.

sábado, março 08, 2014

Higienização do Filhote - Cachorro.


Higienização do Filhote - Cachorros: A higienização do filhote e a limpeza do local onde ficam os filhotes inicialmente é feito pela propria cadela lactente, inclusive a higienização dos filhotes já começa logo após o nascimento dos filhotes. E Durante um determinado tempo a cadela se encarregará de higieniza-los e limpar o ambiente. mantendo tanto o filhote quanto o local sempre limpos e higienizados. O que juntamente com os anti-corpos fornecidos por seu leite materno, impedirão os filhotes de adoecerem ou contrairem problemas de pele ou infecções. E tão logo a femea lactante cesse este procedimento de higienização autonoma dos filhotes. 

Já se pode começar a fazer o processo de higienização dos filhotes, não somente por uma quetão de limpeza, mas tambem para se evitar que os mesmos fiquem suscetiveis a doenças e infecções. A principio deve-se fazer a higienização dos filhotes utilizando-se uma toalha ou um pano macio com agua morna para a higienização dos filhotes. E em um prazo medio aproximado de trinta dias do nascimento dos filhotes, já é permitido banhá-los, devendo-se utilizar água morna e um sabonete e xampu apropriados para filhotes, e de preferência em um ambiente fechado, para se evitar que possam sofrer variações bruscas de temperatura. 

E durante o banhos deve-se tomar alguns cuidados, principalmente com os ouvidos. pois A entrada de agua nos ouvidos pode consequentemente facilitar e propriciar a ocorrencia de infecções e inflamações no canal auditivo. E Para se evitar que isso venha a aconteçer, deve-se colocar um tampão de algodão embebido com produtos de limpeza especificos nos ouvidos dos filhotes. pois Este procedimento irá impedir a entrada de água, inclusive Não se deve colocar o algodão seco nos ouvidos, pois ele irá permitir que a água passe, podendo causar serios problemas auditivos nos filhotes. 

E após este procedimento, pode-se dar banho tranquilamente e com toda segurança nos filhotes, somente tomando-se certos cuidados para que o xampu não entre nos olhos dos filhotes e possa vir causar alguma irritação. E o banho para higienização completa e correta do cachorro, deve remover a as impurezas e as gorduras naturais residuais contidas na pele e pêlos dos filhotes. E depois de se Esfregar bem o pelo e a pele dos filhotes, deve-se então enxaguamos suficientemente para se tirar todo o sabão, e Depois pode-se utilizar um xampu apropriado e especifico para filhotes. Existem no mercado diversos tipos de xampus para pêlo escuro, branco, longo, curto e todas as outras variações possíveis. 

Porem durante está fase de filhote lactante, deve-se usar somente xampus especificos para filhotes, pois estes não possuem substancias que possam vir a causar alergias ou problemas cutaneos nos filhotes. E após o termino do banho, pode-se tirar o algodão dos ouvidos dos filhotes. inclusive pode-se perceber que a cera que havia dentro dos ouvidos já está amolecida, facilitando a sua remoção e consequentemente limpeza, que deverá ser feita com algodão seco e somente na parte externa e no inicio do canal auditivo. Não se deve tentar limpar dentro dos ouvidos, pois há um grande risco de se ferir o canal auditivo ou até de se perfurar os tímpanos dos ouvidos dos filhotes.E Após o termino da limpeza dos ouvidos e do banho nos filhotes, vem a seguir uma etapa tão importante quanto o proprio banho, que é a secagem. E deve-se usar uma boa toalha, e que seja bem absorvente para que se possa retirar a maior quantidade de água possivel dos pêlos. 

Caso somente a toalha não seja suficiente para a secagem total dos pelos e da pele. Pode-se utilizar um secador de cabelos para a finalização do processo de secagem, principalmente da pele dos filhotes, pois a Pele úmida é propicia a proliferação de fungos e bactérias, o que pode vir inclusive a acarretar a descamação na pele sensivel dos filhotes. E quanto ao espaçamento ou intervalo entre os banhos nos filhotes, em regiões de clima quente, pode-se dar banho um vez por semana,já em regiões mais frias pode-se aumentar o prazo para a cada 15 dias. Porem é de fundamental importancia que seja feita a higienização nos filhotes, principalmente para se proteger e preservar a saude dos filhotes, evitando-se que os mesmos fiquem vulneraveis e suscetiveis a contrairem doenças e infecções diversas devido a falta de limpeza e higienização. 
        

Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado