.

sábado, maio 12, 2012

Otite/Doenças de Ouvido - Cachorros.



Otite/Doenças de Ouvido - Cachorros: A otite a principio, é uma infecção inflamatoria no canal auditivo dos cachorros, e normalmente é causada por bactérias ou fungos, porem o acumulo de cera, o excesso de pêlos, poeira e sujeiras também podem vir a provocar está infecção. E a ocorrência da otite, geralmente é facilitada pela presença de elevada umidade nas orelhas, então é recomendável que sempre que se for dar banho no cachorro, deve-se limpar, e principalmente secar muito bem as suas orelhas. A otite também podem se originar  de outros problemas ou doenças, tais como alergias ou alterações hormonais, pois estas duas ocorrências, causam  alterações no ambiente do ouvido,  propiciando o desenvolvimento de bactérias ou fungos. 

A otite é de fácil tratamento em sua fase inicial, geralmente o veterinário prescreve  um antibiótico no caso de uma infecção por bactérias, ou antifúngico se a infecção for causada por fungos. Entretanto em muitas ocasiões, a otite é negligenciada tanto pelos responsaveis, que imaginam que o cachorro coçar constantemente as orelhas é algo normal, quanto pelos próprios veterinários, que não realizam os exames e os diagnósticos de forma completa e com precisão. Porém está doença infecciosa, gera muitos incômodos aos cachorros, e pode acarretar serias complicações, tornando-se um problema grave e crônico. E a otite pode ser caracterizada, como sendo parasitária, micótica, bacteriana ou eczematosa (causada por doenças alérgicas sistêmicas). 

Em alguns casos, o cachorro pode adquirir a infecção no proprio pet shop, durante o procedimento de banho e tosa, quando uma mesma pinça de limpeza da orelha é utilizada em um cachorro acometido pela doença, e depois em um saudável. Porém, na grande maioria das vezes, a doença ocorre pelo desenvolvimento da flora que vive no conduto auditivo, ou tambem em conseqüência de baixa resistência do organismo do cachorro, da permanência em ambientes propícios à aquisição da enfermidade (locais úmidos), ou o ouvido constantemente molhado. Os cachorros naturalmente tem predisposição ao desenvolvimento de microorganismos no sistema auditivo, principalmente os que tem orelhas grandes e caidas. 

Pois possuem o conduto auditivo muito comprido e curvo, o que o torna um lugar escuro, quente e úmido, propicio ao aparecimento e crescimento de fungos, bactérias e parasitas, principalmente em situações de banhos constantes, mas tambem e principalmente, por negligencia de seus responsaveis. E os cachorros  dão sinais de que estão com a doença, quando chacoalham demais a cabeça, ficam com ela pendente para um lado, coçam as orelhas a todo instante, e tambem não deixam que as pessoas as toquem. E outras manifestações caracteristicas da otite, são a presença de secreção no conduto auditivo, e um odor fétido nas orelhas. E há uma predisposição em algumas raças, para o desenvolvimento da otite, e cachorros de algumas raças específicas, costumam ter maior facilidade de serem acometidos por está infecção.. 

E geralmente, apresentam a doença em maior quantidade de vezes, raças de cachorros que tem como caracteristicas terem orelhas grandes, caidas e peludas, pois em cachorros com ouvidos com esté tipo de anatomia , o conduto auditivo recebe pouca luz e oxigênio. Além disto, os pelos tambem impedem a saída de cera, o que vem a favorecer o aparecemento e o desenvolvimento de germes. E entre as raças mais propícias a desenvolverem este problema em função de especificidades anatômicas estão, o Cocker Spaniels, o Shih-Tzu, o Lhaza Apso, o Yorkshire, o Poodle e o Golden Retriever, pois estatiticamente, 80% dos casos relatados de otite, são verificados em cachorros de raças com orelhas caídas. E a maior incidência da doença costuma ocorrer nos meses de verão, em que umidade e temperaturas altas são fatores propricios a sua manifestação, desenvolvimento e propagação 

E o tratamento da otite, depende basicamente do diagnóstico, podendo ser feito o procedimento do tratamento de forma tópico ou sistêmico, e para se certificar do medicamento correto a ser utilizado, principalmente em casos em que ocorre a reincidência da doença no cachorro, o veterinário precisa realizar a coleta de material, e fazer exames microscópios, para analisar e descobrir que tipos de agente são os causadores da doença. E posteriormente é necessário tambem, analisar e prescrever um antibiótico especifico, e que seja o mais adequado para o caso. E dependendo da situação o cachorro pode precisar ser submetido à um procedimento cirúrgico, mas a cirurgia é indicada geralmente para cachorros com a presença de otite estenosante. 

Que se desenvolve e manifesta em consequência das otites anteriores, que o cachorro teve no decorrer de sua vida, e que vai acarretando progressivamente o fechamento do conduto auditivo. E através da cirurgia é possível com uma percentagem positiva media de até 80% dos casos,  de se abrir e se conseguir desobstruir o conduto auditivo do cachorro, permitindo uma maior ventilação e maior luminosidade do local. E quando a otite é negligênciada, não sendo devidamente  tratada pelo responsável do cachorro, pode evoluir, e se agravar seriamente,  podendo se transformar, e passar para uma otite interna. Provocando o rompimento da membrana timpânica e afetando significadamente o equilíbrio do cachorro. 

Resultando em uma síndrome vestibular, e a ocorrência desta síndrome, acaba acarretando sintomas aparentes, como a cabeça do cachorro  pendendo para os lados, e com ele passando a andar em círculos. E além destes sintomas, o cachorro também   pode ter perda parcial ou total da audição, e se mesmo com a manifestação destes sintomas e agravantes o cachorro não tiver um tratamento adequado, a doença pode desenvolver infecções generalizadas, evoluindo e atingindo orgões vitais como o fígado, o coração e também o sistema nervoso, e levando consequentemente o cachorro ao óbito. 




Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado