.

quinta-feira, maio 03, 2012

Dentes/Placa Bacteriana - Cachorros.



Dentes/Placa Bacteriana - Cachorros: A placa bacteriana é o principal fator causador de doênças periodontais, sendo a placa bacteriana definida como um material resultante da colonização e crescimento de microorganismos sobre a superficie dos dentes. E que apresentam uma estrutura especifica variavel e em constante crescimento composta pela proliferação de numerosas especies de bacterias como a streptococcus sp e a actinomyces e produtos do metabolismo bacteriano, substancias da saliva e residuos alimentares constituidos em sua maioria por glicoproteinas. Ou seja a placa bacteriana e uma substancia aderente que possui uma estrutura variavel e resistente que fixa-se fortemente na superficie dos dentes. Sua presença desencadeia a formação de tartaro, gengivite e doenças periodentais. 

A incidência de placa bacteriana em cachorros e maior na faixa etaria ate 2 e acima dos 6 anos, e os dentes incisivos são os que tem menor ocorrência de placa bacteriana, sendo os caninos e molares os mais afetados. Os cachorros de raças pequenas são acometidos mais frequentemente e tambem de forma mais grave e a gravidade das doenças periodontais esta relacionada principalmente com a quantidade de placa bacteriana presente nos dentes. A falta de higienização bucal e uma alimentação inadequada que facilita o acumulo de residuos são as principais causas da proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas e o acúmulo de tártaro. 

E que o tártaro acumulado nos dentes dos cachorros contem varias bacterias e causam infecções que podem alcançar e se desenvolver em varios orgões como o coração, o fígado, os rins, o trato intestinal e até as articulações, se propagando através da corrente sangüínea dos dentes infectados na boca para estes órgãos. Atualmente existem varias formas de se prevenir e evitar a incidência da placa bacteriana, que e atraves da higienização bucal com uma escovação regular dos dentes com escovas e pastas especialmente formuladas para cachorros. Pois creme dental humano contém substâncias nocivas aos cachorros, podendo causar problemas estomacais e até intoxicação. 

A escovação diária é a melhor forma de se previnir o acúmulo de tártaros e conseqüente doenças periodontais. Sintomas como mal hálito, gengivite, sangramento e retração gengival, presença de tártaro, dentes com mobilidade ou ausentes, dor ao abrir a boca, perda de apetite, dificuldade em prender e mastigar os alimentos são fatores que indicam a necessidade de um auxilio veterinário. E o procedimento basico para a retirada da placa bacteriana é feita com uma limpeza atraves de um aparelho de ultra-som, com o qual se remove todas as placas com segurança através de vibrações. Deve-se então ao observar-se a ocorrência destes sintomas bucais no cachorro, procurar imediatemente o auxilio de um veterinario.

Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado