.

quarta-feira, março 18, 2015

Como Atrair Clientes Usando as Redes Sociais.


Como Atrair Clientes Usando as Redes Sociais


Use o alcance das redes sociais para atrair novos consumidores
Todos sabem da importância das redes sociais como ferramenta de marketing e contato entre uma empresa e seus clientes. Aqui mesmo em nosso Blog já publicamos um excelente infográfico que mostra porque o seu negócio precisa ser social. Mas saber disso não é o suficiente para alavancar todo o poder do Facebook, Twitter e outras redes sociais na promoção da sua marca. E embora cada marca tenha requisitos e estratégias únicas de marketing, existem certas formas de facilitar esse trabalho que são universais. Vejamos quais:

1. Aprenda a Pesquisar como um Profissional

Somando apenas o número de usuários do Facebook e Twitter no Brasil, temos mais de 40 milhões de pessoas produzindo e postando conteúdo diariamente. Isso significa uma quantidade imensa de textos, fotos, vídeos e outros; por isso mesmo, existe uma grande chance de que as pessoas já estejam falando sobre a sua marca, mesmo que você não saiba disso.
O segredo para usar esse conteúdo ao seu favor é ser proativo; usando serviços como o Alertas do Google ou ferramentas como o Topsy, é possível monitorar o que estão falando sobre você em tempo real. Usando tais serviços, é possível pesquisar o uso das palavras-chave relativas ao seu negócio, e também monitorar o que os seus concorrentes estão planejando.

2. Use Imagens como Engajamento

No final das contas, navegar na Internet é uma experiência visual. Como regra geral, ninguém acessa a Internet para ler algo, mas sim para VER algo. Por isso o grande e repentino sucesso de serviços como o Pinterest e Instagram, onde é possível expor a sua marca sem escrever uma linha sequer de texto. E não é preciso que você crie o seu próprio conteúdo (embora seja bem melhor); compartilhar fotos e imagens interessantes de outros sites também funciona – só não esqueça de dar crédito ao fotógrafo ou site original.

3. Organize um Concurso Online.

Não importa qual seja o prêmio, todo mundo gosta de participar de competições online. É muito fácil criar um concurso simplesmente usando os recursos do Facebook ou Twitter (como upload de fotos ou hashtags). E se você exigir que os participantes “curtam” a sua página ou sigam a sua conta, é uma maneira garantida de aumentar o número de seguidores (e possíveis clientes) da sua marca. E mesmo prêmios simples como um camiseta ou um desconto especial funcionam muito bem e geram engajamento com os seus seguidores.

4. Respeite as Características de Cada Rede Social

Cada rede social possui as suas peculiaridades, como a quantidade de posts diários (4-5 vezes por dia funcionam no Twitter, mas pode ser considerado spam no Facebook), o melhor horário para postar algo (Twitter funciona bem no final de semana, o Facebook não) ou que tipo de conteúdo funciona melhor em cada serviço (fotos são um requisito no Facebook, mas links funcionam melhor no Twitter).
Mas o fator mais importante é dar uma personalidade distante para cada rede social; repetir o mesmo conteúdo em todas as suas contas é, com raras exceções, uma má estratégia. Se você postar sempre a mesma coisa em todos os locais, as pessoas não terão nenhum incentivo para seguí-lo em mais de uma conta, não?

5. Seja Humano

Ninguém gosta de mensagens automáticas. Seja onde for, gostamos de sentir que estmoa lidando com um ser humano, alguém que entende aquilo que buscamos e parece estar lidando apenas com nós individualmente (mesmo que isso seja impossível). E em termos de redes sociais, nada é mais importante (e passa uma boa imagem) do que ser rápido na reposta. Mesmo que você não possa ajudar o seu usuário, seja rápido e honesto na sua reposta – eles irão lhe respeitar por isso.

Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado