nesse tipo de criação. E esta situação resulta em contas de veterinário altíssimas para as pessoas que compram esses cachorros, além de enorme probabilidade de se ter cachorros com desvios de comportamento e anti-sociais. E inclusive os treinadores afirmam que nessas fábricas não há a menor consideração a respeito do temperamento do cachorro, e no final, as pessoas os abandonam  por não corresponderem ao que queriam ou, simplesmente, os sacrificam, leia-se assassinam.



E devido as inspeções feitas pelo poder publico serem inadequadas, as fábricas de filhotes raramente são monitoradas pelo governo, pois inclusive não existem leis que a proíbam. Então cabe a nós mudarmos essa situação, para podermos acabar ou ao menos minimizar-mos o sofrimento que é infringido a estes pobres, inocentes e indefesos animais por este comercio insensivel, inescrupuloso, cruel e barbaro, simplemente tomando a atitude de não mais comprar-mos filhotes em pet shops. E tendo preferencia por uma raça em especial, adiquira os filhotes em criadores conceituados e serios, que tratam os seus animais com carinho, humanidade e respeito. Entretanto, se não houver preferência por nenhuma raça em especial, recomendamos a melhor opção, que é adotar um companheiro canino ou felino junto a milhares de cachorros e gatos abandonados.



No qual inclusive estão incluidos muitos exemplares de cachorros e gatos de raça, e que alem de estarem sofrendo por abandono, estão tambem na grande maioria dos CCZ na fila para serem sacrificados. Pois simplesmente se as pessoas se concientizarem e simplesmente não comprarem mas cachorros, gatos ou qualquer outro animal em pet shops, este cruel e criminoso comercio se extinguiria, pois sem as pet shops, as fábricas de filhotes tenderiam a desaparecer e em consequencia o sofrimento proporcionado por este cruel e barbaro comercio praticamente iria acabar. Pois o melhor lugar para se encontram um amigo animal seja ele cachorro ou gato, é em um abrigo, em feiras de adoção ou no CCZ da sua cidade. Pense seriamente nisto!





De: Luana Michels


Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado