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segunda-feira, março 23, 2015

Afiliados vs. Produtores: Qual é o melhor pra se começar um negócio online?



Afiliados vs. Produtores: Qual é o melhor pra se começar um negócio online?

Ahhh sim… A pergunta que não quer calar:
“Bruno… você acha pra um iniciante como eu começar como afiliado ou como produtor? Qual é o mais fácil e qual que dá pra ganhar mais dinheiro!?”
Se eu fosse contar quantas vezes já vi essa pergunta… Não foram poucas não. E por causa disso eu resolvi agora parar e escrever aqui um novo artigo pra ajudar você com isso.
(E também já estrear aqui o novo layout do site. Bacanão ele né não!? :-))
Então vamos lá Ó nobre cidadão!

Qual é melhor: Afiliado ou Produtor?

Esquerda ou direita? Tantas escolhas...
Esquerda ou direita? Tantas escolhas…
Pra eu explicar pra você melhor, vamos fazer uma pequena analogia. Uma analogia envolvendo – claro – o Zézinho.
Zézinho é um cara muito bacana. Trabalhador. Homem de família.
Mas Zézinho tem um problema: ele está sem dinheiro. E atolado em dívidas. E isso não é nada bom. Não. Ele precisa resolver isso. O que pode fazer Zézinho?
Então Zézinho, decide ir a cidade. Decide falar com alguns “experts” que seu primo, o Onofre, recomendou.
Ao falar com os ditos experts, eles recomendam que Zézinho tenha seu negócio. Mas o que pode Zézinho fazer? Ele não sabe muita coisa. Nasceu e viveu na roça desde a sua infância. Plantar e colher são as únicas 2 coisas que ele sabe fazer bem.

O que Zézinho pode fazer pra ganhar um dinheirinho pra pagar as contas no fim do mês?

Nosso Zezinho que além de fazendeiro, é modelo e sabe tira foto bem pra caramba! Talvez ele pegou umas dicas com o Polesso no Cara da Foto?
Nosso Zezinho que além de fazendeiro, é modelo e sabe tirar foto bem pra caramba! Talvez ele pegou umas dicas com o Polesso no Cara da Foto?
“Comece a sua fazenda então!”, recomendam os experts.
“Mas eu não tenho dinheiro pra comprar uma fazenda inteira!”, retruca Zézinho.
“Sem problemas. A gente tem uma ideia. Nós temos muita terra, e apesar de termos plantado já algumas sementes, não vamos ter gente suficiente pra fazer a colheita. Então você faz assim: você vai lá e usa ela como se fosse sua. Planta mais e colhe como se fosse SUA terra. Aí no fim do mês, a gente vende o que você colheu e dá pra você 50% do que a gente vender que você trouxer pra gente. Que tal!? Assim você pode começar AGORA mesmo. Ao invés de ter que esperar tempo até achar seu lugar!”
Zézinho fica maravilhado com a ideia. Não vê a hora de começar a trabalhar. Não vê a hora de contar pra Judite, sua esposa, que lhe espera tomando seu chá na varanda da sua casa admirando um céu tranquilo e sereno.
Zézinho então corre pra casa e conta as boas novidades:

“Nós vamos ficar ricos! E podemos começar amanhã mesmo!”

Zézinho explica sua ideia pra família e assim começam. No dia seguinte mesmo toda família se muda para a “sua” nova fazenda. E lá começam a trabalhar.
Se dedicam dia após dia, noite após noite, pra fazer daquela a MELHOR terra pra plantação do mundo! Escolhem os melhores grãos, estudam as melhores técnicas e realmente se dedicam de corpo e alma pra fazer aquela terra dar bons frutos!
E, pouco a pouco, os resultados começam a aparecer. Até porque muitas das sementes já tinham sido plantadas! Era só cuida delas direitinho e… puf! Presto!Lucro quase instantâneo!
Zézinho não consegue se contentar de tanta alegria pelos incríveis resultados esorte que teve de achar um negócio tão, mas TÃO bom!
E o seu trabalho é reconhecido claro! Quer dizer… na verdade os donos da lavoura que são reconhecidos. Reconhecidos como a mais produtiva e saudável lavoura do país! Mas ao menos eles dão os parabéns pro Zézinho todos os meses! Já é reconhecimento o suficiente pro nosso caro Zézinho.
O tempo segue e Zézinho continua lá. Colhendo e tendo ótimos resultados na sua pequena lavoura. Com isso, um dia, Zézinho resolve tomar um bom café na sua varanda, admirando aquele pasto bonito que vai de um lado pro outro, junto com o vento.
“Ahhh…”, pensa Zézinho, “as coisas realmente não poderiam estar melhores!”
Dinheiro entrando. Trabalho fácil. Segurança e tranquilidade. O que poderia dar errado!?

O inocente Zézinho mal sabia que ele podia perder tudo da noite pro dia…

Mas... mas... isso é seguro né!?
Mas… mas… isso é seguro né!?
Nessa hora, uma poeira, lá no fundo no horizonte, começa a levantar. Rodopiando pra cá e pra lá.
“Que será que é?”, pensa Zézinho.
Quando ele se dá conta, vê que é o carro do seu chefe que está vindo. Zézinho, claro, fica feliz. Afinal, geralmente quando seu chefe vem é para fazer seu pagamento ou para dizer obrigado por contar com sua ajuda para aparecer, de novo, como a melhor lavoura na revista Canto, Galo e Lavoura.
Seu chefe chega e sua cara não está como de costume. Estaria algo errado? Então imediatamente seu chefe começa a falar:
“Zézinho… obrigado por todo seu trabalho esses anos, mas infelizmente não poderemos mais continuar assim…”
“Ueh… mas por que não!? O patrão não gosta do meu trabalho!? Aconteceu algo?”, pergunta Zézinho, já assustado.
“Não não… Adoramos seu trabalho. Mas agora, e até graças a você, conseguimos financiamento suficiente pra comprar novas máquinas e vamos automatizar todas nossas lavouras. E por isso não poderemos mais ter você aqui.”
Zézinho discute e discute e argumenta e argumenta. Mas não adianta. A decisão foi tomada. Ele terá que sair de lá. Ele não vai conseguir competir com as máquinas.

Os piores pesadelos se tornam realidade

Por que alguém pintaria a parede com mãos assustadoras!? Não tem como não ter pesadelos assim!
Por que alguém pintaria a parede com mãos assustadoras!? Não tem como não ter pesadelos assim!
Zézinho agora está completamente perdido. Não sabe o que fazer. Como explicar isso pra sua mulher? E pra seus filhos? Como explicar que, da noite pro dia, tudo o que ele levou anos construindo foi tirado de suas mãos!?
Afinal, a lavoura em si, agora bem cuidada, é do seu patrão, e não dele. E essa ele não vai poder levar com ele.
Mas então de repente ele poderia vender seus serviços pra outras pessoas. Poderia ser uma boa ideia. Poderia. Mas quem é reconhecido na verdade é sempre seu patrão. Ele ninguém conhece.
O humor de Zézinho fica como o seu café esquecido ao seu lado: frio e sem graça.
Zézinho realmente não sabe o que fazer. Nunca pensou que isso fosse acontecer. Afinal, sempre trabalhou tão duro e arduamente por isso. Mas infelizmente essa é a realidade.
Zézinho não vê outra opção. Quase entra em desespero em saber que todo aquele esforço de anos… simplesmente evaporou.
Mas agora realmente não resta outra opção a não ser baixar a cabeça e começar de novo. Do zero.

O que o Zézinho tem em comum com 95% dos afiliados hoje

Conseguiu ver alguma semelhança com o nosso tema aqui? Afiliados vs. Produtores? A semelhança dentro do nosso tema geral aqui de como se ganhar dinheiro trabalhando em casa, seja como afiliado ou como produtor?
Não? Ou acha que eu estou exagerando um pouco? Talvez sim, talvez não. Mas deixa então eu contar outra história (essa é rápida) pra deixar ainda mais claro:
Muito tempo atrás eu trabalhava como afiliados. De diversos produtos e sites. Um deles era o Mercado Merd@ Livre (um lugar ridículo que acham que vender livros e cursos piratas está “Dentro das nossas normas”).
Muy bien. Mercado livre.
Eu tinha um que outro produto vendendo por lá. Nada demais. Até gerava uma renda razoável. Não tinha o que reclamar. Até que um dia – e muito parecido com a história do nosso querido Zézinhozinho – eu recebi um email. O email era basicamente assim:
“Olá afiliado! Decidimos cancelar o programa de afiliados do Mercado Livre. Passar bem. Au revoir!
Sim! Em francês e tudo!
Não, brincadeira. O francês foi meu adendo :)
Mas foi exatamente assim que aconteceu.

Bastou um email pra muita gente perder tudo o que tinha feito durante anos!

Correr o risco de se trabalhar com o laptop do lado da piscina eu até aceito... mas de perder tudo da noite pro dia não dá!
Correr o risco de se trabalhar com o laptop do lado da piscina eu até aceito… mas de perder tudo da noite pro dia não dá!
Eu não dependia tanto do Mercado Livre para as coisas que tinha. Bem pouco na verdade. Agora, pergunto a você:
Que situação eu estaria se eu estivesse dependendo sim do Mercado Livre pros meus ganhos?
Pra financiar minha vida? Como minha única fonte de renda? Pra sustentar a minha família?
Não estaria em uma situação nada boa, você não acha?
Esse é um dos problemas de se trabalhar exclusivamente como afiliado: seuCONTROLE é zero! Ou praticamente zero.
controle-seu-madruga
“Seu controle é baixo… Baixo? Na verdade seu controle é MUITO baixo… Muito baixo?? Na verdade eu diria extremamente baixo eu só não te dou outra porque…”
E essa é só uma das desvantagens. Depois mais abaixo faço uma lista de prós e contras de se trabalhar como afiliado e como produtor. Assim você conseguirá ver melhor as vantagens e desvantagens de cada um para decidir o que é melhor pra você.
Agora, imagina você, monta todo seu negócio baseado como afiliado e, de repente como eu fiz. decide viajar o mundo. Sei lá… Ficar 1 ano na Ásia viajando e conhecendo alguns lugares fantásticos.
Passagem comprada, tudo certo. Você checa seus rendimentos e tudo está indo bem – a viagem vai acontecer! “Yey!”, pensa você.
Chegando lá, você recebe o exato mesmo email – ou algo muito parecido – com o que eu falei acima:
“Olá! Não teremos mais programa de afiliados para nosso produto. Passar bem. A Direção.”
uma-direcao
“Você está FORA meu amigo! Obrigado. Atenciosamente, A Direção
Ou as vezes não é algo TÃO catastrófico assim, mas que ainda assim dói. Quer um exemplo? Que tal…
“A comissão trocou de 50% pra 25%.” Talvez você até já tenha recebido um email assim do Hotmart não? Não que seja culpa deles. Mas são eles que mandam o email.
Olha… não sei você, mas eu não gostaria NADA de perder 50% do que você ganhava assim da noite pro dia. Não seria nada legal.
E a sua viagem, como fica? E se alguém depende de você, como fica? Seu fluxo de caixa? Especialmente se você não tem muitas reservas?
Consegue entender o verdadeiro pesadelo que isso pode ser?

Mas então por que tantas pessoas recomendam afiliados?

Muito simples – por causa de uma simples promessa mais antiga que andar pra trás:
Promessa de dinheiro fácil com pouco trabalho.
Agora, não se engane:
Nem tudo que reluz é ouro.
A história não é beeeem assim. Há certos poréns que eu acho que você deve saber antes de tomar qualquer decisão.
Além de saber sobre eles, vamos também olhar as vantagens e desvantagens de se trabalhar como afiliado. E também alguns outros fatos que pouca gente se dá conta/comenta na hora de falar dessa discussão de afiliados vs. produtores.
Uma das maiores promessas de se trabalhar como afiliado é a promessa de dinheiro fácil, rápido e sem esforço. Tudo trabalhando de casa. Ou quase isso. Quase uma pílula mágica eu diria não é!?
O que “até” – com belas aspas – pode ser verdade. Até um ponto. Porque a verdade é que 90% das vezes os ganhos de afiliados e produtores acontecem assim:
ganhos-afiliado-produtor
Nada como um belo gráfico para esclarecer o que estamos falando não é mesmo!?
Isso é uma regra!? É uma LEI que obriga ser sempre assim!? Claro que não. Mas é o que eu vejo acontecer na maioria dos casos.
E esse gráfico não é difícil explicar porque ele acontece assim. Depois na parte de vantagens e desvantagens vai ficar ainda mais claro. Mas basicamente, um dos pontos principais de se trabalhar como afiliado é o seguinte:
Você pode já imediatamente começar a promover e vender um produto. Ou seja: a cada venda, $$ e dindin pra você. Ótimo! Realmente isso é muito bom.
Produtor por outro lado não é beeeem assim. A pessoa tem que – teoricamente – criar o produto antes. Criar o funil. Criar uma sequência de emails e campanhas. Criar conteúdo. E a lista segue.
Claro, isso quem não sabe o que está fazendo. Porque a verdade é que não precisa de TUDO isso pra conseguir se vender como produtor. Na verdade, o fato é o seguinte:
Você não precisa nem de um produto pra vender alguma coisa.
Esse pode vir depois. Não vou ter tempo pra agora explicar como isso funciona. Mas se você quiser, deixa seu comentário aqui abaixo que eu faço um post especial explicando como eu acho a melhor maneira de começar um negócio hoje.
Continuando…
Então isso realmente pode ser uma vantagem. Palavra-chave: PODE. Porque não significa necessariamente que vai ser.
São muitos outros fatores que entram nessa equação que as pessoas não falam. E o problema é que eles só aparecem depois de um tempo. Não imediatamente. E por isso é difícil identificar e vê-los.
Agora, será que então nunca vale a pena trabalhar ou começar como afiliado nesse tal mundo cibernético!?
Não. A verdade é que…

Há situações que vale SIM começar como afiliado

Nada como uma bela jovem olhando para o horizonte pra animar os ânimos não!?
Nada como uma bela jovem olhando para o horizonte pra animar os ânimos não!?
Até porque lembre-se de um fato pra lá de importante:
Eu tenho e trabalho com afiliados vendendo meus produtos!
Então eu não sou maluco suficiente de sair dizendo que eles estão errado… Que tudo o que eles estão fazendo é maluquice e etcetera e tal…
Não.
Mas ao mesmo tempo eu tenho que ser sincero em expor minha opinião e dizer o que eu realmente penso. Falar dos riscos, das vantagens e desvantagens de cada escolha.
Digo isso especialmente pra que você não ache que eu vou falar algo só porque eu trabalho sim como produtor. Trabalho como produtor porque ANTES me dei conta que era um caminho muito mais seguro; e não o contrário (começar a trabalhar como produtor pra depois achar argumentos defendendo minha posição.)
Mais sobre isso no final do artigo.
Mas continuando aqui, quais são então as situações onde vale SIM a pena trabalhar como afiliado?
Que bom que você perguntou Asdrubal (se o seu nome não é Asdrubal me desculpa. Foi um chute ruim.)
Aqui as situações que eu considero vantajoso começar como afiliado:
  • Pra testar um mercado: mercado ou nicho novo; você ainda não tem certeza se ele tem potencial ou não. E você não quer criar produto, funil, campanhas, anúncios, sistemas e tudo o mais o que for preciso… pra depois descobrir que não tem ninguém pra comprar o que você vende! Isso é muito no bueno. E aí que vale começar como afiliado: promover oferta de terceiros pra testar a aceitação.
  • Pra financiar a construção da sua lista: essa é uma técnica um pouco mais avançada que eu não recomendaria a iniciantes. Por que? Porque você tem que saber o que está fazendo. Mas se você sabe que seu mercado é bom e você quer sim construir um produto pra aquela área em específica, você vai precisar de audiência. Até, construir um produto só com base no que você acha que sabe é suicídio! É muito, mas MUITO mais fácil deixar as pessoas dizerem o que elas precisam… e você simplesmente construir isso! E pra isso afiliados pode servir: você pode usar oferta no seu funil pra que a construção da sua lista seja “de graça”. Ou até com leve lucro.
  • Quando você quer saciar sua sede de DDA de empreendedor: conhece essa? Comumente conhecida como Distúrbio de Déficit de Atenção de Empreendedor. É basicamente aquela maldita pulga atrás da orelha que faz as coisas perderem um pouco a graça depois que elas estão funcionando até certo nível. O que é muita, mas MUITA burrice. Porque o início é geralmente mais difícil. Depois que se conquistou um espaço, a melhor decisão é continuar investindo ali mais e mais. Sem desfocar. Sem trocar de mercado. Maaaaas… caso você queira, “brincar” como afiliado em outros mercados pode ser divertido.
Então esses são os 3 casos onde eu vejo que vale a pena você trabalhar como afiliado. Note que todas elas são somente meios pra um fim. Ou pra testar mercado, ou pra financiar construção da sua lista ou pra simplesmente atender sua vontade de empreendedor de ir xeretar onde não devia (eiiii, eu faço isso também!)

Vantagens e Desvantagens de Afiliados e Produtores

Vantagens e desvantagens de se trabalhar como afiliado e produtor
Vantagens e desvantagens de se trabalhar como afiliado e produtor
Mas vamos então aqui a lista tão comentada de quais são as vantagens e desvantagens de afiliados e produtores.
Começando com…

Afiliados

Vantagens

  • Mais fácil para começar: trabalhar como afiliado envolve menos complicações. Você basicamente precisa a aprender a fazer uma coisa bem: gerar tráfego. Quer dizer, isso trabalhando como afiliado de um jeito que eu não recomendo (conforme visto acima). Mas ainda assim é uma maneira que pode funcionar. Você não precisa aprender a integrar o pagamento, a criar produto… talvez nem a criar um site você precise aprender a criar (o que, de novo, eu não recomendo).
  • Retorno rápido inicial: como a gente viu naquela obra de arte logo acima (aka “meu gráfico mostrando os ganhos de um afiliado versus um produtor), as chances de um retorno mais rápido como afiliado são boas. Escolhe uma boa oferta de conversão comprovada e só se preocupa em mandar tráfego. SE… se… se tudo der certo, você pode ter uma boa chance de um retorno rápido.
  • Sistema mais simples de trabalhar: de novo, aqui as habilidade que você precisa aprender são limitadas. Escolher uma boa oferta (o que não é TÃO fácil como algumas pessoas acham que é) e manda tráfego feito um maluco! Se a oferta for boa e converter bem (e o seu pixel de tracking como afiliado também não se perder pelo caminho) é dinheiro na conta!
  • Menor barreira de entrada: pelos mesmos motivos acima, isso ajuda a uma entrada mais fácil no mercado online. Você não precisa tantos conhecimentos e parafernálias. Com alguns poucos bons ingredientes nessa receita, dá pra tirar sim uma receita bacana!

Desvantagens

E quais são então as desvantagens, os contras de se trabalhar como afiliado:
  • Sem controle: eu pessoalmente não quero dedicar meu tempo a criar um negócio que alguém, lá fora, em algum lugar, pode simplesmente, como um interruptor, desligar todo o meu negócio.
Lembra do que aconteceu com o Mercado Livre? É um caso extremo com certeza. Mas quantas vezes você já não viu alteração de comissão? Alteração de preço? Alteração de política? Quando não se tem controle, você fica muito mais exposto e…
  • Sem segurança: por todos fatos expostos acima e abaixo e do lado e do outro lado, você como afiliado pode acabar correndo mais risco do que o necessário. O que pode ser perigoso. De novo: eu pessoalmente não dormiria tranquilo sabendo que amanhã tudo o que eu fiz pode simplesmente desaparecer.
  • Menor ROI no longo prazo: isso não é uma regra por si só. Sim, há afiliados que ganham uma bela de uma boa bolada. Muita grana mesmo. Eu mesmo conheço alguns. Mas ainda assim, no longo prazo, produtores tem potencial MUITO maior de lucro por 2 simples fatos: eles controlam todo sistema e tem o melhor e mais importante ativo de qualquer negócio: o cliente.
  • Você não cria seu nome e identidade: assim como nosso amigo Zézinho, como afiliado você corre o risco de passar sua vida construindo a marca e o nome de outra pessoa. E não o seu.
  • Você não aprende sobre marketing: o fato de você não precisar aprender muita coisa trabalhar como afiliado é uma vantagem… mas também uma desvantagem! Por que?
Porque aí você acaba não empecilho uma das mais importantes habilidades para um empreendedor digital: marketing. Por que alguém compra? Por que alguémnão compra? Por que as pessoas agem como agem? Como eu influencio alguém?
Nota: essas habilidades não são só úteis pra se vender coisitas online. Elas servem também pra VIDA.
  • Em um geral, ninguém gosta de afiliados: duvida? Adwords não permite. Facebook se ainda permite, logo não vai. E provavelmente já não gosta. Empresas de mail marketing chegam a ter na sua política que links de afiliadosnão são permitidos. Por que isso? Simples:
Porque sabem que geralmente afiliados podem se esconder atrás de um link e mandar tráfego a milhão. Se fizerem spam, não são eles que são queimados; e sim o produtor ou talvez a empresa de mail marketing. Por sinal, nos EUA já teve muitoprodutor se ferrando porque os afiliados prometeram tudo e mais um pouco que, obviamente, o produtor não entregava. Se não controlado, essa pode ser uma desvantagem pro produtor.
  • Menor barreira de entrada: não, você não está lendo errado. Essa era sim uma vantagem. Agora uma desvantagem. Por que? Simples: porque assim como foi fácil pra você… vai ser fácil também pros outros entrarem! O que significa mais competição e mais pessoas com o mesmo acesso que você competindo pelo mesma fatia da torta. Se a barreira de entrada é maior, você tem menos competição e mais espaço pra abocanhar o mercado inteiro.
  • Você ganha quando alguém SAI/fica mais longe de você: essa é grande; DUVIDO… duvido você achar alguém que não tem “problema” com tráfego. Por que? Porque tráfego nunca é suficiente. Se eu tenho 1.000 visitas únicas por dia, agora eu quero 2.000! E depois 5.000! E depois 10.000! E assim vai! E não é nada fácil conseguir tráfego! Se você já tentou, você sabe disso. Só que isso fica ainda pior – você trabalhando como afiliado…

Você ganha dinheiro quando você EXPULSAalguém do seu site!

Isso. Não. Faz. Sentido.
Já é tão difícil conseguir tráfego e manter as pessoas… aí você vai tornar as coisas 2x… 3x… QUATRO VEZES mais difícil forçando que as pessoas saiam de perto de você… porque é assim que você ganha dinheiro!?
De novo:
Isso. Não. Faz. Sentido.
Eu prefiro que quanto mais perto a pessoa está, mais dinheiro eu ganhe. Que quanto mais eu trabalhar pra ela ficar comigo, me ajudar e me reconhecer como o mentor/tutor dela, que ela seja um cliente de maior valor pra mim.

Produtores

Ambiente de trabalho clássico de Empreendedores Digitais
Ambiente de trabalho clássico de Empreendedores Digitais
Mas visto isso, agora vamos ver as vantagens e desvantagens de se trabalhar como um produtor!

Vantagens

  • Maior controle e segurança: você é 100% dono do seu nariz. Você tem controle total e absoluto que acontece no seu negócio. Não que nada de catastrófico nunca vai acontecer com você – porque com certeza vai! Isso eu posso garantir! Mas ao menos você tem MUITO mais controle e segurança pra lidar com a situação. Fazer uma oferta diferente. Trocar preço. Fazer uma nova promoção quem sabe? E até porque você tem outra vantagem…
  • Você está construindo a SUA marca e o SEU nome: não a do Sr. Fulano de tal com seu produto; não. Você está construindo a SUA marca. O SEU nome. E não falo isso por ego ou algo assim; claro que é legal ser reconhecido por algo que você faz, mas esse não é o principal.
O principal é que podem tirar seu site do ar, podem tirar sua lista de você, podem banir sua conta, mas se você é produtor tem algo que absolutamente ninguémpode tirar de você: seu nome e sua marca. Você está tornando seu nome em umexcelente ativo pra sua vida.
Até, como conselho geral: se preocupe em muito mais em desenvolver sua marca e seu nome que o resto. Produtos vêm e vão. Campanhas também. Seu nome? Esse pode ser eterno.
  • Potencial a longo prazo maior e exponencial: como produto você tem potencial de ganho muito maior no longo prazo. Por que? Porque você agora não precisa começar lááá do zero pra fazer algo novo. Você vai ter já uma base de fãs e seguidores (se você fizer as coisas do jeito certo como eu recomendo). E pra esses você pode fazer novas ofertas. Curso avançado? Novo produto? Atualização? Outro produto? Não sei. Há mil e uma coisas que você como produtor pode fazer que um afiliado não pode.
  • Você aprende e entende marketing: eu sempre lia em livros tipo Pai Rico Pai Pobre que você deveria aprender a vender. Mas – por algum motivo – nunca tinha entendido bem porque. Hoje eu entendo. E como.
Você trabalhando como produtos vai fazer justamente isso: aprender sobre marketing e como vender. E não tem habilidade melhor pra se aprender nesse mundo. É ela a resposta para a verdadeira liberdade.
Sabendo de marketing e como vender, você pode perder TUDO amanhã… Você sabe exatamente como recuperar tudo. Bom, não é a toa que a grande maioria dos maiores empreendedores do mundo em algum ponto de suas vidas foram a falência… pra recuperar tudo e mais um pouco logo depois.
  • Você entende seu mercado e seu cliente: esse é junto com o de cima. Você aprende mais sobre marketing, seu mercado e seus cliente. Porque alguém compra o que compra. Porque alguém faz ou deixa de fazer algo. Como as emoções influenciam as decisões de uma pessoa. E isso torna você uma pessoa melhor também. Porque você se entende melhor. Algo que quando você só está pensando mecanicamente em “como conseguir mais tráfego” jamais vai ensinar pra você.
  • Maior barreira de entrada: como antes, esse é uma vantagem e uma desvantagem. Sim, o início pode ser um pouco mais difícil. Em compensação significa que há menos pessoas competindo pelo mesmo pedaço que você. E isso vale OURO!
  • Você ganha quando alguém fica mais perto de você: ao contrário dos afiliados, você ganha cada mais e mais cada vez que as pessoas ficam mais perto de você. E não quando você “POR FAVOR CLIQUE NESSE LINK E SAIA DESSE SITE AGORA PRA EU PAGAR MEU ALUGUEL”. A mentalidade – e os resultados – são completamente diferentes.

Desvantagens

Mas tudo são mar de rosas pra produtores?
Claro que não! Com certeza há desvantagens. Que vamos ver agora:
  • Maior barreira de entrada: como dito acima, sim, você tem alguns desafios adicionais pra começar. Mas hoje em dia eles são beeeeem pequenos. Se você está lendo isso aqui em um computador, você provavelmente já tem acesso a tudo o que você precisa pra criar um negócio de 7 dígitos anuais na internet. Sim, 7 dígitos (que são pelo menos R$ 1.000.000 caso você não conheça a expressão). Se você olhar, você vai ver que é bem fácil criar um negócio online hoje e que não precisam mais que 4 passos.
  • Precisa aprender um pouco mais: você vai precisar aprender sobre marketing, como criar um site, como colocar seu produto no ar, etc. E olha, talvez você seja como eu quando comecei a conhecer esse mundo e fale algo do tipo: “Mas eu não quero ter que criar nada!! Só quero ganhar uma grana na internet e trabalhar de casa!” Ótimo. Era o que eu queria também. E eu me assustava com a ideia de “criar” algo. Mas hoje eu vejo como é muito fácil.
  • Maior número de variáveis: como o de cima, aprender e mexer com mais coisas resulta nisso: mais coisas que podem quebrar. Simples assim.
  • Descobrir uma oferta que converta: isso para iniciantes é um dos grandes obstáculos: como saber se vale a pena ou não criar um produto em tal área. E se eu criar e não vender nada? É um risco que se corre. Mas ao menos você está aprendendo porque algo vendeu ou não. E isso vai vale OURO no futuro. Mas com certeza é um passo a mais que muitos encontram dificuldades.
Até no meu curso aqui eu comento sobre como eu pessoalmente faço pra tentar diminuir ao máximo o risco de se meter uma furada. Não é um método 100% comprovado, mas o mais humanamente perto disso.

Conclusão

Tudo que é bom uma hora acaba né não!?
Tudo que é bom uma hora acaba né não!?
Talvez você esteja pensando que eu vou querer defender ser produtor porque vou querer “vender meu peixe”. E isso até poderia ser verdade. Acho que eu pensaria a mesma coisa. Mas pra resolver proponho uma pergunta simples:
Qual você acha que veio antes: o fato de eu trabalhar como produtor ou eu acreditar que ser um produtor é o melhor caminho?
E mais:
Eu comecei minha jornada como empreendedor digital trabalhando como afiliado. Na verdade com Adsense e afiliados. E tive bons resultados com isso!
Até que… Até que… aconteceu o que eu falei no início desse post:
“Sua conta foi bloqueada.”
Tchau tchau.
“Ahhh Bruno… mas você deve ter abusado! Eu tenho certeza absoluta que vou fazer tudo certinho e isso nunca vai acontecer comigo!”
Claro que não vai.
Até acontecer.
E aí o que você faz? Vai arriscar?
E não estou dizendo que produtor não tem seus riscos. TÊM! E muitos! Mas de novo:
Ao menos eu tenho maior controle e segurança de como reagir os obstáculos que com certeza vão vir.
Se você olhar a vida e carreira de grandes empreendedores, dificilmente vai encontrar alguém que nunca teve nenhum problema. Nenhum empecilho. E de empreendedores digitais, difícil encontrar alguém que não teve alguma conta de alguma coisa bloqueada! Como diria Tony Robbins:
“As únicas pessoas que não tem problemas são aquelas no cemitério.”
Faz parte.
Enfim, espero que você entenda de verdade que eu não defendo ser produtor porque simplesmente é o que eu trabalho. É o que eu já acreditava antes de me tornar produtor. E isso faz toda diferença.

E agora o que fazer?

O que eu recomendo é que, se você está começando, você reflita sobre o que você leu antes de tomar qualquer decisão. Veja o que você acha que vale pra você e que tipo de risco você está disposto a correr.
Eu já tomei a minha decisão. E há muito tempo atrás. E fico feliz de saber que tantas outras pessoas se tornaram produtores e criaram seu produto próprio.
Depois, lembre-se de deixar seu comentário abaixo e participar da conversa!
Coloque sua opinião e vamos ver o que outras pessoas também acham desse tema!

domingo, março 22, 2015

A Diferença entre o Marketing Digital B2B e B2C.




A diferença entre o Marketing Digital B2B e B2C


Uma das ótimas indicações que já recebi do Eric Santos, CEO aqui na Resultados Digitais, foi o livro The Ultimate Sales Machine, do autor Chet Holmes. No capítulo 4 (disponível gratuitamente em inglês) é apresentado o conceito do Stadium Pitch, umas das sacadas mais geniais que já vi sobre vendas e marketing.
O autor identificou que para um mercado qualquer, o momento de compra dos clientes forma quase que um padrão. Segundo ele, apenas 3% do público está ativamente buscando opções e querendo comprar algo e cerca de 6-7% está aberto a propostas. O restante é apresentado na pirâmide abaixo:


Pirâmide - momento de compra


Na maioria dos eventos e publicações sobre Marketing Digital, o que costumamos ver são cases e dicas de grandes empresas que vendem para consumidor final (B2C). O problema é que essas técnicas são replicadas – normalmente sem sucesso – para empresas B2B. A pirâmide acima vai nos ajudar a entender a principal razão para esse fracasso.

O Marketing Digital B2C

Muita gente já deve ter ouvido falar de como a Dell vendeu mais de US$ 3 mi em notebooks nos EUA através seu perfil no Twitter e então tirou a conclusão que vender em 140 caracteres era a solução de todos os problemas.
O problema é que essa abordagem direta funciona apenas para o topo da pirâmide, ou seja, para os 10% que já estão comprando ou dispostos a ouvir. No exemplo acima, essa abordagem direta faz sentido em termos de números somente porque o mercado de interessados em notebooks é gigante e cíclico. Os 10% comprando agora ou dispostos a ouvir são um número mais do que suficiente para gerar um volume imenso de vendas.
Ainda, para muitos produtos B2C a demanda já é latente. As pessoas já sentem a necessidade do produto e basta um estímulo (ex. promoção) para que elas tomem a ação da compra. Cabe às empresas B2C criarem awareness e desejo dos consumidores pela sua marca, e depois garantirem que suas ofertas sejam “encontráveis” pelas pessoas que já estão neste estágio da compra. Claro, tudo isso sempre acompanhado de uma oferta competitiva.

Para marcas como a Dell, oferecer um atrativo (no caso, preço) é o suficiente para que a oferta se torne famosa e um percentual relevante de pessoas acabe comprando. Outro exemplo é o sucesso das compras coletivas, que reúnem boas ofertas em um único local e aceleram a compra por impulso.
Outro ótimo exemplo de Marketing Digital B2C no varejo brasileiro é a Netshoes. Seus links patrocinados e banners personalizados em sites de esportes são extremamente efetivos para gerar e capturar demanda.
Reparem que nos exemplos acima as empresas possuem canais de venda direta pela própria Internet. Há ainda uma infinidade de outras empresas B2C que estão longe disso e usam o Marketing Digital basicamente da mesma forma que no marketing tradicional (em TV, rádio, etc.): para gerar afinidade com a marca e demanda no ponto de venda.

Por isso vemos cases como o da página no Facebook do Guaraná Antártica ou histórias emocionantes como Eduardo e Mônica, da Vivo. Nesse caso, é tudo uma grande aposta, já que há pouca mensuração de quanto uma ação desse tipo de fato contribui para vendas.

Cabe aqui uma observação importante: vendas B2C mais complexas, como por exemplo apartamentos, carros e investimentos financeiros, tendem a ser mais racionais e podem ser tratadas da mesma forma que o Marketing B2B, que vemos a seguir.

O Marketing Digital B2B

Em B2B geralmente acontece o contrário. Os produtos têm uma venda complexa e ciclo mais longo. Como a demanda concreta e um mercado consolidado muitas vezes nem existe, cabe às empresas vendedoras atuarem como evangelistas da solução.
Voltando à pirâmide, também podemos pensar no seguinte: o número de pessoas querendo tomar refrigerante ou comprar computador é incomparavelmente maior que o número de empresas contratando uma consultoria ou um software de CRM, por exemplo. Assim, focar na venda direta para o topo da pirâmide já não alcança um número muito alto de clientes.

A situação é ainda pior se lembrarmos que as vendas B2B não são levadas pela emoção, diferentemente de B2C. Há muito mais risco, pessoas, pesquisas e análises envolvidas no processo, o que torna aconfiança no fornecedor essencial.
Como alcançar então um percentual maior da pirâmide e ao mesmo tempo gerar mais credibilidade? É aí que entra a grande sacada doStadium Pitch. Holmes convida os leitores para responder à seguinte pergunta: imagine um estádio inteiro cheio com os seus potenciais clientes e que você tivesse a oportunidade de falar para todos eles por alguns minutos. O que você falaria?
Grande parte das pessoas responde apresentando a história ou os benefícios do seu produto/serviço, ou seja, fazendo a venda direta. O problema é que basta começar a falar isso e 90% da pirâmide se levanta e vai embora.

Por esse motivo, o seu discurso – e inclua aí o seu blog, Autoria.Twitter e Facebook, etc. – deve ser centrado em oferecer conteúdo útil para o cliente, independentemente do momento de compra que ele esteja. É preciso falar algo interessante para a pirâmide toda continuar ouvindo.
Não é à toa que você vai ler em nosso blog, por exemplo, posts sobre como aumentar a geração de Leads e vendas através do marketing digital, mas não vai encontrar um post sobre as funcionalidades e benefícios do nosso software. Esse conteúdo educativo, relevante e capaz de ajudar as empresas de nossos leitores tem um potencial muito maior de atrair e reter pessoas em todos estágios da pirâmide.

Também é importante usar o Marketing Digital para relacionamento com os potenciais clientes. Assim é possível criar credibilidade ao longo do tempo e ser lembrado como referência quando chegar o momento da compra pelo cliente.
Por fim, outro efeito benéfico dessa estratégia é acelerar o processo da venda. Ao fazer esse trabalho de educação e evangelização, os clientes movem mais rápido da parte de baixo para a parte de cima da pirâmide.


sexta-feira, março 20, 2015

Como Criar um Infografico Matador.



Como criar um infográfico matador!

Como criar um infográfico matador!
Seja você um empreendedor, um palestrante ou mesmo um funcionário de uma empresa, hora ou outra será necessário se deparar com uma reunião de negócios, palestra ou qualquer outro encontro mais formal. Até mesmo no dia a dia, aplicar práticas de marketing pessoal para se sobressair perante os colegas, parceiros e clientes é uma boa forma de causar boas impressões. Por isto, selecionamos 5 dicas para que você ganhe destaque e usufrua destas práticas de forma propícia para para manter uma visão positiva e profissional sobre você. Confira:

A primeira impressão não necessariamente é a que fica, mas custa a ser revertida

Escutamos o tempo todo que “a primeira impressão é a que fica”. Bem, não necessariamente. É claro que por algum tempo você será julgado por sua aparência, e por isso precisa estar mais atento à sua conduta, postura e até mesmo a forma como veste, por exemplo, para que não seja mal interpretado. Contudo, são as suas atitudes durante situações mais críticas ou públicas que direcionarão seus colegas e parceiros a interpretá-lo melhor. Exatamente por isso o cenário pode ser revertido. Porém, a tarefa não é tão simples: leva tempo e pode até aborrecê-lo por um período, até que isto seja estabilizado.
Por isso, o melhor a se fazer é trabalhar a sua imagem pessoal desde o primeiro contato com seus parceiros, clientes, colegas de trabalho, espectadores, dentre outros públicos. Lembre-se: qualquer um pode ser um promissor contato no futuro. Por isso, trabalhe sempre o seu posicionamento perante todos.

Tente encontrar possibilidades nas pequenas oportunidades

Não seja negativo: isto pode demonstrar aos demais que você é uma pessoa descrente ou que não se esforça para reverter situações. Se alguém tem uma dúvida e você as respostas, prontifique-se em respondê-la: você pode um dia precisar que alguém faça o mesmo que você, além de se mostrar disponível para resolver o que preciso for.

Você pode não ligar, mas o que você veste pode influenciar em sua imagem

Se você vai para uma apresentação, seja ela uma palestra, reunião ou mesmo um meet up, mais descontraído, sem se preocupar como se veste, cuidado! Isto pode gerar uma má impressão sobre você e barrar certas oportunidades. Atente-se ao dress code mais indicado para cada situação e vista-se de forma adequada.

Mostre-se um líder para se tornar um influenciador nato

Influenciar pessoas é primordial para ser visto como uma autoridade ou referência. Isto é de suma importância para palestras, reuniões e negociações. Por isso, demonstre ser um líder nato: opine passando confiança e conduza discussões, mas sempre de maneira saudável para que a impressão de liderança não se torne de arrogância.

Trabalhe a autoconfiança para gerar confiança nos outros

Quando você segue confiante no que faz e diz, passa também confiança às outras pessoas. A melhor forma de trabalhar isto é angariando conhecimento: quando você realmente sabe sobre o que se trata, suas opiniões soam mais convincentes e, desta forma, será possível influenciar pessoas – além de se sentir mais seguro com os seus passos.

E você, já aplica estas dicas em sua rotina? Conhece alguma outra para complementar a nossa lista? Aproveite os comentários abaixo para compartilhá-las conosco!




quinta-feira, março 19, 2015

O que é a Corrida dos Ratos.


O Que É A Corrida Dos Ratos

O Que É A Corrida Dos Ratos
Muitas pessoas reclamam da vida em que vivem. Dizem estar sempre cansadas, não conseguem fazer o que podem e não são verdadeiramente felizes.
Homens e mulheres assim vivem sempre na esperança de que as coisas melhorem, mas na verdade não as busca com tanto fervor.
Elas nascem, são educadas, vão para a escola, crescem e continuam estudando, para depois escolherem uma área de graduação e passarem a trabalhar no segmento.
Ganham dinheiro para pagar as contas, estas saem de controle e a mesma tem que se disciplinar para não se endividar demais. Troca de carro com pouca frequência, cansa da vizinhança e decide, então, trabalhar mais para ganhar mais dinheiro.
Nascem filhos, as poucas mordomias que tinham são cortadas e elas ficam motivadas com os progênitos, mas passam a gozar de uma qualidade de vida ainda pior.
E tudo isso segue o rumo até a velhice, quando se aposentam e veem que não fizeram nada de tão espetacular em suas vidas. O papel, então, é avisar os netos para estudarem bastante e ganhar mais dinheiro, a fim de serem mais felizes e poderem fazer tudo.
Percebe como este roteiro é bastante comum? E será mesmo que este conselho é o melhor de todos? O dinheiro é, de fato, o libertador dos problemas?
A verdade é que ele não é!
Quanto mais uma pessoa ganha, maior fica a sua qualidade de vida e mais dinheiro ela precisará para manter tudo o que tem. Enquanto um carro popular é ótimo para classe baixa, um carro de luxo é normal para uma classe mais alta. Resumindo: os gastos se equivalem.
O segredo para ser feliz e uma pessoa de sucesso é sair da Corrida dos Ratos. Você conhece este termo? Ele é bastante famoso e utilizado atualmente. Vamos conferir mais detalhes abaixo!

O Que É A Corrida Dos Ratos

O Que É A Corrida Dos Ratos

Você sabe o que é a corrida dos ratos?

Não existe uma definição correta para este termo, pois ela engloba uma série de “problemas” que configuram como tal. Seu uso foi imortalizado no best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, como uma forma de dizer para as pessoas evitarem cair neste caminho.
Sabe aquelas rodas em que os ratos ficam correndo sem parar, cada vez mais rapidamente, a fim de sair daquele sofrimento?
Então, é basicamente disso que devemos fugir em nossas vidas. Todavia, as pessoas acabam cometendo os mesmos erros que os ratos: querendo se esforçar mais e mais, mas sem mudar o rumo.
Não adianta querer ganhar mais dinheiro, para gastar mais dinheiro e ganhar mais dívidas. Bem como não é nada inteligente trabalhar mais e mais, pois a duração do dia nunca se altera e você terá que abrir mão de outras tarefas.
Com o empreendedorismo digital, você pode sair da corrida dos ratos! Ele é uma ótima maneira de acabar com este sofrimento e trazer muito mais cor e felicidade a sua vida. Nós mostraremos abaixo algumas dicas.

3 maneiras de não fazer parte da corrida dos ratos

Saiba que você não precisa ser mais um rato na gaiola correndo sem parar dentro da roda. Também não pense que isso seja ruim! Estas pessoas fazem parte do sistema capitalista, ou seja, servem como funcionários e afins.
O profissional que saiu da corrida dos ratos é aquele que tem autonomia e felicidade plena na vida, em relação à carreira profissional. Por que podemos dizer que empreendedores digitais, em sua grande maioria, estão fora da corrida? Pois conseguiram se desprender das correntes da sociedade.

Converse com várias pessoas. Perceba que muitas delas chamarão um blogueiro profissional de folgado, porque trabalha em casa; louco, porque não está em uma grande empresa; ou irresponsável, porque não tem estabilidade. Estas críticas somente comprovam como tais pessoas conseguiram se libertar do mal da corrida dos ratos.
Veja abaixo 3 formas de sair da roda e procure aquela que seja mais viável para você!

1# – Tornar-se o próprio chefe

Chefes em geral são muito chatos. Isso é normal, pois eles precisam de ótimos resultados para manter-se longe das garras da direção! Portanto, eles descarregam todos os problemas e estresse nos seus funcionários.
Deixar de lado a chefia e tornar-se dono do próprio nariz é uma das maneiras de sair da corrida dos ratos. Neste caso, o salário em si não é tão decisivo, mas, sim, a calma e liberdade em ser o dono de si próprio. Trabalha quando quer, onde quer e como quer; isso descreve um profissional que não precisa dar explicações a mais ninguém.

2# – Conquistar a independência financeira

Por que as escolas não ensinam educação financeira para os alunos? Esta deveria ser uma das principais disciplinas, pois prepara o aluno para o Mundo!
O que adianta eles saberem diversas matérias que nunca usarão, mas não terem a mínima noção sobre como lidar com dinheiro?
Por isso, muitos se encontram na corrida dos ratos: não sabem o que fazer com o capital. Investem errado, gastam mais do que têm e não conseguem realizar o que desejam por falta de planejamento.
Então, se veem na roda dos ratinhos: “Preciso trabalhar mais para ganhar mais dinheiro e pagar as dívidas” ou “Preciso economizar aqui e ali para não me endividar”. Assim, nunca estão confortáveis.
Uma das maneiras de sair da gaiola dos ratos é estudando economia. Sim! Ao saber onde investir, principalmente nos nichos corretos e afins, bem como sabendo lidar com juros e planejamentos, conseguirá atingir a independência financeira e se aposentar com muito mais antecedência, sem precisar se matar de trabalhar!

3# – Fazer o que ama

Por fim, pode parecer poético, utópico ou mentiroso, mas fazer o que se ama te tira da corrida dos ratos. Por exemplo, um blogueiro que tem projetos voltados para vinho, a bebida que mais ama, pode não enriquecer, já que o assunto não é tão buscado.
De todo o modo, ganhará dinheiro o suficiente para viver e será feliz por trabalhar em pleno contato com o que ama! Poderá participar de eventos, conhecer viniculturas e muito mais.
Um dos segredos para sair da corrida dos ratos é encontrar algo que é apaixonado, assim nunca mais precisará trabalhar, apenas se divertir enquanto trabalha. Para saber mais sobre isso que você acabou de ler, recomendo que você conheça o Faculdade Do Dinheiro, o Moisés Santos explica detalhadamente tudo que você precisa para ter seus próprio negócio online. Então ti vejo lá.


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