.

terça-feira, fevereiro 18, 2014

Corticoides Injetáveis para Cachorros.

Corticoides Injetáveis para Cachorros: As doenças alérgicas, são causadas por substâncias denomidas Alergenos, que causam um desequilíbrio no sistema imunológico, e que podem a principio ser provocadas por qualquer substancia em que haja uma super sensibilidade do cachorro a mesma. E que vão desde insetos como pulga e acaros, tecidos, grama, terra, poeira, pólen, frutas e uma infinidade de substancias que normalmente seriam absolutamente inofensivas para a grande maioria dos cachorros. Entretanto o contato, ou simplesmente o odor emanado por estas substancias, provoca uma reação alérgica no organismo do cachorro sensível as mesmas ativando de maneira intensa e descontrolada o seu sistema imunológico, e ocasionando inflamações e irritações alérgicas (prurido) diversas. E os medicamento mais utilizados para o tratamento deste tipo de alergias são os Corticoides (Cortisona/Glicocorticoides) de uso tópico (pomadas), oral (comprimidos) ou injetaveis. 

Entretanto o uso continuo destes medicamentos causa graves efeitos colaterais no organismo dos cachorros a médio e longo prazos, e deve-se administra-los de forma controlada e criteriosa e com uma diminuição progressiva da dose ou aplicação. Pois o cortisol endógeno, que é produzido pelo próprio organismo do cachorro, e que tem um efeito altamente benéfico no metabolismo do mesmo, tem a sua produção inibida devido a diminuição da capacidade das grandulas adrenais em produzirem o cortisol endógeno. Ou até mesmo a total inatividade e atrofia destas grandulas cessando totalmente a produção de cortisona endógena, e muitas vezes de forma irreverssivel. O que é causado pelo uso de Corticoides, que utilizam na sua formulação o cortisol exógeno, que é sintético e interfere e altera negativamente o funcionamento das grandulas adrenais. Efeitos estes que são muito ampliados quando se utilizam os Corticoides Injetaveis, que a curto prazo apresentam um resultado excelente, melhorando em todos os aspectos a saúde e a aparência dos cachorros. 

Entretanto estes efeitos são temporários, e num curto espaço de tempo faz-se necessário a aplicação de novas injeções e com doses cada vez maiores, fato que se torna cronico, e que somente anula os efeitos causados pela alergia no organismo, sem entretanto cessar e curar a sua causa. E que causa gravíssimos efeitos colaterais no organismo do cachorro tratado, e podendo inclusive serem estes efeitos irreverssiveis. Portanto é preferível, caso seja necessário a utilização de Corticoides, a opção pelos que sejam de uso oral ou tópico, por serem estes menos tóxicos, e apresentarem menos efeitos colaterais que os Corticoides Injetaveis. Entretanto, somente utilize medicamentos com prescrição e acompanhamento veterinário. 

Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado