.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Cachorros - Doenças Periodentais.



Cachorros - Doenças Periodentais: São muito frequentes entre os cachorros adultos, e cerca de 85% dos cachorros nesta faixa etária apresentam alguns sintomas ou tem manifestações de problemas periondontais, desde uma simples inflamação da gengiva (gengivite), que é reversível, até a destruição das estruturas que sustentam os dentes (periodontite), que é irreversível, porem pode ser minimizada e controlada, mas pode provocar lesões no interior da boca e levar à formação de graves abscessos dentários. Nessas situações, é necessário levar imediatamente o cachorro ao veterinário, pois caso contrário o mesmo poderá até mesmo deixar de se alimentar devido à intensa dor proveniente dos dentes. E cachorros de raças pequenas, como os Poodles ou Maltês, são os mais propensos a manifestarem e desenvolverem estas doenças. 

E a melhor prevenção contra estas enfermidades é a escovação diária dos dentes, usando creme dental e escova específicos para cachorros, pois está é a melhor forma de prevenir a maior parte das afecções bucais em cachorros. E sem estes cuidados preventivos, formam-se camadas de placa bacteriana e tártaro calcificadas sobre os dentes. E o cachorro pode vir a sentir muita dor e consequentemente tambem perder os dentes. Sendo que o ideal é começar a escovar os dentes do cachorro o mais cedo possível. Pois as infecções bucais decorrentes da falta de higiene, também podem se espalhar pelo organismo e causar infecções em diversos outros órgãos, como por exemplo, no coração (miocardite). No caso de cachorros rebeldes ou inquietos que não permitam a escovação dos dentes, recomenda-se a limpeza periódica em clínicas veterinárias, sempre sob efeito de anestesia inalatória, que é a opção mais segura e eficiente em qualquer tipo de intervenção.

Um comentário:

Esperança disse...

Amada irma,

Passei para agradecer o carinho de sua presença no Hospital Espiritual do Mundo. Adorei o texto, tenho um maltês de 3 aninhos. Me preocupo muito com isso, mas me preocupo também com a anestesia. Na realidade tenho terror a isso, pois os peludos tem que serem intubados e com isso o risco e grande de óbito e infecções. Meu amigo perdeu seu cachorrinho assim, era um cachorro super bem tratado e amado, foi uma dor imensa para ele. Depois do procedimento a veterinária (não me pergunto porquê, pois nunca vi isso) resolveu dar banho no cachorro ainda semi acordado. Imagine só, deu uma hemorragia incontrolável no peludinho de apenas 2k. Internou, mas perdeu todo o sangue. Nem preciso falar como esta meu amigo, seu trauma e todos nós que vivenciamos o que ele passou e enorme. Devemos procurar clínicas especializadas na área como a PROVET / ODONTOVET EM SÃO PAULO para isso, temos que verificarmos a higiene do local e dos veterinários. Sou bem chata nesse ponto, nossos amados bichinhos merecem todo amor, atenção, respeito e higiene que muitos lugares não oferecem. Na realidade 80% pecam na higiene pode analisar para ver. Bom, termino deixando um forte abraço de luz em todos.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado