.

domingo, outubro 09, 2011

Cachorros - Inteligência/Classificação.




                

Cachorros - Inteligência/Classificação: Está relação de classificação referente ao grau de inteligencia dos cachorros, é baseada na classificação elaborada por Stanley Coren em seu livro "A Inteligência dos Cães". E a tabela foi elaborada pelo pesquisador através de um questionário elaborado por ele e preenchido por juízes americanos, especializados em provas de obediência. O objetivo era conseguir atingir o maior número possivel de cachorros e de raças, e apesar desta avaliação ter sido feita de uma forma indireta, mesmo assim foi um trabalho bastante serio e muito bem elaborado, E para responder o questionário foram consultados 208 juizes especialistas nos Estados Unidos e Canáda, e foram avaliadas 133 raças.



E que foram classificadas com graduação de 1 a 79. E este trabalho atingiu um alto conceito e um grande grau de credibilidade, tanto que é utilizado e serve de parametro quase que oficial em todo o mundo, para a avaliação do grau de inteligência das raças de cachorros. Entretanto a resalva importante a se fazer, é sobre os critérios que foram estabelecidos para se avaliar o grau de inteligencia dos cachorros elaborados por Stanley Coren, que é sobre a 'Inteligência de Obediência e Trabalho", e não da inteligência 'instintiva' dos cachorros. Inclusive o pesquisador faz ainda algumas observações bastante interessantes quando aos 'Grupos' de cachorros.


Graduações de 1 a 10 - Corresponde aos melhores cachorros em termos de inteligência e obediência para o trabalho. Sendo que a maioria dos cachorros destas raças começa a mostrar sinais compreensão de comandos simples após apenas 5 repetições, e não precisam de muita prática para manter estes comandos. Eles obedecem à primeira ordem dada pelo seu responsável ou treinador em cerca de 95% dos casos, e tambem além disso eles costumam responder a estes comandos apenas alguns segundos depois de solicitado, mesmo que o responsável esteja longe fisicamente.



Graduação de 11 a 26 - são excelentes cachorros de trabalho, e o treinamento de simples comandos são normalmente assimilados depois de 5 a 15 repetições. Sendo que os cachorros lembram destas ordens muito bem embora possam melhorar com a prática, e eles respondem ao primeiro comando em cerca de 85% dos casos, ou mais. Em caso de comandos mais complexos é possível notar, ocasionalmente, uma pequena demora no tempo de resposta, mas que também pode ser eliminada com a prática destes mesmos comandos. Cachorros deste grupo também podem demorar mais a responder se seus responsáveis ou treinadores estiverem fisicamente distantes.




Graduações de 27 a 39 - São cachorros de trabalho acima da média, embora eles demonstrem um entendimento preliminar de novas tarefas simples depois de 15 repetições, em média vão precisar de 15 a 20 repetições antes que eles obedeçam de forma mais imediata. E os cachorros deste grupo se beneficiam enormemente de sessões extras de treinamento, especialmente no começo da aprendizagem. Depois que eles aprendem e adquirem o hábito do novo comportamento, eles geralmente retêm os comandos com uma certa facilidade. Outra característica destes cachorros é que eles costumam responder logo no primeiro comando em 70% dos casos, ou ainda melhor que isso, dependendo da quantidade de tempo investido no treinamento deles. A única coisa que os separa dos melhores cachorros em obediência é que eles tendem a demorar um pouquinho mais de tempo entre o comando dado e a resposta, além disso eles parecem ter um pouco mais de dificuldade em se concentrar no comando na medida em que o seu responsável se distancia fisicamente deles. No entanto, quanto maior a dedicação, paciência e persistência do seu responsável ou treinador, maior o grau de obediência destas raças.



Graduações de 40 a 54 - São cachorros de inteligência de trabalho e obediência intermediária, pois durante o processo de aprendizado eles irão demonstrar sinais rudimentares de compreensão da maioria dos comandos após 15 a 20 repetições. No entanto, para que eles obedeçam razoavelmente serão necessárias de 25 a 40 experiências bem sucedidas. Se forem treinados adequadamente estes cachorros irão apresentar boa retenção e eles irão se beneficiar, definitivamente, de todo esforço extra que o seu responsável dispensar durante o período inicial do aprendizado. Na verdade, se este esforço concentrado não for aplicado no início do treinamento, o cachorro parece perder rapidamente o hábito de aprender. Normalmente eles respondem no primeiro comando em 50% dos casos, mas o grau de obediência final e confiabilidade irá depender da quantidade de prática e repetições durante o treinamento. Eles também podem responder de uma forma consideravelmente mais lenta do que as raças classificadas em níveis mais elevados de inteligência.



Graduações de 55 a 69 - São cachorros cuja capacidade de obediência e de trabalho é apenas razoável, as vezes é preciso cerca de 25 repetições antes que eles comecem a mostrar algum sinal de entendimento do comando novo e provavelmente serão precisas outras 40 a 80 repetições antes que eles se tornem confiáveis em tal comando. Ainda sim o hábito de responder ao comando pode parecer fraco, se eles não forem treinados várias vezes, e com extra dose de persistência. Pois estes cachorros irão agir como se tivessem esquecido completamente o que se espera deles. Sessões ocasionais de reforço serão necessárias para manter a performance do cachorro num nível aceitável. E se os seus responsáveis trabalharem apenas o "normal" para manter seus cachorros treinados, os cachorros irão responder prontamente no primeiro comando em apenas 30% dos casos. E mesmo assim, eles obedecerão melhor se o seu responsável estiver muito perto deles fisicamente. Inclusive estes cachorros parecem estar sempre distraídos, e tambem geralmente obedecem apenas quando eles assim desejam.




Graduações de 70 a 79 - São as raças julgadas como mais difíceis, e com o menor grau de inteligência de trabalho e obediência. E durante o treinamento inicial, podem precisar de de 30 a 40 repetições de simples comandos antes de mostrarem algum sinal de que fazem idéia do que se trata. E não é raro que estes cachorros precisem executar mais de 100 vezes um comando de forma correta, antes de se tornarem confiáveis na sua performance.

 
1 Border Collie 2 Poodle 3 Pastor Alemão 5 Doberman 6 Pastor de Shetland 7 Labrador 8 Papillon 9 Rottweiler 10 Australian Cattle Dog 11 Welsh Corgi (Pembroke) 12 Schnauzer Miniatura 13 Springer Spaniel Inglês 14 Pastor Belga - Tervuren 15 Pastor Belga - 16 Collie 17 Pointer Alemão 18 Cocker Spaniel Inglês 19 Brittany 20 Cocker Spaniel Americano 21 Weimaraner 22 Pastor Belga - Malinois 23 Spitz Alemão - Pomerania 24 Irish Water Spaniel 25 Vizsla 26 Cardigan Welsh Corgi 27 Yorkshire Terrier 28 Schnauzer Gigante 29 Airedale Terrier 30 Border Terrier 31 Welsh Springer Spaniel 32 Manchester Terrier 33 Samoieda 34 Field Spaniel 35 Setter Irlandês 36 Norwegian Elkhound 37 Pinscher Miniatura 38 Norwich Terrier 39 Dálmata 40 Soft-Coated Wheaten Terrier 41 Curly-Coated Retriever 42 Kuvasz 43 Pointer 44 Cavalier King Charles Spaniel 45 Husky Siberiano 46 Tibetan Spaniel 47 West Highland White Terrier 48 Boxer 49 Dachshund 50 Malamute do Alasca 51 Whippet 52 Rhodesian Ridgeback 53 Ibizan Hound 54 Boston Terrier 55 Skye Terrier 56 Norfolk Terrier 57 Pug 58 Bulldog Francês 59 Griffon de Bruxelas 60 Greyhound Italiano 61 Chinese Crested 62 Dandie Dinmont Terrier 63 Old English Sheepdog 64 Cão dos Pirineus 65 São Bernardo 66 Bull Terrier 67 Chihuahua 68 Lhasa Apso 69 Bullmastiff 70 Shih Tzu 71 Basset Hound 72 Mastim Napolitano 73 Pequinês 74 Bloodhound 75 Borzoi 76 Chow Chow 77 Bulldog 78 Basenji 79 Afghan Hound                             

Um comentário:

Anônimo disse...

O Fox Terrier Brasileiro é super inteligente...e nem aparece na lista.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado