.

quinta-feira, março 06, 2014

Cachorros tem Sensibilidade Auditiva Aguçada.


Cachorros tem Sensibilidade Auditiva Aguçada:  Os cachorros pertencem à família dos canídeos, na qual integram também tanto as raposas e quanto os lobos. E esta família de eficientes predadores possui sentidos apurados, o que consequentemente os auxilio na captura de presas para obtenção de alimentos, como tambem na sua propria defesa e na proteção da matilha. E mesmo após a sua domesticação e de sucetivos cruzamentos, os cachorros preservaram em grande parte a habilidade dos seus sentidos, e apesar de não viverem mas em seu ambiente selvagem de origem, ainda possuem uma incrivel e aguçada capacidade sensorial.  E entre estes sentidos, a audição está entre os principais, mais apurados e desenvolvidos.


Pois os cachorros tem uma percepção auditiva com capacidade para ouvir sons de alta frequência e de baixo volume, sons estes que são inaudiveis e imperceptiveis para o ouvido humano. O ouvido humano pode captar sons que estão numa faixa de vibração entre 20 e 20.000 ciclos por segundo, enquanto os cães, alcançam sons entre 18 e 40.000 ciclos por segundo. E atraves de suas orelhas direcionáveis, são capazes de se orientar e localizar com precisão a direção e a origem do som em seis centésimos de segundo, e este potencial auditivo, juntamente com outros sentidos, lhes permite seguir a pista e localizarem a presa com extrema facilidade e rapidez. São ainda capazes de ouvir a uma distância quatro vezes superior a do ser humano. E Esta capacidade auditiva, alem de aguçada  proporciona tambem aos cachorros a habilidade de  discernir com facilidade tons e palavras pronunciados pelas pessoas. 

E existem Vários motivos pelos quais o sentido da audição é tão evoluido e aguçado nos cachorros. A principio vem da sua propria necessidade natural de ter que caçar e tambem se defender e defender a matilha da ameaça de outros predadores, como já falamos. Devido à importância da audição, o seu cérebro privilegiou este sentido, pois os cãchorros que possuíam maior capacidade auditiva tinham uma maior capacidade tanto para caçar, como para se defender. Além disso, as suas orelhas são proporcionalmente grandes, moveis e de forma côncava, o que lhes permite captar com maior eficiencia as ondas sonoras e direciona-las diretamente para o tímpano.  

Muito embora possa parecer uma grande vantagem, existem casos em que esta sensibilidade traz problemas aos cachorros. Alarmes, trovões, ou outros ruídos demasiadamente altos são extremamente desagradáveis para cães. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não parece haver diferença na capacidade auditiva nas diversas raças de cães. Surpreendentemente cães com orelhas caídas ouvem tão bem quanto cães com orelhas pontiagudas, quer estejam com as orelhas relaxadas ou quando deitam, deixando descoberto o canal auditivo. A diferença entre as raças, entretanto, influi na possibilidade do cão nascer surdo. Muito embora possa acontecer com qualquer cão, a surdez parece ocorrer devido ao um problema genético ligado às cores branca e cinza da pelagem. 

Dálmatas são cães com grande incidência de surdez de nascença.  Mas os cães são capazes de superar este problema e compensam a falta de audição com o desenvolvimento de outros sentidos. Assim, parecem ter mais facilidade em interpretar a linguagem corporal do que cães que privilegiam a audição. Devido à grande capacidade auditiva, a melhor maneira de se comunicar com seu cão é usar da voz. Subir um tom é a forma ideal de chamar a atenção de um cachorro ou ainda de elogiá-lo. Tons mais baixos lembram grunhidos e soam como reprimenda. 

É o tom que sua mãe usou para chamar a atenção por um erro ou que o líder da matilha usa para informar que a sua atitude não agradou. Usar este tom, entretanto, pode ter um efeito negativo, pois muitas vezes deixam o animal nervoso, incapaz de prestar atenção e aprender o comportamento correto, provocando apenas medo e dúvida. Da mesma forma, gritos são contraproducentes. Chamam a atenção, mas provocam medo e angústia, impossibilitando o aprendizado. Como que nós, os cães se concentram e se aproximam para ouvir sussurros. Assim muitas vezes falar calmamente e com a voz baixa é a melhor forma de fazer com que seu cão preste atenção em você.

                           

Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado