.

quarta-feira, dezembro 03, 2014

Cachorro Coreano - Sapsali.





Cachorro Coreano - Sapsali: O Sapsali que significa ‘cachorro que afasta os maus espíritos e infortunios’ em coreano, e está as três raças de cachorros mais tradicionais da Coreia, junto com Jindo e o Poongsan. Sendo que o primeiro registro desses cachorros aparece em um mural do período dos Três Reinos, que durou de 37 a.C. até 668 d.C. Entretanto a Sapsali é uma raça que quase foi extinta na Coréia, durante o período de décadas de ocupação japonesa na Coréia do Sul (1910-1945), quando então eram mortos por militares japoneses para a produção de casacos.  E é considerada como a mais leal das raças, inclusive há a existência de um memorial de 300 anos de idade, na região sudeste da Coreia do Sul.


Que conta a história de um aristocrata que tirou um cochilo à beira de um rio depois de ter bebido muito em uma festa. Enquanto o homem dormia, as brasas de seu cachimbo deram início a um incêndio, porem seu fiel sapsali pulou no rio e usou o pelo encharcado para apagar o fogo, conseguindo então salvar seu responsável, porem ao custo da sua própria vida. E a crença na lealdade dos cachorros da raça, combinada com seu temperamento gentil, fizeram da Sapsali uma raça perfeita para ser utilizada principalmente em terapias, inclusive a raça é utilizada com muito sucesso em hospitais desde 1999. Lee Dong-Hoon, um pesquisador da raça disse que a sua personalidade e tambem o seu tamanho.


Pois os Sapsali possuem entre 46 a 56 centímetros de altura, e pesam entre 16 e 26 quilos, caracteristicas estas que fazem dos Sapsalis os preferidos entre os pacientes de hospitais. E crianças que estão se recuperando de graves doenças, mostram grandes melhoras depois do contato com os animais, e principalmente com os Sapsalis, salienta Lee Dong-Hoon. Inclusive a raça Sapsali foi considerada como tesouro nacional na Coreia do Sul, a partir do início da década de 1990. Inclusive Ji-Hong e sua equipe de pesquisadores, começaram a coletar amostras de DNA de todos os cachorros da raça, com o intuito de eliminar características indesejadas para poder fortificar e estabilizar a raça.


E uma das características eliminadas, foi a presença de uma classe de vírus especialmente letal para os filhotes, que acompanhava a espécie desde a sua origem. Além disto, tambem foi preciso desenvolver vacinas mais eficientes, apesar das dificuldades para se manter um projeto desta envergadura e consequentemente tão dispendioso, e inicialmente sem nenhum financiamento. porem uma grande ajuda surgiu em 1992, quando então o governo da Coreia do Sul reconheceu os Sapsalis como tesouro nacional, e forneceu recursos para compra de alimentos e vacinas. Atualmente, Ja-Hong possui 500 cães de excelente capacidade reprodutiva, e existem mais de 1.200 espalhados em casas de famílias sul-coreanas.


Porem, quando iniciou sua missão quase que solitariamente ainda na década de 1960, o pai de Ji-Hong, que era um especialista em reprodução e criação de animais, construiu um canil para tentar proteger e preservar os últimos Sapsalis puro-sangue existentes na Coreia do Sul, que na época contavam com apenas 30 exemplares. Porem quando o jovem Ji-Hong voltou do seu doutorado nos Estados Unidos, 25 anos depois, restavam apenas oito Sapsalis. A ideia de que a raça pudesse desaparecer para sempre, motivou Ji-Hong a embarcar em uma missão para salvá-la, apesar da falta de recursos. “Meu pai me dizia que recuperar uma raça demandaria um capital que meu salário de professor universitário não aguentaria”, disse Ji-Hong.


E ele estava certo, pois o pesquisador teve que vender todos os bens familiares, inclusive uma grande e produtiva fazenda que havia herdado do seu pai. Inicialmente, Ji-Hong utilizou técnicas de reprodução para aumentar a população de cachorros de 50 para 100, e depois de cinco anos, já eram mais 500. E a missão que havia sido de uma forma solitária e heróica iniciada por seu pai a décadas atrás, havia finalmente conseguido alcançar o seu nobre proposito, que era salvar a raça Sapsali da eminente extinção, e coloca-la em uma posição de prestigio e grande destaque em seu pais de origem, a Coreia do Sul.





2 comentários:

Ana Consuelo disse...

Achamos uma cadela perdida na rua e achei ser uma mistura de raças... mas depois deste artigo e outros q li, desconfio q ela seja uma SAPSALI.

Como ter certeza?

Ela te olhos pequeno q quando cresce os pelo nao dá pra ver.
Fiquei pensando q era mistura de pitbull com uma raça peluda como o Chow-chow.

Anônimo disse...

Achei 2 cachorrinhas na rua 1 ficou parecendo poodle e a outra eu achava que era shitzu mas agora vi que é sapsali por calsa da boca e os olhos

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado