.

domingo, outubro 24, 2010

Cachorros - Leite Artificial.


Cachorros - Leite Artificial: O melhor para os cachorros filhotes, é que consumam o leite da cadela genitora até o trigésimo dia de vida no mínimo . Porem devido a algumas circunstancias, como abandono, enfermidade, leite insuficiente ou o óbito da cadela, isto nem sempre e possível, fazendo com que o responsável substitua ou complemente o leite da cadela genitora. A melhor, e mais pratica alternativa que se encontra no mercado e o leite artificial em pó, que tem uma composição especifico para cachorros filhotes lactantes. E o leite artificial deve ser fornecido principalmente aos cachorros recem nascidos no mínimo a cada 30 minutos, inclusive a noite devido ao seu desenvolvimento acelerado dos filhotes nesta fase. E após alguns dias pode-se aumentar gradativamente este prazo. 



Entretanto somente depois de 7 dias, é que se pode suspender o fornecimento de leite a noite, e aumentar o intervalo para 2 horas, e somente no horário diurno. No momento da amamentação dos filhotes, eles devem estar com a barriga para baixo, e com a cabeça confortavelmente inclinada para cima, para que não ocorra entrada de líquidos nos pulmões. E também não se deve fornecer leite de vaca aos cachorros lactantes, pois pode ocasionar grave deficiência nutricional e diarreias cronicas. Porque o leite de vaca, possui bem menos proteínas e gorduras e muito mais lactose que o leite das cadelas. Os cachorros lactantes, assimilam grande quantidade de suas calorias retirando da gordura do leite das cadelas, e também o leite das cadelas possuem pouquissima lactose. Devido a isto não se pode oferecer leite de vaca aos cachorros filhotes, pois o leite de vaca possui muita lactose e pouca gordura.


                                 Tabela Comparativa: 
               Leite de cadela                      Leite de vaca
      Água         77,2%                                87,6%        
      Gordura    43%                                   30,6%        
      Lactose     15,4%                                37,9%        
      Cálcio       1,23%                                0,97%        
      Fósforo     0,96%                                0,77%       
      Energia      1260                                     610         


Os filhotes somente começam a se alimentar parcialmente sozinhos a partir do 15º dia de vida, mas ainda precisam de mamadeira pelo menos duas vezes as dia. Nesta fase, o ideal é fornecer a papa de desmame que também e encontrada no mercado, e após 20 dias os filhotes começam a se alimentar sem o uso da mamadeira. Podendo então se introduzir a ração umidecida, e apenas quando os dentes estiverem desenvolvidos é que se deve fornecer a ração seca. 


Existem algumas receitas feitas com leite de vaca acrescido com outros ingredientes, entretanto alem de serem pouco praticas e muito perecíveis. Também não possuem nutrientes com a qualidade e na quantidade que os cachorros lactentes necessitam, podendo causar também carência nutricional, atraso no desenvolvimento e enfraquecimento do sistema imunológico. Devido a isto, o recomendavel é que somente se utilize leite artificial especifico para a alimentação de cachorros lactantes. Consulte o veterinário para maiores esclarecimentos e orientações. 

Banho - Cachorros.


Cachorros - Banho: O banho no cachorro é muito importante, pois alem de fazer a higienização do mesmo, ajudar tambem a eliminar os parasitas. E para se manter o cachorro limpo, cheiroso e saudável, os cuidados com a pele e o pêlo são fundamentais, pois a pele do cachorro produz uma oleosidade, que absorve resíduos e poeira. E e junção dos resíduos e da poeira, com a oleosidade da pele e do pêlo facilitam o aparecimento e o desenvolvimento de bactérias. Tornando-se a causa frequente, do odor desagradável nos cachorros que não são banhados com regularidade. E a frequência do banho nos cachorros, depende da raça e do estilo de vida. 


Pois cachorros que vivem em apartamentos ou dentro de casa sedentários, ou que tem o pêlo curto, necessitam de um menor número de banhos do que aqueles que ficam no quintal, fora de casa, são ativos e possuem pêlos longos. Depende também da raça, pois tem algumas raças que precisam de banho uma vez por semana, porque exalam um odor caracteristico bastante percepitivel, outras tem que ser duas vezes por semana. Depende também do lugar onde o cachorro reside, se é um lugar muito quente, ou é muito frio. para alguns cachorros, poucos banhos por ano podem ser suficientes, enquanto para outros são necessários banhos semanais. 


Deve-se tambem utilizar um shampo especifico para cachorros, e de preferencia secar o cachorro com uma toalha macia. E depois leve-o para se aquecer, e acabar de secar ao sol, ou utilize um secador de cabelos na temperatura média, deve-se também ter-se cuidado com os olhos e os ouvidos do cachorro. Existem diferenças significativas entre a pele humana e a do cachorro, devido a isto, o cachorro deve ser banhado com produtos formulados especificamente para eles. Pois o uso de um xampu inadequado, pode ser danoso para a saúde do cachorro. Muitos xampus contém substâncias químicas muito agressivas para a pele dos mesmos. Destruindo as células cutâneas e removendo componentes que mantém a pele macia e elástica. 

- Ao banhar o cachorro, deve-se seguir algumas orientações básicas:


1- Antes de iniciar o banho lembre-se de ter próximo a você xampu; toalha e uma coleira para prender o cachorro, e depois escove-o cuidadosamente removendo pêlos embaraçados ou nós.


2- Molhe bem o pêlo, exceto a cabeça, e caso esteja frio utilize agua morna, e use um xampu especifico recomendado para cachorros ou xampu neutro, o mesmo utilizado por bebês. Faça espuma, massageando suavemente a pele do cachorro, para remover as células cutâneas mortas e a sujeira.


3- Molhe cuidadosamente a cabeça do cachorro, massageando com xampu, tenha cuidado para não espirrar espuma nos olhos ou deixar água nos ouvidos. 


4- Cuidadosamente enxague a cabeça e o corpo, não deixando nenhum resíduo de xampu para evitar alguma irritação de pele. 


5- Seque se cachorro com uma toalha grande, ou se preferir, utilize um secador de cabelos, numa temperatura baixa para não queimar a pele do mesmo. Cachorros com pêlo longo, devem ser escovados até que o pêlo seque.


6- O banho deve ser dado com água morna se estiver frio, e com água quase fria se estiver calor. Deve-se evitar excessos, pois a agua quente resseca o pêlo e tira o brilho. Além de eventualmente, causar problemas de saúde no cachorro em virtude de uma eventual mudança brusca na temperatura.


7 - E no caso de filhotes na fase de pós-lactação, recomenda-se dar o primeiro banho somente após os 45 dias de vida e também de preferência com o acompanhamento e orientação veterinária.

Cachorros - Hoteis.


Cachorros - Hoteis: Os hotéis para cachorros atualmente são uma realidade e ja são bastante comuns, e absolutamente não são uma exentricidade ou um luxo como ha algum tempo atras algumas pessoas pensavam. São na verdade uma necessidade especialmente para quem costuma viajar com a família frequentemente e não tem como levar o cachorro ou com quem deixa-lo. Os hotéis então são a melhor alternativa para deixar os cachorros.



Geralmente esses hotéis alem de cuidarem de maneira correta e profissional proporcionam tambem um bom ambiente, com otimas refeições e banhos regulares, oferecendo brinquedos e espaço para que eles brinquem com outros cachorros. Inclusive conseguir encontrar hoteis para os cachorros não é algo complicado, pois e possivel encontra-los em varias cidades e estados no Brasil. Segue abaixo uma relação de hoteis para cachorros distribuidos em quatro grandes estados e cidades brasileiras, que são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

-ACAOPAMENTO HOTEL 

Tel.: (11) 5928-9881, (11) 7100-7449

Web site: http://www.acaopamento.com.br

E-mail: anabellotti@acaopamento.com.br

-BRIGADA VENENO 

Tel.: (21) 3658-7506, (21) 8869-4846, (21) 9724-2493

Web site: http://www.picasaweb.google.com/brigadaveneno

E-mail: monique_vetbv@yahoo.com.br

-CANIL ALTO DA SERRA/HOTEL E ADESTRAMENTO 

Tel.: (11) 9917-4972, (11) 4714-1873

Web site: http://www.canilaltodaserra.com

E-mail: canilaltodaserra@ig.com.br

-CANIL E HOTEL CAO DE MEL 

Tel.: (11) 9101-6210, (11) 3781-9413

Web site: http://www.caodemel.com

E-mail: canilcaodemel@uol.com.br

-CENTRO DE LAZER E ADEST. ANIMAL SAMBUCAN 

Tel.: (11) 9182-5050, (11) 4704-3587

Web site: http://www.sambucan.com.br

E-mail: sambucan@sambucan.com.br

-CLUBE DE CAOMPO-HOTEL FAZENDA PARA CAES 

Tel.: (11) 4897-9518, (11) 9968-4729, (11) 7723-2923

Web site: http://www.clubedecaompo.com.br

E-mail: aldo@clubedecaompo.com.br

-DOG FIT CLINICA VETERINARIA E PET SHOP 

Tel.: (11) 3501-0298, (11) 3744-8937

Web site: http://www.dogfit.com.br

E-mail: contato@dogfit.com.br

-DOG WORLD PARQUE CANINO 

Tel.: (11) 4243-1054, (11) 9474-6771

Web site: http://www.bodercollie.com.br

E-mail: dw@parquecanino.com.br

-EPOCA PET CENTER 

Tel.: (11) 6676-2366, (11) 6671-1248

Web site: http://www.epocagility.com

E-mail: epocapetcenter@gmail.com

-HEURECAO HOTEL PARA CAES E GATOS 

Tel.: (11) 5517-7301, (11) 9167-4741

Web site: http://www.heurecao.com.br

E-mail: heurecao@heurecao.com.br

-HOTEL DE CAES SUNSET RESORT 

Tel.: (11) 9627-8239, (15) 3349-8263

Web site: http://www.sunsetresort.com.br

E-mail: reservas@sunsetresort.com.br

-HOTEL DOG FRIEND 

Tel.: (14) 3413-5350, (14) 9601-3640, (14) 3413-9131

Web site: http://www.canildogfriend.vet.br

E-mail: canildogfriend@hotmail.com

-HOTEL E CLINICA VETER. CAO Q MIA 

Tel.: (11) 5549-2812, (11) 5083-9680

Web site: http://www.caoqmia.com.br

E-mail: contato@caoqmia.com.br

-HOTEL GOLDEN PETERWHITE 

Tel.: (11) 4485-5179

Web site: http://www.peterwhite.com.br

E-mail: contato@peterwhite.com.br

-HOTEL VIDA MANSA PET CENTER/CANIL CHASSE 

Tel.: (11) 4618-5574, (11) 9669-1122

Web site: http://www.vidamansapetcenter.com.br

E-mail: contato@vidamansapetcenter.com.br

-RIOPET HOTEL 

Tel.: (21) 2238-0653, (21) 7830-4907, ID:81*38805

Web site: http://www.riopethotel.com.br

E-mail: riopethotel@riopethotel.com.br

-VOVO QUERIDA HOTEL E DAY CARE 

Tel.: (11) 4704-4380, (11) 4612-9717

Web site: http://www.vovoquerida.com.br

E-mail: contato@vovoquerida.com.br

-Assistência Técnica Veterinária Com Carinho

Maria Paula - 24325 Niterói

-Brigada Veneno Centro de Treinamento e Hospedagem

Santa Cruz da Serra - 25260 Rio de Janeiro

-Cães e Gatos Hotel

Cônego - Nova Friburgo

-Canil Bruno Tausz

Recreio - 22783 Rio de Janeiro

-Canil Canas de Senhorim

Bairro da Tijuca - 22793 Rio de Janeiro

-Canil Escola e Hotel Monijil

Jardim Primavera - 25213 Duque de Caxias

-Canil Itacoatiara

Eng. do Mato - 24344 Niterói

-Canil Pedra de Guaratiba

Pedra de Guaratiba - 23020 Rio de Janeiro

-Canil Sumainana

Nova Suiça - 28600 Nova Friburgo

-Canil Vicmacarol

Centro - 26950 Paty do alferes

-Adestra Pet (Ver mais Detalhes) ( 1666 hits )

Telefones : 41 - 8422 4966

Website

adestrapet.sites.uol.com.brEmail

adestrapet@uol.com.br

-Canil Aguiar (Ver mais Detalhes) ( 873 hits )

Telefones : 21 2616-7329 / 21 8121-1956

Website

www.canilaguiar.com.brEmail

canilaguiar@hotmail.com Canil Alto da Serra (Ver mais Detalhes) ( 1098 hits )

Telefones : 11 4714 1973 11 9917 4972

-Website

www.canilaltodaserra.comEmail

canilaltodaserra@ig.com.br

Canil Alto da Serra (Ver mais Detalhes) ( 388 hits )

Telefones : 11 4714 1873/ 11 9917 4972/ 11 9567 6247

Website

www.canilaltodaserra.comEmail

canilaltodaserra@ig.com.br

-Canil Asael nata (Ver mais Detalhes) ( 1001 hits )

Telefones : (13 32249691 (13) 30258920

Email

contatoasaelnata@hotmail.com

-Canil Bruno Tausz (Ver mais Detalhes) ( 3356 hits )

Telefones : 21 2442-2951

-Website

www.tudosobrecaes.com.brEmail

btausz@brunotausz.com.br

-Canil Monijil (Ver mais Detalhes) ( 1414 hits )

Telefones : (21) 99312057

Email

canilmonijil@gmail.com

Canil Mug Mig (Ver mais Detalhes) ( 1404 hits )

Telefones : 63. 3312 4377 - 9984 1001

-Website

www.mugmig.com.brEmail

lucia@mugmig.com.br

-Canil Tavnog Hotel (Ver mais Detalhes) ( 1545 hits )

Telefones : (11)4827 0956

-Website

www.caniltavnog.com.brEmail

caniltavnog@uol.com.br

-CANIL TORRE GAIA (Ver mais Detalhes) ( 1043 hits )

Telefones : 41- 36795088 OU 99773205

-Website

www.caniltorregaia.com.brEmail

canil@caniltorregaia.com.br

-CKA CANIL (Ver mais Detalhes) ( 520 hits )

Telefones : (13) 3591-5844 / 7809-5522

-Website

www.cka-canil.com.brEmail

cka_canil@hotmail.com

-Clínica Veterinária Saúde Animal, pet shop, banho e tosa, hotelzinho (Ver mais Detalhes) ( 109 hits )

Telefones : 011 4173.2585/9603.0910

-Website

www.clinicasaudeanimal.vet.brEmail

americo.martinez@hotmail.com

-Clube das patinhas (Ver mais Detalhes) ( 822 hits )

Telefones : 21 3414-9195 / 8517-0997

-Website

www.clubedaspatinhas.com.brEmail

clubedaspatinhas@oi.com.br

-Dear's Valley (Ver mais Detalhes) ( 1205 hits )

Telefones : +351 916091145 ou +351 916058503

-Website

dears-valley.blogspot.com/Email

dears.valley@gmail.com

-Descãoso Hotel Canino (Ver mais Detalhes) ( 5384 hits ) ( 1 classificados )

Telefones : 11-46012901

-Website

www.descaoso.com.brEmail

contato@descaoso.com.br

-DivertCão - Hotel, Lazer e Diversão (Ver mais Detalhes) ( 519 hits )

Telefones : 15 30190001

-Website

www.divertcao.com.brEmail

divertcao@hotmail.com

DivertCão Hotel e Lazer (Ver mais Detalhes) ( 826 hits )

Telefones : 15 34181355 ou 15 81333505

Email

divertcao@hotmail.com

-Dog Master - Hotel SEM confinamento (Ver mais Detalhes) δ ( 1375 hits )

Telefones : 11- 91198226 - 66530744

-Website

www.dogmasterbrasil.com.brEmail

sac@dogmasterbrasil.com.br

-EducaCão - Hotel Fazenda e Escola para Cães (Ver mais Detalhes) ( 2255 hits )

Telefones : (32) 9961.1668

-Website

www.hotelescolaeducacao.com.brEmail

escolaeducacao@yahoo.com.br

-Hospeda Cão (Ver mais Detalhes) ( 867 hits )

Telefones : (21) 3471-0881 8719-3301 9429-5304

-Website

www.hospedacao.comEmail

contato@hospedacao.com

-Hospedog (Ver mais Detalhes) ( 867 hits )

Telefones : (21)3092-8732/(21)9817-8844

-Website

www.hospedog.blogspot.com/Email

hospedog@hotmail.com

-HOTEL - HOSPEDAGEM TODAS RAÇAS TaxiDog e Banho/Tosa GRÁTIS (Ver mais Detalhes) ( 387 hits )

Telefones : 22 - 99757465

Email

maremotocairo@gmail.com

-Hotel Amigo Cão (Ver mais Detalhes) ( 664 hits )

Telefones : (41) 3275-6786/3275-7481/9979-9092

Email

gianni.morais@superig.com.br

-Hotel Canil VBA (Ver mais Detalhes) ( 1161 hits )

Telefones : (11)6283-0957 / 6950-4414 / 6975-3601

Website

www.canilvba.netEmail

contato@canilvba.net

-Hotel DOG MASTER- médio e grande pórte (Ver mais Detalhes) δ ( 1650 hits )

Telefones : 11-66530744

-Website

www.dogmasterbrasil.com.brEmail

sac@dogmasterbrasil.com.br

-HOTEL FARUK (Ver mais Detalhes) ( 3529 hits )

Telefones : ( 15) 3012-1349 3223-6471

Email

carlosperez76@itelefonica.com.br

-Hotelaria TIA CUCA (Ver mais Detalhes) ( 194 hits )

Telefones : (15) 3013-4806

Email

hotelariatiacuca@hotmail.com

Itakunhã (Ver mais Detalhes) ( 59 hits )

Telefones : (21) 2644-6050 (21) 7679-9444

-Website

www.itakunha.comEmail

pointer@itakunha.com

MUCUGE VILLAGE - Praia Hotel Pousada (Ver mais Detalhes) ( 1167 hits )

Telefones : 73-3575-1238 // 73-3575-1548

-Website

www.pousadas-arraial.com.brEmail

reservas@mucugevillage.com.br

Mydogcompany (Ver mais Detalhes) ( 922 hits )

Telefones : 5133361184

Email

anjanetea@uol.com.br

-Nippon Cotia Kennel - Hospedagem de Cães e Gatos (Ver mais Detalhes) ( 2425 hits )

Telefones : (011) 4702-2054 e 9315-7075.

Website

www.nipponcotiakennel.com.brEmail

Nelsonhotel@Terra.com.br

-PET DA VILLA (Ver mais Detalhes) δ ( 1031 hits )

Telefones : 11 50614429

-Website

www.petdavilla.com.brEmail

vetclaudia@hotmail.com

-Pet´s Hotel (Ver mais Detalhes) ( 2690 hits )

Telefones : 15-30114175

Email

petshotel@gmail.com

-Planet Dog Resort (Ver mais Detalhes) ( 152 hits )

Telefones : (11) 5093-1083

-Website

www.planetdogresort.com.brEmail

marcialks.10@gmail.com

-POUSADA CAMPING TATUIRA (Ver mais Detalhes) ( 67 hits )

Telefones : 51 30121392 51 36831165

-Website

WWW.POUSADACAMPINGTATUIRA.COM.BREmail

TATUIRA@GLOBO.COM

-Pousada da Tapera - Hospedagem de Cães (Ver mais Detalhes) ( 4034 hits )

Telefones : (51) 8424.4268/8423.9334

-Website

www.pousadadatapera.cjb.netEmail

pousada_tapera@sinos.net

-RECANTO 4 PATAS Hotel Fazenda (Ver mais Detalhes) ( 4913 hits )

Telefones : (19) 38943020 / 81796258

Email

zenate.mkuhn@hotmail.com

-Reserva Pet Resort (Ver mais Detalhes) ( 370 hits )

Telefones : 21 78133558 78824031 37677944

-Website

www.reservapetresort.com.brEmail

canil@reservapetresort.com.br

-Sociedade dos Cães (Ver mais Detalhes) ( 1137 hits )

Telefones : (51) 3259-1313 / (51) 8451-8343 / (51) 8451-8344

-Website

www.sociedadedoscaes.com.brEmail

sociedade@sociedadedoscaes.com.br

-SUNSET RESORT (Ver mais Detalhes) ( 1338 hits )

Telefones : 0xx11-9627-8239 / 0xx15-3349-8263

-Website

www.sunsetresort.com.brEmail

sunsetresortsp@hotmail.com

-TAXI DOG > Pettaxi - Transporte de Animais Domesticos (Ver mais Detalhes) ( 2918 hits )

Telefones : (41)3286-7406 - 8407-0586

-Website

www.pettaxi.com.brEmail

contato@pettaxi.com.br

-Tunghat's Resort (Ver mais Detalhes) ( 2043 hits )

Telefones : (021) 2541-7368 ou (021) 9746-5575

-Website

www.tunghatsresort.com.brEmail

resort@tunghats.com.br

-Vena Five Star Pet Hotel (Ver mais Detalhes) ( 1706 hits )

Telefones : 016 3335-5344, 9117-7868 ou 9181-3739

-Website

www.flogao.com.br/venafivestarEmail

raphinha_duarte21@hotmail.com ; souguerreiro_jvc@yahoo.com.

-VIDA MANSA PET CENTER (Ver mais Detalhes) ( 836 hits )

Telefones : 11-46185574

-Website

www.vidamansapetcenter.com.brEmail

contato@vidamansapetcenter.com.br

-Zago Hotel (Ver mais Detalhes) ( 1650 hits )

Telefones : 11 6952-3949 / 11 9526-2979

-Website

www.zagoadestramento.com.brEmail

zagohotel@zagoadestramento.com.br

-Cão Fiel

Languiru - Teutônia

-Doctor Dog

Santa Catarina - 95100 Caxias do Sul

-Dog com Gato, Ltda

95900 Lajeado

-Dog Pit

Passo Dareia - 91340 Porto Alegre

-Dog Sitter Hospedagem para Animais Pequeno Porte

Chácara das Pedras - 91330 Porto Alegre

-Filhotes Laçarotes e Cia

Centro - 96500 Cachoeira do Sul

-Gol Pet Hospedagem para Animais

Jardim Itu - Porto Alegre

-Maria Luiza Stumpf

São João - 91020 Porto Alegre

-Melbas kennel

Parque Indio Jary - 94495 Viamão

-Pedro Ricardo Einloft

Vila Nova - 91787 Porto Alegre

Cachorros - Alimentos Proibidos.


Cachorros - Alimentos Proibidos: Existem diversos alimentos que podem intoxicar, causar mal estar e inclusive tambem causar o óbito nos cachorros. Relacionamos então os principais alimentos que comumente são causadores de intoxicações em cachorros. O chocolate, principalmente os mais amargos, podem causar taquicardia e problemas no sistema nervoso do cachorro. Doces e balas podem conter a substancia cylitol, que é muito perigosa para cachorros, podendo causar fraqueza, convulsões, problemas renais e hepáticos e inclusive a morte do cachorro.



Cebolas, a substancia n-propil presente na cebola é extremamente tóxica para os cachorros, e acarreta a quebra das células vermelhas, podendo causar urina com presença de sangue, fraqueza, taquicardia e respiração ofegante. Uvas e uvas passa, podem causar falência renal nos cachorros em um curto espaço de tempo (48 horas), podendo causar também problemas estomacais, vômitos e tambem a morte do cachorro. Sal, uma pequena quantidade de sal pode causar problemas graves nos cachorros como tremor, convulsão e inclusive a morte.


Ossos de aves, que são denominados ossos pneumáticos, e a ingestão desses ossos podem causar a perfuração do estômago do cachorro, pois estes ossos criam pontas afiadas, quando quebrados ao serem mastigados. Leite e produtos lácteos, cachorros quando adultos não tem enzimas no sistema digestivo suficientes para digerir o leite. Queijos, manteigas e outros produtos lácteos também podem provocar alergias estomacais e diarreias, existem disponíveis no mercado leites especiais para cachorros.


Caso o cachorro venha acidentalmente ingerir algum alimento tóxico ou inadequado, e comece a apresentar sinais de mal-estar, e manifestar sintomas como irritação, transtornos gástricos, alterações do ritmo cardíaco e respiratório. Ele deve ser levado imediatamente ao medico veterinário, e também não se deve dar leite, ou provocar o vomito nos cachorros ao se constatar a ocorrência de intoxicação, pois só agrava-rá a situação. O melhor e o mais indicado, é estimular o cachorro a beber bastante água, até a chegada do atendimento medico veterinário.

















Cachorros - Doenças Bucais.



Cachorros - Doenças Bucais: Uma higiene dentária e bucal deficientes nos cachorros podem ocasionar graves problemas na saúde bucal e também em outros orgões vitais dos cachorros. Pois as doenças bucais e periodentais, tem inicio com o acumulo de placa bacteriana e posterior formação de tártaro sobre os dentes. E estas são doenças que afetam as gengivas, os tecidos que revestem, sustentam e envolvem a base dos dentes, ligamentos periodônticos, ossos alveolares e superfícies de cemento (tecido ósseo que reveste a raiz do dente). E a gravidade das doenças bucais-periodontais, está diretamente relacionada com a quantidade de placa bacteriana presente nos dentes e com a faixa etária dos cachorros, pois estas são doenças que acometem mais frequentemente os cachorros idosos. 


E tambem os cachorros de raças de pequeno porte, são acometidos mais precocemente dos que os cachorros de raças de grande porte, e também de maneira mais intensa.  Principalmente as raças Yorkshire, Dachshund, Poodles que têm uma maior predisposição a desenvolverem doenças bucais. As doenças bucais periodentais, podem se disseminar através da circulação sanguínea, com as infecções se alastrando dos dentes e da boca para outros órgãos internos como o coração, o fígado, os rins e também para as articulações, prejudicando a saúde em geral e encurtando o tempo de vida do cachorro. Sendo que a placa bacteriana, é o acumulo sobre os dentes de material formado pela aglutinação de bactérias de forma concentrada, e em constante crescimento, e as bactérias colonizam todas as estruturas bucais e acumulam-se na superfície dentária, que são cobertas por uma película composta de glicoproteínas, polipeptídeos e lipídeos de origem salivar. 


Algumas bactérias como a Streptococcus sp e a Actinomyces sp entre outras, colonizam esta película dando formação a placa bacteriana, e com o espessamento e  desenvolvimento  da placa bacteriana sobre a arcaria dentária a sua composição se altera. Ocasionando a evolução e o desenvolvimento das doenças bucais periodontais,  devido à mudança de uma flora bacteriana de predominancia aeróbica para anaeróbica. E após a formação da placa bacteriana, ocorre sua mineralização dando inicio a formação do tártaro, sendo que a placa bacteriana não é resultado de resíduos alimentares. Entretanto, a alimentação tem uma importantancia fundamental na formação e no desenvolvimento da placa bacteriana, uma alimentação de consistência macia e aderente induz a um aumento de formação de placas bacterianas, e consequentemente doenças bucais em maior quantidade e intensidade, do que em uma alimentação de consistência dura e fibrosa. 




Para auxiliar na prevenção das doenças bucais, existem disponíveis no mercado rações especiais para raças que possuem maior predisposição para desenvolverem a placa bacteriana. Os sintomas iniciais de doenças bucais e periodentais são a halitose (odor fétido) e dificuldades mastigatorias, gengivite com  sangramento, inflamações  gengivais, infecções pustulentas, fraqueza da raiz e queda de dentes, perda de apetite, peso e consequente prostração. Nos cachorros  jovens a doença bucal periodontal que ocorre com maior frequência é a gengivite, enquanto que nos cachorros idosos, há uma maior predominancia de fraqueza óssea dental e a queda de dentes. A higiene bucal através da escovação diária dos dentes com escovas e pastas especificas para os cachorros, pois os cremes dentais humanos, contém substâncias nocivas aos cachorros que podem causar problemas gastro-intestinais e  intoxicações, é a melhor forma de prevenirmos o desenvolvimento de placas bacterianas e o acumulo de tártaros e consequentemente as doenças bucais e periodontais. 


Por estes motivos, é fundamental que seja feita a higienização preventiva bucal para se proporcionar uma boa saúde bucal e periodental, e uma maior e melhor expectativa de vida aos cachorros. O tratamentos para as doenças bucais e periodentais são relativos e dependem dos sintomas manifestados, se a enfermidade acometida for o tártaro, geralmente é feita uma limpeza com um aparelho de ultra-som, no qual remove-se todas as placas bacterianas com total  segurança através de vibrações, se estiver relacionado à periodontite, dependendo da evolução da doênça utiliza-se antibióticos. Há situações em que são necessários extração do dente, cirurgias periodontais, tratamento de canal,  e correções ortodônticas. Consulte um veterinario para maiores orientações e também para fazer um exame  bucal no  cachorro, e se necessário uma limpeza completa.




COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado