.

sábado, fevereiro 05, 2011

Veneno ( Chumbinho ) - Cachorros.



Veneno (Chumbinho) - Cachorros: Muitas pessoas tem como opinião, de que os cachorros devem ser criados livres, ou que para o cachorro ficar sossegado, deve-se solta-lo para que ele de umas voltas pelo quarteirão, você já deve ter ouvido essas frases e talvez até possa pactuar com elas. Pois saiba que esses passeios sozinhos, consentidos ou não, podem colocar a vida do cachorro em grande risco. Pois além da possibilidade de haver brigas e atropelamentos, as ruas tambem trazem o perigo da contaminação por venenos, principalmente por chumbinho, que é uma substância altamente toxica e mortífera, e vendida ilegalmente em todo o país, como veneno para ratos.


Constantemente chegam as clinicas veterinarias pessoas que tiveram seus cachorros envenenados por esta substanncia conhecida popularmente como chumbinho. Que é habitual causa de óbitos entre cachorros e demais animais de estimação, sendo responsável por milhares de entradas em setores de emergência de faculdades e clínicas veterinarias. Este veneno na forma do aldicarbe (um carbamato), é o principal componente do Temik 150, um agrotóxico produzido pela Bayer, que é uma multinacional de origem Alemã. Este produto que é caracterizado por sua forma de pequenos grânulos pretos, é proibido em diversos países, incluindo a própria Alemanha, e só poderia ser vendido em estabelecimentos credenciados, com receita emitida por um profissional agrônomo e em sacos de 20kg.


No entanto, é facilmente adquirido em pequenas quantidades e de forma clandestina em casas de produtos agropecuários, produtos veterinarios e até em camelos como raticida. Como resultado, não só cachorros e demais animais domesticos são intoxicados acidental e incidentalmente, mas crianças e adultos humanos também são vítimas. E o chumbinho é um veneno cruel, que age muito rápidamente, sendo altamente letal e não possui um antídoto específico. E mesmo que esta substância não fosse ilegal, o "chumbinho" tem pouca abrangência e eficiencia para acabar com infestações de roedores. Pois não é eficaz porque mata, quase que instantaneamente, apenas o roedor que se alimentou da substância, deixando livre todo o resto da colônia.

O correto e o ideal seria que a população se concientiza-se dos maleficios que este veneno causa ao meio ambiente, aos animais e inclusive aos seres humanos, e denuncia-se os pontos onde há venda deste veneno altamente tóxico para todo o ecossistema, e tambem informa-se as autoridades competentes os casos de contaminação. Pois informação e denúncia são o melhor caminho para se evitar a venda ilegal e a disseminação deste veneno letal, e consequentemente os envenenamentos. Os sintomas de envenenamento por chumbinho, são bem caracteristicos, deve-se prestar atenção quando o cachorro estiver vômitando, se há pontinhos pretos junto ao vomito, pois estes são sinais aparentes do veneno.


Entretanto podem háver casos, de o vomito não apresentar residuos do veneno. O cachorro tambem tende a ficar arqueado, com a barriga encolhida, e com fortes dores abdominais, fica cambaleante (atarexia) e com salivação intensa. E se o cachorro estiver apresentando estes sintomas, ele provavelmente foi contaminado por chumbinho, e é preciso correr urgentemente para o veterinário. E o próximo sintoma e efeito do veneno no cachorro, é o estado de convulsão e qualquer segundo pode ser decisivo para manter a sobrevivência e evitar ao morte do cachorro.


O Brasil é um dos últimos cinco países da América do Sul que continuam a comercializar o Temik 150, a campanha pela proibição da venda do agrotóxico é encabeçada pela Sentiens Defesa Animal por meio de procurações e ações junto ao Ministério Público. e também existe um projeto de lei com o mesmo objetivo (leia o PL 7586/2006), que no entanto está parado no "Congresso Nacional". Que é muito rapido em votar leis que aumentem seus proprios salarios e mordomias, ou tambem leis de interesse de mafiosos movidas a mensalão.


Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...



COMPARTILHE A POSTAGEM.

.

.
.

Visualizações de página do mês passado