.

sábado, outubro 09, 2010

Cachorros - Perfumes.




Cachorros – Perfumes: Os perfumes para cachorros deixam os mesmos com um cheiro agradável e atraente, e assim como outros acessórios, estão sendo cada vez mais utilizados nos cachorros pelos seus responsáveis. Entretanto deve-se ter alguns cuidados quanto ao seu uso, para se evitar que o cachorro sofra algum tipo de alergia. E neste caso especifico possa vir a ter crises de espirros crônicas, rinites, coriza, irritações na pele, e também tenha o seu faro que e super sensível, prejudicado pelo presença constante do odor emanado pelo perfume. Cuidados estes que passam por se evitar aplicar perfumes na cabeça ou no pescoço dos cachorros, devido a proximidade destas areás com o nariz.  E também não se deve aplicar excesso de perfumes, sendo o ideal somente aplicar-se a quantidade mínima,  e de preferência sob o pelo, para deixar sutilmente uma fragrância leve e discreta. E também não utilize perfume para uso em pessoas nos cachorros, pois as reações alérgicas podem ser graves, pois deve-se usar somente perfumes específicos para cachorros, e mesmo assim com os devidos cuidados para não prejudicar a saúde dos mesmos.  

Cachorros - Sapatos.



Cachorros–Sapatos: Os sapatos para cachorros, assim como as roupas estão na moda e vem sendo muito utilizados, principalmente por questões estéticas, com o intuito de combinar o sapato com a roupa no cachorro. Mas ao contrario das roupas, que tem como função útil somente proteger os cachorros do frio, sendo as demais funções somente estéticas. Os sapatos para cachorros tem utilidade pratica e real, e são aplicadas em varias funções, e que não são meramente estéticas. Inclusive os sapatos já são utilizados pelos cachorros a bastante tempo, em ações de buscas e salvamentos, em escombros e terrenos de difícil acesso para humanos. 


Onde há grande quantidade de pedras, espinhos, pontas de metais retorcidas e vidros quebrados, e que poderiam causar graves ferimentos as patas dos cachorros, caso não estivessem usando estes sapatos. E também podem ser muito úteis para o uso pratico na rotina diária dos cachorros, como em passeios na rua protegendo os cachorros contra o chão quente, contra sujeiras e eventuais infecções ou parasitas presentes no ambiente. Cumprindo a dupla função de manter a higiene e proteger as patas do cachorro, principalmente em cachorros que morem em apartamento, ou que tenham acesso ao interior das casas e deitem em camas ou sofás, e possuam também o habito de pular frequentemente colocando as patas em seus donos. 



Ou seja o sapato protege não somente o cachorro, mas também a casa e o responsável pelo cachorro, contra sujeiras e contaminações, que qualquer cachorro possa estar suscetível a contrair em um simples e eventual passeio na rua. Sendo então o uso de sapatos em cachorros, para sua proteção e higiene altamente recomendáveis, com a função estética entrando apenas como complemento. O único problema apresentado no uso constante dos sapatos é em relação as suas unhas, que não se desgastam por não terem contato direto com o piso e acabam incomodando o cachorro, sendo necessário então um cuidado maior com esta questão. 

Cachorros - Raçoes.


Cachorros – Rações: Existem atualmente diversos tipos de rações disponíveis no mercado, e sem duvida são a melhor alternativa para alimentação dos cachorros por oferecerem uma maior praticidade, e proporcionarem aos cachorros uma alimentação balanceada e com todos os nutrientes essências para o seu organismo. Principalmente quando comparadas a comida caseira, que alem de serem trabalhosas e pouco praticas, são também altamente perecíveis, podendo causar diarréias e ate intoxicação nos cachorros.  As rações podem ser do tipo semi-umida, úmida ou seca, e também há as especificas direcionadas para a faixa etária do cachorro (filhotes/adultos/idosos), para o sexo (macho/fêmea/fêmeas lactantes), e também para o tamanho (pequeno/médio/grande). 


E a ração para os cachorros independente de serem classificadas como populares que são as mais baratas, standard que tem  qualidade superior a das populares e as premium e super premium que possuem um padrão de qualidade considerado ótimo, porem são mais caras que as demais. Devem ser bem balanceadas e apresentarem todos os nutrientes necessários ao organismo dos cachorros em todas as fases de sua vida. Possuindo um bom teor de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e sais minerais, e também conter teores mínimos e aceitáveis de conservantes e cinzas.  

Cachorros - Vitaminas.



Cachorros - Vitaminas: As vitaminas são chamadas de micronutrientes por comporem a dieta dos cachorros em quantidades de miligramas /microgramas por dia. Esta denominação serve para diferencialos dos macronutrientes que são os carboidratos, proteínas e as gorduras, e que são necessários em quantidades significativas na dieta diária dos cachorros. Os macronutrientes são imprencidiveis em grandes quantidades por fornecerem energia e aminoácidos(proteínas) para o organismo. Diferentemente das vitaminas que são necessárias em pequenas quantidades. 


Mas entretanto participam de várias etapas do ciclo metabólico e da assimilação dos macronutrientes para a manutenção do crescimento e do funcionamento perfeito do organismo do cachorro. E as vitaminas são divididas em duas categorias, que são as vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água), e as lipossolúveis (solúveis em gorduras). As vitaminas hidrossolúveis são a tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), ácido nicotínico, ácido pantotênico, piridoxina (vitamina B6), biotina, ácido fólico, cianocobalamina (vitamina B12) e ácido ascórbico (vitamina C). E as  vitaminas lipossolúveis são as A, D, E e K, que são substâncias oleosas e  não solúveis em  água. 

Cachorros - Roupas.



Cachorros – Roupas: A moda definitivamente chegou  ao mundo dos cachorros, pois existem  atualmente diversos tipos e modelos  de roupas especialmente confeccionados para eles. Desde  roupas para passeio, até modelos sociais e esportivos e com uma variedade infinita de cores.  Porem as roupas de cachorros antes estavam restritas a modelos voltadas para a proteção contra o frio, entretanto como houve muita evolução neste mercado, o que consequentemente aumentou muito a demanda por todos os tipos de roupas para cachorros, desde de proteção contra o frio ate modelos para passeio esportivo. Inclusive  já existem varias empresas especializadas e voltadas exclusivamente para a produção de roupas para cachorros, produzindo toda gama de modelos e cores. 


Porem mesmo com toda está tendência e demanda, não se deve insistir com os cachorros para que usem roupas obrigatoriamente, somente por questões de estética ou moda, o que pode lhes causar  um grande desconforto, mau estar e muita irritação. Pois deve-se lembrar que o cachorro tem uma natureza livre, e sequer tem conçiência do que venha a ser tudo isto. Então deve-se respeitar o sua opção e a sua personalidade, e caso ele não aceite usar a roupa, não se deve força-lo, e caso venha a aceitar, deixe que ele se acostume gradualmente com o seu uso, para só então as utilizar de forma plena e habitual nos cachorros. 

Cachorros - Camas.



Cachorros–Camas: O espaço em que o cachorro escolhe para dormir é muito mais do que simplesmente um local que proporcione conforto e comodidade para ele. É um espaço, em que ele quer se sentir seguro, protegido, tranquilo e absoluto, ou seja é o seu espaço, é o local em que ele domina e possui uma estabilidade territorial, sem ter que ficar vulnerável e suscetivel a chamarem sua atenção por subir no sofá, ou entrar ou deitar no chão da casa do seu responsável. 


Entretanto geralmente a casa do cachorro não apresenta um grau de conforto adequado, ou esta localizada em um local sujeito a intempéries. Pois o cachorro, ate por uma questão de aumentar a sua auto-estima e melhorar a sua auto-confiança e sua estabilidade emocional, precisa de um cantinho exclusivo que seja só seu, e que lhe proporcione conforto, segurança e proteção, principalmente se o cachorro dormir sozinho no quintal da casa. 


E uma cama confortável e aconchegante pode oferecer tudo isto ao cachorro, existem no mercado camas de cachorros de vários tipos redondas, quadradas, ovais, grossas, finas e também replicas de camas e sofás. E confeccionadas com diversos materiais como plástico, tecido, vime e recheadas com espuma, com flocos ou la acrílica. E ao se escolher o modelo de cama para o cachorro, deve-se levar em consideração não só o formato ou a cor da cama, mas também  é muito importante o tamanho de cama adequado ao tamanho do cachorro, onde ele possa ter espaço para se  espreguiçar com toda comodidade e segurança. 

Cachorros - Casas.





Cachorros – Casas: Existem diversos tipos de modelo de casa de cachorros  e também vários tipos de materiais com que elas são construídas, como madeira, plástico, fibra de vidro, recicláveis ecológicos ( embalagens longa vida) , placas de cimento (cinasita) . E a principio uma casa de cachorro, deve proporcionar ao mesmo tempo, abrigo e proteção contra intempéries (sol, calor, chuva, frio, neve) segurança, tranquilidade, conforto e comodidade. Estes fatores devem ser levados em consideração, assim como como também o tamanho do cachorro, o espaço e a localização da casa, o clima do local, o material da casa entre outros. 



Em relação aos materiais, alguns apresentam problemas como permeabilidade as chuvas, o que leva ao aparecimento e proliferação de fungos e bactérias, e também compromete a durabilidade, como é o caso da madeira, e que deve preferencialmente ser colocada em locais cobertos. O plástico que tem uma tendência a ressecar e ficar quebradiço, quando exposto ao sol e que juntamente com a fibra de vidro apresentam também toxidade, caso o cachorro fique roendo suas bordas e acabe engolindo algumas partículas.destes materiais. 



Porem existem atualmente opções a estes materiais, como casas de placas de cimento, que não apresentam estes problemas, entretanto são mais pesadas, necessitam de montagem semi-especializada e tem um custo maior.  E também materiais recicláveis a base de embalagens longa vida,  que são impermeáveis e não são suscetíveis ao aparecimento de fungos e bactérias, e também não são tóxicas, entretanto também possuem um custo maior que a dos materiais tradicionais (madeira, fibra de vidro e plástico). 





Mas dependendo da situação e do propósito da casa a ser utilizada pelo cachorro, não se fazem  necessárias todas estas considerações, principalmente se o cachorro a utilizar apenas como mais uma opção de local para descansar. De qualquer maneira, deve-se analisar a questão custo/beneficio, e se o cachorro utilizar a casa como único local de  abrigo e proteção , deve-se considerar o bem estar e o conforto do cachorro, como também a durabilidade da casa. 






Cachorros - Xampus.



Cachorros – Xampus: Existem disponíveis no mercado diversas marcas e tipos de xampus específicos para os cachorros, xampus antialérgicos, xampus antipulgas, xampus carrapaticidas, xampus clareadores, xampus para pelos curtos, xampus para pelos longos, xampus com condicionadores, xampus com perfumes, xampus 2em1, xampus 3em1. Entretanto, somente utilize xampus antipulgas ou xampus anticarrapatos, em cachorros com idade igual ou superior a 6 meses. E também não utilize xampus para uso em pessoas, nos cachorros porque possuem um PH diferente, e podem causar alergias e dermatite seborreica (caspa) nos cachorros.  E somente utilize produtos de higiene, limpeza ou medicamentos veterinários nos cachorros, com a prescrição e acompanhamento veterinário. 

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado