.

segunda-feira, abril 11, 2011

Raça Chow Chow - Cachorros.



Raça Chow Chow - Cachorros:  O Chow Chow é um cachorro de constituição robusto com uma cabeça larga, porem com orelhas pequenas e arredondadas. A raça tem apresenta tambem um pêlo bastante denso, que é ao mesmo tempo liso e resistente, e a pele é particularmente grossa ao redor do pescoço, dando a aparência de uma juba. O pêlo pode ser um entre várias cores, incluindo marrom-avermelhado (descrito como "vermelho"), preto, azul, canela, creme (ou branco), porem nem todas as variedades de cores são reconhecidas e válidas em todos os países, e exemplares malhados ou multicoloridos são considerados fora do padrão da raça. Inclusive os Chow Chows tem algumas particularidades que lhes são inerentes.



E devido a isto são considerados cachorros originais e diferenciados principalmente por possuírem uma língua preto-azulada, e tambem pernas bastante retas que resultam em um andar caracteristico. Normalmente mantido como um cachorro de companhia, o Chow Chow tem uma reputação de ser uma raça independente, inclusive são bastante indiferentes com estranhos, e muito raramente se dão bem com outros cachorros, principalmente com os do mesmo sexo. Devido a o Chow Chow, muitas vezes é mal interpretado, devendo-se então  desde cedo, assim que liberado pelo veterinário, iniciar-se um trabalho de sociabilização, onde outras pessoas, cães e mesmo gatos devem fazer parte de seu convívio diário. Sendo que no caso de animais, principalmente no início, a convivência deve ser supervisionada. 


Vale ressaltar que assim como nos seres humanos, cada cachorro possui seu próprio e único temperamento, que deverá ser sempre levado em consideração. Os Chow Chows são cachorros que poderiam deixar-se morrer pelos seus responsáveis, porem não conseguem demonstrar explicitamente toda a sua devoção e lealdade. Enquanto a ficarem sozinhos, eles conseguem tranquilamente se virar sozinhos por um bom tempo, pois são cachorros bastante independentes, e tambem são cachorros de um só responsável, ou seja, demonstram confiança e manifestam sua alegria somente ao seu responsável e seus famíliares. E mesmo assim de maneira bem sutil e discreta, por isso, possuem um comportamento muito parecido ao de um gato. 


E consequentemente por serem muito limpos, podem ser criados em apartamento, além disso quase não latem. E apesar de ser um cachorro bastabte forte e resistente, o Chow Chow como muitos cachorros de porte grande, tem propensão a displasia da bacia, também pode ser suscetível à entropia, uma irritação no olho causada por uma anormalidade nas pálpebras, sendo assim necessária uma limpeza diária da região. E tambem o Chow Chow, apesar de ser um cão rústico, necessita de certos cuidados, principalmente com relação à sua pelagem, que incluem a escovação rotineira. E a escovação deve fazer parte da rotina do cachorro e seu responsável, além de manter o cachorro com um aspecto bonito, a escovação regular minimiza o risco de problemas de pele (hot spots), não muito raros na raça. 


A alimentação é outro fator essencial para a sua boa saúde, pois o ideal e recomendável é alimenta-lo apenas com ração de alta qualidade, pois este é um investimento que retornará em dividendos em forma de saúde para o Chow Chow, consulte sempre um veterinário e obtenha informações sobre a ração mais adequada a raça. E o Chow Chow é um tipo único de cachorro, pensa-se que é uma das mais antigas raças conhecidas, inclusive a raça é originária da Mongólia e não da China, como muitos supõe e imaginam, pois na invasão da Mongólia pela China, os chineses se admiraram com essa raça e pegaram exemplares para levar para a China. 


E em um baixo-relevo de 150 a.C. (durante a Dinastia Han), está estampada a figura de um cachorro de caça similar em aparência com o Chow Chow, inclusive análises de DNA recentes confirmam que é uma das mais antigas raças de cachorros. Sendo que os Chow Chows foram originalmente criados e desenvolvidos com o propósito de serem cachorros de pastoreio, caça, e guarda, porem a raça também foi muito usada para puxar trenós e pela carne e pele. E no Tibet o Chow-Chow foi um dos cachorros prediletos e mais apreciados pelos monges, ali eram criados nos mosteiros para a guarda, mais tarde o povo Ainú foi o primeiro a valorizar as suas qualidades, foi usado como cachorro para puxar trenó, guarda de pastoreio, de briga e até de refeição. 


E a origem do nome Chow-Chow, deve-se aos habitantes de Cantón, mas não é uma raça típica chinesa, segundo estudos provém da Sibéria e foi levado a China pelos tártaros durante as invasões. Até épocas bem recentes o Chow-Chow foi muito usado na China para guarda e caça, sabemos que a nobreza Chinesa mantinha seus Chows com o máximo conforto servidos por criados que estavam a sua disposição para satisfazer-lhes qualquer necessidade, entretanto atualmente infelizmente na China ainda se come a carne dos Chow-Chows como uma iguaria. Pois o hábito de se comer carne de cachorro era, e segue sendo comum em muitos países da Ásia, onde os cachorros são alimentados somente com grãos e sacrificados ainda jovens, para o aproveitando também de seu pêlo para se fazer roupas. 


E ainda no começo do século XX, a carne de Chow Chows jovens ou ainda filhotes podiam ser vistos na China sendo vendidos normalmente nos mercados. Porem pela política da China de portas fechadas, o Chow Chow só pode ser  reconhecido no Ocidente somente em torno de 1780, quando alguns marinheiros o levaram de contrabando para a Inglaterra e o exibiram no zoológico de Londres como um cachorro selvagem Chinês, até que a Rainha Vitória, que se tornou admiradora, amante e protetora da raça, levou um exemplar com ela. Inclusive os chineses têm uma lenda para explicar a boca e língua azuis dos Chow chows, eles dizem que, durante a criação do universo, quando Deus resolveu pintar o céu de azul, teria deixado cair algumas gotas de tinta no chão, então, um Chow Chow, que observava o trabalho lambeu as gotas e que devido a isto ficou com a sua língua azul.













COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado