.

quarta-feira, maio 25, 2011

Posavac - Cachorros.



Posavac - Cachorros: O sabujo de Posavac, originalmente chamado Posavski Gonic, é uma raça considerada das mais comuns nas planícies do rio Sava, próximo à fronteira entre a Croácia e a Bósnia. Dito como bom farejador, é usado quase especificamente para caçadas de pequenas presas, como as lebres. E tambem como os demais sabujos, tem seu adestramento entre o moderado e o fácil, é visto ainda como trabalhador incansável e bom companheiro para o eus responsáveis. Sendo raramente encontrado fora de seu país de origem, participou, no ano de 2005, do primeiro treinamento nacional para cachorros de busca e resgate. Os cachorros de caça evoluíram e prosperaram em todos os países que faziam fronteira com o Mediterrâneo.



Os antigos Galgos permaneceram fiéis às suas origens nos países Africanos do sul, enquanto nos que faziam fronteira com o norte do Mediterrâneo os cachorros de caça adaptaram-se a um terreno acidentado e a condições atmosféricas adversas. Inclusive o Posavac, de andar firme e seguro, é um belo e excelente exemplo de adaptação ao ambiente. Alegre e atento, é um farejador persistente, ideal para a caça de pequenas presas como as lebres, porem também foi muito usado para caçar veados. A natureza afável da raça torna-a uma boa companhia, mas esse é apenas um papel secundário. Inclusive tambem os vestigios da história da raça, perderam-se nas origens de todos os cachorros de caça dos Bálcãs. É possível que os mercadores tenham introduzido cachorros do Egito nesta região através dos portos do Adriático.





Boerboel - Cachorros.



Boerboel - Cachorros: A Boerboel é uma raça molossóide da África do Sul, e a palavra "Boerboel" deriva de "boer", que é uma palavra africâner/holandês, que se traduz como"agricultor", Boerboel ou Boer significa então o cachorro do agricultor. Existe uma longa história de criação do Boerboel na África do Sul, onde o cachorro foi desenvolvido com a finalidade de trabalhar auxiliando os colonos europeus, especificadamente os holandeses no trato com a terra e os animais, sendo um otimo cachorro de vigia e guarda. Entretanto não se sabe ao certo as raças que deram origem ao Boerboel, postula-se que seja derivado de cruzamentos de espécies de cachorros nativas da Africa, com raças trazidas por colonos holandêses, francêses e britânicos.



Porem o que se sabe é que a raça Boerboel é um mastim Pesado com coloração característica de areia com uma máscara preta, e com uma altura que varia de 64 à 70 cm para os  machos, e 59 à 65 para as femeas. E é uma raça que é bastante protetora, mas que porem não é agressiva, alem de serem muito são obedientes, são tambem bastante inteligentes, e têm um forte instinto territorial, particularmente em situações  domésticas. Por natureza, o Boerboel é um cachorro muito confiante e dominante, principalmente quando está em seu meio ambiente, porem requer companhia humana, pois se deixados sozinhos por longos períodos regulares, eles podem se tornar destrutivos, imprudente e até perigosos, como normalmente acontece com qualquer cachorro extrtemamente forte e de grande porte.



E quanto a sua aparência, é um cachorro bastante impressionante, com um porte e tamanho grandes, sólido, forte e bem musculoso e balanceado. E com o formato da cabeça, grande,forte, curta,larga, profunda, simétrica e bem balanceada. Plana entre as orelhas, e com o comprimento ideal da cana nasal para os machos de 10 cm e para as fêmeas, 8 cm, e a cana nasal deve ser reta e sem elevações. E a trufa, com narinas grandes e largamente espaçadas,e seus lábios são bem pigmentados, não muito carnudos, devendo cobrir os dentes. possui tambem dentes maxilares fortes, retos, largos e bem ajustados, e o ideal é uma mordedura em tesoura.



Os olhos, são bem formados, com pálpebras bem pigmentadas, e normalmente sem nenhuma protuberância, e as arcadas superciliares não proeminentes. Suas orelhas são de tamanho médio, em forma de “V” e proporcionais à cabeça, e caídas naturalmente próximas à cabeça, e posicionadas na parte superior da cabeça. E seu pescoço é forte e musculoso, com barbelas soltas e que se ajustam entre os membros anteriores, formando uma unidade bem balanceada entre a cabeça e o corpo. E o comprimento de seu tronco deve estar relacionado ao tamanho do cachorro, o dorso é forte, com uma linha superior relativamente reta. E o peito deve ser forte, bem musculoso, largo e profundo em relação ao cachorro e seu corpo, com ampla capacidade torácica, e o seu lombo, é bastante curto e bem musculoso.



E sua cauda preferêncialmente é cortada, porem caudas naturais são permitidas, e forma uma unidade equilibrada com o cachorro e inserida bastante alta, sem deformidades. Seus membros anteriores são retos, fortes e posicionadas abaixo do corpo com uma ligeira angulação, porém firmes. Os ombros são fortes, musculosos e flexíveis, com os cotovelos corretamente direcionadas para a frente, permitindo ao cachorro uma confortável movimentação.  Os membros posteriores tambem são fortes, musculosas e bem construídas, com uma ligeira angulação, porém são muito firmes, e as jarretes são corretamente angulados sob o corpo quando em movimento. Patas bem almofadadas, notoriamente mais largas na frente, devem estar corretamente direcionadas para a frente, e proporcionam uma movimentação firme e poderosa, em virtude da boa propulsão dos posteriores.



E sua pelagem, tem um pelo curto e macio, e quanto a coloração, todas as cores são aceitas, contanto que uma forte pigmentação esteja presente. E quanto ao seu tamanho e peso, a altura na cernelha nos machos varia entre 60 à 70 cm, e nas fêmeas entre 55 à 65 cm, e o peso nos machos é de 60 à 75 kg, e nas fêmeas é entre 50 à 65 kg. E o sua personalidade e temperamento, é um cachorro com um temperamento tranquilo e equilibrado, sem nenhum desiquilibrio ou agressividade, é tambem bastante inteligente, de natureza firme, equilibrada, autoconfiança e é fiel ao seu responsável até a morte. Possui tambem as características de um bom cachorro de guarda, inclusive é afetuoso com seu responsável e especialmente com as crianças.



Otterhound - Cachorros.



Otterhound - Cachorros: O Otterhound, conhecido nos países lusófonos como cão de lontra, é conhecido no Reino Unido há cerca de mil anos. De origem incerta, especula-se que tenha parentesco com o Bloodhound, com o Terrier de Pêlo Duro e o Foxhound Antigo. Classificado como cão de caça, eram utilizados principalmente nas perseguições de dia inteiro à lontras, dentro dos rios e tocas. De personalidade alegre e serena, é um cachorro incansável, resistente ao frio e que adora água. Como a caçada à lontra está proibida, criadores procuram aumentar sua quantidade para que a raça sobreviva como cachorro de companhia. A Grã-Bretanha produziu cachorros de caça diferentes para os vários tipos de caça, tais como o Foxhound para as raposas.



O Harrier para as lebres e o Bloodhound para o porco-varrão. E o Otterhound foi criado para entrar nos rios mais frios, e seguir incansavelmente uma lontra até a sua toca. Agora que as lontras já não são vistas como uma praga, a função original do Otterhound deixou de se justificar. Felizmente, tem uma disposição alegre, gosta da companhia humana e é razoavelmente bom para com as crianças e outros cachorros. A raça pode, entretanto, ser teimosamente independente, em especial, quando vê ou cheira água. E a historia da raça, o Otterhound pode vir a ser descendente do Bloodhound, poderia tambem como alternativa, descender cruzamentos entre grandes Terriers de Pelo Aspero, Foxhounds Antigos e o Griffon Nivernais Francêses.



Harrier - Cachorros.



Harrier - Cachorros: O Harrier, que significa cachorro de caça, é uma raça cujos primeiros registros datam de meados de 1260, quando eram parte integrante da matilha de Penistone, no Oeste da Inglaterra, embora não tenha reconhecida em seu país de origem. Inclusive foi quase extinta no século XX, tendo então a sua população aumentada graças aos cruzamentos com Foxhounds e possivelmente Beagles e Bloodhounds também. Considerada uma raça de adestramento dito fácil, porem é um cachorro calmo e sociável, de confiança, inclusive para se ter entre crianças. Fisicamente possui o dorso mais largo que fundo, além de muito firme e forte, pode chegar aos 28 kgs e sua curta pelagem varia de coloração entre os indivíduos.



Os registros históricos revelam que existiu uma matilha de Harriers britânicos, a matilha Penistone, em 1260 na parte ocidental da Inglaterra. Registros mais tardios demonstraram que o Harrier era também um sabujo de matilha popular no País de Gales. Neste século, no entanto, a raça esteve em vias de extinção no seu país de origem. Foi restabelecida através da introdução de sangue de Foxhound, pois o Harrier atual, seja ele um caçador de leopardos no Sri Lanka, um caçador de raposas na costa leste dos Estados Unidos ou um seguidor de cheiros nas montanhas da Colômbia, é uma mistura bem sucedida dos temperamentos do Foxhound e do Beagle. É uma raça que se sente à vontade com seus semelhantes, e que se dá bem tambem com outras raças.



O Harrier é ainda um excelente cachorro de companhia ligeiramente menor do que um Foxhound, é provável que o seu futuro na Europa e na América do Norte seja mais em casa do que junto de uma matilha. E quanto a sua origem e historia da raça, o Harrier foi desenvolvido na região ocidental da Inglaterra há pelo menos 800 anos e descende provavelmente do cruzamento do Bloodhound com antepassados do Beagle atual. O seu nome inclusive provém de uma palavra francesa normanda harier, que significa cachorro de caça. Hoje, esta raça está protegida tanto na Grã-Bretanha como nos Estados Unidos.







COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado