.

quinta-feira, agosto 14, 2014

Cachorros - Fumaça de Cigarro.

            Cachorros - Fumaça de Cigarro.


Cachorros - Fumaça de Cigarro: Um dos assuntos mais polêmicos ultimamente tem sido a implantação das leis anti-fumo no Brasil. Neste momento em que todos se preocupam com o cigarro e suas consequências. Também é hora de pensarmos nas consequências do fumo nos cachorros e outros animais domésticos, que são nossos companheiros próximos no dia-a-dia. Pois a fumaça expelida pelos cigarros também os afeta gravemente, assim como aos humanos. Porem no caso dos cachorros alem de fumarem involuntariamente, também fumam inconscientemente, pois assim como as crianças, eles também são vitimas inocentes do fumo passivo. 
       
              Cachorros - Fumaça de Cigarro.



Que é a 3ª maior causa de mortes no mundo, e a origem da maior parte dos problemas respiratórios, principalmente em idosos e crianças, e que atualmente também compromete seriamente a saúde dos cachorros. Porque a fumaça proveniente dos cigarros, pode causar graves problemas cardio-respiratórios nos cachorros. E os que estão expostos ao fumo passivo, tem uma maior incidência de neoplasias [cânceres], que estão diretamente relacionadas à uma exposição frequente e continuada de fumaça procedente de cigarros. 

              Cachorros - Fumaça de Cigarro.



Inclusive as alergias respiratórias tendem a se agravar, e a bronquite tem uma piora considerável. E a tosse manifestada devido a presença do cigarro, é um sintoma, e um sinal que pode indicar a presença de um problema crônico e grave no sistema cardio-respiratorio do cachorro. Devendo se procurar imediatamente auxilio medico veterinário. Entretanto é mais do que recomendável, e até mesmo uma obrigação moral, não esperar que o cachorro manifeste algum sintoma proveniente do fumo passivo, para só então decidir afastar o cigarro do mesmo.        

             Cachorros - Fumaça de Cigarro. 



O ideal seria aproveitar a oportunidade, e parar com o cigarro em definitivo, que é o melhor para todo mundo, principalmente para a saúde do fumante. Entretanto se isto não for possível, deve-se não somente por obrigação moral, mas por uma questão de consciência, fumar somente em ambientes abertos e ventilados, e sem a presença do cachorro. Porque até o cheiro residual do cigarro que fica impregnado nas roupas e móveis, já é um fator irritante para as vias respiratórias que são muito mais sensíveis nos cachorros do que nas pessoas, e isto vale para os gatos também.  

             Cachorros - Fumaça de Cigarro.



Pois o esforço de não fumar, em locais onde os cachorros e outros animais circulam traz como recompensa, não só uma consciência tranquila, mas também a preservação da saúde deles. Entretanto vale lembrar também, que não é só em casa que podemos ao fumar prejudicar a saúde dos cachorros. Pois também ao jogar-mos bitucas no chão, além de poluirmos o ambiente, colocamos também outros cachorros em perigo, pois eles podem se queimar e até comer os restos destas bitucas ou filtros. 

               Cachorros - Fumaça de Cigarro.



E se o seu cachorro era um fumante passivo cronico, e agora devido a sua conscientização já não é mas, mesmo assim, em virtude ao tempo de exposição do mesmo ao fumo passivo, deve-se ficar atento em caso de aparecimento de qualquer sintoma de crise alérgica respiratória e procurar imediatamente um medico veterinário.

Cachorros - Verme do Coração.

          Cachorros - Verme do Coração.



Cachorros - Verme do Coração: Os mosquitos Culex Pipiens, transmitem a Dirofilariose Canina ao picarem um cachorro sadio e inocularem no seu organismo larvas microscopicas que são denominadas filarias. E estas larvas evoluem na corrente sanguínea do cachorro, deslocando-se para as suas artérias pulmonares e para o coração, onde fixam-se e se desenvolvem levando em media uns 6 meses para tornarem-se adultas. Podendo alcançar depois um comprimento de até 40 centímetros, transformando-se posteriormente no parasita Dirofilaria immitis, conhecido vulgarmente como verme do coração. Sendo este parasita Dirofilaria immitis o causador da gravíssima doença denominada Dirofilariose Canina. Porem o cachorro, pode ficar por vários anos com o parasita em seu organismo sem manifestar qualquer sintoma, entretanto quando os sintomas se apresentem subitamente geralmente levam o cachorro ao óbito. 
          
          Cachorros - Verme do Coração.

E os cachorros contaminados pela doença Dirofilariose Canina, na maioria das vezes não manifestam os sintomas da doença até que a mesma atinga uma etapa avançada de desenvolvimento. Propiciando com isto, condições para disseminaçao involuntária da doença para outros cachorros, através das picadas simultâneas do mosquito Culex Pipiens nos cachorros infectados sem sintomas, e portanto sem a ciência de seus donos sobre a ocorrência da doença em seus cachorros. E a posterior picada em cachorros sadios das áreas próximas e também nos próprios seres humanos, pois o mosquito Culex Pipiens também pode transmitir a Zoonose Dirofilariose. Porem nos seres humanos esta Zoonose não e fatal, porque o parasita não consegue completar o seu ciclo de vida no organismo humano. Entretanto este parasita, o Dirofilaria  Immitis, fixa-se em determinados orgões, como os pulmões criando varias complicações e afetando seriamente a saúde da pessoa acometida.

         Cachorros - Verme do Coração.

E os sintomas apresentados pelo cachorro acometido pela Dirofilariose Canina, são decorrentes principalmente das diversas lesões e complicações causadas nos orgões, como o coração e pulmões e suas respectivas veias e vasos sanguineos, pela invasão e presença do parasita Dirofilaria Immitis nestes mesmos orgãos. E estes sintomas complexos e diversos, podem se manifestar de varias maneiras durante o período de evolução da doença Dirofilariose Canina. E que se apresentam como dificuldades respiratorias, perda de peso e de apetite com consequente anemia e prostação, com febre e tosse cronicas e sangue presente na urina (hematuria), com abdomem dilatado por edemas no fígado (hipertrofia hepatica), no baço (esplenomegalia) e pela própria presença de líquidos na região abdominal (ascite), e lesões cutâneas em forma de nódulos com irritação (prurido) podendo ocorrer também até paralisias nos membros posteriores e convulsões. 
            
            Cachorros - Verme do Coração.

E a presença invasiva do parasita Dirofilaria Immitis, em determinados orgãos dos cachorros acometidos pela doença Dirofilariose Canina, alem de causar diversos danos e lesões a estes mesmos orgãos. Originados como cansequencia da infestação do parasita, que podem chegar a uma quantidade media de ate 55 parasitas Dirofilaria Immitis, e que podem medir neste estagio entre 20 a 38 centímetros. E são conhecidos vulgarmente como Verme do Coração, e dependendo da evolução da doença e do grau da infestação, esta quantidade pode chegar a mais de uma centena. Estas infestações do verme do coração, ocorrem principalmente nas grandes veias, artérias e cavidades do coração e  também nas artérias pulmonares. Causando uma grande resistência e  uma obstrução significativa a circulação sanguinea, e forçando o coração a um ritmo de trabalho muito mais intenso. Causando consequentemente sua dilatação, e também de suas principais veias e artérias periféricas,  ocasionando graves lesões cardiovasculares, hepáticas e renais cronicas. Com possibilidades de ocorrências frequentes de tromboses e embolias e levando fatal e rapidamente o cachorro ao obito. 
          
             Cachorros - Verme do Coração.

E os graves sintomas, apresentados pelos cachorros acometidos pela Dirofilariose Canina ocorrem tardiamente, juntamente com a manifestação súbita da doença. E que na maioria das vezes mesmo recorrendo-se a um veterinário, e tentando-se fazer o tratamento com a respectiva medicação, acaba sendo tarde para se curar a doença,e evitar o obito do cachorro. Devido a gravidade do quadro clínico causado pela Dirofilariose Canina, em consequencia principalmente de sua difícil prevenção e detecção inicial  e também do tardio aparecimento dos sintomas. Cria-se uma situação critica e que acaba geralmente ocasionando a morte do cachorro. Pois o grave, cronico e irreversível comprometimento de orgões importantes e fundamentais como o coração, os pulmões, e os rins e de suas grandes veias e artérias periféricas, torna a Dirofilariose Canina dependendo do estagio em que e detectada uma doença fatal. Há estudos estatísticos estimativo de que no Brasil aproximadamente 11% da população canina esteja contaminada, mas que porem somente 10% deste total manifestaram a doença. Em países da Europa e nos Estados Unidos, devido a existência de programas preventivos sérios, bem elaborados e aplicados esta incidência e em media de !.5% do total da população canina. 

        Cachorros - Verme do Coração.

Devido a gravidade, diversidade e complexidade dos complicações, lesões e sintomas causadas pela Dirofilariose Canina, o tratamento para ter resultados positivos deve necessariamente ser feito na fase inicial da enfermidade. Pois depois que os sintomas tiverem se manifestado, a doença já terá  alcançado um grau de devastação irreversível, principalmente no sistema cardiovascular do cachorro. O que a torna em quase que 100% dos casos em que não há um tratamento preventivo, ou em sua fase já invasiva, uma doença fatal para os cachorros infectados. E mesmo quando a Dirofilariose Canina é detectada antes do aparecimento dos sintomas, o tratamento é complexo e o cachorro ainda e passível de um alto risco de óbito. O mais indicado é se fazer tratamentos preventivos periódicos anti-verminoses especificadamente contra o parasita Dirofilaria Immitis, principalmente se o cachorro habitar em regiões litorâneas. 
           
         Cachorros - Verme do Coração.

E o tratamento da doença Dirofilariose Canina, é extenso e exige uma atenção constante e assídua dos veterinários, sobre o quadro evolutivo das condições de saúde do cachorro. E os remédios prescritos normalmente são combinações de injeções e medicamentos orais em forma de comprimidos. E o tratamento está sujeito a fortes efeitos colaterais, devido ao grau de toxidade dos medicamentos e também a efeitos provenientes da ação dos medicamentos na própria erradicação dos parasitas. Pois quando da sua eliminação e consequente morte, os parasitas acabam obstruindo o coração e/ou suas veias e vasos periféricos, levando o cachorro a ter varias complicações cardio-vasculares e formação de tromboses. Em ambos os casos, quanto mais intensa for a infestação do parasita Dirofilaeia Immitis, maiores também serão os seus efeitos colaterais.

              Cachorros - Verme do Coração.

E o processo de tratamento da doença Dirofilariose Canina é dividido em três etapas, que se inicia com o tratamento preventivo, que é feito com injeções ou com comprimidos, e que são administrados mensalmente com a devida prescrição e orientação de um veterinário. Este tratamento tem como propósito a eliminação das larvas do parasita Dirofilaeia immitis, impedindo que estas mesmas larvas se desenvolvam e atinjam o estagio na forma adulta do Dirofilaeia Immitis no organismo do cachorro.  Ou seja, estes medicamentos não impedem que o cachorro seja parasitado (picado) pelo mosquito, entretanto sua ação preventiva e sua eficaçia se manifestam numa eventual contaminação através do mosquito pela larva do parasita Dirofilaeia Immitis. Pois eliminando as larvas em seu estagio inicial, a doença Dirofilariose Canina não completa o seu ciclo, e consequentemente não se manifesta no organismo do cachorro.

            Cachorros - Verme do Coração.

O tratamento preventivo feito para eliminação das larvas do parasita Dirofilaeia Immitis no seu ciclo inicial, é imprencindivel e surte grande efeito. Mas somente quando as larvas estão em seu ciclo inicial, e ainda não se desenvolveram e se deslocaram para órgãos como coração, rins e pulmões. Porem quando o parasita evolui, e consegue atingir este estagio de desenvolvimento, faz-se necessário a utilização da terapia adulticida, em que se utilizam remédios com maior grau de toxidade e que necessitam de prescrição e um constante acompanhamento veterinário, devido aos seus graves e até fatais efeitos colaterais. Os principais medicamentos que são utilizados no tratamento da doença Dirofilariose Canina na fase pós-larval do parasita Dirofilaeia Immitis sao o Merlasomina, a Vermectina, a Milbemicina Oxima, a Moxidectina e a Selamectina. Porem estes medicamentos, só devem ser utilizados com a prescrição e com acompanhamento de um veterinário. E dependendo do estagio atingido e do grau de infestação dos parasitas adultos no organismo do cachorro, a própria utilização dos medicamentos pode causar o seu óbito, pois ao morrerem pelo efeito dos medicamentos aplicados para o tratamento da doença, os parasitas obstruem as principais veias e artérias do coração, causando o óbito quase que imediato do cachorro por trombose ou insuficiência cardíaca.

           Cachorros - Verme do Coração.

A melhor forma de se evitar a Dirofilariose Canina, e suas respectivas e gravíssimas consequencias e sintomas na saúde do cachorro, sem duvida é atraves da prevenção. Que de certa forma é até algo simples, quando comparado com as complexidades decorrentes da doença e os seus sintomas, e tambem ao terrivel sofrimento a que são submetidos os cachorros acometidos pela doença Dirofilariose Canina. E existem atualmente, vários medicamentos eficazes que são usados de forma preventiva e que evitam que os cachorros desenvolvam a doença. Pois eliminam o parasita Dirofilaria Immitis em sua fase e forma larval. Impedindo que o parasita se desenvolva, e invada vários orgões vitais do cachorro como coração, pulmões e rins, causando uma grande devastação, e consequentemente trazendo grande sofrimento e posteriormente o óbito ao cachorro vitimado por esta grave doença. Estes remédios podem ser administrados mensalmente por via oral em forma de comprimidos, e eliminam eficazmente todos os tipos de larvas (L3/L4/L5). Existem também medicamentos injetáveis com proteção  para vários meses, porem devido a seus graves efeitos colaterais que podem ate causar a morte do cachorro, não são recomendados. Consulte um veterinário para maiores esclarecimentos, e somente utilize qualquer medicamento com a prescrição e acompanhamento do mesmo.





                                  

Cachorros - Tipos de Toalhas.

          Cachorros - Tipos de Toalhas.


Cachorros - Tipos de Toalhas: Existem disponíveis no mercado, principalmente nos grandes pet shops, toalhas feitas e desenvolvidas especial e exclusivamente para os cachorros, e que são um acessório indispensável para quem precisa de ter praticidade em tarefas como dar banho em cachorros principalmente nos com muitos pelos. Pois estas toalhas facilitam e agilizam em muito estas atividades e tarefas, e são toalhas de otima qualidade, e são decoradas com motivos que apresentam beleza e harmonia. E são toalhas felpudas com tecido 100% algodão, grandes e envolventes que promovem a secagem e o aquecimento dos cachorros de uma maneira muito eficiente. 

             Cachorros - Tipos de Toalhas.

Existem também toalhas descartáveis desenvolvidas para uma completa e rápida higiene dos olhos, focinho, patas, o aparelho urinário e o anus dos cachorros. Sem duvida são uma otima opção para uma maior higienização no momento de secar o cachorro no pós-banho, pois evita-se a utilização de panos ou toalhas já muito utilizadas e desgastadas, que podem ser focos de possiveis infecções. E que não possuem a mesma qualidade e capacidade de secagem, higiene e conforto que as toalhas especificas e exclusivas proporcionam aos cachorros.        





COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado