.

quarta-feira, agosto 20, 2014

Cachorros - Defesas do Organismo.


Cachorros - Defesas do Organismo.


Cachorros - Defesas do Organismo: A função essêncial do sistema imunológico a principio consiste em identificar todos os tecidos, células e proteínas que fazem parte e constituem o organismo para distingui-los da infinita variedade de agentes patogénicos e substâncias estranhas que possam tentar invadir este mesmo organismo. Neste processo os linfócitos T, que são células que fazem parte dos glóbulos brancos sanguíneos ( leucócitos) são fundamentais, e durante o processo de desenvolvimento fetal, o sistema imunológico adquire a capacidade de distinguir as substâncias que pertencem ao organismo, mantendo desactivados os linfócitos T.

        Cachorros - Defesas do Organismo.

Porem quando um agente estranho, como uma infecção por bactérias invade este organismo, essas células são ativadas com o propósito de defender este mesmo organismo contra a presença destas infecções, e suas consequencias nocivas no organismo. E desde o momento que nascem, os cachorros estão sujeitos e expostos a diversas infecções através de bactérias, vírus, fungos e outras substâncias estranhas que podem agredir o seu organismo, atacando-o instantaneamente e a qualquer momento. Entretanto, para se defender dos ataques destes agentes patogênicos e das respectivas infecções provocadas por estes no organismo dos cachorros, dispõem do seu sistema imunológico. 

          Cachorros - Defesas do Organismo.

Que é constituído por células específicas (linfócitos T), que agem de forma semelhante ao sistema imunológico de outros animais. Entretanto o sistema imunológico pode muitas vezes ficar fragilizado e debilitado, deixando o cachorro vulnerável e suscetível a adquirir diversas infecções. E um dos fatores que podem ocasionar o enfraquecimento do sistema imunológico, é uma alimentação com deficiência nutricional, principalmente com a carência de vitamina C (Ácido Ascórbico). Que é uma vitamina muito importante para a produção de colágeno, colaborando para a formação dos dentes e ossos e também no processo de cicatrização, auxilia na absorção do ferro, atua como anti -oxidante e também tem uma influência fundamental no sistema imunológico, estimulando a atividade dos leucócitos. 

       Cachorros - Defesas do Organismo.

E a vitamina C que e um poderoso agente anti-oxidante, estimula significadamente a resistência do organismo às infecções através da atividade imunológica dos leucócitos. Aumentando a produção dessas células de defesa, que um tem efeito direto defensivo e destrutivo sobre as bactérias e os vírus, aumentando substancialmente a resistência do organismo as infecções em geral. E as melhores fontes naturais de vitamina C, são a acerola, as frutas cítricas (limão, laranja, lima), o kiwi, o caju, o morango, o tomate e vegetais como couve, repolho e pimentão verde, porem a vitamina C, se deteriora rápido e facilmente na presença do oxigênio, da luz e do calor. Entretanto, somente utilize vitaminas ou complexos vitaminicos com a prescrição e o acompanhamento do veterinário. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Otimo post, muito explicativo, objetivo e simples. Parabens.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado