.

quarta-feira, outubro 29, 2014

Conviver com Cachorros.



Conviver com Cachorros: Conviver com um animal é aprender a conviver com sentimentos que fazem parte da nossa vida e para as crianças pode ser estimulados a conviver com alguns sentimentos desde cedo como: o amor, o carinho, o medo... Um animalzinho como cão, gato, hamster ou passarinho são muito sinceros quanto aos seus sentimentos, o animal não disfarça o que esta sentindo. Se você é hostil ou agressivo ele se sente ameaçado e foge, se você é delicado e carinhoso ele se aproxima para receber carinho, isso faz com que a criança tenha noção dos seus atos, das conseqüências dos seus atos, sem dizer também que com um animalzinho a criança pode compreender o ciclo da vida, a gestação, o nascimento, os primeiros passos e também a morte. 

Ter um animal ou conviver com um animal de estimação é no mínimo gratificante, pois só o fato da criança observar seu comportamento de acariciar já traz experiências mágicas além de estimular o tato, a visão, e principalmente a atenção, ainda melhora a sua coordenação motora e o senso de responsabilidade. Para uma criança é uma alegria quando chega à hora de dar comida e água aos seus amiguinhos ou na hora de trocar os jornais ou serragens sujas. Percebo que ao lidar com os animais as crianças projetam os cuidados que os pais tem com ela para os animaizinhos, é o que as crianças fazem com as bonecas e brinquedos, só que os animaizinhos reagem, quando pede-se para uma criança trazer um pote de água para um animalzinho, ela faz isso com tanta seriedade, ela se torna importante e isso é muito bom para o fortalecimento da auto-estima dela. 

O amor que os animais têm pelos seres humanos seja ele criança, adulto ou idoso é muito sincero e deve ser passado para as crianças. Uma criança que cresce respeitando e amando os animais dificilmente se tornará uma pessoa má, o que não podemos esquecer de dizer é que devemos dosar as responsabilidades, uma criança não esta pronta para assumir uma responsabilidade tão grande que é cuidar de um animal, e sempre haverá um amiguinho que se encaixe perfeitamente em sua família, seja ele um cão, um gato, um hamster, um pássaro ou ate mesmo um aquário. 



Mas lembre-se um animal não é presente, antes de adquirir um animal deve-se pensar muito bem, pesquisar algumas coisas sobre ele, e não adquirir por impulso, pensar sobre o seu espaço e sobre os seus gastos se não, o que é pra ser uma experiência de alegria pode-se tornar um problema. Tendo um animal com todos os cuidados básicos como a vacinação, a vermifugação certa e um acompanhamento veterinário dificilmente terão problemas com doença. E nunca se esqueça que ele não é um brinquedo nas mãos da criança, devemos respeitar seus momentos de descanso, sono, alimentação e os dias de estresse. Espero que tenham gostado da matéria e em breve falaremos sobre outra curiosidade animal.

Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado