Cachorros - Otite/Tratamento: O tratamento da otite depende basicamente do diagnóstico podendo ser feito o procedimento do tratamento de forma tópico ou sistêmico. Para se certificar do medicamento correto a ser utilizado, principalmente em casos em que ocorre a reincidência da doença no cachorro, o veterinário precisa realizar a coleta de material e fazer exames microscópios para analisar e descobrir que tipos de agente são os causadores da doença. Posteriormente é necessário estudar e prescrever um antibiótico especifico e que seja o mais adequado para o caso.
E dependendo da situação o cachorro pode precisar ser submetido à um procedimento cirúrgico, mas a cirurgia é indicada geralmente para cachorros com a presença de otite estenosante. Que se desenvolve e manifesta em consequência das otites anteriores, que o cachorro teve no decorrer de sua vida, e que vai acarretando progressivamente o fechamento do conduto auditivo. E através da cirurgia é possível com uma percentagem positiva media de até 80% dos casos, abrir e desobstruir o conduto auditivo do cachorro, permitindo uma maior ventilação e maior luminosidade do local.
E quando a otite é negligenciada, não sendo devidamente tratada pelo responsável pelo cachorro, evolui e se agrava seriamente, podendo se transformar e evoluir para uma otite interna.
Provocando o rompimento da membrana timpânica e afetando significadamente o equilíbrio do cachorro, resultando em uma síndrome vestibular, e a ocorrência desta síndrome acaba acarretando sintomas aparentes, como a cabeça do cachorro pendendo para os lados e ele passando a andar em círculos. E Além destes sintomas, o cachorro também pode ter perda parcial ou total da audição, e se mesmo com a manifestação destes sintomas e agravantes o cachorro não tiver um tratamento adequado, a doença pode desenvolver infecções generalizadas evoluindo e atingindo orgões vitais como o fígado, o coração e também o sistema nervoso, e levando consequentemente o cachorro ao óbito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário